terça-feira, 3 de março de 2009

Varela: mais um "dragão" feito em Alvalade

Paulo Futre, Nuno Valente, Ricardo Quaresma, Diogo Viana, Silvestre Varela… O que é impressionante é que, 25 anos depois, o FC Porto - esse grande parceiro estratégico do Sporting no futebol português... - ainda continua a contratar jogadores formados em Alvalade, quer por aquisição a custo zero, quer inseridos em outros negócios (como o caso recente de Diogo Viana, estrela juvenil leonina trocada por Hélder Postiga e que já brilha no Dragão...). E não foi por falta de alertas, como se pode ler aqui
Agora perguntamos: o Sporting não poderia ter hoje no plantel Silvestre Varela e Diogo Viana sem ter gasto um tostão e pagando menos no final do mês, se, obviamente, tivesse abdicado de Postiga, que não vale o que ganha (90 mil euros por mês, ou seja, o quarto salário mais alto no plantel)?... Como estas situações nos mostram com toda clareza, o Sporting gasta dinheiro e fica sem os jogadores que formou durante anos!... Ironicamente, é uma gestão "(sád)dica". E irresponsável.
Dirão que, dos chamados três "grandes", o Sporting é o mais poupado e o mais racional a investir no futebol. É verdade. O problema é que, mesmo assim, desperdiça muitos recursos humanos e financeiros.

24 comentários:

Pedro Pita disse...

Caro LdE,

São casos complatamente diferentes. Futre foi-nos roubado pelo Porto há vinte e cinco anos. Diogo Valente e Silvestre Varela não prestavam para o Sporting( foi o que se disse). Ricardo Quaresma foi vendido ao Barça, tendo regressado a Portugal pela mão do FCP no âmbito da aquisição do Deco. Diogo Viana foi trocado com o Postiga. Tirando a situação do Futre( que já tem barbas, de tão velha), nas restantes o FCP limitou-se a aproveitar a nossa inacção. E, tirando o caso do Quaresma, investiu em... Flops!! Você podia ter acrescentado à sua lista Costinha e Peixe, por exemplo. Ninguém nos diz que Diogo Viana e Varela se venham a impôr no FCP, e não tenham o mesmo destino que outras grandes promessas do futebol português que o Porto tem queimado( Paulo Machado e Vianinha, por exemplo. Dois jogadores bem promissores que foram completamente desperdiçados). E por outro lado se até o Adrien Silva( que é bem melhor que o D.Viana) tem dificuldades em se afirmar no Sporting- neste caso vitima das opções de Paulo Bento-, não se vê onde caberia estes atletas no nosso clube, ou será que acha que o Varela é melhor que o Postiga?! Eu não acho. Postiga é um dos meus jogadores preferidos do Sporting- um jogador de luta e de classe. Alguém que dá sempre tudo e que merece cada cêntimo dos noventa mil euros que ganha. Se todos fossem como ele não estávamos em terceiro, digo eu. O Varela vai ser mais um flop portista? O tempo o dirá. Mas creio que sim.

Um abraço

Ps: Mas interessante é pensarmos nos jogadores formados no Porto que jogam e jogaram no Sporting: Rui Jorge e Tonel são os únicos exemplos de sucesso. De resto apenas flops e mais flops! Isto de trocar jogadores nem sempre corre bem...
Um abraço

ogirdoR disse...

Sbe por onde anda o Linz? Lembra-se do que disse sobre o Linz? Gostas é de polémicas...

Daniel disse...

Sou Portista e estou satisfeito com esta aquisição. Penso que também o Porto tem formado jogadores que depois têm vingado no sporting como foram os casos de Rui Jorge e Bino, e agora Tonel e Postiga. Estou perfeitamente de acordo que haja permutas de activos entre as SAD dos principais clubes. Cumprimentos Portistas

Pedro Varela disse...

Demagogia! Sinceramente, parece-me que o texto está carregado dela.

Marco disse...

Não é Diogo Valente, mas sim Nuno Valente!
Força Sporting

João disse...

E ainda há a troca de Ricardo Fernandes por Clayton, que não deu em nada de bom nem para nenhum dis jogadores nem para nenhum dos clubes



Saudações benfiquistas

LEÃO DA ESTRELA disse...

Obrigado, Marco!, pela correcção. Saudações Leoninas!

José Rui disse...

o Varela já fez parte do sporting e nao se consegui impor! tem feito um excelente campeonato mas temos que oerceber que nao podemos ficar vom todos os jogadores que saem da formação.

Saudaçoes leoninas

José Rui disse...

E queria aproveitar este espaço para lançar um apelo a todos os sportinguistas:

VAMOS ENCHER ALVALADE!

vamos mostrar porque somos os melhores adeptos do mundo!!!

eu acredito o titulo!

Anónimo disse...

por favor.. o qu eé que o varela já mostrou de bom?! tenham dó! só estão a mandar cinzas para a fogueira!
temos é de despachar o tiui, reformar o derlei, ah e também despachar o dajlo e a sua companheira velosa!
17454

zarolho disse...

Quando jogadores, que são ou que foram do Sporting, se transferem para os nossos rivais temos a tendência para reagir com revolta e medo que eles se tornem naquilo que nunca foram no nosso clube. É natural.

Varela teve a sua oportunidade no Sporting (tal como Lourenço) mas ao contrário do Djaló não a aproveitou, por azar ou por falta de qualidade.

Hoje está em grande forma e até merecia uma oportunidade no nosso plantel (se o Tiuí merece...)

Vejamos só o exemplo do Carlos Martins...

CORREIO LEONINO disse...

O caso de Varela não é igual ao de Lourenço. Varela não teve as oportunidades de outros. varela, sempre que jogou, mostrou qualidades. Houvesse quem acreditasse nele!! COMO O SPORTING ACREDITOU NO PAULO BENTO|!!

CORREIO LEONINO disse...

A questão é simPles: saibam quem é o emprEsário de Varela e depois fiquem a saber por que é que o Sporting não quis o Varela. Infelizmente é assim. Um jogador não vale pelo futebol que pratica mas pelo empresário que tem.
É o futebol que temos!!!

Saudações leoninas!

Anónimo disse...

o Varela é um jogador comum. ele destaca-se no Estrela porque no meio da mediocridade consegue ser um bocadinho melhor.

Acho que não é preciso lembrar que no Recreativo ele jogou várias vezes e nem um golo conseguiu marcar...

Anónimo disse...

o Varela é um jogador comum. ele destaca-se no Estrela porque no meio da mediocridade consegue ser um bocadinho melhor.

Acho que não é preciso lembrar que no Recreativo ele jogou várias vezes e nem um golo conseguiu marcar...

Anónimo disse...

O Pinto da Costa solta um peido e a malta constipa-se.

O peido, desta feita, é a contratação do Varela.

O Sporting foi, é e será sempre dos que lá estão, não dos que estiveram, poderiam estar ou ter estado.

Viva o Sporting!
vulgo: Coração de Leão

Vila Franca disse...

O Varela é um jogador interessante para uma equipa mediana, mas não é um jogador constante, não é um verdadeiro craque e duvido que venha a ter grande sucesso no Porto. Agora entre ele e gajos como o Tiui, por exemplo, apesar dos dois golos do Tiui no final da taça, acho que não há comparação...

Anónimo disse...

Falou-se aqui do Futre. O Futre não nos foi roubado pelo FCP, o Futre foi mandado porta fora pela nossa direcção e pelo treinador da altura, creio que John Toshack, que não contava com ele para o plantel dessa época e queria que fosse emprestado (chegou a ser equacionado na altura o empréstimo à Académica), enquanto a direcção lhe oferecia um contrato com valores ridículos para o jogador que ele já dava sinais bem evidentes de vir a ser. O Futre queria ficar no plantel do Sporting mas era profissional. O Porto limitou-se a ter olhinhos e a oferecer-lhe um contrato decente para aquilo que já se sabia que ele valia, apesar de ser sénior de primeiro ano. Anos mais tarde, já no At. Madrid, recebêmo-lo muito mal em Alvalade, nunca vi um ex-nosso jogador ser tão mal recebido e achei mal, porque continuo a pensar que não foi ele que quis sair, fomos nós que não o soubémos guardar.

Anónimo disse...

É o resultado da gestão desse grande "estratego" chamado MRT. Com ele PC pode sempre "contar" por que o homem foi e é aconselhado, e bem, pelo seu grande amigo CF. Sempre pelo "engrandecimento" do Sporting.
Anda tudo cego. Ainda há alguns a defender que MRT é que deve ser presidente? Antes o Cintra que ao pé do MRT dava cartas na defesa do Clube.
MG

Jedi Master Atomic disse...

Aposto o que quiseres que em pouco tempo o FCP vai empresta-lo.

Anónimo disse...

Estamos a esquecer do Beto que poderá trocar o Leixões pelo FCP.
Foi melhor ir buscar o Ricardo Batista.Grandes negociatas.
Haja respeito pelos sportinguistas.Os culpados devem rapidamente serem punidos.RUA

Gnitrops disse...

Costinha, Peixe, Ricardo Fernandes,...

Pois.

Anónimo disse...

E podem começar já a falar noutro ex-leão que vai engrossar as fileiras do FCP: Beto, guarda-redes do Leixões.
É outro sportinguista que vai vestir de azul-e-branco, embora ainda não tenha sido anunciado pois, não se esqueçam, vai haver um leixões-porto.

Helena e Inês disse...

Varela, vais lutar para conseguires vencer e atingir um lugar de destaque que sabemos que o mereces.DEUS TE ABENÇOE.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...