quarta-feira, 20 de maio de 2009

O LEÃO DA ESTRELA e as eleições no SCP

O LEÃO DA ESTRELA recebe inúmeros comentários denegrindo a imagem pessoal e profissional não só do candidato Paulo Cristóvão, como do candidato José Eduardo Bettencourt. Doravante, todos os comentários nesse sentido, ou seja, que não discutam o que está em causa (as ideias dos candidatos para o Sporting) e que contenham referências sobre a vida pessoal dos candidatos seguem directamente para o caixote do lixo.
Outros, alertam para o facto de o LEÃO DA ESTRELA não veicular ideias de José Eduardo Bettencourt para a gestão do Sporting. Confesso que ainda não sei quais são, a não ser que pretende implantar em Alvalade um modelo inspirado no FC Porto (que é um bom exemplo de gestão desportiva). De resto, o que se vê é o enorme andor do costume a empurrar um candidato que há poucos dias não tinha condições para ser, que agora - com a boca a fugir para a verdade ou recorrendo a uma ironia de mau gosto - diz que enganou toda a gente e revela-nos que a família lhe disse que estava “maluco” por trocar o seu bom emprego num banco pelo trabalho a tempo inteiro no Sporting.
De resto, a chamada lista do “continuismo” (que vai carregar sempre o pecado original da continuidade e do modo torto como nasceu, independentemente das qualidades pessoais do candidato à presidência) prima justamente pela falta de ideias novas e apenas discute pessoas (para além, é claro, do ordenado do futuro presidente e da necessidade de um presidente a tempo inteiro - curiosamente uma lacuna leonina desde sempre sublinhada pelo LEÃO DA ESTRELA).
A verdade é esta. E o exemplo foi dado pelo próprio José Eduardo Bettencourt, ao colocar como uma das principais condições a continuidade do treinador Paulo Bento, que considera ser capaz de levar o Sporting ao título “com mais uns treinos”... Ora, isso não é uma ideia. Isto é a fulanização do Sporting (a acrescentar ao facto de a candidatura de Bettencourt ter partido não da sua vontade própria, mas das garantias dadas por um banco que é credor do clube...), o que não prenuncia um bom caminho. Havendo ideias novas (e compreende-se que Bettencourt esteja mais preocupado em formar as listas), e não lugares comuns, elas serão, naturalmente, veiculadas e analisadas.
O LEÃO DA ESTRELA recebe também inúmeros comentários e e-mails de sportinguistas exigindo que este blog revele qual o candidato que apoia. Não é importante, mas fiquem sossegados, que, na altura certa, e depois de conhecidos todos os candidatos, espero tomar uma posição, fundamentando a escolha. De qualquer modo, é bom lembrar que o LEÃO DA ESTRELA não é obrigado a isso. Este blog é de um simples adepto, que não tem nada a ver com nenhuma das candidaturas, que sente amor ao Sporting desde que se conhece, que não tem culpa de fazer o blog mais lido do universo sportinguista – cuja declaração de princípios, aliás, já publicou. Ora, se é o blog mais lido – com uma média superior a mil visitas diárias, numa subida de audiência gradual desde a temporada 2006-2007 – é porque as suas opiniões livres e as suas escolhas editoriais agradam a um número cada vez maior de sportinguistas e a muitos adeptos do futebol.
Enquanto for possível – e não faltam blogs do Sporting que, por este ou aquele motivo, encerraram – o LEÃO DA ESTRELA, que tem coração e não é acéfalo, continuará a fazer o seu trabalho próprio, defendendo o Sporting Clube de Portugal e estando acima dos conflitos entre as partes. De resto, o mundo não corre o mínimo risco de acabar no dia 5 de Junho, ao contrário do que muitos pensam. E isto é apenas o clube desportivo de que gostamos. A vida é muito mais do que um clube desportivo, por muito grande e por muito antigo que ele seja. E o candidato que vencer as eleições, no próximo dia 5 de Junho, será, certamente, o presidente de todos os sportinguistas, incluindo, do autor do LEÃO DA ESTRELA. Disso não tenham dúvidas.
Por uma razão: ao fim de muitos anos, os sportinguistas podem, finalmente, escolher dois caminhos alternativos para o clube. E os dois candidatos já no terreno oferecem condições para um bom debate sobre o Sporting e dão mostras de que são a garantia de que o clube terá futuro.

11 comentários:

Mário Rui Oliveira disse...

Acho muito bem que não aceites ataques pessoais, nem insuanuações sem fundamento.

Acho que devemos argumentar sobre ideias e também sobre afirmações.

De resto como te disse ontem, o blog é pessoal, e a linha editorial, opções de posts e tudo o mais são uma decisão tua.

Só aqui vem quem quer, quem não está agradado, não tem de vir !

Não tenho grandes dúvidas da tua inclinação eleitoral ( embora admita que possa estar enganado ).

Acima de tudo, o importante é que acredito que a partir do 5 de Junho, vamos ter um novo caminho, uma nova linha de orienteação, um novo paradigma de gestão do clube em todas as suas vertentes, seja ele JEB ou PPC. Acima de tudo o mais importante é que esta opção eleitoral em que há 2 candidatos, permita que o que ganhe seja legitimado e que todos nos centremos no apoio ao Sporting. Não podemos ter 4 anos mais de guerrilha, como ainda ontem e muito bem disse o PPC na TVI24.

O eleito será o presidente do Sporting, e dia 27 de Julho estaremos todos a apoiar o clube no pré eliminatória da LC !

Depois daqui por 3 anos e meio podemos começar a fazer contas a posicionarmos, a avaliar o trabalho feito !

Morcego disse...

E por falar em blogs, liberdade de opinião e que mais. O que é feito dos centuriões?

Mário Fernandes disse...

Muito bem.

Anónimo disse...

A História do Sporting é, em si mesma, uma História de CONTINUIDADE. A não ser assim como se compreende uma VIDA de mais de um século?

Portanto, o argumento do "continuismo" (mais uma das muitas bacoradas de Rui Santos) é um argumento sem qualquer base crítica, que acaba por demonstrar quanto o caminho do ataque ao Sporting se tornou uma moda. Tal como foi moda, durante toda a época, criticar Paulo Bento - e neste particular Rui Santos teve quase sempre acompanhado pelo senhor editor do LdE.

Anónimo disse...

A História do Sporting é, em si mesma, uma História de CONTINUIDADE. A não ser assim como se compreende uma VIDA de mais de um século? ....

faltou assinar:
40 postas pescada

scp1965 disse...

Pois mas caro LDE , apoiar nomes como Dias da Cunha e isabel mira que diziam e dizem que com o processo de reestruturação financeira o clube acaba, isso é que é acreditar no futuro como acaba o blogue ? e a academia passa a valer 510 milhoes de euros com o Aeroporto ; mas como ? é para vender ? gostava que me explicasse também se falar que quer Paulo bento é fulanizar ou ter ideias ? e já agora os candidatos não podem falar de nomes nem de futebol como antigamente ? mas não é este PPC que quer devolver o clube aos sócios ? e os sócios não gostam de saber que equipa de futebol vamos ter e que treinador ? o que interessa é só bla, bla e devemos 300 milhoes e o Rui santos é que é bom porque diz baboseiras contra o nosso SCP ; Deus nos livre destes senhores a governarem-nos ; Nnca teremos uma cópia de valde de Azevedo no nosso Clube.

jms disse...

Respeito o trabalho e o tempo que uma entrada como esta custaram. Mas talvez não fosse necessário bater com a mão no peito para dizer aquilo que já devia ser prática e como tal assimilado: não servir de veículo para ataques pessoais e de caracter.

Depois demora muito tempo para falar dos dois candidatos. É evidente, e não devemos deixar de o explicitar, que formalmente qualquer candidatura aceite e subjugada às leis e regulamentos do país e do Sporting têm a mesma importância.

De facto, e não esquecendo a forma, quem se interessa pelo assunto e é parte interessada como sócio (e até como adepto, ainda que não podendo ser eleitor) interessa-lhe é avaliar quem, como e para quê se apresenta ao escrutínio.

Ao pôr os dois candidatos a par, quando um é um desconhecido a vários níveis, o LdE já está a manifestar por quem puxa, qual é o seu candidato. A conclusão tira-se desta entrada, mas a confirmação é sublinhada a cada entrada anterior directa ou indirectamente relacionadas com o tema.

É que para que se possam estudar alternativas de gestão, de filosofia, de políticas é preciso saber quem as defende, é preciso acreditar e ter fundamento para acreditar.

Se está tão isento, ainda que possa vir a revelar opções e ser parte neste assunto, o LdE prestaria um bom serviço, se nos informasse, se souber, ou se questionasse, se como eu não conhecer quem é, de onde vem e o que podemos esperar de um candidato como Paulo Cristóvão. Eu não conhecia, não conheço e acho lastimáveis os métodos vagamente truculentos e ameaçadores que ele utiliza.

Não é de um desconhecido que diz saber "como se vai ao escritório das pessoas" que o Sporting precisa. Nem pensar!

Soylent Green disse...

Espero uma evolução na continuidade como dizia o prof Marcello Caetano.
Se o esforço. a dedicação e a devoção forem as linhas de rumo do projecto para alcançar a glória, parece-me bem e não vejo nisso nenhuma imitação do FCP uma vez que as palavras fruta, café e chocolate não constam no léxico do candidato.

Mário Rui Oliveira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Orlando Teixeira disse...

Caro LdE

Já tive oportunidade de lhe dizer que admito o filtro (não gosto do termo censura) face a (não)comentários que mais não são do que a reprodução do léxico de asneiras e ofensas que possuem em carteira, coisa que em nada engradece e enobrece um blog.
Porque com isso não pactuo, cessei a criação do meu blog (Lyoncorner), pois os comentários sem ofensas ou palavrões eram tão poucos, e porque não tinha o blog para afirmação pessoal, não valia a pena continuar.
Aplaudo pois a sua decisão, que só peca por tardia, esperando que a leve avante (será que está preparado para ver diminuir a frequência de leitores e de comentadores?).
Por outro lado, espero também que cumpra a sua palavra e que após o dia 5 de Junho, o presidente eleito seja o seu presidente.
Tal como a maioria dos sócios estou farto de ver no dia seguinte à eleição de um novo presidente, pelos sócios (não são eles que devem decidir? Eles decidiram. Ou será que possuem o dom da infalibilidade e do sportinguismo?). É só aceitar de forma pacífica e democrática a decisão dos sócios.
Ou será que, tal como hoje vem reproduzido pela imprensa, também é da ideia afirmada por PPC, que diz que tem sido abordado por sócios anónimos na rua a apoiá-lo, e que esses é que são os verdadeiros sócios? Então os outros são o quê?
Ou seja, antes de ser presidente, já distingue e divide os sócios entre verdadeiros sócios e os outros. E clama ele que os sócios estão divididos e quer a união da massa associativa. Estou esclarecido.
Finalmente, permita-me dizer a Rafael que tal como ele vivo com tristeza quando o Sporting não ganha, desejo sempre que ele vença, mas não perco a racionalidade em nome desse desejo. Isso não é ser conformista caro Rafael. É lutar sem perder a noção das coisas e sem fazer disso um drama.
Drama é não ter emprego. Drama são os nossos problemas familiares, as doenças. Não vencer um jogo ou uma prova não são, nem podem ser uma drama.
As gaivotas e os andrades gozam? Deixe-os gozar, são tristes de pensamento e revelam pouco respeito por si. Cabe-lhe a si eliminá-los do circulo dos amigos ou, então, não gozar com eles quando são eles a perder.
Por mim, a emoção nunca vencerá a razão, tal como a paixão nunca vence o amor. A paixão dá forte, mas passa depressa. O amor é para toda a vida.
Conformista? Engano seu meu caro. Não cedo é a conversa barata e a promessas sem nexo, que visam aproveitar a insatisfação e a tristeza dos sócios.
Tão simples quanto isto.

Joaquim disse...

De facto sobre as eleições do nosso GRANDE SPORTING CLUB DE PORTUGAL gostava de fazer um comentário, e em primeiro lugar deixo já aqui bem claro que embora saiba em quem vou votar,aqui vou ser isento, chamando apenas a atençao dos candidatos, (ou melhor de um candidato)para que a campanha eleitoral se faça com elevação, ou melhor ao nivel do nosso CLUBE, e não se ande permanentemente a criticar o outro adversário, porque de facto ambos tiveram muita coragem em avançar para a presidência do nosso SPORTING. Como tal, cada um apresente o que tenciona fazer se for eleito, para, e sempre com grande elevação e sem criticar o outro, porque de facto sem duvidas que só ganha um, e esse será, e só pode ser assim, o presidente de todos nós, ou seja o presidente do nosso grande SPORTING e de TODOS os SPORTINGUISTAS.. VIVA O SPORTING.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...