sábado, 23 de maio de 2009

Bettencourt a caminho da presidência

José Eduardo Bettencourt caminha para a eleição como próximo presidente do Sporting Clube de Portugal, embora longe de esmagar a concorrência, a avaliar pelos resultados do segundo inquérito online sobre as eleições leoninas, promovido pelo blog LEÃO DA ESTRELA. O actual dirigente sportinguista, que lidera a candidatura da “continuidade” do projecto de Filipe Soares Franco, foi o preferido de 434 internautas (53%), seguido por Paulo Cristóvão, líder da candidatura “Ser Sporting”, que seria o “melhor presidente para o Sporting” na opinião de 365 internautas (44%).
O inquérito esteve patente entre sexta-feira, 15 de Maio, e este sábado, 23 de Maio, tendo recebido a participação de um total de 826 votos de outros tantos computadores – dado que o inquérito só aceitava um voto por computador. Neste período de tempo, o blog LEÃO DA ESTRELA recebeu 11.500 visitas, segundo dados do contador da ShinyStat, confirmado este espaço de informação e debate sobre o Sporting como um dos mais visitados da blogosfera sportinguista.
Quando o inquérito foi lançado, José Eduardo Bettencourt ainda não tinha confirmado a sua candidatura e Pedro Souto ainda estava no terreno, tendo abdicado dias depois. Ainda assim, Pedro Souto recebeu a preferência de 27 leitores deste blog, correspondente a 3 por cento das preferências. Se estes leitores seguirem o conselho do seu ex-candidato, então José Eduardo Bettencourt, de acordo com este inquérito, poderia contar com uma votação na ordem dos 56 por cento. De resto, Bettencourt conseguiu sossegar as hostes da continuidade, pois impôs-se no confronto com Paulo Cristóvão mesmo antes de formalizar a sua candidatura. Cristóvão que tinha sido o vencedor de um inquérito anterior, então com 312 votos (53%), onde a “linha de continuidade” estava representada por Carlos Cruz, que acabaria por não entrar na corrida eleitoral.
De qualquer modo, este inquérito não obedece aos critérios de validade científica das sondagens e não pretende representar com rigor as opções dos associados e simpatizantes do Sporting Clube de Portugal nem as dos utilizadores da Internet, pelo que estes resultados são um mero indicador das preferências dos leitores do LEÃO DA ESTRELA. Logo que todas as candidaturas estejam oficializadas, o LEÃO DA ESTRELA lançará um último inquérito sobre todos os órgãos sociais do Sporting Clube de Portugal, que estará patente até 4 de Junho, dia anterior à realização das eleições.

27 comentários:

Anónimo disse...

no dia das eleições JEB com menos de 70% será uma derrota.




40 postas pescada

Camilo disse...

Eu... estou farto de "mais-do-mesmo"!!!

Anónimo disse...

Independentemente da minha escolha, tenho a certeza que JEB conseguirá mais de 70%.

Pedro Moniz Lopes

Anónimo disse...

Consultei uma cartomante que me disse que com a quantida enorme da votação em Bettencourt,este não vai aguentar e vai ter um enfartamento e não há mais presidente para ninguém.
Mas fiquem descansados os votantes pois há sempre as cooptações a funcionarem.

Anónimo disse...

No BES votaram os PCs todos. Acho que nem o PC do salgado escapou.

Anónimo disse...

nos 70% ainda não está contabilizado o efeito PBento, que devem ser +5% ! ... para mal dos pecados de muita gente!


40 postas pescada

L. A. disse...

Nestas eleições para a presidência do nosso clube é essencial que fique assegurado 2 coisas mt importantes. A 1ª é o respeito pelos compromissos que o Sporting tem com a banca e se possível renegociar condições mais favoráveis (não sei se ja está feito no dito project finance q Soares Franco queria aprovar). A outra será arranjar maneira de termos dinheiro para reforçar a equipa em termos qualitativos. Seja a vender 1 ou outro jogador (M.Veloso seria uma solução desde q surja uma boa proposta para o clube), ou encontrara um parceiro para financiamento, o Sporting necessita de se aproximar dos orçamentos dos outros 2 clubes concorrentes. A aposta na formação é acertada e deve continuar, mas deve ser complementada como reforço de jogadores q acrescentem qualidade ao plantel. E para isso é preciso que o Sporting tenha a capacidade de ter dinheiro para investir. Sem investimento dificilmente poderemos ser campeões. Veja-se os casos de quem ganha aq como noutros países (R.Madrid, Barcelona, Manchester U., Chelsea, Inter, Bayern...etc) é necessário investir para cada vez ter melhores jogadores pq ganhar cada vez é + difícil.
Será assim também que se pode cativar as pessoas a ir ao estádio, tendo boas equipas que pratiquem bom futebol e motivem as pessoas. É necessário cativar as pessoas e implementar uma política de angariação de sócios (nesta área deveria ser explorado os adeptos que estão longe de Lisboa e são muitos pois raramente poderao ir ver jogos, e as Familias nomeadamente as numerosas, com propostas aliciantes). Por outro lado penso q o Sporting necessita de ter um presidente forte q seja o rosto do clube em todas a situações, e não deixar a Paulo Bento ou outro treinador a defesa e o desgaste de assuntos q n se devia preocupar.
Por ultimo e falando das modalidades ditas amadoras, parece-me q o Sporting deve encontrar os parceiros adequados para o financiamento integral das mesmas e serem autonomas, mas de maneira a q possa apresentar equipas verdadeiramente competitivas e capazes de ganhar títulos. A questão do pavilhão é importante e deve ser feito um estudo para ver da sua viabilidade a curto prazo sem q isso ponha em causa as duas primeiras permissas ou seja o respeito pelos compromissos e a competitividade das equipas do Sporting.
Por isso acho que Dias Ferreira seria um bom nome para o cargo, se for acompanhado de uma equipa capaz e competente. É uma pessoa capaz de cativar os sócios, com um discurso forte e com muita experiencia de dirigente desportivo.
Saudações Leoninas

Anónimo disse...

O inquérito de opinião de um instituto de sondagem é o que todos sabem...agora um inquérito feito por um blogue!...Não me façam mais rir!...

Com esta estória de sondagens, estão é a criar as condições, para depois da derrota, ainda serem mais gozados.

Tenham juizo.

jms disse...

Muito mal estaria o Sporting se um candidato desconhecido, sem curriculum sportinguista ou outro que o recomende para a presidência do Sporting Club de Portugal, viesse a ter mais de 40% dos votos. Muito desesperados estariam os sócios para votarem assim com tal cegueira. Ainda por cima tendo um candidato bom, com provas dadas, capaz e de confiança como Bettencourt.

Quanto ao resto, mais do mesmo da sua parte LdE, desculpe o incómodo, mas vou citar, mesmo com o desconforto de não conseguir fazer "corta e cola": 'O actual dirigente sportinguista, que lidera a candidatura da "continuidade" do projecto de Filipe Soares Franco (...), seguido por Paulo Cristóvão, líder da candidatura "Set Sporting", que seria o "melhor presidente para o Sporting" (...)'

Qual é a sua formação LdE? É que manipula as palavras com mestria, ainda que de uma forma lamentável. Repito: se é pela candidatura do candidato desconhecido por que não o diz e se deixa de tanta precaução As "" dão um jeitão, não dão?

tiago disse...

Com o devido respeito que este (e uns quantos outros blogs sportinguistas) me merecem, é razoavelmente público que aqui se centram os "eternos opositores" à gestão do sporting desde o projecto roquette.

O resultado não me surpreende em nada (a pequena diferença de cristóvão), mas julgo que ainda que aqui tivesse uma vitória estrondosa, dificilmente poderia discutir o resultado nas urnas. Isto só deverá querer dizer que bettencourt ganha com 70 a 80%.

Depois da sondagem temos assistido ainda a uma mudança de estratégia de cristovão, continua a não apresentar propostas, mas passou a chamar "aberrante" à concorrência e a fazer insinuações lamentáveis para um cidadão comum, logo inqualificáveis para quem já foi inspector da policia, sobre a agressão a dias ferreira. Isto dever-lhe-á tirar o eleitorado que estava com ele só por não concordar com a actual gestão, restando-lhe aqueles que desde há anos para quem vêm tentando afirmar-se como oposição só para obter protagonismo a todo o custo.
Mas esses, como se viu quando abrantes mendes, não são mais do que os próprios e as suas famílias. 5%?

Anónimo disse...

JEB lá ganhar, ganha. Fica é na mão de quem lhe garante o ordenado. Quem tem como "apoiantes" quem possui, por atacado, mais de 35% da SAD; direitos televisivos até 2019; um conjunto de negócios na área multimédia, mais os interesses do BES, BCP e de Roquete em pano de fundo, estará altamente condicionado para, verdadeiramente, poder ser um presidente na defesa do Sporting. O processo tipo BPN e BPP vai prosseguir. E não assusta ninguém porque, quando rebentar,não haverá responsabilização como acontece com os referidos casos. Siga a dança.

Orlando Teixeira disse...

Caros amigos

Este tipo de votações servem apenas para entreter, não revelam qualquer sentido de voto e não devem ser levadas em conta.
Para avaliar o grau de confiança da mesma, experimentei duas coisas: votar duas vezes no mesmo PC (foi-me respondido que já votara) e votar em três PC distintos (todos aceitaram o meu voto). Agora calculem se cada um fizer o mesmo ou pedir ao vizinho e ao amigo para votar por eles.
Não se iludam pois com os resultados da votação, pois ela serve apenas de pasto para mais umas conversas, umas tricas, mas nada mais.
Percebo que a falta de vitórias no campeonato (e é disso que se trata, pois qualquer vitória é desprezada por alguns sócios) conduza aqueles que não conhecem a história do Sporting (mas andam com o termo na boca constantemente) queiram a todo o transe vitórias, mas convém não perder a noção da realidade e, sobretudo, não construir castelos de areia sob promessas falaciosas e destituídas de razão.
Das propostas de JEB já todos conhecem e sobre elas cada um tem a sua opinião, legítima desde que seja coerente e aplique os mesmos princípios a todos, e respeite o outro.
De PPC sabemos o seguinte:
- Quer um Sporting à Sporting (o que é isso, alguém explica?);
- Paulo Bento é um mero funcionário. E Manuel Fernandes, Carlos Xavier, Mário Jorge o que seriam?
- Quer construir uma cidade desportiva com base no modelo do Real Madrid. e ainda não pagamos as dívidas que temos, vamos endividarmos mais, reduzindo a capacidade para ter uma equipa melhor? Vamos tirar o campo de jogos do Campo Grande, local onde desde a primeira hora é o campo de jogos do Sporting? Isso já não é um atentado à história do Sporting?
- Vai devolver o Sporting aos sócios. Como? cada vez que tiver que tomar uma decisão vai consultar os sócios? Cada vez que os sócios reclamarem vai mudar as decisões? Então para que foi eleito? Para que é eleita uma direcção. tal como a de FSF?
- Vai construir um Pavilhão, que uma entidade já se disponibilizou oferecer. Ninguém pergunta quem é este abono de família que dá um Pavilhão sem pedir nada em troca? Ou será que pede e não convém dizer o quê?
- Finalmente, com a saída de Alvalade, os terrenos tornam-se alvo apetecível. Agora ninguém pergunta sobre o negócio? É só os terrenos da Academia? Ou a questão da Academia é que é mesmo para vender, mas agora não porque é por tostões e com o novo Aeroporto passa a ser por milhões?
Era isto que gostava de ver os sócios debruçarem-se, não ficarem pela ofensa fácil e não comprovada, pelo menos a avaliar pela ausência de qualquer processo penal.
E agora vamos todos a Alvalade apoiar os jovens, sem que se oiça um assobio, só palmas. Isso é que é ser Sporting, isso é que ser do Sporting, isso é que é apoiar e querer o melhor para o Sporting.

Rafael disse...

A Grande questão é que nestas eleições e sondagens existem dois tipos de opinião muito Afirmativas; Uma é a da continuidade desta Dinastia a qual interessa aos accionistas que tudo fazem ao pormenor de controlar os Médias (Fácil de ver) para proveito próprio dos ($$$) nas acções.
Outro é a dos verdadeiros Sportinguintas que querem mudanças e um Clube forte e ganhador.
PPC afundou-se em retirar apoio a Paulo Bento (errou), mas depois espero que os Apoiantes da Monarquia apareçam a dar a cara.
O futuro da Academia em Alcochete já está a ser cozinhado, vai ser decidido pelos accionista e não pelos Sócios do SPORTING, em nome do equlibrio financeiro como foi o que FSF fez e afinal..., Tudo cada vez pior.A culpa foi de quem?!
Um SPORTING dividido em dois, Accionistas e Sócios-adeptos.

Anónimo disse...

Meu palpite: JEB ganha com uns 70 por cento dos votos.

O Paulo Pereira Cristovão lembra-me o Ron Paul, um candidato das primárias republicanas, que nas sondagens pela internet ganhava sempre de goleada ao John McCain e Romney e companhia republicana.

É indesmentível que PPC arrasta consigo activista por esses blogues e fóruns. Tenho dúvidas sobre o seu peso real no próximo dia 05. Mas será interessante, seguramente, ver se tanto apoio cibernético tem equivalência prática.

Filipe

H2SO4 disse...

No meio dos delírios, o sr. Orlando até fala em sair de Alvalade e vender o terreno do Estádio! É a loucura total!

A insanidade mental tem limites e o sr. Orlando acaba de os ultrapassar. Onde é que ouviu que o Sporting ia sair de Alvalade?! :lol: Uma cidade desportiva é apenas vocacionada para a FORMAÇÃO e treino dos atletas, o campo de jogos será sempre em Alvalade, bem como o futuro pavilhão (ou num raio de 1000 metros). Já ouviu falar em "naming", patrocínios, mecenato, parcerias, etc.? É assim que se constrói um pavilhão sem onerar o Clube. Ou acha que as pessoas iriam ser irresponsáveis ao ponto de endividarem (ainda mais) o Clube?

Sr. Orlando; "devolver o Clube aos sócios" é simplesmente geri-lo em função do SÓCIO e não dos accionistas da SAD, que é o que vindo a acontecer com os resultados que se conhecem.

SL

Miguel Brito Gonçalves disse...

"O carácter do Leão da Estrela"

Como diz o jms, num comentário mais atrás, o LdE é um blog e tem todo o direito a expressar uma opinião, mas só lhe ficava bem assumir a sua preferência pelo candidato Paulo Cristovão. Assim pode continuar a manipular a informação a seu bel prazer, o que é perfeitamente aceitável, desde que assuma o seu favorecimento ao PJ.

De qq modo, com ou sem manipulações, truques de bastidores, agressões (e acusações ridículas e sem provas de pessoas que deviam ter um pouco de responsabilidade) não tenho dúvidas que JEB vai vencer, para o bem do Sporting (alguém tem dúvidas de que é o melhor candidato dos últimos anos?) e com uma maioria superior a 75%. Tranquilo e sem espinhas.

FORÇA SPORTING

scp1965 disse...

Caro Tiago
Nao me tinha lembrado dessa figurinha do Abrantes Mendes ; onde se meteu ? fugiu de fazer bla,bla,bla ; daqui a 4 anos eles voltarão em todo seu esplendor.

Rafael disse...

JEB é um dos réus de estado da Nação Leonina, ou querem tapar os olhos ao pessoal.
O SPORTING está dividido em interesses de Accionistas-Bancos e o dos Sócios e Verdadeiros adeptos Sportinguistas. Ou o Joaquim Oliveira é também do Sporting?!
Realmente ser o melhor candidato do SPORTING, José E.Bettencourt depois de ser um Réu da Dinastia e considerado o melhor,(13-anos) bem, estamos perdidos...é o Portugal no seu melhor.

Joao disse...

O Rafael se calhar tem saudades do periodo entre 1982 e 2000, esse sim um periodo glorioso do clube.

JAVF SCP sempre disse...

Caro Rafael
Acorda para a realidade que estamos em 2009 e não em 1982 ; esse sim era o tempo dos sócios ; agora se não fossem as SAD estavamos como o Boavista ; ou queres experimentar sensações da epoca do Jorge Gonçalves? olha que gente dessa lista está agora com o PPC ;acordem senão qualquer dia caiem de pôdres e olhem para o campeonato inglês.

Orlando Teixeira disse...

Pois é!
Não sei porque usa como nick name "acido sulfúrico", mas lá deve ter as suas razões.
Entretido pela química, não teve tempo para conhecer a Cidade Desportiva do Real Madrid, sediada em Chamartin. É que a uma cidade desportiva de um clube de futebol (eclético ou não, mas onde a primeira modalidade é o futebol) subjaz o seu Parque de Jogos.
Já agora, mil metros é a distância aproximada para o campo de jogos das gaivotas. Sem mais comentários.
Mecenato? Sabe do que está a falar? Sabe que são poucos os que aderem ao mecenato porque a lei não consagra dividendos que o justifiquem? Naming? Mas isso não é vender o clube, como fizeram para aí uma cena de baba e ranho de todo o tamanho por causa da Academia e o Estádio terem naming?
A avaliar pelos inúmeros comentários aqui expressos e pelo pulsar da comunidade leonina, que não apoiam a candidatura de PPC, chegamos à conclusão que somos todos acionistas, conforme a conclusão de Rafael. É de génio.
São aqui feitas uma série de afirmações sobre interesses de acionistas e entidades bancárias, pelo que estou certo têm provas disso para apresentar aos que contestam a versão. Cá ficamos à espera. É que só oiço BES, acionistas, mafiosos, e outros mimos tais, mas provas zip, zero, nada, o que os transforma numa coisa parecida com a minha vizinha, que diz que conhece a vida de todos, que fazem isto e aquilo, mas de facto só conhece o vizinho do lado, porque é o filho.
Sabem que mais, vocês fazem muito barulho, gritam muito, chamam muitos nomes, mas não fazem nada pelo Sporting, em nada contribuem para ele e têm enorme dificuldade em lidar com a verdade.
Se é verdade o que afirmam, dirijam-se ao MP. Se não têm provas, até prova em contrário é mentira. Logo, são mentirosos, e já era tempo de mudar de disco porque esse está riscado e já ninguém engole.
Vou ter pena de vós após o 5 de Junho.
A partir dessa data, JEB é eleito por vontade dos sócios, e porque os sócios é que mandam assim decidiram, pelo que só têm que respeitar a sua vontade. Discordam? Azar, a mil metros há uma agremiação de gaivotas que os receberá de braços abertos.
Se no futuro respeitarem a direcção e a vontade expressa pelos sócios, estou certo que o Sporting será melhor do que actualmente é. Afinal, o Sporting é dos sócios, não é? Portanto é só apoiar, pois se o não fizerem estão a desrespeitar essa vontade e a contradizerem-se.

Mário Rui Oliveira disse...

H"SO4

vá ao site do Ser Sporting e pergunte se o projecto da Cidade Desportiva não implica a saída do estádio de Alvalade !!! NEm lhe respondem !

Rafael disse...

Caro Orlando Teixeira

Lá anda você...é tudo mentira. Tudo.
A razão é toda sua mas os resultados falam por si...
JEB canta bem o conto do Vigário,o que já não pega com facilidade. Ainda estou a chorar da generosidade dele ao propor sair do Banco-Santader para Presidente do SPORTING.
Estou com dificuldade de gerir esta generosidade.Em Portugal é dificil encontar gente deste calibre...
Sabe que a democracia de voto no SPORTING não é igual para todos e as diferenças dos direitos a votos é pela lei de antiguidade.Vota quem vive de perto de Lisboa e arredores normalmente. As filiais e Nucleos é para outros fins...
É esta a democracia que nunca entendi...paciência. Também não sou obrigado a entender tudo. Uma certeza tenho eu..Os accionistas vão votar todos.Os que pagam a cota mensal-sócios avervamos...

JORGE disse...

Senhor Pedro Moniz,

mas afinal o Sr. vota JEB ou PB?!

Silva Sampaio

H2SO4 disse...

Mário Rui Oliveira;

Não preciso de ir ao site porque vou às sessões de esclarecimento, onde os candidatos dão a cara. A Cidade Desportiva será para as componentes de formação e treino.

Não está a ser sério, Mário Rui. Alvalade é a nossa casa!

SL

Leão d'Aveiro disse...

Não querendo retirar o devido valorao inquérito levado a cabo pelo Leão da Estrela, lembro que o que se vai passar nas urnas vai ser muito diferente, porque no blog votam sócios e não sócios e quando os sócios votam não é tida em conta a sua antiguidade.

Rafael disse...

Caro Leão d'Aveiro

Não foi você que disse que é sócio há 34-anos?! a quantos votos tem direito?!
Acho que estou lembrado.
É essa a democracia Leonina.Eu sou sócio há menos anos mas sou eu que pago com o produto do meu suor.Nunca ninguém me deu nada se não Vida, Criação e Educação.
Como se diz; A sorte não é para todos...comprenderá.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...