sexta-feira, 8 de maio de 2009

A popularidade dos candidatos

No papel ou na Internet, a comunicação social, consciente ou já inconscientemente, vai fazendo as suas escolhas, à vista de todos. Chamam-lhes "critérios editoriais". Nesta quinta-feira, Pedro Souto apresentou "as linhas estratégicas da sua candidatura" à presidência do Sporting (candidatura que já era conhecida). Para além dos elogios nada surpreendentes à gestão de Soares Franco, poucas novidades foram reveladas, a não ser que vai falar com Paulo Bento, pedindo-lhe que continue como treinador (certamente o melhor treinador que encontrou para combater o "estigma do segundo lugar"...), e que o presidente do Sporting não será remunerado (uma ideia, aliás, demasiado populista e, claro, contraditória, para quem está habituado a modelos de gestão altamente profissionalizados).
A grande novidade do dia estava na apresentação da candidatura de Paulo Cristóvão (em si mesma uma novidade, por se tratar de uma candidatura que procura relançar um ciclo novo no Sporting), que teve a seu lado Dias da Cunha. Mas, a avaliar pelas primeiras notícias da edição "online" do jornal "Record", não parece haver novidade que perturbe a ordem natural das coisas que o "sistema" que manda no futebol português vai impondo.
A verdade é que, como podem verificar na edição "online" do "Record", temos a imagem de Pedro Souto a ilustrar a notícia. Além disso, é a notícia de Souto que abre a página de notícias do Sporting, ainda que a sua notícia tenha sido editada às 19h54... Já a notícia da apresentação da candidatura de Paulo Cristóvão (editada posteriormente, às 23h15), para além de não ter tido direito a fotografia do candidato, nem sequer chegou a ser manchete da editoria "Sporting". Um notícia muito discreta, dando a ideia de uma candidatura sem força e sem importância no contexto eleitoral do Sporting. Ora, as diferenças de popularidade dos candidatos começam assim... Veremos o que acontecerá na edição em papel, nesta sexta-feira. Uma coisa é certa: é assim que se fazem as coisas, é assim que um certo "sistema" (no caso, obediente ao "regime" de Alvalade) procura gerir os clubes de fora para dentro... Se tiverem dúvidas, comparem os espaços informativos (fotografias, enquadramento, etc...) dados aos vários candidatos à presidência leonina nos jornais desta sexta-feira. Oxalá esteja enganado.

11 comentários:

Gouveia disse...

LdE,

Não, não estás enganado! Infelizmente!

A nossa comunicação social (a desportiva em especial) rege-se por esses critérios editoriais inatacáveis!

Mas o que é mais espantoso é o destaque dado à Candidatura (???) de Pedro Souto em desfavor de Paulo Cristóvão.

Eu explico: Em bom rigor uma candidatura apresenta um programa e listas de candidatos aos órgãos sociais que depois, uma vez eleitos, vão pôr em prática esse mesmo programa que foi sufragado pelos sócios.

Ora, a ÚNICA candidatura que preencheu estes requisitos formais foi até agora a de Paulo Cristóvão, goste-se ou não!

A candidatura de Pedro Souto até agora é uma mistificação: as ideias são meras colagens ao poder vigente e pura e simplesmente não tem nomes confirmados para as listas, e ainda faz os seus apoiantes passarem pela vergonha de andar a piscar o olho a R. Alves, Telles e imagine-se a Paulo Bento: um funcionário do clube!!!

Em suma: um tratado de Populismo vazio transformado pela tal comunicação social como um modelo de grande inovação e o grande candidato da alternativa!!!!

Só acredita quem quiser!

SER SPORTING - O regresso dos sócios ao Sporting!

Arcanjo disse...

http://www.footgoogle.com/sporting/


O Google do SPOOOOORTING...


Boot lá po-lo como homepage...

Estêvão disse...

Não me surpreende minimamente. Apesar de ter de longe a melhor candidatura, Cristóvão enfrenta uma imprensa amordaçada, em boa parte nas mãos da Controlinveste de Joaquim Oliveira. Ora Joaquim Oliveira tem todo o interesse num Sporting domesticado, que se contenta com segundos lugares e com migalhas pelos seus direitos televisivos enquanto se vai esvaindo em sócios, património e assistências aos seus eventos desportivos.

Ora a candidatura de Cristóvão, pelo que já se viu, tem tanto para ser - de longe! - a melhor para o Sporting como para desagradar a Joaquim Oliveira:

- apresenta um candidato determinado e apaixonado pelo Sporting
- apresenta um programa eleitoral bem estruturado, inovador e entusiasmante
- conta com um conjunto de pessoas apostada em servir o clube e os seus sócios e não os accionistas da SAD e um punhado de amigos.

Para Joaquim Oliveira isto são más notícias. Mas para os sócios do Sporting - que são quem interessa - é uma oportunidade única de romper com um ciclo de elitismo, a falta de visão, de transparência e de exigência que conduziram o Sporting à mediocridade actual - não só no futebol como nas (já poucas) restantes modalidades do clube.

Como dizia Pessoa: é a hora!

Samuel Eliseu disse...

Noto Pedro Pinto Souto um pouco nervoso e desconfortavel quando fala...dá ideia que tudo isto é de uma enorme confusão, mas pode ser apenas impressão minha.

A sua apresentação e a sua Candidatura, até prova em contrário, parece-me "muita parra e pouca uva".

Era importante saber mais, no que concerne à área do futebol e nos Sócios (candidatos) que irão Presidir aos restantes Órgãos Sociais, além da concepção de Clube que preconiza.

Agora o que não há dúvida nenhuma é que Pedro Pinto Souto tem tido "muito boa imprensa". Porquê, não sei...Não há nada, até à data, que o justifique.

O local para fazer a apresentação da Candidatura (?) também me parece desadequado. O "Engilsh Bar", que é dos melhores e mais caros restaurantes do País, será, porventura, um local demasiado elitista e muito pouco condizente com um pretenso "Sporting Global"...

João Cunha Dias disse...

Ora...

Espero que a candidatura de Paulo Cristovão cresça.

Eles sabem o que têm pela frente. Sabem a vergonha do futebol Português e sabem que para que o Sporting volte a ganhar campeonatos, terá que lutar contra Pinto da Costa e seus pares.

Arrisca-se a perder para o Benfica, arrisca-se a que os Lampiões também possa ser campeão... sim... e depois? Será que a nossa vitória é ficar em segundo à frente dos Lamps? Claro que não... a nossa vitória é ficar em primeiro.

E lembro-me bem que antes deste CORRUPTO chegar ao Futebol Portugês, lutavamos ombro a ombro com os Galináceos pelos títulos.

Tinhamos menos mas tinhamos em 82, 33% dos títulos conquistados (50 os da luz e só 14,6 os das Antas!)

Hoje quantos temos?

Hoje temos 24% dos campeonatos ganhos, tendo a noção que nos últimos 30 anos ganhamos (SÓ!!!) 4 campeonatos!

Enquanto isso, os senhores que o "nosso" presidente gosta de lamber o cú, passaram de 7 para 23 campeonatos. E nós todos contentes que ficamos à frente dos Lamps.

Passamos de 2º clube a pouca distância do 1º para 3º em títulos mas todos contentes que todos os anos ficamos à frente dos lamps.

E com 20 mil e poucos sócios, e com um futuro que provavelmente terá cada vez menos, e não terá modalidades.

O que eles querem é uma grande negociata. Eles querem uma SAD sem sócios que possam depois vender. E o clube que se foda. O NOSSO clube que se foda.

Os sportinguistas têm que reagir. Não só pelo clube, mas pelo desporto e pela sociedade Portuguêsa.

Abraços,

João

Anónimo disse...

Tudo o que o Sporting precisa, curiosamente, é o que Paulo Cristóvão tem para oferecer, ora vejamos:

- Limpeza total nos abutres que estão colados, que nem lapas, no Conselho Directivo, Conselho Leonino, Sad, etc., e que levam MILHÕES em ordenados. Muita coisa, para quem se limita a assistir aos jogos(quando, claro, tem disponibilidade). Os mesmos abutres(e seus príncipes) que delapidaram o Património do SCP, com os projectos imobiliarios megalómanos.

- Um presidente a tempo inteiro, que se dedique inteiramente à causa Sporting. Um presidente sem outras actividades, sem mais 5 tachos. Um presidente que não se limite a assinar papeis. Um presidente que PERCEBA, e ASSUMA o FUTEBOL.

- Um presidente que reúna as pessoas, que cative os sócios, que transmita mistica e paixão, que demonstre esforço e convicções. Uma pessoa com disponibilidade para ir aos núcleos, para trazer as pessoas. Não de fretes, e de pessoas que se "esforçam" para ir falar com os velhinhos dentolas da terrinha. Um presidente activo, disponível.

- Um presidente que se dedique à causa da equipa de Futebol. Que veja videos de jogadores em observação, que seja célere e objectivo, que consiga agir com prontidão. Que una os jogadores em prol da cultura e da história do Clube. Um homem de terreno, não o executivo que está lá para assinar papeis e tem mais que fazer...

Basta de pseudo dinastia que vem arruinando o Clube dos nossos corações!

Rafael disse...

Com licença da mesa;
NOTICIA de última Hora;
Izmailov inapto para a competição.
Vejamos, alguém me sabe apontar um jogador que este (abécola) de suposto-Médico do SPORTING tenha ou consiga recuperar?!
Deixo aqui esta questão como uma ideia, deveria ser corrido há muito ano do SPORTING. O Homem não recupera UM.
Isto é um prejuizo para o CLUBE incalculável sobre todos os pontos de vista.

Rafael disse...

Os homens da DINASTIA (afilhados do Coveiro-Mor-Roquete) andam aflitos com medo que algum os vá destituir e descubra o seus Negócios-Manhosos e Mafiosos. Agora andam com um Carlos B. Cruz. Alguém conhece este Actor ?!..Olhem o que eles se lembram e como eles querem dar continuidadade, a quê?!
Mais desgraças é impossível.

Anónimo disse...

Cabe-nos a nós, Sportinguistas, tentar ajudar a contornar as dificuldades que a Comunicação Social está a impor à candidatura Ser Sporting!

Deixo aqui um apelo: não desdenhem as capacidades publicitárias do método "passa a palavra"! É importante que o façam, contactando todos os Sportinguistas que conhecem e dando-lhes a conhecer a existência de uma alternativa válida, de qualidade e que poderá finalmente devolver o Sporting aos Sócios! Dêem a conhecer aos Sportinguistas que conhecem a alternativa existente! Ser Sporting!

Saudações Leoninas,

MSS

JAVF SCP sempre disse...

está visto e revisto como diz o grande dias da Cunha e Abrantes Mendes : tudo isto é uma manipulação e é o sistema ; depois de perderem as eleições vão dizer que foi tudo manipulado , que os sócios se deixaram enganar, etcccc, e claro ao dizerem isto chamam burros a todos os sócios mas pelos vistos há quem aplauda ; é o que temos.

Anónimo disse...

A formação é a grande aposta do SCP. Pelo carinho aos nossos jovens, vota Carlos Cruz!...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...