sexta-feira, 29 de maio de 2009

Um discurso completamente novo no Sporting

Depois de ler esta entrevista de Paulo Pereira Cristóvão ao jornal I, assim como outras em outros órgãos de informação, dei por mim a fazer a seguinte pegunta: há quanto tempo é que um líder sportinguista não falava assim?...
Goste-se ou não - no meu caso gosto muito -, Paulo Pereira Cristóvão é o grande responsável pela elevação da campanha eleitoral do Sporting. Apresentou um projecto, tem ideias e mostra saber como aplicá-las. É praticamente ignorado pela comunicação social desportiva, porque os inimigos do Sporting não querem em Alvalade um presidente assim. Um presidente que defende um Sporting a seguir o seu próprio caminho, em vez de um Sporting atrás do caminho dos outros. E isto, para um sportinguista, deve ser o fundamental.
O discurso mobilizador de Paulo Cristóvão é completamente novo no Sporting. Na forma e no conteúdo. Faz a síntese entre a razão e a emoção. É emotivo e racional ao mesmo tempo. E a forma como Cristóvão enquadra o Sporting na sociedade portuguesa - um clube de ricos e de pobres, um clube transversal - é uma constatação simples que a nação sportinguista há muito tempo não ouvia.
De forma surpreendente, a chamada "oposição do Sporting" conseguiu encontrar um líder que merece a atenção e o respeito de todos os sportinguistas. Leia a entrevista e deixe o seu comentário. FOTO: Hélder Olino ("Público Online")

30 comentários:

RG disse...

Mt bom....

O Jorge Gonçalves tb falava assim. Então mas o treinador n era para apresentar ontem? E dps n passou para hj? Agora é amanhã ou segunda? Vê lá é se ele n se perde e dps n o podes apresentar

Pedro disse...

Nao sou socio pois como estudante faz-me alguma falta o dinheiro das quotas, mas sou um grande sportinguista. Como tal, e como não tenho direito a voto, só espero que os socios escolham PPC. Pode ser um grande golpe de teatro, pode parecer tudo demasiado "bonito", mas a mim convenceu-me logo com a ideia que o 2º lugar no Sporting nao é merecedor de prémio. Tudo o resto (pavilhão, maior importância aos sócios, até a questão do fosso que parece menor mas com a qual concordo plenamente) são pontos que, se cumpridos, podem trazer o Sporting que eu sei (não vi) áquilo que já foi: um clube eclético, dominador nas modalidades amadoras e com uma equipa de futebol profissional capaz de ficar á frente do Porto e não apenas do Benfica.

Anónimo disse...

"Paulo Pereira Cristóvão é o grande responsável pela elevação da campanha eleitoral do Sporting"


bela piada....

Pedro Leão disse...

Espero que o PPC ganhe... Sou sócio e vou votar nele, em consciência e com a convicção de este Sr será a pessoa mais indicada para liderar os destinos do melhor clube do MUNDO!
Força SPORTING... SEMPRE CONTIGO!
ONDE ESTIVERES EU VOU LÁ ESTAR SÓ PRA TE VER GANHAR!

Anónimo disse...

Se o Avô do Coveiro-Roquete viesse hoje ver o seu Sporting morria de choque com o que esta familia tem feito a comando do seu Neto.
VERGONHA.Dividas, Perda de Património.

RFM disse...

A Democracia Leonina.

Direito a votos de Sócios efectivos

N°sócio N° de votos
1.0 até 19.0 25-votos
20.0 '' 132.0 22- ''
133.0 '' 742.0 19- ''
743.0 '' 2228.0 16- ''
2229.0 '' 4674.0 13- ''
4675.0 '' 9697.0 10- ''
9698.0 '' 20.613.0 7- ''
20614.0 '' 41.857.0 4- ''
41.857.O ''93.304.o 1- ''

Isto para um total disponivel em condições de poder votar de 25-Mil.
É esta a democracia do SPORTING C. PORTUGAL .

REPAREM bem...25-Mil.

Anónimo disse...

Não existe uma lista candidata que consiga fazer pior do que esta Dinastia tem feito.
Pior..?!
Tem sido uma derrocada em tudo,Perda de sócios, Dividas e Património.
Eu pago honestamente as minhas cotas em Janeiro de cada ano e este ano ainda nem recebi a confirmação do pagamento (Fiz por cheque como sempre)estamos em Maio.

JR 007 disse...

MÁRIO RUI OLIVEIRA (não me esqueci):
Já que é tão bom nas contas e na defesa desta gestão roquettista, e agora que não tem a Centúria Leonina para escrever (viva a democracia!!!), faça-me o seguinte exercício: nos últimos 5 anos, quanto é que o FC Porto realizou em euros na venda de jogadores. E quanto é que o Sporting, que tem a melhor escola de jogadores do mundo, quanto é que facturou?
Onde estava Bettencourt nos últinos 5 anos? Disse alguma coisa???

Estas contas é que têm de ser feitas. Estas contas é que demonstram quem sabe gerir ou não um clube de futebol.

Obrigado!

Anónimo disse...

ha algo que me faz coçar... este discurso é igual ao de jorge gonçalves - os burgueses contra o povo e o povo contra os burgueses,dps eram as estrelas famosas q viriam pa ca, o celebre caso do F.R., a uniao dos sportinguistas e etc. o ppc diz q vem um grande treinador e bla bla bla, so espero q este assine. embora deixando de ser tao corrosivo, o projecto do ppc tem mts pontos fortes e os quais sao completamente viaveis. algo que sugiro seria doar os seus contactos,caso perca,ao jeb.porque nao? e vice-versa. ganhe quem ganhar penso que nada será como dantes. nao vejo o ppc nem o jeb como satanas nem inimigos do sporting. por isso porque nao um mix dos dois projectos?? assim teriamos um grande SPORTING.

Leão do Sul disse...

Paulo Pereira Cristóvão tem todo o direito de apresentar o seu treinador. Isso só demonstra que fez o trabalho de casa e está preparado para ser presidente.
De resto, o primeiro candidato a "apresentar" o treinador foi, é bom recordar, José eduardo Bettencourt!!!

nefm disse...

Caro responsável pelo blog
Você tem razão.
Este discurso é novo.

Ainda não tinha ouvido alguém a pretender o "regresso" aos tempos em que "o Sporting jogava para o quarto lugar nas últimas jornadas".

Ainda bem que você gosta destas novidades.
Eu não!

Anónimo disse...

RG, estou consigo PB e JEB Forever!
Forever à mediocridade, primeiro, a mediocridade intectual (maçada de sócios e de passivo) e depois ao que o Sporting foi votado nos ultimos 13 anos, onde apanhou duas migalhas do FCP.

Thaypan disse...

"Paulo Pereira Cristóvão é o grande responsável pela elevação da campanha eleitoral do Sporting"...
Isto é para fazer rir???
A principio, ainda me enganou, mas quando puxou os galões de sargento da Pê Jota, e começou com o insulto gratuito e classicista, estragou tudo.Não tem elevação nem estatuto para ser presidente do Sporting Clube de Portugal. Se fosse o da Covilhã, talvez.Esta atitude intimidatória, e acusatória,(resquícios de situações anteriores) não enganam ninguém.
Será que o autor desta prosa já tem um assento lá no jornal do clube....esta campanha, aqui no site, cheira a esturro. Por muito que tentem nós também pensamos, ouvimos, observamos, e depois decidimos.Pela nossa cabeça.Em consciência.Não precisamos que nos intoxiquem com ideias pré concebidas.
Cuidado, não se queimem na fogueira das bajulações.É triste vêr alguém de cócoras, quando pensava-nos que havia alguma elevação na feitura deste site. É pena.
Sportinguistas. CUIDADO:

Anónimo disse...

grande elegância .... a proposito da agressão do Dias Ferreira o comentário dos punhos de renda e de que a outra candidatura teria ficado contente....revelam uma personalidade desprezível! Graças a Deus JEB vai ganhar! Aventureiros e paraquedistas tipo Vale e Azevedo e jorge gonçalves nem pensar!


socio 23.170

Anónimo disse...

Um discurso mobilizador também eu sou capaz de fazer! Falta depois é saber quais serão os resultados.

Do BLÁ,BLÁ...estamos nós todos cheios!

Discursos mobilizadores, meus Senhores! Isso é próprio de políticos. Com discursos e mais discursos, lá se foi transformando a pouco e pouco o nosso Sporting numa espécie de partido político, onde os interesses de cada um ou de cada grupo, foram postos acima dos interesses do Clube.Que se FO...todos mais os discursos.Quem não vai votar no dia 5...sou eu! Estou farto desta merda! Não acredito que aquele que será escolhido seja capaz de resolver os problemas do Sporting, que são, fazê-lo voltar às vitórias de maneira regular e eliminar o passivo.Que se deixem de tretas! Podem prometer o que quiserem(tanto um como o outro), que a falta de receitas será sempre um travão para poderem andar para a frente, porque aquelas que forem conseguidas não chegarão para pagar os juros do passivo.Por isso vos digo para se deixarem de fazer promessas e começarem por dizer a verdade já, confessando que serão impotentes para lançar a equipa de futebol, com o orçamento de 30 ou 40 milhões de euros e reconhecer que não haverá nenhum treinador no mundo capaz de ganhar campeonatos com uma equipa de alguns bons jogadores reforçada com ex-juniores.Digam a verdade e deixem de mentir, porque senão também serão cúmplices na derrocada final.
Alguns do que vêm para aqui e outros "sitios" comentar que o Sporting tem que voltar aos tempos antigos, não sabem o que dizem ou ainda não compreenderam que o Sporting para ter algumas possibilidades de se recompor, nunca mais poderá ser o Clube fundado por aquele grupo de jovens em 1906. Tudo mudou.Vejam só como são governados os grandes clubes de futebol da Europa.Olhem para quem está à frente do Inter, Milan,Manchester, etc.Esta gente terá que se convencer um dia, que terão que ser sómente adeptos, pagarem os seus bilhetes para ver os jogos e vibrarem com as vitórias, como acontece com os adeptos dos clubes que mencionei.Um dia destes, não sei quando, os sócios tais como eles são hoje, irão desaparecer.

Preparem-se para isso.Só assim os clubes terão possibilidades de continuar a existir.

Anónimo disse...

Para ser sincero, a primeira vez que vi este PPC disse que era mais um a querer protagonismo e apenas mais um.

Agora, chego a conclusão de que é o unico candidato que tem ideias concretas e claras. Apesar de nao concordar com todas as ideias dele, como a do fosso de alvalade, identifico me com o projecto dele.
Sobertudo quando diz que quer um treinador experiente para o Sporting (que é o que faz mais falta em Alvalade, porque com o PB não passamos do 2º lugar e somos humilhados na Europa, a levar aos 5 e aos 7, onde só ganhamos aos basileias, bolton's etc!!).

O sporting percisa de alguem competente e não de alguem que diga Paulo Bento PARA SEMPRE!!

Eu e muitos estamos fartos do futebol miseravel que o Sporting pratica. Até no tempo do fernando santos onde tinhamos um plantel 100 vezes pior, onde o nosso extremo mais rapido era o Pedro Barbosa, jogavamos um futebol mais aptecivel e tinhamos mais gente no estádio!!

Com o bettencoutr vai ser mais do mesmo.

Por isso dia 5 estarei a votar PPC!

Leão do Nordeste disse...

Com algum desprezo à mistura, e com ajuda de alguma imprensa, a candidatura da “continuidade” continua a referir-se à lista do Dr. Paulo Cristóvão como uma “minoria.”

Eu direi que não será bem assim.

Na minha convicção, a essa dita “minoria” pertencerão todos aqueles, que desde os tempos do Dr. José Roquette, têm participado nas sucessivas Assembleias-gerais do SCP, durante anos e anos, contribuído para a situação em que o Clube se encontra nos dias de hoje, num Clube com uma dívida colossal, com poucos Sócios e cada vez com menos adeptos.

Em cada ano que passa, é notório que o Sporting Clube de Portugal, em passo de corrida, se encaminha para a transformação num Sporting só de Lisboa.


E nós Sportinguistas comuns de todo o mundo, penso que não é isto que queremos para o porvir.

Portanto, urge mudar o estado desta situação.

Apelo ao voto dos Sócios em massa.

Nós é que somos o SCP.

Mostremos esta força.

E assim, pode ser, que haja surpresa no dia 5 para esses Srs. que se julgam favoritos, em que o candidato Dr. José Bettencourt dispensou o confronto de ideias através do debate público com o candidato opositor o Dr. Paulo Cristóvão.

Assim sendo, julgo que esta atitude terá acontecido por excesso de confiança, iludindo-se este ilustre Sr. com a tal história da “minoria de bloqueio”.

Se assim for, pode ser que se engane.

Isto porque, na minha perspectiva, se a “maioria”, que é representada por todos aqueles sócios que se separaram da vida do SCP há já alguns anos, decidir votar, então não terei dúvidas em atestar que a lista de Paulo Cristóvão vencerá.


E para que tal desiderato aconteça, é necessário essencialmente acreditar-se nesta possibilidade, espacialmente os mais jovens e também os menos jovens, claro está (nunca é tarde para se acreditar e mudar convicções).

Apelo ao voto de todos os Sócios do SCP.


Actualizem-se as quotas e no dia 5 de Junho, cumpra-se o dever de votar em consciência para um futuro melhor do nosso SCP, de modo, que todos os nossos descendentes um dia se possam orgulhar.


Viva o SCP!



Leão do Nordeste

JR 007 disse...

Jorge Gonçalves ficou credor do Sporting. Tem sido apoiante de Soares Franco. E apoia Bettencourt! Se é aventureiro, escolheu bem!!!

Sérgio disse...

Acho que devemos respeitar a opinião do responsável do Blog acerca do PPC.

Podemos é não concordar com ela como é o meu caso.

Acho que de elevação o PPC não tem nada.

Ideias muito populistas é tudo muito bonito mas depois vêm-se no poleiro e nada fazem.

A minha aposta pessoal vai para a dupla B&B.

Para mim ganhar não é tudo, mais importante são os princípios com os quais eu me identifico relativamente ao Bettencour e o P. Bento, senão de certeza que não seria adepto do SCP.

Saudações Leonias

n_sardas disse...

Há pessoas nem sabem do que falam...
Quem esteve na penultima AG no Atlantico, a primeira que chumbou a passagem dos activos para a SAD, viu lá o Bigodes a ser tratado que nem um Senhor por este Poder que esta instalado no Sporting.
Alem disso, ainda no dia 9/1/2009, após renuncia do FSF, tivemos estas palavras do Bigodes, sobre o perfil do futuro Presidente: “Alguém que tenha coragem para continuar o que o Filipe estava a fazer e que esteja sujeito a ser julgado todas as semanas”. O antigo dirigente gostava que Soares Franco reconsiderasse a decisão anunciada e confessa que recebeu a notícia com estranheza. Jorge Gonçalves acha que Soares Franco perdeu a coragem depois das críticas dirigidas ao seu projecto.
http://www.rr.pt/BolaBrancaDetalhe.aspx?AreaId=12&SubAreaId=73&ContentId=272830

Temos de dizer com toda a franqueza, que é natural a admiração do Bigodes por esta gente que esta no Poder no Sporting... estão perto de conseguir aquilo que ele esteve quase a conseguir: acabar com o Sporting...

Podem continuar a invocar o nome do Bigodes... mas ja todos sabemos quem ele apoia...

Sporting Sempre disse...

Paulo Pereira Cristóvão é, infelizmente, o pior que a lista tem. Porque há grandes sportinguistas na lista de PPC. E jovens que no futuro poderão fazer algo pelo nosso clube. Já PPC é o responsável pela descida de nível da campanha e por um discurso (que curiosamente encanta o Leão da Estrela) que não é mais do que aquilo que todos os sócios do Sporting querem ouvir.

- Não podemos ficar em segundo lugar
- Vamos ter um pavilhão à borla
- Os jogadores vão trabalhar das 09.00 às 17

Etc... Lembro ao PPC que houve um tempo em que ficavamos sempre em terceiro e quarto. E que o pavilhão é mais pura das mentiras e a mais nojenta porque a que mais engana os sócios. A dos jogadores nem merece comentários.

Tudo de uma demagogia atroz e que poderá levar o Sporting ao caos em pouco tempo.
É preciso perceber que hoje, para o Sporting continuar aberto, é preciso preencher uma série de requesitos. O BCP (o nosso maior credor) e o BES têm de acreditar em que está à frente do clube e as direcções têm de ter poder de lobby suficiente para aguentar a tesouraria.
Aliás, PPC sabe isso e sabe o quão perigoso seria ganhar. Porque o Sporting estaria sem pagar salários muito rapidamente.
Mas neste ambiente maldizente e de uma ignorância atroz lá vamos acreditando em tudo o que nos querem impingir. É normal. É em tempos de grandes crises que o populismo exacerbado ganha votos. Tenho pena que a oposição tenha escolhido PPC. Com um candidato sério podia haver mesmo a mudança.

Anónimo disse...

"... porque com o PB não passamos do 2º lugar e somos humilhados na Europa, a levar aos 5 e aos 7, onde só ganhamos aos basileias, bolton's etc!!)"


Mas será que bastará ao Sporting ter um treinador experiente, para evitar derrotas de 5 ou 7 golos?

Então uma equipa faz-se só com um treinador experiente ou também com uma grande equipa, que terá de ter sempre grandes jogadores e não apenas alguns bons?

E onde é que qualquer um dos 2 candidatos tem dinheiro para construir uma equipa? Que eu saiba nenhum deles é multi-milionário...

Hé gente que ainda não compreendeu a situação do Clube ou então deixa-se levar por conversas da treta.

Estou mesmo a ver, que muitos dos que apoiam hoje um dos candidatos, se o seu preferido for o presidente, serão os primeiros a "derretê-lo" logo que as coisas comecem a correr mal.

RG disse...

O facto do Bigodes apoiar quem quer q seja é irrelevante, pq tb posso dizer aqui que o Sr Filipe Vieira cm sócio do SCP apoia PPC....vai dar ao msm.

O discurso deste sr PPC é que soa igual ao de Jorge Gonçalves...o tal presidente que deixou o SCP sem dinheiro sequer para pagar a luz e água.

O Bigodes foi bem tratado pelos actuais dirigentes? No SCP até ao aparecimento deste sr PPC, as pessoas smp foram bem tratadas pelos dirigentes em exercicio...não me recordo de ouvir ou ler declarações a insultar quem quer que fosse ou a insinuar o quer q fosse.

Sim caro Anónimo, com o sr PPC é que vamos ganhar tudo. Até já imagino a primeira tripleta do SCP se ficar a ser dirigido pelo sr PPC, a ser já na proxima época: Champions, Campeonato e Taça....epá deixe-se de sonhar e acorde para a realidade.

Mas cm foi referido pelo colega comentador NEFM, o sr PPC defende é :"o "regresso" aos tempos em que "o Sporting jogava para o quarto lugar nas últimas jornadas"."

PS- Adorei a ideia do PAV no jardim do Campo Grande, pena é a Câmara de Lx ter desmentido que tivesse algum concurso aberto e q viabilizasse essa opção...ups,saltou uma tanga

Sérgio disse...

Não digo que este senhor não engana ninguém !!!!

Estava tão preocupado com as contas do clube com supostamente o Bettencour ganhava e o que iria supostamente ganhar e vai contratar o Sven Goran Eriksson que de certeza será um treinador bem em conta.

Mais um estrangeiro qualquer para chefiar o departamento de futebol do SCP.

"O candidato Paulo Pereira Cristóvão acaba de anunciar o nome de Dusan Bukovac para administrador executivo da área do futebol e Sven Goran Eriksson como sendo o futuro treinador do Sporting, caso a sua lista saia vencedora do próximo acto eleitoral."

Agora acredito que o PPC é o homem ara acabar com o Passivo do SCP ... juntamente com o Clube.

Abaixo o Populismo ... o SCP não é o Benfica.

Faço votos que esta vez o meu post passe ... não gosto de perder o meu temo a escrever para o tecto.

jms disse...

É absurdo, acabou!
Tenho por norma nunca dizer nunca, mas dificilmente gastarei mais tempo neste blog.

É que não gosto que me tomem por lorpa. Alguém dizer que o Sporting (um clube com milhões de adeptos a nível nacional, da emigração, dos PALOP) tem um candidato inovador, com óptimas ideias e fundamentar isso na afirmação de que "o Sporting é um clube de ricos e de pobres", só pode estar a gozar comigo. Qual é a novidade de que o Sporting é um clube de ricos e de pobres, de brancos e negros, de radicais e de moderados, de progressistas e conservadores? Claro que é um clube transveraal da sociedade portuguesa, qual a novidade?

Quem é que precisa de uma lanterna desta para o iluminar?!

Pior só a votação apresentada na sondagem transformada numa espécie de concurso de ideias? PPC à frente de Bettencourt? Francamente. Bom, será mais uma prova de que o Sporting é um clube transversal...

A eventual proposta de Ericsson para treinador é surpreendente. Deve ser para equilibrara inovação com a idade da reforma. Alíás, Ericsson parece que só não está hoje em Lisboa, para participar no anúncio, por estar a tratar da desvinculação da Fed. de Fut. do México. É aliás a mais recente especialidade de Ericsson: tratar de desvinculações e, já que não ganha mais nada, ganhar compensações por despedimento antecipado.

Anónimo disse...

Ainda acreditei que o candidato que releva, sistematicamente, aquilo que ele chama "depuração", fazendo querer que limpou uns quantos para "apurar" a sua lista, quando, na verdade, o que aconteceu foi que uns quantos nomes fortes não o quiseram acompanhar, tivesse um trunfo forte e ambicioso. Afinal tem um nome que já está fora de moda e o Buckovac, essa grande "glória" do Sporting para o negócio de activos? Oh PPC, deu um tiro no pé ainda pior que o que deu Bettencourt quando afastou RA para dar lugar a DF. Que grande desilusão.

Mário Rui Oliveira disse...

Este comentário do PPC diz tudo :"Stojkovic é um excelente guarda-redes e fica no plantel. O Rui Patrício é um jovem, tem qualidade, foi obrigado a assumir muito novo a baliza do Sporting (fez-me lembrar o que se passou com Rui Correia) mas acho que tem de haver alguma experiência na baliza, que não se compadece com genialidades, é um posto específico. A minha racionalidade faz-me pensar que Stojkovic deve ficar."

Portanto ele nem tem treinador mas já está a dizer que o Stojkovic é que vai ser titular ! Porque é experiente ! ( tem 25 anos ... )

Pedro Nogueira disse...

Saiu o pior e mais caro dos treinadores estrangeiros possíveis. Eriksson está em declínio e não tendo nada a perder é mais do género de vir passar férias e depois receber uma grande indemnização enquanto a bronca se instala e os ratos saem do barco. Aqui não ouço Cristovão falar de problemas de tesouraria. E depois os outros é que são irresponsáveis.Votem nele votem...

já os topei disse...

Já sabia que o nervosismo andava a apoquentar os senhores do "está tudo bem, estamos pujantes, dêem-me mais do mesmo".

Agora, com o anúncio do futuro treinador, tremem. Mas estejam tranquilos. Sei de fonte segura que a vossa vitória será de 90-10.

Agora seguem-se anúncios de jogadores contratados pela SAD, mas apresentados por JEB. Aguardemos.

João Faria disse...

SPORTING SEMPRE:

Você MENTE com todos os dentes que tem. Diz que o pavilhão é mentira com base em que? É muito fácil vir mandar bitates para a internet, mas é FEIO mentir descaradamente sobre um assunto que o sr. seguramente desconhece.

Caro Mário Rui Oliveira, prezado companheiro da Centúria,

Seguramente que essa frase de Pereira Cristóvão foi infeliz, mas além da sua intenção ter sido dizer que o processo Stojkovic foi mal gerido pelos responsáveis, há também vários exemplos de frases estapafurdias de José Eduardo Bettencourt:

" Paulo Bento Forever"

"Vou sair-vos caro,mas vai ser tudo direitinho, a pagar impostos e a ajudar o país"

"Nem Mourinho faria melhor que Paulo Bento"

Respeito muito Paulo Bento como pessoa, mas como treinador deixa muito a desejar. Falo não só da falta de títulos, na falta de futebol espectáculo, na falta de critério a escolher o 11, mas também, e principalmente, na falta de EVOLUÇÃO dos jogadores.

O que evoluiu Moutinho desde que chegou a equipa principal? Remata melhor? Passa melhor? Corre mais? Finta melhor?

E Veloso? E Yannick? e Pereirinha?

Precisamos de um treinador a sério, já formado, não um aspirante a treinador.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...