quarta-feira, 27 de maio de 2009

Soares Franco, Bettencourt e a falência do SCP

“Não penso participar em nenhum acto de campanha.”

“Em princípio, no dia em que deixar de ser presidente, vou retirar-me completamente da vida activa do Sporting.”

“Surpreendeu-me a decisão que ele [Bettencourt] tomou. Até porque, tanto quanto sei e por aquilo que me apercebi, foi uma decisão tomada à última hora. Quero dizer, até hoje, todas as suas manifestações eram de não se candidatar a presidente do Sporting.”

“Ele foi várias vezes sondado para poder desempenhar um conjunto de funções dentro do Sporting, que até poderia escolher, mas sempre disse que não tinha condições. Desta vez, resolveu agarrar o barco e saltar lá para dentro.”

“Acho que não tem qualquer tipo de interesse falar sobre esse assunto. Está encerrado, o dr. José Eduardo Bettencourt tem todo o meu apoio e, como já disse, não me traiu. É o candidato que eu gostava que ganhasse as eleições e com uma expressão significativa.”

“Não participei, não tenho de participar e não quero participar no projecto de candidatura do dr. José Eduardo Bettencourt, nem num programa eleitoral que ele venha a desenvolver. Isso compete-lhe a ele.”

“Não sei se se criou alguma ruptura, não faço ideia, porque eu não conheço o programa eleitoral do dr. Bettencourt.”

“As eleições vão ser para eleger os órgãos sociais do Sporting. O futuro presidente será o representante máximo do clube, como accionista, na SAD. Portanto, um dos seus papéis será o de defender os interesses do Sporting na SAD. Não vejo como se podem inverter os papéis.”

“Fiz aquilo que entendi que deveria fazer, que foi comunicar atempadamente que não estava preparado para me recandidatar e dar tempo (cerca de cinco meses) para que as pessoas pudessem estruturar candidaturas e apresentar-se...”

“Nunca admiti fazer qualquer projecto na área do futebol, que não fosse com o dr. Miguel Ribeiro Telles. Não tinha, pura e simplesmente, substituto. Não havia plano B. Ou era com ele ou não era.”

"As contas consolidadas revelam capitais próprios negativos e, portanto, o Sporting está tecnicamente falido."

“O endividamento bancário era de 280 milhões de euros em 2005. E este era o passivo que interessava. Esta história de dizer que o passivo hoje é de 340 milhões de euros é fácil. Deste valor tem de abater-se 75 milhões, referentes a proveitos diferidos. Todas as receitas que foram antecipadas para a construção do novo estádio que agora têm de ser contabilizadas como proveitos. Não é uma dívida porque ninguém a tem de pagar, é um proveito diferido que tem de estar registado no passivo, porque foi antecipado. Assim, dos 340 já estamos aproximadamente nos 270 milhões de euros. Quem quiser analisar isto de forma séria, conclui que o Sporting tinha em Junho do ano passado 235 milhões de euros de dívida bancária.”

“O projecto do dr. Roquette foi extraordinariamente inovador e teve algum insucesso porque, na altura em que foi implementado, estava em voga o fenómeno da Nova Economia, que acabou por falhar e falir. O projecto para o clube ficou condicionado e teve de ser revisto. O Sporting fez também substanciais maus investimentos na área do desporto, nomeadamente na contratação de jogadores, o que custou muito dinheiro.”

“Estava totalmente saturado, física e psiquicamente [de ser presidente do Sporting]. Por tudo o que esta função implica, por todas as batalhas que tive de travar para tentar dotar o Sporting da informação mais sincera, franca e transparente. Comigo na presidência, tenho a consciência que os sócios sempre souberam a verdade toda. Nunca evitei que todas as minhas decisões estruturantes passassem pelas assembleias gerais.”

“Quando tentei levar assuntos à assembleia geral que podiam reformular e inovar o funcionamento do Sporting, eles não foram aprovados. Senti que tinha chegado a hora de me afastar. Pode ser que um dia o futuro venha a dar-me razão.”

Filipe Soares Franco, “Público”, 27-05-2009

29 comentários:

Técnico Oficial de Contas disse...

Soares Franco diz:

"Esta história de dizer que o passivo hoje é de 340 milhões de euros é fácil. Deste valor tem de abater-se 75 milhões, referentes a proveitos diferidos."

E Bettencourt diz:

70 milhões de passivo não remunerado [...] que são "receitas antecipadas", razão pela qual conclui que "esses 70 milhões não são encargos para o Sporting"


É verdade que receitas antecipadas não são um encargo - mas é dinheiro que já entrou e que não tem reflexo no activo porque já o gastaram todo!

Resultado: não há activos para cobrir o passivo (falência técnica) e não há activos para gerar receitas suficientes (défice de exploração anual assustador).

Mais, como essas receitas foram antecipadas e o dinheiro já não entra nos anos seguintes, a tesouraria entra em total ruptura... e depois pede-se mais emprestado ao banco para cobrir o défice.

Temos de acabar com este ciclo vicioso e com as meias/verdades.

Estes senhores cavaram um buraco gigante!

Lionheart disse...

"... e depois pede-se mais emprestado ao banco para cobrir o défice."

Mas é isso mesmo que os bancos querem, por isso não abdicam de ter o seu homem na presidência do clube, porque o Sporting é um ÓPTIMO negócio para eles. Uma coisa é sermos parceiros, outra é termos gente na presidência do clube que o conduz de modo a ser lucrativo para terceiros, aumentando a sua dependência para com os credores, que foi o que FSF fez.

Anónimo disse...

Está igual ao BPN ou BPP.
Os gestores são parecidos,até nos offshores.
Perguntem ao triunvirato onde têm o deles.É fácil é só seguir o rasto di dinheiro que o Dimas deposita.

Anónimo disse...

É necessária um auditoria a toda a contabilidade do SPORTING e colocar a Policia Judiciária a trabalhar. Vão roubar para o raio-que-os-parta. MAFIOSOS.

Anónimo disse...

Vale a pena ler esta entrevista de FSF
http://resistencia06.blogspot.com/2009/05/para-quem-tinha-duvidaso-principio-do.html

Uma maravilha

Xixa disse...

Falem-me de soluções!!!

Essa a minha preocupação, é dar-mos tiros nos pés e ninguem tem soluções!?

Solução para baixar passivo?

Solução para a falta de militancia?

Solução para termos uma equipa campeã sem aumentar o passivo?

Solução para mantermos os melhores jogadores sem aumentar o passivo?

Solução para contratarmos bons jogadores sem aumentar o passivo?

Solução para um pavilhão ...?

Solução para as amadoras...?

Soluções meus amigos, não é o Cristovão ou o Bettencour que vão resolver este problema sozinhos...

Para aqueles que pensam que a solução está no Cristovão ou no Bettencour, é melhor não criarem grandes expectativas economicas e desportivas... isto não está famoso!

Já agora, será que o investimento no futebol nos dias de hoje tem retorno? Mesmo campeões? Tenho dúvidas!!!

Meus amigos dá-me a sensação que, venha quem vier este passivo tem mais tendência para aumentar que o contrário... a realidade mundial é esta.

Exemplos

99,9% das grandes empresas dão prejuizo e tem os seus passivos, umas fecham outras despedem!!!

O estado Português dá prejuizo, um défice na ordem dos 5% sobre não sei quantos milhões, e tem tantos sócios contribuintes!!!

As camaras municipais...

Juntas de freguesia...

Os maiores clubes mundiais...

Os bancos pá!!!!!

etc...

Eu pessoalmente não tenho soluções para tantos problemas, e tiro o chapéu a quem as tenha!

LT disse...

Não percebo...se vamos a caminho do buraco, se o Clube e a SAD já não têm salvação (excepto, parece, se PPC ganhar as eleições), como é que o Sporting é um ÓPTIMO negócio para os bancos? Mesmo que encaixem os juros, como conseguirá o Sporting pagar o capital???

João Pedro disse...

Espero sinceramente que a próxima direcção não só consiga levar o nosso Sporting á glória, mas que principalmente tragam esforço, dedicação e devoção no seu trabalho em prole do clube. Que sejam pessoas bem intencionadas, que não venham para defender os seus próprios interesses, mas sim interesses maiores, os interesses do nosso clube. O Sporting está acima de qualquer dirigente, técnico ou jogador. Estes passam, o Sporting fica e sempre ficará. Tratem bem do nosso clube. Cá para mim, tenho a impressão que vem aí boa gente. Acredito que sim.

Anónimo disse...

E agora já admite que existiram inúmeras aquisições "custo zero" que ajudaram a cavar o fosso existente. E não esqueçamos as contratações milionárias como sejam o caso de Rodrigo Tello ou Purovic, por exemplo.
Quanto a mais valias financeiras geradas com a compra e venda de jogadores (não entrando os da formação para a equação, porque assim é batota!) o único caso que me lembro é o de Enakarire.
É muito pouco para tantos anos de Ribeiro Telles e Rita Figueira.
E esta SAD vai continuar em funções? Será que merece continuar?

Damas disse...

Xixa;

São muitos os desafios que colocas.

Lê o programa SER SPORTING e encontras lá resposta para alguns deles.

De uma coisa podes estar certo: a equipa de Paulo Cristóvão jamais em tempo algum porá intresses pessoais ou de terceiros à frente dos interesses do Clube. Nem banca, nem Joaquim Oliveira, nem angolanos.

A esperança renasceu com esta lista.
Saibamos dar-lhe ainda mais força, passando a palavra, ou será mais uma oportunidade perdida.

Com os mesmos que lá estão (continuidade), é fácil adivinhar o futuro do Sporting. Basta olhar para o buraco que cavaram.

SPORTING SEMPRE DOS SÓCIOS!

Mário Rui Oliveira disse...

JL

isto

"É a história de 70 milhões de Euros que só vão ser reflectidos nas contas agora, mas já foram recebidos e gastos por conta,"

é MENTIRA !!! MENTIRA !

podem enganar quem não percebe de finanças, mas dêem as voltyas que derem é MENTIRA

é um passivo unicamente contabilistico!

Mas já que gostam tanto de falar do passivo, porque é que não falamos do activo que triplicou no mesmo período ?

Porque é que não falamos do facto de termos um activo muito mal avaliado porque maior parte dos nossos jogadores estão avaliados a 0?

essa conversa de finanças realmente devia ficar entre quem percebe.

Quanto ao João mineiro, deve certamente perceber de finanças, mas isso não faz dele um bom gestor financeiro ! o homem é auditor !!!

NEm sei porque ainda discuto este tema ...

por mais óbvio que seja a explicação do que são proveitos diferidos vocÊs não querem perceber

Alias o PPC primeiro veio com o imenso valor do passivo. como viu que a história dos proveitos diferidos não pegava bem, passou a dizer que o problema era o capital próprio negativo. Como desses 95M, 75M são proveitos diferidos, e o activo está sub avaliado porque a lei n permite reavaliações de activos esse problema não existe na realidade ... então descobriu o cash flow negativo, mas acumulado ! sem reparar que com FSF esse valor foi pela primeira vez positivo sem venda de jogadores !

portanto se o problema até nem é o passivo ... se afinal, mesmo o CP negaticvo tb não é preocupante e afinal o FSF até conseguiu um resultado de exploração positivo e o projecto de restruturação até liberta mais 6M anuais ... AFINAL O QUE ESTÁ ASSIM DE TÃO ERRADO E O QUE MELHOR IRIA FAZER A LISTA DO SERSPORTING

já sei q vão dizer que eu sou um tapado, burro ... etc etc etc, mas ninguém consegue contrapor com argumentação ao que eu escrevi acima !

________

Sr TOC

deve ser TOC só de nome ! sim os proveitos diferidos não vão mais ao activo, mas se os tira do passivo e o Cp passa para 25M€ negativo.

ora se pensarmos que os seguintes jogadores :

RUI PATRICIO
PEREIRINHA
ROCHEMBACK
LIEDSON
MIGUEL VELOSO
JOÃO MOUTINHO
YANNICK
POLGA
DANIEL CARRIÇO
RONNY
ADRIEN
...

VALEM 0 ( ZERO !!! ) NO ACTIVO !!!

ACHA MESMO QUE A NOSSA SITUAÇÃO REAL É A QUE ESTÁ NAS CONTAS ??

SE PUDESSEMOS COLOCAR QUE FOSSE METADE ( SÓ METADE ) DO VALOR DESTES JOGADORES A SITUAÇÃO SERIA MUITO POSITIVA

quanto ao resultado de exploração foi sempre melhorando e com FSF foi pela primeira vez ( E PELA PRIMEIRA VEZ EM QUALQUER CLUBE NACIONAL ) positiva sem transferência de jogadores !!!

Anónimo disse...

O que vale é que JEB vai ganhar. E graças a deus este iluminados da verdade não vão poder destruir o Sporting...
Viva o Sporting viva JEB.

JC disse...

Eu comparo este Paulo Cristóvão ao eterno candidato dos vermelhos, Guerra Madaleno.
Alguém que nada percebe de futebol, muito menos de gestão de futebol, e que apenas se quer promover à custa do SCP.
Custa-me a perceber, por isso, porque é que tal candidato recebe tanto apoio de alguém que eu tinha por grande sportinguista.
Refiro-me ao autor deste blogue.

João Cunha Dias disse...

Andaram anos a esconder as contas. E agora chega a conversa da treta.

É vergonhosa a forma como eles fazem o que fazem e são protegidos. Todos sabemos que são paus mandados de um BES que ajuda os senhores que controlam as transmissões televisivas.

Miguel disse...

E qual é a solução para baixar o passivo? Vender a Academia, como propõe PPC?
Grande parte do passivo foi resultado da construção do novo estádio e da consequente falta de habilidade dos nossos dirigente em conseguir os mesmos apoios que os nossos rivais obtiveram. Aí o Sr. Dias da Cunha teve muita responsabilidade.
E como é que se aumenta o número de sócios pagantes num cenário de crise e desemprego? Aí FSF falhou redondamente ao não conseguir vantagens que fossem monetariamente interessantes para os sócios, a exemplo do cartão do ACP.
Por último, formulo votos para que depois das eleições os sportinguistas se unam em torno do seu presidente, o que significa que este blogue terá que reformular por completo a sua linha editorial.
Cumprimentos

Anónimo disse...

À frente do Sporting prefiro um "banqueiro" como JEB do que um "polícia" como PPC.

Mário Rui Oliveira disse...

Falência técnica é "técnica" , não real. Falência técnica é ter o CP negativo. Já referi diversas vezes que a situação real do Cp é mais que positivo ... ( PROV's DIFERRIDOS e JOGADORES - ACTIVOS- SUBAVALIADOS )

Vocês olham o passivo com se fosse um bicho que não devia existir !

Mas estão errados ! O PAssivo tem e DEVE existir !

Só par aexemplo ... a Sonae Sierra ( maior empresa de Centro COmerciais da Europa ) tem um passivo de ... 2500 Milhões de Euros !!! ui ... devem estar todos a roubar !!!!

ao dizer que a Sona e Sierra tem este passivo, desafio-os a achar opinar de com estará a empresa !!!

Não conseguem ... porque o passivo, sem analisar a sua estrutura, os valores e estruturas do Activo e do CP não se chega a conclusões nenhumas !

Anónimo disse...

"É preciso respeitar os 90 anos de Sporting, que antecederam os últimos 13"

http://img10.imageshack.us/img10/8762/ppcg.jpg

Anónimo disse...

Mário Rui Oliveira, não percebe mesmo nada do que está a dizer.

Troca ideias e conceitos... faz-lhe falta a Centúria Leonina e agora anda por aqui a espalhar confusão.

é uma maçada... disse...

Ó Mário Rui, mas o PPC já disse que o passivo é para ser abatido lentamente, ao longo do tempo.
O que realmente preocupa PPC é o permanente défice de tesouraria, ou seja, andar constantemente a pedir "balões de oxigénio" à banca para pagar compromissos (salariais, p.ex.).

O que a lista SER SPORTING propõe é honrar os compromissos à banca e aumentar as receitas para cobrir o défice de tesouraria. E isso só é possível com O REGRESSO AOS SÓCIOS.

O outro, pelo contrário, não quer saber dos sócios para nada. Quer resolver a questão "de vez" à boa maneira da banca: abriram o buraco, agora vendem o que tiverem à mão (Estádio, Academia, jogadores, a mãe, a irmã, o cão...).

Quando já não houver nada, fecha-se o Clube.

Metralha disse...

Já ouvi de tudo de PPC.

Eu acho incrivel é que não se revejam pelo menos nas palavras dele depois da magnifica entrevista dada no dia seguinte.

Liderança! Vontade de trabalhar e exigencia!

Só não entendo como é que em 13 anos chegamos a uma situação destas e não oportunidade a outra pessoa para tentar mudar alguma coisa em 3 anos de mandato.

Isso na minha optica só tem um nome: cobardia.

MRO, os jogadores que mencionou valem 95 milhoes de euros? Já está com o PB "forever"? Já percebeu pq é que a estratégia de fecho da CL após substituição de Rogerio Alves para PMAG? É só desoreientaçã e falta de coerencia nos apoiantes do mais que continuismo.

Leão do Sul disse...

Só tenho uma coisa a dizer: Foram 4 anos e 4 segundos lugares. Se fosse no Benfica ou no FC Porto já tinham partido tudo!!! A minha ambieção como Sportinguista é muito maior do que ficar à frente do Benfica!!!

altobelli disse...

Eu não estou disposto a ir para o Marquês festejar 2.ºs lugares ou por ficar à frente dos lampiões!

Eu não estou disposto a ver as modalidades, que foram quem DE FACTO nos tornou a 2ª maior potência desportiva mundial, a andarem de casa às costas, expostas à vergonha e longe dos sócios!

Eu não estou disposto a ver símbolos VIVOS do Clube tratados a pontapé, como Manuel Fernandes, Iordanov, Beto ou Sá Pinto!

Eu não estou disposto a ficar de braços cruzados quando vejo o património do meu clube a ser delapidado em favor de interesses obscuros, e o passivo a subir para os 361 milhões!

Por tudo isto e por muito, muito mais, EU NÃO DAREI O MEU VOTO A ESTES ABUTRES QUE DERAM CABO DO MEU SPORTING!!!

Basta de cheques em branco!

Anónimo disse...

A gestão do Sporting em nada difere da gestão "rigorosa" do BPN e do BPP. Resta saber quem vai fazer de Oliveira e Costa e quem fará de Dias Loureiro? Aceitam-se apostas.

MG

Mário Rui Oliveira disse...

Metraslha

não valem os 95M, talvez mas nem precisavam de valer, porque os 95M são 75M de Proveitos diferidos, bastaria que esses jogadores estivessem avaliados em 20M para uma vez saídos os PDiferidos do Pasivo ( próximo ano ) a situação do CP ficasse positiva

Quanto à CL

temos de tudo ... O Gavazzo é apoiante do PPC, eu do JEB ... cada maluco com a sua mania !!!

A CL declarou o seu apoio ao JEB. Se depois da saída do RA de PMAG retirou esse apoio não sei nem me interessa ! Eu continuarei a apoiar o JEB, porque as razões que me fazem tomar esta opção estavam longe de ser o Rogério Alves, pessoa que tendo como simpática, nunca tive como um bom candidato à presidência do Sporting.

Aliás confesso aqui, que a ser RA o candidato, provavelmente votaria no PPC, mesmo tendo essencialmente esta questão das contas a separar-nos fortemente.


Quanto à incoerência do apoio a JEB e a minha conhecida opinião acerca de PB ela não existe, como respondi no post anterior ! Sou COntra a permanência do PB ao comando da nossa equipa de futebol ! Frontalmente contra !

Mas o único possível candidato a presidente do Sporting com quem concordaria a 100% ... era comigo próprio ! Como isso é utópico, limito-me a votar naquele que mais se aproxima do que eu penso que poderá oferecer ao Sporting !

Metralha disse...

MRO, não vota em PPC porque não tem coragem. Aliás nunca votaria em PPC porque antes de aparecer JEB já chamava à candidatura de PPC de "fait-divers".

Por isso independentemente de tudo o que possa dizer, sempre alinhou com este projecto megalomano, saisse quem saisse da reunião para tomar o trono.

E para quem assistiu ao debate FSF vs DC percebeu-se bem os cozinhados para se suceder às presidencias.

Anónimo disse...

Quanto ao desafio das apostas sobre a similitude entre a gestão do Sporting e os processos BPN/BPP, estou convicto que Rui Meireles faria de Oliveira e Costa e Ribeiro Teles de Dias Loureiro.

SL

Mário Rui Oliveira disse...

Metralha

não voto em PPC porque não acredito na pessoa e na sua capacidade ! Mas acho que acreditava menos em Rogério Alves ... e como sempre disse no dia das eleições teria que tomar uma decisão. E entre o PPC a tempo inteiro e o RA ...

JR 007 disse...

MÁRIO RUI OLIVEIRA:
Já que é tão bom nas contas e na defesa desta gestão roquettista, faça-me o seguinte exercício: nos últimos 5 anos, quanto é que o Fc Porto realizou em euros na venda de jogadores. E quanto é que o Sporting, que tem a melhor escola de jogadores do mundo, quanto é que facturou?

Estas contas é que têm de ser feitas. Estas contas é que demonstram quem sabe gerir ou não um clube de futebol.

Obrigado!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...