sábado, 30 de maio de 2009

Eriksson baralha campanha leonina

Os anúncios da candidatura "Ser Sporting" das contratações de Sven-Göran Eriksson para treinador leonino e de Dusan Bukovac (antigo jogador leonino nascido na antiga Jugoslávia e naturalizado português) para homem-forte do futebol de Alvalade foram, sem dúvida, cartadas fortes que prometem baralhar até ao último voto a disputa eleitoral do próximo dia 5 de Junho. Com estes nomes Paulo Cristóvão conseguiu traduzir na prática a “ousadia”, o “rigor” e a “exigência” que dão corpo teórico à sua candidatura. E conseguiu, finalmente, saltar para as primeiras páginas dos jornais e ser objecto das análises dos comentadores, sendo certo que nenhum deles arrisca dizer mal dos nomes apresentados.
A poucos dias das eleições no Sporting, José Eduardo Bettencourt – apoiado pelo regime vigente em Alvalade, e também “fora” de Alvalade – foi, finalmente, forçado a responder a uma iniciativa de peso do seu adversário. E respondeu com mais do mesmo, ou seja, com o treinador que defendeu o clube como ninguém, é certo (o que não abona nada em favor dos dirigentes do Sporting que agora apoiam Bettencourt), mas que também não foi capaz de ir além do segundo lugar e de pôr a equipa leonina a jogar um futebol que chamasse gente aos estádios, nem a marcar penáltis (em quatro anos, o Sporting perdeu duas Taças da Liga e foi eliminado duas vezes da Taça de Portugal, com o FC Porto, no desempate por grandes penalidades).
Até ver, o “efeito Eriksson” será o dado mais importante da campanha leonina, deixando para o esquecimento as questões do défice e do vencimento do futuro presidente do Sporting, que animaram os primeiros dias. Do lado dos apaniguados de Bettencourt não faltará quem aponte a falta de motivação de Eriksson, por estar em fim de carreira. Mas é evidente que Eriksson quer ganhar até morrer, como qualquer homem. E, pelo seu currículo, representa um novo paradigma para o futebol leonino.
Em 2000, também se dizia que Peter Schmeichel, então a caminho dos 40 anos, não teria motivação para jogar na baliza do Sporting depois de ter ganho tudo no Manchester United. Mas ele foi decisivo para que o Sporting fosse campeão ao fim de 18 anos de jejum. Curiosamente, depois de Schmeichel, Eriksson - que em Portugal só sabe ganhar - é o primeiro nome de expressão mundial a ser anunciado para o Sporting.

19 comentários:

Francis C. Afonso disse...

É tal a baralhação que o próprio Eriksson diz que não sabe de nada. Mas enfim, o sr. Cristóvão não conseguindo mais nada, pelo menos deu-nos a alegria de durante umas horas ter feito acreditar os benfiquistas que o seu treinador-ícone era capaz de trabalhar para o rival. deve ter aprendido a fazer disto na PJ. Numa coisa estamos de acordo, era uma ideia ousada. Em particular na indemnização que lhe íamos pagar ainda antes do Natal. Pena que este blog se tenha transformado num panfleto de campanha. Saudações leoninas.

JAVF SCP sempre disse...

Caro LDE
Informe-se com o empresário do Eriksson, antes de fazer a figura ridicula de publicar este post ; se alguem ainda tinha duvidas , aqui está o novo Vale Azevedo e seus acólitos.
Tenha vergonha e retrate-se se Segunda ou Terça não mostrarem o acordo com este treinador ganhador em 1900 e troca o passo.

RG disse...

Efeito Eriksson? Mas já disseram ao homem que ele vai treinar o SCP? É q pelos vistos nem ele, nem o empresário sabem

Sérgio disse...

Eriksson não baralha bem pelo contrário JEB Forever :)

hjssp disse...

Agora já não interessa falar do défice? Porquê? Porque o Eriksson em três meses ganharia mais que o Bettencourt alegadamente ganharia num ano inteiro? É isso que me assusta no Eriksson. É um excelente treinador, mas o salário dele... Jasus! Além de que não é o nome que ganha jogos. A vinda do Eriksson não é garantia de sucesso.
Ainda em relação ao Bukovac, tirem-me uma dúvida, quem souber: ele agora não é empresário? Não era ele o empresário do Balakov quando este foi para o Estugarda em 1995?

Sociedade Leonina disse...

LdE,

Já foi desmentido pelo empresário...

40 postas pescada disse...

caro LdaE,
vce já confirmou que o sueco está metido neste assunto? é porque segundo o Record (tornado um jornal maldito para os PPC's) "está tudo tratado mas ninguem falou com ele"!!!

Joao Faria disse...

Já não há paciência para tanta demagogia.
Como aqui é referido Paulo Cristovão já conseguiu o que queria, Aparecer nas capas de alguns jornais, e ser falado.
Por isso dia 5 vota JEB, para que este consiga o que quer, Um Sporting melhor.

Francisco Fernandes disse...

Com o anúncio deste aposentado em full time,com o desconhecimento do agente do papa rescisões,só me vem à lembrança o Bigodes!!!Vá de retro!...Contenção e moralização qué delas!...Acompanhados ainda por cima desse craque,leão de
nascença de seu nome,Dusan ?1?...Ná
assim nem os dez anos duramos!!!Mil vezes o J.E.B.!!!!

fabio disse...

A todos os que preferem o treinador básico Paulo Bento, gostava de relembrar uns tantos factos inerentes à equipa de futebol:

1) A equipa do SCP marcou ZERO golos em lances de pontapé de canto, durante mais de 100 jogos.

2)A equipa nunca soube gerir o paradigma das grandes penalidades, perdendo inclusive várias competições nos penaltis. Chegou a ser ridiculo, perfeitamente absurdo.
O melhor marcador estrangeiro de sempre da história do SCP não marca penaltis, ninguem sabe porque.

3) A equipa nunca marcou qualquer golo, em partidas oficiais, em lances estudados(não existem).

4) Os lancamentos de linha lateral são absolutamente ridiculos, e pior ainda, constantemente repetidos, e conhecidos pelos adversários.
A metodologia é "não há fora de jogo", então, atira-se a bola o mais para a frente possível, para apanhar o adversario em "contrapé". Hilariante.
É como no apito inicial do jogo, a bola vai para trás e alguém atira um balão para a frente.
O resultado final é sempre o mesmo: a perda da posse de bola.

5) A equipa joga com jogadores fora da sua posição, chegando a ser angustiante assistir a jogos com o Moutinho a "interior esquerdo", essa grande posição utilizada por todas as grandes potencias do futebol mundial.
Outros exemplos, Caneira a defesa esquerdo, Yannick a extremo, Postiga a "10". Ridiculo.

6) As guerrilhas internas que prejudicaram o SCP durante vários meses. O afastamento de Vukcevic, o afastamento do GR sérvio, as birras com Veloso, com Liedson, etc.
Um verdadeiro "guerrilheiro", no verdadeiro sentido da palavra.

7) Um guarda redes com 19 anos, é-lhe dada a titularidade de um clube grande como o SCP.
Resultado, muitas fifias, muitas boas defesas, pouca regularidade, exígivel a um GR. Comando e orientação da defesa, nenhum. Um puto!

8) A persistência em jogadores como Polga, que em 6 temporadas ao serviço do Sporting, tem ZERO golos em partidas oficiais na Liga Portuguesa. Errou em fases cruciais, e não foi afastado ou "protegido" se assim lhe quiserem chamar. Ao invés, foi mantido em campo com o Tonel no banco. Resultado, para além dos 8 jogos anteriores terem tido lugar 5 golos sofridos devido a culpa sua, os 7-1 em munique.

Há dias li uma entrevista de Mourinho, na qual afirmava que um defesa central que marcasse golos, rendia ao final de uma temporada, cerca de 12 pontos. A quantos acabamos do fcp? Este ano 4, o ano passado 1? E no anterior? 2? Façam as vossas contas.

9) Deixa sair varela a custo zero, e compra Postiga por 2,5M(50% passe), concedendo o Diogo Viana ao fcp(!?!?)
Resultado, o fcp ganha dinheiro, vê-se livre de um problema, e ainda ganha um dos melhores da nossa formação e um jogador promissor a custo ZERO. Anedótico!

10) podia ficar aqui o dia inteiro a escrever, pois a lista NÃO acaba, infelizmente, mas não tenho tempo.

Em suma, muitos equívocos, muitos erros, muitas falhas, de um treinador que é manifestamente um peixe, fora de água. Um mero básico.

Por tudo isto, e por muito mais, Paulo Bento forever!

gavazzo disse...

Erikson é um Treinador experiente, conhece bem a realidade do futebol português, gosta de lançar e de apostar em jovens e dará uma maior expressão e uma maior notoríedade ao Sporting.
Tal como Boby Robson é um Gentleman e é ex Seleccionador de Inglaterra.

Mas a grande mudança será ao nível do Presidente, que passará a acompanhar de perto o futebol e o grupo de trabalho, construíndo uma base sólida, unida e solidária para atacar o Título nacional.

A situação aberrante de um Presidente que delega tudo na SAD e na "Administração" e que trata os jogadores como "empregadas domésticas" não trouxe (quase)
nada de bom e só contribuiu para o cresecente e preocupante número de casos, de problemas e de desunião no grupo.

Paulo Cristóvão será um amigo e um líder dos jogadores. Terá com eles uma relação de respeito, mas de amizade. Sem aqule distânciamento constrangedor, nem aquele classismo confrangedor.

Será o Líder e defenderá o Grupo de Trabalho até ao limite. E será exigente, rigoroso e muito ambicioso.

Mudar é preciso. Renovar é necessário. Ganhar é obrigatório!

O Sporting e os Sportinguistas merecem-no.

Nuno disse...

Acabo de ler no Record que o agente de Eriksson não sabe de nenhum contacto por parte de ninguém ligado ao Sporting e que a haver interesse ele seria forçosamente o primeiro a saber...e mais...segundo ele, o Eriksson está interessado em voltar a treinar em Inglaterra.

Mas claro, o Record, segundo o LdaE, faz parte da "campanha montada pelos lacaios da actual SAD contra o fresquíssimo e hiper-sério PPC".

É só rir...

Froes disse...

Espera espera. Dusan Bukovac foi uma "cartada forte"? Faz uma poll aí ao lado a perguntar quem é que já tinha ouvido falar ou se lembrava do Bukovac até ao dia de ontem. Ou o que é que ele anda a fazer hoje em dia...Um cartada fortíssima, sem sombra de dúvida

n_sardas disse...

Os "Continuístas" estão muito excitado...
Até o Jornal Record passou a ser uma orgão de informação credivel...

Estejam descansados, no caso da informação dada ontem por Paulo Cristovão, ter sido uma mentira, EU e acredito que a maioria daqueles que querem um Sporting melhor, saberam tirar as suas devidas ilações...

Só espero é que no caso de a informação confirmar-se, os "Continuístas" tb saibam tirar as suas, e questionem a "quem" anda o Jornal Record a fazer autenticos fretes...
OK... talvez esteja a pedir muito, a quem ainda defende 13 anos, com muita mentira pelo meio...
O mais certo é continuarem a questionar um treinador, que tem só em termos de Europa, um curriculo superior ao do nosso clube... o eterno 2º é melhor...

A unica coisa que posso garantir é que o "Continuísta" nunca levará os meus 7 votos!!!

n_sardas disse...

Relativamente ao Post... muito bem recordado o exemplo de Schmeichel... tb só acreditei quando o vi com a camisola do Sporting. Uma excelente cartada de Paulo Abreu na altura!
Chegou, viu e venceu...

Ja agora 1 notas relativas ao desmentido do compromisso de Eriksson/PPC pelo Record. Todos os sites informativos ingleses que dão a informação do desmentido, usam como fonte o Record.
Por isso, o unico orgão informativo mundial que conseguiu falar com o sr Athole Still foi o Jornal Record... algo fantastico diga-se de passagem

40 postas pescada disse...

nota-se pelos comentários que o balão esvaziou mas pelo menos conseguiu o pleno de primeira página dos desportivos ao sábado!

é com este tipo de gente que vamos lá?

ps:
caro LdaE, Peter Schmeichel foi importante no titulo de 2000 mas vce esqueceu-se duma coisa; isso mesmo, do treinador dessa equipa! é preciso lembrar?

luis ferreira disse...

O Bukovac não é bulgaro e sim ex-jugoslavo (na altura em que veio para o Sporting existia a Juguslávia).Em servo-croata o seu nome soa a Bukôvatz. Veio na mesma época que Vânio Kostov (este sim bulgaro)e ficaram célebres por terem sido os dois primeiros futebolístas que casaram ficticiamente com portuguesas para poderem não contar como estrangeiros (na altura havia limite ao nº de estrangeiros nas equipas).

LEÃO DA ESTRELA disse...

Luís Ferreira - Obrigado pela sua informação.

SL

JORGE disse...

duas notas ao comentário do sr. fábio:

1. "7) Um guarda redes com 19 anos, é-lhe dada a titularidade de um clube grande como o SCP.
Resultado, muitas fifias, muitas boas defesas, pouca regularidade, exígivel a um GR. Comando e orientação da defesa, nenhum. Um puto!"
- pergunto, que idade tinha o iker casillas quando começou a ser titular no Real Madrid?

2. 9) Deixa sair varela a custo zero, e compra Postiga por 2,5M(50% passe), concedendo o Diogo Viana ao fcp(!?!?)
Resultado, o fcp ganha dinheiro, vê-se livre de um problema, e ainda ganha um dos melhores da nossa formação e um jogador promissor a custo ZERO. Anedótico!" - até concordo que não será o melhor negócio. mas SCP continua a deter 50% do passe do diogo viana.

Silva Sampaio

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...