terça-feira, 7 de abril de 2009

O segredo do FC Porto

O FC Porto empatou em Manchester (2-2) e tornou-se num sério candidato à conquista da Liga dos Campeões 2008-2009. Depois da extraordinária exibição em Inglaterra, tudo pode acontecer. E se o FC Porto conquistar a Liga dos Campeões, ultrapassa o Benfica ao nível das conquistas europeias, o que será uma ambição secreta de Pinto da Costa, tornando o clube nortenho na maior força internacional do futebol português.
O FC Porto teve um arranque de jogo avassalador, silenciou Old Trafford, actuou como se estivesse no Estádio do Dragão e controlou as operações até ao fim. Também cometeu erros (o de Bruno Alves foi fatal), mas soube reagir com personalidade e força colectiva, que também se demonstra nos maus momentos. Em suma, o FC Porto revelou fibra, revelou estatura europeia e qualidade de campeão.
Este sucesso europeu do FC Porto ganha ainda mais significado no ano em que o Sporting foi humilhado pelo Bayern da forma que todos sabemos e também no ano em que o Benfica não obteve uma única vitória na fase de grupos da Taça UEFA, tendo sido também humilhado por uma equipa grega cujo nome não me ocorre.
O exemplo do FC Porto contradiz a opinião de muitos teóricos, segundo os quais não é possível ter mais do que uma equipa portuguesa que seja competitiva no plano internacional. É evidente que é possível, desde que haja organização e trabalho, muito trabalho.
O FC Porto jogou e correu porque trabalha durante a semana. O FC Porto calou Manchester porque o seu departamento de futebol cuida de todos os pormenores que rodeiam os jogadores. Se têm o cabelo grande, eles cuidam de mudar o corte (reparem como Cristiano Rodriguez já não tem a cabeleira que exibia em Lisboa…). Se há jogadores com mais apetência para a diversão nocturna, há um “cão de guarda” (é assim que é carinhosamente conhecido) que cuida de vigiá-los para que recolham a casa à meia-noite (no caso, a função é de João Pinto, que só é treinador-adjunto para “trabalhar” a vida dos jogadores). Se há um jogador que demonstre um comportamento mais estranho ou menos consentâneo com a “cultura de vitória” que se respira no clube, há um psicólogo que entra na vida do atleta. Tudo isto é invisível, mas tudo isto é real, fazendo do FC Porto um clube de sucesso, enquanto os "grandes" de Lisboa continuam embrulhados nos seus equívocos.

34 comentários:

Rafael disse...

POIS É...Tudo verdade. E nós com o que temos em nada inspira confiança num futuro melhor. Gostei de ver o FCPORTO.Relembro que o nosso INFELIZ departamneto médico (Vergonhoso) continua a confiar num Médico que em vez de recuperar um Jogador apenas agrava e complica.Lembram-se de algum que ele tenha recuperado?!, estou farto de pensar e não me ocorre nenhum. Temos um meio campo acabado e outros a jogar com injecções para acabar a época. Que tristeza. Quantos tem o FCP nos inválidos?!, sorte?!, é trabalho e profissionalismo de gente competente.Nem queria estar no lugar do Paulo bento, coitado...Uma Vergonha o que se passa clinicamente no SPORTING.Aqui há gato. Puxa que é demais. Podem crer que o Liedson vai acabar, passou pelas mãos daquele incompetente médico, nunca mais foi o mesmo e FINI.

Anónimo disse...

tens bom remédio, muda para o Porto...

Pai da Leoa disse...

Desculpem amigos de contarrias 2 aspectos ste texto:

o FCP já ultrapassou há muito o Recreativo da Luz em sucessos internacionais; a questão de os ultrapassar no dia em que ganhar a 3ª TCE/CL, terá só a ver com esta competição mesmo...

e o Carnide ganhou 1 jogo na T. UEFA (Napoles, na capoeira); ficou foi a zeros em termos e vitórias na fase de grupos

mas o texto é bem real... trabalham bem... e mais... logo, vencem mais!

Anónimo disse...

Nestas ocasiões vemos a força do Porto.Infelizmente para nós,estes jogadores mostram o que é ter classe e determinação.Os nossos,fruto da mentalidade pequenina dos nossos dirigentes e treinadores ficamos pelas goleadas,que nesta altura,com a vitória com Rio Ava e Leixões já está esquecida ou melhor querem que seja esquecida.

Anónimo disse...

grande post...que grande orgulho ver este jogo do porto que inveja de nao ver o nosso sporting com a garra deste porto...sporting até morrer..

Pai da Leoa disse...

Credo, tanto erro na 1ª frase lá em cima:

"Desculpem amigos, gostava de contrariar 2 aspectos neste texto"


Assim, sim!!!!

Alcibíades disse...

A equipa chamava-se Olympiakos e é campeão da Grécia desde 2005.
É natural que um empate saiba sempre a vitória para certos adeptos...agora, não esquecer que esta foi a época em que o porto foi a Londres levar 4. Onde estava essa cultura de vitória na altura?
O porto teve hoje a sorte que o Benfica não teve em 2006 quando despachou Man Utd e Liverpool. Encontrou um Man Utd claramente desinteressado do jogo e sem "a carne toda no assador". Teve a sorte de ser subestimado pelo Ferguson. Mas isso já é problema e culpa dos ingleses.

xandreazevedo disse...

sou portista o sporting distingue se por post como estes ...Realmente tenho de admitir que os adeptos têm uma maneira diferente de encarar o amor ao clube..Falo por mim..quanto ao jogo
Grande fcp de nível europeu que consegue ultrapassar erros individuais graves e mostrar que não somos só hulk somos uma equipa..
E como é óbvio roubaram nos um penaltie do tamanho do estádio deles ..mas claro o todo poderoso não pode sofrer penalties.Mete nojo o medo dos arbitros.
Quanto ao sporting temos de ver que faltou autoridade para minimizar e continuar a lutar ..
abraço

JFM - Mealhada disse...

Há mérito? Há sim senhor. Há trabalho? Há e bem feito. Há uma pontinha de sorte? Certamente, mas também é preciso procurá-la. Mas também há:
milhões para gastar que o nosso Sporting não tem. Centro de estágio, não sabemos muito bem quem o pagou e se não andou por aí uma câmara municipal armada em Pai Natal. O estádio, não devemos esquecer a polémica que foi o chamado plano de pormenor das antas (http://jpn.icicom.up.pt/2008/01/31/plano_de_pormenor_das_antas_camara_do_porto_pondera_recorrer_da_decisao_do_tribunal.html), em que é do conhecimento geral o favorecimento de que beneficiou o FCP.
Acho que as estas situações se chama concorrência desleal.
Por estas e por outras é que uns cantam vitória e nós andamos sempre com a corda na garganta, a hipotecar património, constantemente a realizar reestruturações financeiras, vmoc's para ali, aumento de capital para ali, etc e tal. Junte-se a isto a "nabice" de alguns dos nossos dirigentes e aí está porque nunca não saímos da beira do precipício.
Se tenho inveja deles? Claro que tenho, embora reconheça mérito, gostava que fosse o meu Sporting a fazer as capas dos jornais amanhã.
Gostava que o meu Sporting ganhasse títulos, pois gostava, mas ainda gosto mais de poder andar de cabeça levantada, de não ver dirigentes do meu clube em tribunal a esgrimir argumentos com "alternadeiras", de não haver gente a ir ao Brasil ás custas do meu clube, de não haver árbitros com problemas pessoais em casa dos nossos dirigentes antes dos jogos, etc...
O resultado foi bom (eleva o nome do nosso País, digo eu), mas nunca pode apagar a podridão em que está mergulhado o nosso futebol nos últimos 25/30 anos.

Saudações Leoninas
Sporting Sempre.

Gnitrops disse...

Caro LdE,

Essa do Christian Rodriguez não lembra ao diabo...o homem cortou o cabelo esta semana!

E o Lucho? e o Farias? ...

Não exageremos!

SL

varatojo disse...

O Carnide já há muito que foi ultrapassado pelo Porto:

2 taças dos campeões

vs.

2 taças dos campeões
1 taça uefa
1 supertaça europeia
2 taças intercontinentais

É a vida...

Hugo Pereira disse...

Acho que a equipa grega acabava em "kos". E tinha um Y lá pelo meio. Mas confesso que equipas desconhecidas da terceira divisão da UEFA não são o meu forte. Quanto ao resto do artigo, aquela do Cebola é (muito) forçada. O homem já está no Porto há 8 meses, mas só agora é que o obrigaram a cortar o cabelo? É um pouco querer ver coisas onde elas não estão. Contudo, concordo com a necessidade de disciplina no clube. Mas se isso é verdade, então o Paulo Bento é o treinador ideal (e não Scolaris), porque não em lembro de ninguém como ele (só o Octávio, talvez) à frente do Sporting. Mais uma vez: é criticar por criticar.

Anónimo disse...

Epá, não sabia que o Carnide tinha algum título internacional!!

Tiago Silva disse...

É pelo facto do Sporting ter adeptos como este (e são muitos), que conseguem ser minimamente imparciais e não se deixam consumir pela cegueira fanática da clubite, que eu aprendi a admirar o Sporting.
Do meu ponto de vista têm de ter alguma paciência pois não é fácil a um clube disputar um título, como o Sporting o faz, com a maior parte do seu plantel oriundo das suas camadas jovens.
Há muito mérito nisso e há muita competência nessa casa.
Roma e Pavia não se fizeram num dia.
criticaportista.blogspot.com

callavero disse...

Senhor JFM - Mealhada,

Concorrência desleal? Terrenos? Receitas? Ou não será burrice? Ou falta de olho para o negócio? Não será por criar craques (que os criam, de facto, e por isso parabéns à Academia) e depois os desperdiçar ou sub-apreçar? Fomos nós que deixamos fugir Futres, Varelas & Cª Ldª ou vendemos ao desbarato Sabrosas, Figos, Quaresmas, Ronaldos e Companhias? E que não quiseram Pepes e Sérgios Conceição? E se calhar foram vocês que venderam Pepes e Ricardos Carvalho por 30 milhões, Quaresmas por 22, Paulos Ferreira por 20, etc, etc, etc... Temos culpa de descobrirem Grimis em vez de Cissokhos? E Tiuis em vez de Hulks? Pois, se não é do cú é das calças, se não é do Apito é do assobio, se não é da classe... é dos favores...

Gouveia disse...

Caro LdE,

Vou directo ao assunto: ODEIO o Porto (sentimento que não é nada em comparação com o que sinto pelos lampiões), mas, por defeito de personalidade, não consigo deixar de ser sincero e imparcial, e consequentemente ver as coisas claramente.

O Porto fez esta noite um grande jogo em Manchester e o resultado é injusto. Também me parece que houve penalti sobre o Hulk,mas isso já se sabe, é a politica da UEFA relativamente aos big boys...

Mas atenção! O Man Utd é o Campeão Europeu e pode perfeitamente ganhar no Dragaum...! Para isso basta que Cristiano Ronaldo esteja inspirado e que a equipa jogue na máxima força!

Quanto àquilo que o Porto é hoje em termos europeus: enfim... não é de agora que o Porto é um clube da 1ª divisão europeia b) (logo abaixo dos gigantes RM, Bayern, Milan, Juventus, Barça, Liverpool, Manchester) e "alinhado" com clubes como Chelsea, Inter, Roma, Ajax, Arsenal apesar de ter mais titulos europeus do que a maioria destes clubes. O Porto desde a criação da CL é um dos clubes europeus com mais presenças na competição, e essa experiência é inestimável. Teve aquela vitória brilhante em 1987 e depois deu-se o advento Mourinho, mas existe sempre o factor PC...

Acerca dos elogios ao Porto por parte do LdE, eles parecem-me algo exagerados mas em muitos casos justos. "O Porto é uma nação" diz-se lá em cima, e essa frase bacoca tem muita razão de ser (por más razões também) porque de facto se cria um clima de total solidariedade à volta do clube e de trabalho árduo e objectivos claros, mas sobretudo gera-se uma enorme cultura de Vitória, protagonizada essencialmente por Pinto da Costa.

É Pinto da Costa, esse ódio de estimação nacional, que é o timoneiro deste barco que navega ligeiro há mais de 20 anos! Com os métodos que todos conhecemos e a coberto duma Justiça corrupta e dum poder politico bafiento, Pinto da Costa não desarma, e enquanto ele lá estiver, para desespero e raiva de muitos (eu incluído) o FC Porto continuará na sua senda aparentemente interminável de vitórias.

Para desgosto do meu SPORTING! Mas isso é outra história...

Rafael disse...

Caro JFM-Mealhada,
o centro de estágio do FCPORTO é em Vila Nova de Gaia feito e pago pela CMVNGAIA ao qual o FCPORTO Paga uma misera renda de utilização de 500-euros/Mês.Vai ter ou está em funcionamente um campo de treinos novo do FCP, mas foi pago pelo UNICER-Cerveja Sagres aonde é administrado pelo Sr,Ex. Deputado do Cds, Pires de Lima (Adepto e sócio do FCP)em que ofereceu em forma de publicidade naquelas instalações de 3-Milhões de euros para um estádio menor. É assim que eles gerem enquanto o Sporting quanto mais vende mais deve. Coisas do Diabo, digo eu...

Thaypan disse...

Já houve aqui quem questionasse a côr clubista do LdE. Não vou por aí. Mas também, ver virtude até no barbeiro do dragão é um grande exagero. O fcp, teve a sorte de apanhar o M.U., em fase menos boa. Vejam os resultados q tem tido na prémier lá no R.U., e aquilo, mais parecia uma selecção sul americana. Do tango ao samba, só o Rui Meireles, é q dançava o vira minhoto.E todos nós sabemos, como aquela malta quer ir para fora. Daí, esfarraparam-se todos. Eu não esqueço,NUNCA, a forma como o P.C., pôs o fcp, aonde ele está agora. Com muita batota, prejudicando, ROUBANDO, o S.C.P. Portanto, não lhes dou mérito, além de terem conseguido um empate. Até ao lavar das cestas, ainda vai ser vindima. Não sou hipócrita, nem tonto. Não quero q o fcp passe. Antes o M.U. Os nossos adversários, são os andrades,(assim se chamavam os apoiantes portista, antes do P.C., ter descoberto a minhoca, lá dentro da bola, e tê-la baptizado de dragão)e os componentes da escola do tango.Também gosto de tripeiros.Que é o q eles realmente são. Portanto, deixem-se de lirismos. Fizeram um bom jogo.Vamos lá ver se passam. Espero q não. Desejo-lhes exactamente o mesmo que eles nos desejam a nós em idênticas circunstâncias.Que percam.

Anónimo disse...

Caro Leão da estrela,

Não dá para entender, umas vezes diz mal do FSF, outra diz que acaba-se com a oposição! já lhe prometeram tacho?? Sou e serei sempre contra empréstimos e acções convertíveis. O SCP só comprou jogadores de merd@, teve bons encaixes financeiros e o passivo não baixou. Para onde foi?? Se com esses encaixes financeiros o SCP não conseguiu pagar parte da dívida, está-se mesmo a ver no que vai dar o empréstimo... no final dos 5anos... não temos dinheiro para pagar o empréstimo, o FSF já não vai estar lá!! (empréstimo de 5 anos, mm que se recandidate sai antes do final do prazo)

Pedro Pita disse...

Completamente de acordo com o post, caro LdE. O Futebol Clube do Porto foi brilhante no teatro dos sonhos e o resultado só foi injusto na medida em que o Porto mereceu ganhar. O Manchester United foi perfeitamente dominado e vulgarizado na primeira parte( só marcou por um brinde estúpido do Bruno Alves), tendo o Porto tido para aí umas cinco ou seis oportunidades, e foi controlado na segunda parte. O segundo golo que marcou foi contra a corrente do jogo, numa altura em que o Porto controlava o jogo com tranquilidade. Impressionou a classe da equipa do Porto. No Porto não há acasos e até houve alguma falta de sorte, e um grande keeper holandês a travar tudo o que pode com a segurança habitual. Depois do jogo de ontem parece-me que fica claro que o Porto pode bater qualquer equipa do mundo em qualquer estádio. Em termos futebolísticos o Porto está a anos luz do nosso Sporting e a galáxias do Benfica! Reconhecer isto é de elementar justiça, deixemo-nos de tretas. Para além disso deve dizer-se, numa alusão aos posts precedentes, que não se pode comparar a retórica parva e acéfala do Benfica, que ainda imagina ser um grande quando hoje em dia é uma equipa vulgarissima ao nível europeu, com a linguagem forte e coesa que o Porto sempre tem- linguagem essa a que coorespondem os factos. O Porto demonstrou ontem à noite a razão de ser, de longe, a melhor equipa portuguesa.

Um abraço

Daniel disse...

Parabens Leao da Estrela. E preciso muito fair play para escrever um post destes. O blog tamb]em ganha mais visitantes concerteza. Continua o bom trabalho

Luis disse...

Essa do corte de cabelo do Rodriguez foi uma baboseira de todo o tamanho!

joaquim agostinho disse...

Pinto da Costa tentou copiar o modelo de influência da Juventus, contando para o efeito com a colaboração de Luciano d´Onófrio, entre outros.
Dizia -se que antes do "calcio caos" a Juventus tinha pessoas da sua confiança em 9 clubes italianos.
Verifiquemos:
-Quantos colaboradores actuais do F.C.Porto já foram treinadores de equipas da Liga?
- Quantos ex - jogadores do F.C.Porto são treinadores actuais?
- Quantos jogadores tem o FCPorto emprestados a clubes da 1.ª liga e quantos se lesionam antes dos jogos?
- Mas o poder maior conseguiu com a associação à Olivedesportos, que tem práticamente todos os clubes na mão por causa das transmissões televisivas.
- Esse poder, juntamente com o poder das arbitragens, permite lhe ir buscar todos os jogadores que deseja aos outros clubes e quando quer!
- Todos os transportes dos clubes são feitos pela Cosmos, cujos seguros de viagem de atletas, dirigentes, etc. são feitos pela mediadora do FC Porto a Porto Seguros!
Associemos:
- Os elogios de FSF à Olivedesportos.
- As acções que Joaquim Oliveira tem na SAD, directa e indirectamente.
-As acções da SAD (7 % ) que o Sporting entregou ao fundo de jogadores, do F.C.Porto, quando este se extinguiu.
- O controle da Sporting multimédia.
- A Sporting Check - in, da Cosmos.
- O pudor em criticar as arbitragens ( Carlos Freitas portista e "submarino", ligado ao sistema, quando estava no Sporting dizia que nada se podia fazer contra as arbitragens e agora no Sp Braga até já quer árbitros estrangeiros!).
- Os jogadores da formação que estão a ir a custo zero para o FC Porto( Diogo Viana, Varela) e o seu actual satélite ( Sp. Braga - Paíto, Januário)
e vejamos se estes dirigentes, estão ou não a transformar o Sporting num clube da área de influência do FC Porto, na luta deste, pela hegemonia do desporto português.

menino gilinho disse...

Já sabemos da existência desse polvo chamado Sistema, cuja cabeça usa óculos, bigode e tem gravadas as iniciais J.O..

Só que, lá fora, o polvo é outro, e são outros a mamar. Não obstante isso, o Porto tem dado cartas. Essa é que é essa!

Daniel disse...

Grande Joaquim Agostinho. Esta analogia ]e fruto de uma mente criativa, mas frustrada. Daquelas que tenta por todos os meios arranjar desculpas para os fracassos do seu clube. E e por ter adeptos e dirigentes como o Joaquim Agostinho que desculpam tudo e invejam e insultam os vencedores que os dois clubes de lisboa estao sem rumos e muribundos. Secalhar o Porto tambem tem influencia no Manchester... ainda se vai descobrir que temos la o Ronaldo, o Nani, e, quica o Ferguson a minar aquilo tudo. Marque uma consulta caro Agostinho e nunca mais se esqueca de tomar os comprimidos... principalmente despois de uma noite de azia e ressaca como deve ter sido a de ontem.

joaquim agostinho disse...

Daniel
Não sei se o F.C.Porto tem influência em Manchester, mas na UEFA tem e não é pouca, porque conseguiu estar na Champions, esta época, apesar de ter sido condenado pelas instâncias desportivas portuguêsas por tentativa de corrupção de árbitros.
O meu comentário anterior era para os sportinguistas.
Escusava de ler isto.

Anónimo disse...

Mas afinal;é só o SCP que compra mal e deixa sair o que é bom? então que dizer do clube de Carnide:M.Fernandes;Miguel,Tiago,Sebola e compra Cancros: Aimar,Balboa,Mano Manixe,por onde anda o Americano que era o substituto Eusébio etc etc

Rafael disse...

Do FCP é tudo mentiras,eheheheh, apenas uma coisa não foi desmentida em PORTUGAL; As escutas são veridicas, mas ao abrigo da lei Portuguesa são ilegais. Assim o querem, assim o tem.

Anónimo disse...

Já aqui foi dito mas nunca é demais lembra-lo: O Porto é a melhor equipa portuguesa de SEMPRE a nivel internacional.

Basta dizer que tem mais titulos internacionais que as outras equipas portuguesas juntas.

Mas fica-lhe bem reconhecer qualidade. cumprimentos

bruno disse...

sou do grande SPORTING mas nem me importava que o porto ganhasse a champions mas meus amigos depois do que vi hoje em camp nou acho que já podem dar o troféu ao barça e o premio de melhor jogador do mundo ao messi...sinceramente,aquela é equipa vale ouro e aqueles tres da frente de ataque(etoo,henry e messi)são um lucho a jogar a bola..só num dia mesmo NÃO é que o barça não vai conquistar este troféu

FSS disse...

Serão assim tão raras as pessoas que percebem que é incomparavelmente mais fácil a todos os níveis gerir e fazer crescer uma equipa com a ajuda de um "Sistema"?

Eu não tenho dúvida que o FCP tem de longe a melhor equipa e até admito que de 2004 para cá nem tem sido levado sistemáticamente ao colo.

Mas porra, se sempre que SCP ou SLB começam a fazer algo de jeito o sistema começa a fazer das suas é natural que nunca consigam dar o verdadeiro salto.

Desde a margem de erro com que um jogador se faz um corte, passando pela possibilidade de fazer experiencias em jogo sem perder pontos passando pelo planeamento do plantel e da forma da equipa a longo prazo sem perder pontuação a curto prazo e incluindo a possibilidade de investir com garantias de que o acesso à CL está garantido, tudo assim é mais fácil.

O FCP passou cerca de 10 anos isento da díficil gestão de risco - a todos os níveis - que SCP e SLB tinham que fazer.
O grande FCP - que não precisa de ajudas - de hoje nasceu daí.

É tão provável que Mourinho tivesse ganho taças europeias em 2003 e 2004 se o sistema não o tivesse ajudado na frente doméstica como o Ben Johnson ter feito os 100m em 9.79s sem doping.

Exceptuando de 2004 para cá a Superioridade do FCP é uma treta. Uma equipa cujo guarda redes não sabe os limites da àrea e cujos jogadores acertam mais no adversário que na bola não é certamente melhor que o meu humilde Sporting ou até mesmo que o Benfica. Quem não vê isto ou é ceguinho ou está a basear-se nos resultados - que são reconhecidamente suspeitos -.
Porra, se fosse um guada redes do Sporting a cortar 3 vezes numa época a bola fora da área com as mãos e fosse expulso, vinham logo dizer que era precipitado que a defesa não recuperava que a equipa subia à balda e que a equipa técnica era constituída por bestas acéfalas.

Chateia-me profundamente que seja mais fácil convencer adeptos do FCP daquilo que acabei de escrever do que adeptos do SCP ou do SLB.

Saudações Leoninas
FSS

Pedro Pita disse...

Caro Bruno,

O Barça foi demolidor mas acho que é uma conclusão precipitada atribuír desde já o titulo da Champions. Para já temos dois sérios candidatos grandes( o Barça e o Chelsea, que convém não esquecer foi igualmente poderoso em Anfield), e dois out-siders que prometem muito( o Arsenal e sobretudo o Porto), mas todos estes cálculos podem mudar de um momento para o outro. O Barça vai ter que jogar com o Chelsea um clássico recente da Champions e se há coisa que ficou demonstrada nesses jogos recentes é que o Chelsea é uma equipa tremendamente dificil e competitiva, e com Guus Hidink parece que reencontrou a a forma de outros tempos. Mas claro que se há favorito é o Barça. Mas eu diria que também o era em 2005( quando as suas estrelas eram Ronaldinho, Deco e Eto'o), e o Chelsea de Mourinho lá os eliminou. Destacaria por outro lado para além dos jogadores que citou( sobretudo o Messi, o melhor do mundo acima de qualquer dúvida ou mácula) aqueles dois médios que metem a equipa a jogar à bola, e são o motor do jogo colectivo do Barça: Anton Iniesta e Xavi. São a meu ver as duas maiores armas discretas e mortíferas do Barça e da selecção espanhola, bons a defender e cobrir espaços, fabulosos a distribuír, aparecendo sempre a preceito a atacar. Não é raro haver um jogador assim numa equipa( o Chelsea tem Lampard, o Liverpool tem Gerard, O Mancherter ainda tem Scholes e prepara o Anderson para assumir futuramente o papel, o Porto tem Lucho, etc), o que é absolutamente invulgar é existirem dois jogadores tão parecidos( até no toque de bola!) e que se complementam tão bem como Xavi e Iniesta. A prova da importancia dos dois e do seu peso na equipa é que quando o Iniesta esteve um mês lesionado o Barça passou um mês sem ganhar um jogo. Voltou Iniesta e voltaram as goleadas. Se tivesse acontecido uma lesão de Xavi sucederia o mesmo. São eles os verdadeiros insusbstituíveis do Barça, o seu motor de arranque. Ora como se sabe nesta competição podem haver castigos, lesões, etc. Daí achar um pouco precipitada a sua opinião de atribuír desde já a Champions. Vamos a ver, ainda falta muita competição. Por mim fico a torcer pelo Porto e, se o Porto não chegar à final, pelo Barça. Os únicos dois clubes dos meus países pelos quais jamais torceria são o Real Madrid e o Benfica, quanto aos outros visto e camisola temporária sempre com todo o gosto.

Um abraço

Daniel disse...

Joaquim Agostinho...
este blog que eu saiba ainda nao tem como requesito essencial de acesso ser sportinguista, como tal sempre que me apetecer volto. Em segundo, se acha que eu escusava de ter lido o que escreveu, prova que ou sabe que realmente o que ali pos e fruto de uma imaginacao muito maquiavelica e nao merece credibilidade, ou entao nem o senhor acredita naquilo eu escreveu e fe-lo apenas e so para nao reconhecer o merito do Porto e para alegrar algumas mentes ressabiadas de alguns anti-portistas.

FSS disse...

Realmente existe uma boa dose de baboseira neste post.

A história do barbeiro é provavelmente falsa.
Mas se isso se passasse no Sporting ou Benfica, não faltaria quem dissesse que deviam preocupar-se com coisas mais importantes.
Aquilo que nos vencedores é virtude é pecado nos derrotados.

Quanto ao apoio psicológico, não era o FCP que tinha um jogador a quem chamavam cão raivoso?

No fundo o PdC é que sabe, se ele "anda a comprar ajudas" está a admitir que a equipa não é assim tão boa.


Saudações Leoninas
FSS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...