domingo, 26 de abril de 2009

A primeira vitória portuguesa em Inglaterra


>
O antigo treinador inglês Malcolm Allison recorda a sua passagem pelo Sporting, em 1981-1982, e, em particular, a táctica usada na estrondosa vitória por 4-2 em Southampton, para a Taça UEFA, cujas imagens estão no vídeo. Foi uma vitória histórica, pois foi a primeira vez que uma equipa portuguesa venceu em Inglaterra nas competições europeias, que tinham começado em 1955, também com um momento de glória para o Sporting, pois foi a equipa a marcar o primeiro golo na Taça dos Clubes Campeões Europeus (actual Liga dos Campeões). Neste vídeo, que nos mostra uma entrevista de Malcolm Allison, há quatro golos do Sporting em Southampton para rever, numa excelente exibição internacional de Manuel Fernandes, Oliveira, Jordão, Freire e companhia. Tempos de muita ambição no futebol do Sporting, numa temporada em que a equipa leonina atingiu os oitavos-de-final da Taça UEFA, ganhou o campeonato nacional, ganhou a Taça de Portugal e, na época seguinte, com António Oliveira com treinador-jogador, venceu a Supertaça Cândido Oliveira e alcançou os quartos-de-final da Taça dos Clubes Campeões Europeus. Passaram 27 anos.

19 comentários:

Soylent Green disse...

Bom vídeo da equipa mais apaixonante do Sporting depois dos cinco violinos. Jordão foi o jogador mais inteligente que vi jogar de verde e branco. Manuel Fernandes é o Sporting e Oliveira o maestro que conduzia a banda.
Mas não dá para comparar com o futebol de hoje: A lei Bosman e a mediatização do jogo aumentou o fosso económico entre os ricos e os médios. As tácticas defensivas e a metodologia do treino atenuaram as diferenças desportivas entre os pequenos e os grandes. A tendência é para acabar com os outsiders nas grandes competições. Podem ir até aos quartos da Champions mas daí não passam. Reconhecer esta realidade não é falta de ambição. É a constatação de um facto que até atinge clubes como o Inter de Mourinho. Neste momento o futebol é muito mais negócio que desporto e os políticos gostam assim porque é importante controlar as massas cada vez mais depauperadas pela crise.
Gostei de ver o vídeo mas sei que esse tempo não vai voltar. O futebol não se repete. O caminho do Sporting é seguir em frente, com orgulho no seu passado, mas sem se deixar iludir por ele. Isso é para outros. O futuro é daqueles que compreendem o presente.

Rafael disse...

Belos Tempos. M. Fernandes-Jordão e Companhia..hui...que alma tinha esta equipa.
Existem figuras carismáticas que deveriam servir o SPORTING para sempre. Ex. de Manuel Fernandes.
OBRIGADO..Manuel Fernandes Nunca te esqueço.
Tenho pena de te ver andar a mendigar em equipas de futebol quando o teu lugar deveria ser no SPORTING. Foste sempre DIGNO.
Ah Grande Manel dos Sarilhos

PPA disse...

Grande Jogo
Grande Vitória

Para quem não sabe foi a 1ª vez que uma equipa Portuguesa venceu em solo Inglês.

O FCP continua tantos anos depois a nunca ter vencido.

E depois é para rir o festival de uma semana que se fez este ano quando o FCP empatou em Inglaterra.
Quando o Sporting ganhou esse jogo não me lembro de nada.
EhEh

Já agora nessa altura o Spouthampton tinha o melhor jogador do mundo desse ano, o Keagen.

Anónimo disse...

obrigado, caro leão.
até lágrimas me vieram aos olhos. outros tempos? talvez.. mas convém não esquecer que, ao contrário do que tantos apregoam, nem tudo é relativo - grande treinador, grandes jogadores, grande mística, grande clube.
grandes memórias que, por comparação, fazem do presente do clube um pequeno rio. mas que nunca esquece a memória do mar que um dia foi e que um dia voltará a ser.

saudações leoninas,

jas.

Ricardo disse...

Caro Leão da Estrela,

Simplesmente... obrigado!

Saudações Leoninas
RF

Mike Blitz disse...

Só tenho 2 palavras.
Lindo e obrigado!

SL

david disse...

Não levem a mal, mas essa recordação tem tanto de boa como de amarga.

Logo na eliminatória seguinte caiu-se frente a uns amadores suíços do Neuchatel Xamax.

O outro ponto que referem do 1º golo na taça dos campeões é outro, pois na mesma 1ª eliminatória e consequente 2ª volta sofreu-se a 1ª humilhação da história com um 5-2.

Renman disse...

O SCP continua a ter algumas das melhores marcas e conquistas em Portugal....mas cm somos diferentes, não somos a bandeira de uma zona do pais cm o FCP e sobretudo n somos uns badamecos cmo os adeptos dos Lampiões, alguem acha por bem n falar do nosso clube. Senão vejamos: 1º clube a ir a Taça dos Campeões e por convite, pq n fomos campeões.
1º clube a ter atleta medalhado cm Ouro nos jogos Olímpicos
Única equipa que venceu a Taça das Taças
1º clube a vencer em Inglaterra
Única equipa com Taça dos Campeões Europeus em Hoquei Patins
Equipa cm mais títulos em Andebol, Futsal, Atletismo
Ja n falo do bilhar, KickBoxing, Boxe, Tenis de Mesa, etc..

Hoje uma das coisas q me da mais orgulho é ir a Alvalade e ver o meu clube terminar o jogo com 9 portugueses, dos quais 7 foram feitos pelo meu clube...isto sim e uma vitoria.

Mas cm n somos nenhuns badamecos, preferem-nos ignorar e falar de coisas q outros clubezecos consegue e q comparados cm nossos feitos e o msm q n terem feito nada...veja-se a festa apos empate em Manchester e o pouco destaque dado na altura em q vencemos em Southampton

Sinto mt orgulho em ser do SCP e cada vez ese orgulho sobe...

Anónimo disse...

Isto era o verdadeiro SPORTING CLUBE DE PORTUGAL.
Não tinha estes roquetistas.É caso para perguntar:Onde estavas Soares Franco neste dia e neste ano?
Respondam os meninos franquistas.

Anónimo disse...

Excelente, excelente! Nunca tinha visto, mas lembro-me bem deste jogo. Um Sporting cheio de alma.

Saudações Leoninas

Joey

Gouveia disse...

Luis Paulo,


Manel-Jordan-Oliveira! Poesia em Movimento!

Ainda me lembro bem...

Tenho outra lembrança para partilhar com os leitores do LdE: Nessa época ou na seguinte (tinha eu 10 anos) perdi-me dos meus pais ainda dentro do Estádio e a seguir a um Derby, na zona da entrada dos sócios cativos e vitalícios (antiga Bancada Central)e não sei como os meus pais foram dar comigo em amena cavaqueira com o Jordão e o Manuel Fernandes - logo 2 dos meus ídolos máximos - que posteriormente a ser anunciado no sistema de som, me entregaram aos meus pais, que apanharam um enorme susto, mas que em compensação puderam conhecer os 2 craques!

Enfim, gostava de me meter numa máquina do tempo para reviver esses tempos!

Mas nessa altura havia uma força imparável chamada Sporting Clube de Portugal, que infelizmente alguns "iluminados" colocaram em vias de extinção!

Saudações Leoninas para todos!

OLeãoRampante disse...

Transcrevo aqui uma passagem do artigo do Público com o título "O Estranho Caso do minuto 58"

"Minuto 58 do FC Porto-Vitória de Setúbal. De uma assentada, Leandro Lima e Bruno Gama foram substituídos por dois colegas de equipa. Coincidência ou não, Leandro Lima e Bruno Gama, jogadores emprestados pelo FC Porto ao Setúbal, estavam a ser os dois jogadores mais perigosos dos sadinos. Coincidência ou não, o jogo que estava empatado ganhou outra vida quatro minutos depois com o primeiro de dois golos de Lisandro (2-0). O tiro no pé de Carlos Cardoso deu uma segunda vida ao campeão nacional.
Alguém quer explicar a substituição? Pontaria de Carlos Cardoso, que na véspera até vaticinara uma “gracinha”? Sorte de Jesualdo Ferreira, que via o placard a andar para trás? “Com a saída dos dois jogadores, o FC Porto passou a ter mais espaço e mais linhas”, respondeu Jesualdo. “Já não atacavam com a mesma intensidade”, justificou Carlos Cardoso."


Bruno Gama e Leandro Lima, aos 58 minutos, já não atacavam com a mesma intensidade! Aos 58 minutos vejam lá! Ou seja, aos 13 minutos da 2ª Parte! Mas quem é que este senhor quer enganar? Mas que pouca vergonha é esta? Só de pensar que o Sporting, ainda esta época os deixou jogar no nosso Estádio, até me dá arrepios.

Setúbal para a segunda, e é já!

Só mais um pormaior. Eis que, depois de TER VISTO MAS NÃO TER ASSINALADO, o penalty do Meireles, OLEGÁRIO FILHO DE UMA GRANDE MERETRIZ é nomeado para dirigir a meia-final da taça de Portugal.

Ah grande futebol português! Sempre a marcar pontos!

Anónimo disse...

Lindo, recordo muito bem esse jogop, não o vi ouvi, coisa que hoje se está a perder..oiçam e vejam ao vivo os jogos.
Já agora votem no Liedson para melhor jogador da Liga, como é possivel que os 2 jogadores que estão á frente são 2 guarda redes...VOTEM LIEDSON e Pedro Silva e Moutinho...

Saudações Leoninas
SPORTING SEMPRE

gavazzo disse...

Meu rico Sporting!!!

Que maravilha!

João Cunha Dias disse...

Grandes tempos... quando o Sporting era governado por Sportinguistas.

Hoje somos governados por amigos dourados, por gente que lá está para meter dinheiro ao bolso à custa de grandes negociatas.

Preocupante é que ninguém fale do que se passou ontem no estádio do dragão.

O treinador do Setúbal decide tirar ao minuto 58, 2 jogadores emprestados pelos tripeiros e começou a derrocada. Mais um episódio para a enciclopédia da corrupção tripeira. Mas de certeza que Soares Franco devia estar já bem jantado à essa hora para não perceber o que se passava.

Anónimo disse...

Grande Sporting. Mágico Oliveira. Foi o melhor jogador que ví até hoje com a camisola do Sporting vestida.

Anónimo disse...

João Cunha Dias disse...

Hoje somos governados por amigos dourados, por gente que lá está para meter dinheiro ao bolso à custa de grandes negociatas)


Fazes acusações graves! Deves apresentar aqui as provas do que escreves. Senão o fazes, não passas de um SEM VERGONHA, que se serve da NET para insultar os outros. DESEMBUCHA!Todos temos o direito de saber quais são essas negociatas.Fico à espera.

Pai da Leoa disse...

Nota: O Sporting não é o único clube português, campeão europeu no Hóquei... foi o 1º mas depois disso, também FCP e Óquei de Barcelos, já o foram

Fomos foi o 1º clube a ter as 3 taças europeias, com a conquista da CERS, em 84...

...depois disso, já FCP e Óquei Barcelos, mais Noia, Liceo, Igualada (acho que não falhei nestes 3) e o Barça (em 2006), juntaram-se nesse aspecto.

Relva disse...

obrigado. este é o meu sporting.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...