sexta-feira, 29 de maio de 2009

RECORTES LEONINOS Golpe palaciano

O que aconteceu, recentemente, no Sporting foi aquilo a que se pode chamar de um “golpe palaciano”. As ironias da vida não batem apenas à porta dos incautos. Aqueles que se sentem protegidos – pelo sistema que constroem à sua volta e, também, por “certa imprensa” – também se acham, de vez em quando, colhidos pela surpresa. É o caso de Soares Franco, que se confessa “surpreendido” agora com o avanço de José Eduardo Bettencourt.
Perdoe-se-me o eventual excesso, mas nalguns casos os clubes começam a ficar muito parecidos com “casas de meninas”. A clientela deixa de ser certa e a confusão instala-se. Uns não querem continuar, porventura acossados pelo fantasma da “falência técnica”, só agora colocado sobre as cabeças dos “aventureiros”. Uns não querem mais. Os mesmos não querem mais, mas… Há sempre um mas… Em determinadas condições de “pressão e temperatura”… até se avança. Outros não querem nada, por respeito a quem está ou quem revela intenção de poder vir a estar… Não há receios de “falências técnicas”. Apenas sportinguismo puro, por meia dúzia de euros, coisa pouca, acima de qualquer interesse pessoal.
Vou-lhes dizer o que penso: estavam todos com Franco, mas simultaneamente à coca para lhe fazer o ninho na cabeça. Por isso é que, não obstante se dar a ideia de que a lista de Bettencourt é uma mera troca de cadeiras em relação à “era Franco”, não creio que se deva falar de uma linha de continuidade. O continuismo de que falo é uma coisa (menos) séria: é não afrontar Filipe Soares Franco, mas colocar em causa, delicadamente, o seu projecto.
Aliás, uma das coisas sobre as quais tenho curiosidade é saber o que vai fazer José Eduardo Bettencourt, se porventura ganhar as eleições, o que, neste momento, já não dou como dado adquirido face à postura (muito correcta e clara) dos apaniguados de Paulo Pereira Cristóvão. Ou seja: que vai fazer Bettencourt com o “projecto financeiro” de Soares Franco e os compromissos pré-estabelecidos com a banca?
Nos últimos anos, nalguns casos ainda antes da implantação do “regime de Roquette” – o tal que achava nas SAD o remédio para todas as maleitas da “contabilidade criativa” do futebol –, o Sporting acolheu no seu seio um conjunto de personalidades que pouco mais têm feito senão confabular, conspirar e trair. Não são todas, evidentemente, mas são muitas. Revêem-se a um tempo com João Rocha e Sousa Cintra e, mais tarde, são capazes de se rever em José Roquette, Dias da Cunha, Soares Franco ou, mais recentemente, em Bettencourt. Andam de galho em galho, à procura de um nicho para poderem continuar a beneficiar das suculentas mordomias. É de desconfiar quando se começam a encontrar pontos de divergência. Já Dias da Cunha tinha sido vítima disso. Agora, Soares Franco. E, antes de o ser, parece-me óbvio que, no meio de tantos (falsos) equilíbrios, Bettencourt corre o sério risco de se ver embrulhado na mesma lã.
Essa é uma vantagem de Cristóvão: não quer saber nada disso e quer percorrer o seu caminho. Pode não chegar, mas é mais asseado.
Rui Santos, “Record”, 28-05-2009

2 comentários:

nefm disse...

Mais um tiro no pé deste blog, neste caso lamentável.

Se este ilustre comentador acha que a postura de PPC é clara (pavilhão, fosso), correcta (anuncia ou não anuncia treinador e jogadores?) e asseada (punhos de renda), estamos entendidos.

Mas enfim, é só uma opinião.

Agora sublinhar a referência aos clubes como casas de meninas é manifestamente infeliz.

Não acredito que o LdE, ao contrário de RS, não conheça a composição da lista de PPC.
E um pouco de respeito e de elevação por quem já deu muito ao Sporting noutras direcções e agora está com PPC não era nada mau.
Espero que do outro lado não se leia nada deste género.

Anónimo disse...

Com a tal independência dele que é tão apregoada, imagino como reagirá, (se o PPC for eleito) logo que a gestão comece a correr mal. Basta seguir os seus próprios principios de "bater" em tudo que mexe. E também imagino os seus defensores de hoje, sobretudo, os nomes que lhe irão chamar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...