sábado, 18 de abril de 2009

Derrota de Franco, boa imprensa e alternativa

A direcção de Filipe Soares Franco precisava de uma maioria qualificada de 75 por cento dos votos expressos e obteve 72,45 por cento. A direcção de Filipe Soares Franco precisava do voto favorável de 75 por cento dos 1996 sócios presentes na assembleia geral, mas só conseguiu convencer 69,7 por cento dos associados.
Números são números, como muito bem sabem os gestores do falhado “Projecto Roquette” e os seus apaniguados, que são incansáveis na produção de observações intoxicantes nas caixas de comentários da blogosfera. Se não conseguiu a percentagem necessária de votos e de associados favoráveis, Soares Franco perdeu. Ponto final. Foi uma derrota à justa, mas foi uma derrota. Como num jogo de futebol, basta a diferença de um golo para ganhar ou perder o jogo. Soares Franco perdeu por um golo de diferença. Pode ter jogado bem, pela propaganda que difundiu, mas perdeu. Não ganhou a taça, ficou com a vitória moral.
Mas a derrota não é apenas de Franco. A “boa imprensa”, que está sempre ao lado das pretensões da direcção do Sporting (e que raramente está tão ao lado da equipa de futebol leonina…), também sofreu uma derrota que deverá envergonhar os bons profissionais que ainda trabalham nas redacções. Para além de “O Jogo”, que trabalhou muito a telefonar para os núcleos “ressuscitados” do Sporting, é preciso lembrar que “A Bola”, a quem, por causa da sobrevivência do Benfica, convém um Sporting a caminho da extinção, até mobilizou o seu director, Vítor Serpa, para entrevistar José Roquette. E o benfiquista José Manuel Delgado – da direcção de “A Bola” –, até escreveu um editorial, onde falava numa “noite histórica para o Sporting”, onde os sócios do clube iriam escolher “entre uma visão mais pragmática e realista e outra, romântica e saudosista, que rema contra a maré dos tempos”. Como se não fosse possível adaptar uma gestão desportiva competitiva, com razão e coração, às exigências dos novos tempos...
O “Record”, por seu lado, foi ouvir José Filipe Nobre Guedes, definido como “o homem do projecto” de Soares Franco, destacando-lhe uma frase interessante para captar a atenção dos sócios que só ligam ao futebol: “Investir no futebol em vez de pagar ao banco”. Porreiro, pá!, como diria o outro.
É por isso que os 30,3 por cento dos associados do Sporting que não foram atrás das teorias manipuladoras da imprensa do regime merecem respeito e atenção. E merecem, sobretudo, um líder que indique à nação sportinguista qual é o caminho alternativo. O que terá de acontecer, forçosamente, antes da próxima assembleia geral de 8 de Maio. Para que o voto dos sportinguistas descontentes deixe de ser um voto eminentemente negativo, um voto de um grupo de opositores internos, e se transforme num voto positivo que encha de esperança a enorme nação sportinguista.
A chamada “oposição leonina” tem de deixar de “votar contra” para passar a votar a favor de alguém. Se no próximo dia 8 de Maio não existir essa alternativa e esse projecto alternativo, para que todos os sportinguistas, de uma forma muito clara, saibam quais são os dois caminhos em aberto, então, o melhor será deixar Soares Franco ir sozinho a eleições... Ele ou outro "príncipe herdeiro"...

24 comentários:

Anónimo disse...

Nem o sistema, nem a grande intoxicação da imprensa, nomeadamente, os jornais desportivos, aquela entrevista de A Bola a Roquete é uma vergonha, conseguiu dar a vitória aos vendilhões do templo. FSF diz que foi uma vitória tendo em conta os números! Mas não foi. A proposta do referendo chumbou, ponto final.Claro que é preciso alternativa, mas se nem quem apresenta a reestruturação financeira indica ninguém para a defender, que lógica tem sequer fazer uma AG para a apresentar?

Hugo Pereira disse...

A Bola foi ainda mais longe, dizendo que Soares Franco venceu. Deve ser por estar habituada às "vitórias" do benfica. Sinceramente, não entendo muito bem todas estas propostas que têm vindo a público. Espero que o Sporting tome mesmo a melhor opção.

scp1965 disse...

Caro LDE

Tu é que és politico, bla, bla , bla , mas os actuais não prestam e os outros 30% têm que aparecer com um projecto ; pois, mas isso já sabemos todos ; e tu , não queres encabeçar um Projecto ganhador , pois com as tuas ideias teoricas talvez convenças 50,1%, ao fim ao cabo estou convencido que esta Minoria não para ,como diz o futuro ex.candidato Abrantes Mendes.

Nunoca disse...

Caro LdE.
Lamento esse crispamento contra a actual direcção e quem possa estar de acordo com a dita. Leva-me até a questionar também as motivações de tal atitude. Admitamos que seja apenas por convicção.
Digo-lhe já que não sou apaniguado de ninguem... Apenas discordo de si (e muitas vezes até já concordei!)
Digo-lhe 3 coisas:
1. se é um facto q FSF perdeu a moção com 72%, também é verdade que não se vêm quaisquer alternativas (nada, zero!!)
2. Merecem o maior respeito os 30% q nao estao de acordo com FSF, sem duvida. Mas também lhe afirmo que merecem da sua parte respeito os 70% que estão de acordo!!!
3. Mais lhe digo que quando houver eleiçoes, 70% permite eleição democrática de presidentes... (admitindo grosseiramente que quem votou sim agora, votará FSF nas eleiçoes...)
Que fará nessa altura?? golpe de estado?! vai para a porta do estádio protestar com o bando de tristes do costume???
Poupemo-nos de nos transformarmos em clube de arruaceiros e de malta que vai com soqueiras pras AG...
CARAMBA, somos o SCP!!!

Anónimo disse...

na mouche!!

Sporting Sempre disse...

Portanto a razão está apenas do lado de 30,3% dos sócios do Sporting e os outros são todos estúpidos, desonestos ou manipulados. Fantástica leitura. E honesta em democracia.

Orlando disse...

Eh! Eh! Eh!

Até parecem o Partido Comunista depois de eleições. Ficam em quarto ou quinto, mas é uma derrota do partido que ganha porque não ganhou com maioria absoluta. Tão giros que eles são.
Até dizem que a "“boa imprensa”, que raramente está tão ao lado da equipa de futebol leonina…", numa tirada que me faz lembrar estes artistas que por aqui pululam e pululam no Topo Sul de Alvalade, que também raramente estão ao lado da equipa de futebol leonina.
Quando 25% dizem que ganharam a 75%está tudo dito.
E são estes 25% que se proclamam a vontade dos sócios e que o Sporting são eles?
Já agora, como estão sempre com a entrega do clube à vontade dos sócios, desimpeçam o caminho e deixem que a maioria dos sócios levem o Sporting para o lugar que é seu. Nas minhas contas, 75% ainda é a maioria dos sócios e essa foi uma vez mais a evidência.
Eleições, uma vez mais 75% ganham as eleições a 25%, que logo após as perderem lá vão voltar ao xinfrim do costume.
Reduzam-se à vossa insignificância e vão mas é chatear o pagode para outro lado.
Adiram aos kits dos lampiões. Aquilo já está de rastos, com vocês ia logo ao fundo.
Aqui só não vai ao fundo porque a maioria silenciosa é só de 75%.
Ganharam? O quê?
Soares Franco perdeu? Não! Quem perdeu foi o Sporting, graças a 25% dos sócios, que insistem em não permitir que o Sporting acabe com os seus problemas.
Saudações leoninas

leaorevisor disse...

A direcção tem boa imprensa?
A oposição sempre que fala a dizer mal (não a dar ideias) é capa de jornal e tu ainda falas em boa imprensa?
O que se passa na blogosfera é 75% contra e 25% a favor e depois quem faz campanha mediática?
Vou estar muito atento, para ver qual será a tua reacção ao projecto da oposição...

nefm disse...

Caro leaorevisor
É melhor continuar a esperar sentado.

O Leão da Estrela não vai dizer nada sobre o "projecto" da "oposição", porque nem um nem a outra existem ou vão existir.

O "projecto" é apenas o anti-franquismo.

E a "oposição" é apenas um conjunto de opositores em coligação negativa contra Franco.

A melhor jogada de Franco foi dizer que não se candidatava.
Ficaram (e estão) à toa, porque sem ele como podem continuar a parecer que existem (e a Bola e o Jogo sabem que o melhor para os seus interesses, que são os dos nossos adversários, é nem ir à procura deles...).
Os opositores passaram a especular sobre o dito por não dito. Há 3 meses que não passam disso.

Sem Franco, não há oposição, muito menos "projecto" (expressão que alguns abominam).

Isto está num ponto tal que até Dias da Cunha (que foi herdeiro e quis escolher o herdeiro) ironiza com a escolha do "príncipe herdeiro" da actual direcção...
Com ele, era saudável.
Agora, deve ser um processo lamentável.

Com tudo isto, quem perde é o clube, dividido, desacreditado e sem rumo definido.
Para alguns, parece que é o que menos interessa.

Anónimo disse...

Não há pachorra para este tipo de argumentação. Não há, ponto final. Gostava que eu, que votei "sim", não fosse tratado como mais ignorante, mais burro, mais carneiro, que os 30 por cento de associados que, legitimamente, decidiram o oposto. Não sou nem mais nem menos sportinguista que os outros. Nem vocês, os "opositores", são detentores do bastião do sportinguismo, façam o favor de se convencer disso mesmo quanto antes. Só por má fé se pode dizer que 72,45 por cento de votação favorável à introdução do referendo - e era só isto que ontem estava em causa - não é um dado significativo. É mais significativo, pela tua leitura, 26,67 por cento dizer que "não" ao referendo. Se isto ontem foi uma vitória da oposição, eu diria que está tudo dito quanto ao peso da oposição. Quanto às ideias da oposição é que ainda não está nada dito, mas aguardamos todos com alta expectativa um projecto bem estruturado e milagroso de quem de direito. Mais: a ser verdade que o candidato da oposição será Paulo Cristóvão, e daquilo que ontem assisti, preparem-se para uma derrota na mesma ordem de grandeza dos resultados de ontem (ou maior ainda). Digo a terminar que o resultado de ontem era o suficiente para que o projecto de reestruturação financeira fosse aprovado. Fosse eu a estar do outro lado, do lado opositor, e era nisso em que pensaria. Não no cantar de uma vitória por 3781 votos contra 10270 votos.

Saudações Sportinguistas.
Filipe Gomes

PS: "Abrantes Mendes pode votar a favor de plano financeiro

Apesar de ter votado esta noite contra a proposta da actual direcção de alteração estatutária, Sérgio Abrantes Mendes, ex-presidente da Mesa da AG sportinguista, que anteontem decidiu não avançar para eleições, admitiu ao PÚBLICO que poderá vir a votar favoravelmente o projecto de reestruturação financeira de Soares Franco.

“Estou a estudar esta proposta é já verifiquei que ela é diferente das anteriores e estou mais aberto para ela”, confessou, destacando o facto de a mesma manter o clube com a maioria de capital da SAD. “Estou a ter outra opinião e caso chegue à conclusão de que é benéfica para o clube, têm a minha palavra de que votarei favoravelmente”, afirmou."

http://desporto.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1375022

Anónimo disse...

Uma solução possível?

Um sportinguista dedicado, com forte capacidade de gestão e muito bom senso.

E porque não...Tito Arantes Fontes?

CORREIO LEONINO disse...

O Sporting Clube de Portugal ganhou esta votação, contra a SAD do Joaquim de Oliveira, dono da Olivedesportos. Rosto para a oposição, precisa-se!

Anónimo disse...

Mas afinal é possível que alguém com 72% perca e sejam 28% a ganhar? Mas há algum lunático que acredite nisto? Ou o principal objectivo era que Franco não ganhasse? Se calhar assim conseguiram uma vitória... Mas deixem-me que vos diga que uns míseros 28% não são suficientes para ganhar umas eleições. E assim ontem Franco é capaz de ter perdido, mas ao mesmo tempo perdeu a chamada "oposição", porque se viu que tem uma expressão diminuta e acima de tudo perdeu o Sporting!
Para quem quer dar o clube aos sócios, devem querer é dá-lo aos de Lisboa, porque assim os outros ficam sem voto na matéria. Se calhar, esta oposição quer um Sporting Clube de Lisboa, mas o meu clube é o Sporting Clube de PORTUGAL!

Gouveia disse...

LdE,

Grande Post. Quem fala assim não é gago, é de LEÃO!

um abraço

Luis

Anónimo disse...

Ontem ou hoje ficámos a saber que Soares Franco aderiu ao Partido Comunista,pois consegue explicar uma derrota eleitoral transformando-a numa vitória,claro secundado pelos esbirros da escrita (claro,alguns) que devem estar a ser pagos a peso de ouro para levarem ao colo estes corvos de dirigentes.

Anónimo disse...

Não existem alternativas,porque Franco,Roquette,Ernesto Ferreira da Silva,Ribeiro Teles,Agostinho Abade e outros não deixam que se veja as contas verdadeiras.
As pessoas honestas não vão embarcar no escuro.O poço é muito grande e eles sabem que se saírem poderão num curto espaço de tempo ir para com os costados na pildra.
Por estas razões não podem deixar o poder.

Anónimo disse...

Abençoada derrota com mais de 72%! E parabéns pela GRANDE vitória com os tais 28%. Que vos faça bom proveito.AhAhAhAhAh!!!

Anónimo disse...

Então a imprensa agora já não presta! Só é boa quando publica referências ao vosso blogue.É preciso não ter vergonha!

Xangai disse...

As minorias no Sporting é que são a alternativa no seu entender ???

Agora, depois de estar presente e ter visto 500 pessoas a festejarem a vitória, peço agora ao ICS, à Associação de adeptos Sportinguistas e outras mais que mostrem os vossos candidatos e os vossos projectos!!!!

Nunca se esqueçam que aquele que é o maior opositor de Soares Franco ( Dr, Dias da Cunha) é o maior responsável do problema.

PS: E o que dizer de Abrantes Mendes, que chegou `Assembleia cerca da meia noite, quando já estavam as urnas a fechar? EXCELENTE ALTERNATIVA.....

ACORDEM.....

bloqueador militante disse...

Bom post, LdE. Isto de transformar derrotas em vitórias deve ser um vírus qualquer que aí anda. Então a proposta foi REJEITADA e vêm estes assalariados para aqui dizer que Franco é vencedor?

Olhem, que eu saiba teve menos percentagem de votos do que quando foi eleito com 75%... :lol:

bloqueador militante disse...

Já agora, Xangai, diz lá desde quando é que eu, por estar contra uma proposta absurda, tenho que estar contra o "projecto"? Por acaso até estou, mas podia bem ser a favor de espoliarem ainda mais o Clube.

Olha, isso que tu dizes quando exiges que os sócios que são contra estes medíocres que se instalaram no Clube devem apresentar alternativas, era o mesmo que eu estar a criticar o Sócrates (outro aldrabão) e ser obrigado a concorrer nas eleições para o governo. :lol:

Fica.

Renman disse...

Isto esta e a jeito dos membros da direcção,jogadores e equipe técnica pegarem em tarjas e ao ver passar os notáveis ( q de notáveis nada tem) da oposição e demais bloguistas sem ideias, cantarem "UMA VERGONHA..VC SÂO UMA VERGONHA"

PG disse...

A interpretação dos resultados pela oposição demonstra claramente que são fortes em números. Daí a grande esperança em que o seu candidato resolva o problema financeiro do Sporting. Até às próximas eleições, amigos.

Anónimo disse...

esta minoria ja devia ter sido banida do nosso clube pois tem feito com que o nosso clube gaste milhares de euros.deviam ter vergonha quando dizem que o sporting somos nos eu pago quotas a 30 anos e sou tao sportinguista que nao admito o que esta minoria tem andado a fazer ao meu clube e irei sempre pagar quotas mas definitivamente nao tenho paciencia para aturar esta gente da corja do gouveia isto so vai a estalada.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...