sábado, 18 de abril de 2009

Vitória contra tudo e contra todos em Guimarães

Por força de um Guimarães muito aplicado e de uma arbitragem de Bruno Paixão que roubou um golo limpo no fim da primeira parte, quando as equipas ainda estavam empatadas a zero, o Sporting ganhou contra tudo e contra todos no Estádio D. Afonso Henriques, mantendo a pressão sobre o FC Porto e, sobretudo, mantendo o Benfica à distância de quatro pontos (se os encarnados conseguirem ganhar ao Vitória de Setúbal).
A primeira parte do Sporting foi muito boa, não terminando com a vantagem leonina no marcador porque o árbitro Bruno Paixão, que até estava a fazer uma boa arbitragem, anulou um golo limpo a Daniel Carriço, já no período de descontos. Foi só mais um golo limpo que este ano foi anulado ao Sporting, a juntar a outros, um deles contra o mesmo Vitória de Guimarães, em Alvalade, na primeira volta.
Desta vez, Bruno Paixão viu o lance entre Carriço e o defesa vimaranense (uma disputa de bola dentro da área em que os dois jogadores levantam o pé à mesma altura dentro do aceitável), nada viu de anormal (como se vê nas imagens televisivas) e só anulou apitou para assinalar uma pretensa falta do atleta do Sporting depois de ele ter dado dois ou três passos e ter rematado para o fundo da baliza. Um golo invalidado de forma escandalosa, que poderia ter custado três pontos ao Sporting.
A equipa leonina recolheu aos balneários depois de uma primeira parte afirmativa, com grande atitude, fazendo um jogo de sentido único em direcção à baliza vimaranense na maior parte do tempo. Pecou apenas na finalização, em particular nos primeiros minutos, que foram muito fortes. A sorte também não quis nada com os jogadores leoninos, que viram dois remates devolvidos pelo poste e pela barra da baliza minhota. Do lado contrário, em dois remates perigosos (num deles na sequência de um contra-ataque que apanhou a equipa leonina de surpresa), o jovem guarda-redes Rui Patrício esteve à altura das exigências realizando duas excelentes intervenções.
No segundo tempo, o Guimarães inaugurou o marcador aos 56’, por Roberto, num golpe de cabeça, aproveitando a passividade dos defesas leoninos. Era o corolário de um Vitória de Guimarães mais rápido sobre a bola, enquanto o meio-campo sportinguista se afundava. O Sporting demorou a reagir e a equipa, não obstante procurar empurrar o Guimarães para trás, revelava deficiências na definição dos lances no último terço do campo. Pelos 65’, Paulo Bento protestava de uma decisão de Bruno Paixão (que, aos 47’, mostrara um cartão amarelo sem motivo a João Moutinho) e era expulso.
Sem o treinador em campo, a equipa foi batalhando, até que, a entrada de Ronny para o lugar de Caneira acabou por ser providencial, pois partiram dos pés do jovem brasileiro alguns lances perigosos, um dos quais, aos 80’, proporcionou um golo a Derlei. O Vitória de Guimarães só defendia e dava sinais de esgotamento. Antes do apito final, Derlei e Liedson inventaram a reviravolta. Uma vitória contra tudo e contra todos, num jogo em que o Sporting começou bem, dando sinais de que estava ali para ganhar, e acabou melhor. FOTO: (AFP - Getty Images)

23 comentários:

Dina disse...

Foi um jogo difícil mas que terminou com uma vitória importantíssima para o Sporting.
Agora oxalá alguém escorregue...

ACF disse...

Na próxima jornada a equipa vai unir-se para poder vencer e dedicar a vitória ao Mister.

Vamos ser campeões. Temos que encher o estádio já no próximo jogo e gerar uma onda nacional de entusiasmo que empurre a equipa até ao titulo.

É uma caminhada que andamos a fazer desde 2002 e não podemos desistir agora que estamos a 1 ponto. Agora mais do que nunca é imperativo o Sporting tem que se unir e apoiar a equipa.

Anónimo disse...

Umaq Vitória d crer,da coragem,do brio profiçional,de Campeões,contra um manhoso Bruno Paixão.Um fiscal de linha manhoso.Viva o S C P

Famaleão disse...

Agora já aprendi... Nunca festejo nenhum golo quando o Sporting marca. Primeiro deixo a bola ir ao centro, o árbitro apitar para reinicializar o jogo, e aí sim... grito Golo!!!
Com estes esquemas, mais vale não nos iludir-mos de imediato.

Parabéns Sporting.
É bem verdade, contra tudo e contra todos.

Leão d'Aveiro disse...

O mais engraçado é que o golo é anulado pelo fiscal de linha. Já não bastava na final da taça da liga ter sido o fiscal de linha que acompanhava o ataque do Sporting a cofirmar que era penalty (no que julgo ser uma decisão inédita), agora também temos um fiscal de linha que apesar de acompanhar o ataque do Sporting consegue ver um pé em riste do outro lado do campo (também deve ser inédito)...

bruno disse...

cada vez odeio mais as pessoas de guimaraes que os lampiões,aliás considero-os lampiões de aldeia...as claques sao o que sao,so querem apedrejar as camionetas das claques e equipas visitantes,os canticos sao copy paste das melhores claques portuguesas e o que mais adorei hoje foi ver eles a levarem um banho de bola(3 bolas ao ferro e 2 optimas intervençoes de nilson no primeiro tempo)e quando tavam a ganhar apenas por 1-0 a gritarem olés..pah acho que isso faz-se quando se ta a dar um banho de bola e a equipa ta a golear..é bem feito e no fim as claques do sporting saíram do galinheiro do norte com o "cheira bem,cheira a lisboa"

quanto ao resto,a equipa esteve bem,acreditou ate ao fim,axo k derlei devia fikar mais um ano no scp pk luta mesmo e faz uma dupla imbativel c liedson(juntos ja levam 20golos no campeonato).

agora é esperar que potro perca amanha(quase impossivel pk o treinador da academica é do porto desde que nasceu)e que o setubal ganhe pontos ás galinhas..para a semana todos a alvalade,a equipa ta bem agora e os bilhetes sao 5€,trata-se do jogo dos nucleos,vamos encher alvalade

Virgílio Bernardino disse...

TOMA!

Assim é que eu gosto de ganhar! A jogar bem (1.ª parte)e com garra (na 2.ª), contra a adversidade (lesões), contra o azar (barra e poste), contra a arbitragem (mais um golo limpo anulado e amarelos cirurgicos)!!!

Hoje, o Sporting teve alma de Campeão!!! FOI LINDO!

ADORO-TE SPORTING!

bloqueador militante disse...

Vitória muito importante contra um velho conhecido do apito.

Espero que os sportinguistas aceitem o apelo do Paulo Bento e compareçam em massa no jogo com o Estrela. Precisamos de um grande ambiente em Alvalade e nos restantes campos que temos de visitar. É ganhar todos os pontos em disputa e ficar à espera dos andrades fazerem asneira. E olhar para trás e ver o galinhal também é bom. ;)

CARREGA SPORTING!!!

Anónimo disse...

Apesar do ladrão do costume...

Anónimo disse...

O árbitro esteve igual ao jogo...uma merda!Até compreendo a revolta do Pento, mas este discurso já enjoa!

Já agora,o recém promovido a símbolo do Sporting não dá uma para a caixa...lembram-se do paíto??

Gnitrops disse...

Grandes!

Foi com uma 1ª parte de grande categoria e um 2º tempo de luta e entrega que o Sporting levou de vencida esta noite o Vitória de Guimarães. Derlei e Liedson foram mais uma vez decisivos ao apontarem os golos leoninos. O Sporting teve que também, mais uma vez, jogar com o "amigo" do costume...o Paixão tá claro.

Rumo ao título...Força Sporting!

Abraço

david disse...

Concordo que a arbitragem foi horrivel, mas que tal começar pela não expulsão do Derlei?

Gouveia disse...

Grande Vitória!!!!!!!!!

Finalmente uma exibição de candidato efectivo ao titulo!

Jogámos muito bem na 1ª parte e bem, com garra na 2ª!

Deu mais gozo porque foi contra um adversário muito dificil, contra o fdp alucinado do costume (Paixão), contra o Vítor Pereira (outro fdp), contra tudo e contra todos!

É espantosa a dualidade de critérios com que os árbitros apitam os nossos jogos! E porque é que não deixam o Daniel Carriço marcar um golo esta época? Se não estou em erro é o 2ª (ou 3º) golo que lhe anulam... VERGONHA!

Um grande Sporting esta noite! Já tinha saudades de me orgulhar da minha equipa!

Parabéns ao jogadores e parabéns ao Paulo Bento!

FORÇA!

SPOOOOOOOOOOOOOOOOOOORTING!

FSS disse...

Belo jogo. Por ambas as equipas.
Não tanto pela equipa de arbitragem.

Paulo Bento devia falar menos.
Aliás devia haver uma norma disciplinar interna a proibir declarações sobre as arbitragens no final do jogo - a quente -.

Golo mal anulado ao Sporting - Concordo mas não é obvio.

Golo do Derlei irregular - com o ombro - Também pouco óbvio.

1ª parte, Cartão amarelo perdoado ao Derlei por uma simulação patética.

Cartão amarelo perdoado a jogador do VSC antes das expulsão do Paulo Bento.

Eu sou dos que mais se insurge contra a forma como as arbitragens deturparam e deturpam a verdade desportiva épocas a fio com prejuízo para o SCP - indirecto normalmente -.

O pior que podemos fazer é:
-Confundir o que pode ser erro com má intenção;
-Protestar quando não somos prejudicados;
-Fazermos-nos passar por únicos prejudicados.

Estas situações só nos isolam e retiram credibilidade.

Temos que ser extremamente certeiros e frios nas nossas avaliações.
Paulo Bento normalmente não o é.

SL
FSS

Thaypan disse...

O presidente do Conselho Fiscal (CF) do Sporting, Agostinho Abade, mostrou-se indignado com o trabalho do árbitro do encontro dos “leões” em Guimarães, da Liga de futebol, considerando que Bruno Paixão trazia a "receita encomendada".

O dirigente leonino revelou à Agência Lusa, após o encontro no Minho, que a nomeação de Bruno Paixão para dirigir esta partida deixara apreensivos os responsáveis do Sporting porque "é um árbitro volúvel", isto para utilizar uma "expressão mais suave", acrescentou.

Agostinho Abade foi mesmo mais longe ao afirmar que "há muito dinheiro em jogo nesta altura do campeonato", por causa do apuramento para a Liga dos Campeões", e que, por causa disso, "os dirigentes do Benfica estão a perder a cabeça".

Segundo o presidente do CF, os receios que tinham sobre este árbitro cedo se confirmaram, aludindo ao golo "limpo" anulado ao Sporting e ao cartão amarelo exibido a João Moutinho, mas enalteceu o espírito e o carácter da equipa, que conseguiu superar todas as adversidades e o deixou "orgulhoso", apesar de "estar a lutar contra 14 adversários".

"Não se deve brincar com o Sporting, que é uma grande instituição", desabafou, ao mesmo tempo que prevê que o Sporting vai ter pela frente, até ao fim do campeonato, "cinco finais".

Artigo no publico de hoje,Aqui http://desporto.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1375199

Pedro Pita disse...

Ontem o Sr. Lobo, e o rapaz que faz relatos na RTP( este com a inevitável desculpa de ser a voz do dono), conseguiram ver um pé em riste no golo limpinho do Daniel Carriço. Quem opina assim das duas uma: ou não percebe nada de futebol, ou é desonesto. Como creio que a primeira premissa é claramente falsa, só posso concluír pela seguda, e deixar de ouvir o Sr. Lobo até ao fim deste ano em jogos em que o Sporting esteja a jogar. É que já se percebia que o Sr. Lobo estava ligado a empresários de futebol nos comentários que faz( basta para isso ver os barretes que já endeusou). Mas a desonestidade tem limites!

Um abraço

Manuel dos Santos disse...

Presto aqui a minha homenagem aos jogadores e equipa técnica do Sporting que lutaram dentro de campo contra todas as adversidades e ganharam. Bem hajam!

FSS disse...

Citando Agostinho Abade:
"Não se deve brincar com o Spor ting, que é uma grande instituição"

Acho este comentário lamentável não porque, seja mentira ou porque o SCP não tenha sido - mais uma vez , essencialmente de forma indirecta - ao longo dos anos prejudicado por arbitragens, mas porque dá a entender que apenas o Sporting é prejudicado e que apenas é por ser um clube com estatuto especial que merece melhores arbitragens.

Assim nos isolamos, assim aumentamos a força do Sistema que fez do FCP aquilo que é hoje, à custa de Sporting e outros.

SL
FSS

leão verde disse...

Que tal começar pela não expulsão do João Alves na 1ª parte?

João Cunha Dias disse...

Foi uma vergonha de arbitragem.

Será que Bruno Paixão teve Frutinha, será que hoje o Olegário foi tomar cafezinho (e falar de nada) a casa do senhor dos Apitos, na sexta-feira?

Mas o Soares Franco gosta muito deles, gosta muito de se sentar ao lado deles e de lhes lamber as botas.

Além disso, hoje já acham que não deve haver uma Assembleia Geral. Têm medo os meninos!

Anónimo disse...

Medo? O homem teve 72,45% de votação favorável e tu falas em medo? LOL. Mas medo de quê? Mas medo de quem? Haja bom-senso mínimo.

João Cunha Dias disse...

Tem medo de discutir, tem medo de mostrar a VERDADE DO PROJECTO NOJENTO de destruição do Sporting.

Mas

brmf disse...

É verdade que o golo é mal anulado (na minha opinião, apesar da maioria dos árbitros/comentadores dizerem que não), mas esse lance surge na sequência de uma falta mal asinalada a favor do Sporting à entrada da área (o árbitro transformou uma falta a favor do Vitória numa falta a favor do Sporting).

O Bruno Paixão é simplesmente incompetente. O Bruno Paixão é tão fraquinho que faz juízos defensivos, por norma marca tudo. E como até foi o Sporting que atacou mais, logo se vê quem foi o mais beneficiado. Faltas a meio campo era tudo a favor do Sporting. Neste jogo o Sporting nem tem razões para se queixar.

O Paulo Bento está simplesmente a pressionar os árbitros para as próximas jornadas. Tão simples quanto isso.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...