domingo, 24 de maio de 2009

A época frouxa do Sporting

O Sporting 2008-2009 apresentou-se com a firme desejo de ser campeão nacional. Não cumpriu a promessa. A equipa de Paulo Bento, que tinha andado muito para trás em 2007-2008, melhorou o seu rendimento em 11 pontos, mas foi insuficiente para bater o desempenho anual do FC Porto, que há muito estabilizou nos setenta pontos (69 em 2007, 69 em 2008 e 70 em 2009). O Sporting, que realizara 68 pontos em 2007 e descera para 55 pontos em 2008, realizou 66 pontos nesta época, mas não chegou. E ficou, pela quarta vez consecutiva, no segundo lugar.
O Sporting foi mais longe na Liga dos Campeões, mas acabou humilhado logo que saiu da fase de grupos. Perdeu a Taça da Liga para o Benfica por um erro de arbitagem e incompetência na marcação de grandes penalidades e saiu prematuramente da Taça de Portugal derrotado em Alvalade pelo FC Porto, também por incompetência no desempate por grandes penalidades. Ou seja, só ao falhar a marcação de grandes penalidades, o Sporting perdeu dois troféus. Valeu, contudo, a vitória da Supertaça 2008. Nos três anos completos com Paulo Bento com treinador, esta foi a época mais frouxa em termos de resultados desportivos.
Entretanto, há um aspecto que tem sido ignorado pela comunicação social especializada: nunca como este ano se avolumaram as lesões de jogadores do Sporting no último terço da temporada. Haverá alguma explicação para isso? Ou não passará de uma coincidência?...

6 comentários:

Gnitrops disse...

Sabe sempre ganhar, nem que seja a feijões. Mas ganhar ao Nacional tem sempre um gostinho especial, pelo menos para mim. Eu não me esqueço do passado, e enquanto indivíduos da laia do Rui Alves lá estiverem vai ser sempre assim. Por isso Rui Alves, toma lá mais 3!

Abraço

Mandrake disse...

Uma só questao bem pertinente: já repararam que se os seis pontos retirados ao FCP por corrupção desportiva, admitida pelos próprios portistas pois nem recorreram do "castigo", tivessem sido, como seria lógico, retirados nesta época, que seria o Sporting a ser campeão?

Também se assim tivesse sido, o "sistema" teria roubado ainda mais o Sporting, ao longo da época, e a coisa ficava na mesma...

Aliás, se os tais seis pontos tivessem sido descontados na época a que remontavam os factos, o FCP também não teria sido campeão nessa dita época...

Assim, foi o que foi...

Mas não somos parvos, pois não?!

Só que, apesar de não ter nada contra o Sr. José Eduardo Bettencourt, o candidato da "continuidade", da confiança da banca, preferia Paulo Cristovão na presidência,

Por muitas razões, mas deixo já duas:

- não iria custar ao erário leonino quase um milhão de euros época, vencimento apontado como o que o Sr. Bettencourt pretende auferir.

- é um homem sem medo: com ele, pelo menos, o Sporting não seria lesado e ficaria calado. E, se pudesse, não deixaria de tomar as suas providências...
Digo "se pudesse" porque não depende só dele...
Também aí, não somos parvos!

Mário Fernandes disse...

Estranho os iluminados do costume não virem a este post falar do que realmente faz o Sporting. Mas enfim...

Ainda que beneficiando de dois golos madrugadores, foi curiosa a resposta dada pela equipa que foi possível apresentar.

Perdoem-me os simpatizantes, mas não consigo gostar do futebol de Romagnoli.

Off-topic, lamento a derrota em Futsal.

Rafael disse...

Com a melhor equipa possível soube bem ganhar ao Nacional que tanto o seu Presidente odeia o Sporting.
Gostei muito da atitude da rapaziada e das medidas de Paulo Bento.

Anónimo disse...

Para mim esta será sempre a época dos 12-1.E quem ficará sempre ligada a ela...PBento.

E já que de futebol falamos,era urgente renovar esta equipa, que como está á viste de todos,nunca passará do eterno 2º...

É altura de dispensar: abel,polga,ronny,romagnoli e tiui.Tentar ganhar algum com a venda de MVeloso e Djaló(parece-me impossivel).

Tentar ir buscar um central com poder fisico para fazer crescer Carriço, ter 2 laterais que não metam água como os actuais, um 6 (pode ser o pedro mendes p.ex) e um avançado com poder de choque.

Definir o que fazem rocha,stoij e caneira no plantel.

FSS disse...

Bravo caro Mandrake,
Cito "Uma só questao bem pertinente: já repararam que se os seis pontos retirados ao FCP por corrupção desportiva, admitida pelos próprios portistas pois nem recorreram do "castigo", tivessem sido, como seria lógico, retirados nesta época, que seria o Sporting a ser campeão?"

O pior foi terem aplicado a penalização, terem enrolado quando o acesso à Champions ficou em risco e terem reaplicado à pressa uma vez superado esse assunto.

Será que podemos chemar a atenção da UEFA para isto?
(Já o deviamos ter feito há mais tempo).

Ou seja a UEFA exige passagem para a época seguinte da deliberação relativamente ao castigo da UEFA mas permite que a FPF aplique o seu castigo na época 2007/2008.
Só porque não afecta o acesso à UEFA ?

Só espero que a candidatura portuguesa / espanhola à organização do Mundial se F***.

Saudações leoninas.
FSS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...