quinta-feira, 23 de abril de 2009

O Pedroto do Sporting

"Paulo Bento é o Pedroto do Sporting."
Rui Oliveira e Costa, no programa "Trio de Ataque", RTP

14 comentários:

Pedro Pita disse...

Rui Oliveira e Costa é o poeta alegre de serviço no Sporting. Calado é um poema, o pior é quando fala. Comparar quem quer que seja a José Maria Pedroto( nem Mourinho se lhe compara, quanto mais Paulo Bento...), o verdadeiro inventor e criador da mística do Porto, mística essa aliceçada numa equipa coesa e num discurso guerreiro, implacável e demolidor, já para não falar aqui nos titulos futebolísticos de cada um, só mesmo na cabeça desta luminária! Compreendo, apesar de não concordar, as razões de quem quer renovar com o bentinho, mas não exageremos nos tons da pintura. Um dia destes, sei lá, ainda o comparam a Francisco Stromp, homem em honra do qual não há sócio n.º 3 do Sporting desde a sua morte, facto nem sempre recordado no nosso clube. É que o papel de Pedroto no Porto é perfeitamente comparável ao deste nosso ilustre antepassado leão. É pois uma comparação que roça o patético.

Um abraço

Gouveia disse...

LdE,

Citar um oportunista que afirmou entre outras coisas:

- Prefiro 2 segundos lugares a um titulo e um 3º lugar.

- A SAD do Sporting é um exemplo de boa gestão.

- Paulo Bento é o elo de ligação da familia Sportinguista.

não me parece que acrescente algo de muito positivo ao seu blog. Esta personagem é também responsável pelos trabalhinhos encomendados (leia-se sondagens) por accionistas da SAD (Joaquim Oliveira)e pelos dirigentes da SAD e CD (leia-se sondagem sobre o ecletismo).

Este individuo é também um dos responsáveis pelo fosso que se vem cavando entre a massa associativa do Sporting! Facto esse que ficou flagrantemente patente nas declarações de FSF após a ultima AG...

Aliás eu proponho ao LdE um artigo sobre a representação leonina nos programas de televisão e rádio, o perfil e o tipo de argumentação que é defendido nesses programas por aqueles que representam (ou deviam representar) o nosso clube!

Fica aqui a sugestão!

Anónimo disse...

Meus caros:

Há efectivamente muita coisa que separa o Pedroto do Bento (incluindo o (i) o estatuto de lenda do JM Pedroto e todos os títulos conquistados e (ii) o facto de PBento ir no início da carreira e, para já, incontornavelmente ter mais títulos).

Mas há pontos de contacto. Eu, sportinguista ferrenho, mas nado e criado no Norte) lembro-me de alguns porque alguns Portistas mo transmitiram. O mais relevante é, desde logo, o seguinte:

Dizia o José Maria, com piada, em relação às deslocações do FCP a lisboa que, quando davam um salto na Ponte D. Luís era, aqui no sul, a Ponte 25 de Abril que tremia.

Não se deixem de lembrar que, ultimamente, é com as deslocações do sporting ao Dragão que a velhinha ponte D. Luís treme (excepto os erros de arbitragem que todos sabemos em jogos de confronto directo).

Tenho 27 anos e não me lembro de ter tanta fé em ganhar contra o FCP como nos últimos anos (ok excluindo as equipas de 5 defesas, 3 trincos, um médio e o Sá Pinto na frente, com que iamos às Antas no tempo do Octávio. Mas isso é que era futebol defensivo.)

Saudações leoninas,

Pedro Moniz

Rafael disse...

Para mim o Paulo Bento pode ser o que quiserem chamar ou rotular, É um dos melhores treinadores que o SPORTING tem tido os últimos anos numa conjuntura real de factos. Tem feito coisas milagrosas e defende como nunca vi nenhum outro Treinador o Clube (SCP). Mais tarde vai vir quem irá dar esse valor que eu agora digo e muitos ainda contestam...Olhem como o Pinto da Costa atacava quando precisava..agora colhe os frutos, até mesmo os anos que passou no Banco de suplentes.Chamem-lhe nomes.
Quanto a representantes do Clube em programas TVs, acho o melhor de sempre Dias Ferreira (Vertical) deste mencionado Rui Oliveira e Costa..Bom, era talvez um bom candidato a treinador. farto-me d erir com as tácticas dele nos seus esquemas de 4x3x4x1, vira a 4x4x2, enfim...é uma alegria. Ele e o Comentador-LOBO da RTP farto-me de rir quando estou bem disposto, porque de contrário até me revolta.Boa táctica é a ferramenta Boa (Jogadores), Bom Balneário com um Treinador a motivar. Agora ele, R.O.e Costa é um Tótó.Ah Grande Dias Ferreira!!!!!
VERTICAL. É cá dos meus.

Gouveia disse...

Rafael,

Dias Ferreira VERTICAL??????

Se há coisa que ele não é é vertical! Aliás ele até é conhecido nos circulos internos do Sporting por vários nomes carinhosos: Catavento, camaleão, traineira, etc!

Conhece-o pessoalmente? Creio que não, pelos vistos!

Dias Ferreira tem em seu abono uma característica: ama fervorosamente o SPORTING! Mas é incapaz de afirmar uma posição de independência!

joao lopes disse...

A comparação não é descabida. O primeiro acto de gestão do Pedroto foi começar a criticar os árbitros asperamente em todos os jogos, quer o FCP ganhasse ou perdesse. Foi esse o começo do espírito "contra tudo e contra todas" que perdura até aos nossos dias.
Comparo o Paulo Bento ao Pedroto nesse aspecto.

Rafael disse...

Caro Gouveia

Pode ser o que o Sr. entender, para Mim É Vertical. Tem sempre a mesma postura. Eu sei que ele incomoda muita gente com esta posição de ser, mas é normal.
É como o Paulo Bento, TODOS dizem que ele diz a verdade e tem razão, Mas depois dizem que ele não devia de dizer e estar calado. Afinal em que ficamos?!
Eu até acho que devria ser mais duro (PB).
Se o conheço (DF)pessoalmente?! , Não, mas para o caso nem interessa.É um defensor do SPORTING e diz as verdades, a menos que você também não goste de ouvir. Existe muita gente desse jeito.
É que ele não é como o outro (G.Aguiar)que quando não lhe convém diz que nem viu o jogo (Depois até se alonga e diz que viu um bocado e que lhe contaram) quando a coisa começa a aquecer manda bolas para canto e tenta levar o debate para histórias da corochinha e da UEFA. Gosta muito de dizer OBJECTIVAMENTE (repetidamente)etc, isso a que é ser MANHOSO-SABIDO.É desses que você talvez goste, Eu não.
Quanto aos nomes que ele é, como diz, conhecido, Eu ignoro-os, porque aos que lhes chamam eu Também lhe chamo a eles MAFIOSO-CORRUPTOS-LADRÕES (Engravatados)que tem destruido o meu SPORTING em que quanto mais vendem mais devem.
Desculpe o meu desabafo, mas é a VERDADE e nisso eu sou VERTICAL.Tenho mania de chamar os Bois pelos nomes.
Com Papas e bolos se vão enganando os tolos.
Percebe-se agora?!, por isso o meu SPORTING está e tem estado bem defendido e bem governado.Vê-se...
Os velhos Restelo andam agora só em grupinhos (Reuniões)com medo de algum maluco poça aparecer e descobrir o que estes tem feito.

rapaz motim disse...

Parabéns ao LdE pelo momento de humor!

De facto, citar no seu blog essa aventesma de nome Rui O. e Costa só mesmo para rir. Um inútil ao serviço sabemos bem de quem. Um moço de recados.

Dias Ferreira vertical? O camaleão que clamava por uma auditoria e depois meteu a viola no saco? Que era candidato (Deus nos livre!) a presidente e depois já não era? Realmente, há gente que não usa palas nos olhos; usa gesso!

Pedro Sousa disse...

O Pedroto é o fundador da mafia no futebol português. Foi com ele que Pinto da Costa aprendeu os jogos sujos de bastidores, entre queimar jogadores, treinadores e árbitros. Começou tudo com ele. Ele é o mestre desta "mistica" do Porto.
Quanto ao ser o grande treinador, que nem Mourinho se pode comparar... Sei que vitórias caseiras iam "aparecendo", mas pelo menos a nível europeu, lembro-me de uma derrota de 6-1 com o Atlético de Madrid...ai não estará num pedestal como treinador.
Acredito mais no Paulo Bento um Ferguson no Sporting do que um Pedroto.
Acho que, tal como o Ferguson no Man Untd, é preciso dar tempo ao Paulo Bento. O Ferguson só foi campeão depois de 6 épocas!

Acho que o Sporting deve renovar com o Bento, que com este plantel, nem o Mourinho, nem o Pedroto, nem o Ferguson fariam melhor que o Paulo.

Sporting Sempre disse...

Pedro Moniz,

Plenamente de acordo. Desde o tempo do Octávio que não tinha tanta fé no Sporting em jogos grandes. À excepção da miséria de Munique batemo-nos de igual para igual com toda a gente. E vamos às Antas sempre cheios de fé...

Gouveia disse...

Caro Rafael,

Já alguma vez leu o Jornal do Sporting? Não? Então comece a comprar às terças-feiras e leia a ultima página onde o Dias Ferreira tem uma coluna chamada "Congressando".

Nessa coluna de "opinião" vai concluir exactamente aquele provérbio que citou: "Com Papas e bolos se vão enganando os tolos."
Só que os tolos desta vez são (alguns) sócios do Sporting que não percebem que Dias Ferreira tem alinhado desde sempre com os tais Engravatados - como você lhes chama - e dá um significado total à expressão Seguidismo!

Vá por mim que sei do que falo...

Gouveia disse...

Correção:

às terças-feiras...

Rafael disse...

Caro Gouveia

Eu apenas vejo o Site do SPORTING e deixei de assinar o jornal ou até de ler por razões superiores. Já o assinei muitos anos e tenho pena de o não poder voltar a ler em papel( Chegava-me sempre com uma semana-duas e mais de atraso).Mas como diz, o D.Ferreira, pode ser o que o Sr., quiser e entender, Eu falo pelo que ouço e naquilo que estava em post dos programas de TVs,(Ex. SIC) e nisso eu tiro-lhe o meu chapéu. Aceito que o Sr. não goste por outras razões da qual eu não contesto. É que muitas vezes as pessoas contestam outras porque tem umas pedras dentro do sapato a roer e ninguém sabe nem vê, não digo que é o seu seu caso mas que existe..existe.
No entanto,e apesar de tudo que hei-de chamar a esta Familia que tem Governado (Desgovernado) o SPORTING?!
Ele deve ser um bocadinho culpado, pois também já fez e faz parte dos Orgãos socias e directivos, e neste caso sabe muito mais dos podres do que Eu. Anda muita coisa escondida, meu caro...olhe a atitude do Coveiro-Roquette que veio a correr da Herdade do Esporão (Boa-Pinga) em abono da Dinastia para a AG.
Continuo a aceitar o D.Ferreira como um bom defensor do SPORTING nos debates e não vou mudar de opinião. Eu ainda seria mais duro nos debates pois tenho Grandes memórias.No entanto o Sr. tem a sua opinião acerca dele que eu respeito.
Nenhum Sportinguista Gosta mais do SPORTING do que Eu, mas desta DINASTIA,que DEUS nos ajude...
Cumpts.

JORGE disse...

uma coisa é certa, desde o senhor octávio machado que não erámos liderados por tão grande macho. ainda me lembro, um sporing-porto, transmitido no canal do estado, eram umas 21h, golo do sporting, grande plano do palmelão, e este, à mão cheia, coça o tomatal como se uricária lhe tivesse picado. que macho.

e também tem razão o senhor pedro moniz quando afirma que havia muito que não tinhamos tanta fé em ganhar ao porto, embora já não possa concordar com o seu desmedido bentismo.

é bom, mas não exageremos.

saudações leoninas,

Silva Sampaio

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...