quarta-feira, 3 de junho de 2009

Bettencourt e a gestão desportiva

José Eduardo Bettencourt é apenas mais um entre os vários dirigentes da chamada “linha de Roquette” que nos últimos anos não conseguiram evitar que o Sporting fosse atirado para a pré-falência, ao terem partido de um défice de 30 milhões de euros, em 1995, que já disparou até 360 milhões (na versão conhecedora de Bettencourt).
Neste tempo, o “Projecto Roquette” construiu um estádio, mas hoje o Sporting deve quase três. Fez a Alvaláxia – prometida como um centro comercial moderno que seria a grande alavanca potenciadora de uma gestão de sucesso do estádio – mas acabou por vendê-la ao desbarato por não ter sabido geri-la. Prometeu um pavilhão e não o fez. Vendeu património imobiliário. Teve uma fábrica de talentos que produziu e vendeu, umas vezes bem, outras vezes mal, atletas como Simão Sabrosa, Hugo Viana, Cristiano Ronaldo, Ricardo Quaresma, Nani… Para além de ter negociado saídas de jogadores como Naybet, Amunike, Sá Pinto, Delfim, Aldo Duscher, Custódio, Joseph Enakarhire, Deivid…
Nestes 14 anos, o Sporting não soube rendibilizar devidamente jogadores como Nuno Valente, Caneira, Peixe, Dani, Beto, Porfírio, José Dominguez, Paíto, Toñito, Rodrigo Tello, Danny, Lourenço, Silvestre Varela, Tinga, Beto (guarda-redes), entre outros. Isto sem falar das caríssimas estrelas sul-americanas que enganaram tudo e todos nos loucos tempos de Norton de Matos. Foi por essa altura que Dias Ferreira – agora candidato a presidir à assembleia geral – patrocinou uma acção judicial contra o Sporting, em representação de Carlos Queirós, que rendeu uma verba considerável ao actual seleccionador nacional. E sem falar na frustrada aposta na prospecção internacional de jovens talentos, mais actual, que só resultou em fracassos: Yannick Pupo, Alison Almeida, Luiz Paez e Ronny, que não se afirma na equipa principal…
É a má gestão dos recursos humanos de que fala Jorge Sampaio, sendo motivo de profunda reflexão o facto de o Sporting não saber explorar ao máximo as suas potencialidades próprias, não obstante ter sido servido por tanta gente ilustre e conhecida da banca e da gestão. Tudo isto, deu resultados desportivos abaixo das expectativas. Dois campeonatos (um em cada sete anos), 3 Taças de Portugal e 5 Supertaças.
Agora, Bettencourt, que até já berra frases como “Até os comemos!”, fala em implantar em Alvalade “o modelo do FC Porto”, sem calcular como isso representa uma crítica forte ao que tem sido feito até agora no futebol do Sporting, pondo em causa o próprio Paulo Bento como treinador da equipa, não se percebendo, portanto, porque escolhe o mesmo treinador para um ciclo que apresenta como totalmente novo em relação ao passado recente. Por outro lado, está a dizer aos sportinguistas que, com Bettencourt na presidência, a subserviência face ao poder do Norte vai continuar. E a prová-lo até já disse que Pinto da Costa daria um bom presidente da Liga de Clubes.
Lá entre as duas margens do rio Douro, de onde em tempos passava a ponte rumo ao Sul e já estava a perder (enquanto hoje passa a ponte para trabalhar para os títulos em Vila Nova de Gaia), Pinto da Costa deve dar gargalhadas de contentamento, só em pensar na hipótese de o Sporting continuar a ser dirigido pelos bons rapazes do costume que, incapazes de derrotá-lo por qualquer dos meios disponíveis, querem agora imitá-lo, como quem se junta aos bons para ser como eles. Só que isso significa vender o esforço, a dedicação, a devoção e glória do Sporting a um preço muito abaixo do seu valor no mercado. Como tem acontecido nos últimos anos. A troco de umas taças e do crónico segundo lugar.
Um Sporting como está é o que interessa ao FC Porto, como esclareceu o portista Rui Moreira no programa "Trio de Ataque" (RTP) e é também o que interessa ao Benfica, como demonstra a azia do benfiquista José Manuel Delgado, de "A Bola", ao dissertar sobre um alegado "não" de Eriksson ao candidato Paulo Cristóvão. Como se Eriksson pudesse andar por aí a dizer que vai para o Sporting sem saber quem vai ganhar as eleições...

16 comentários:

JL disse...

Caro LdE,

Exemplar a análise. Acerca do contentamento a Norte, retomo aqui as palavras de Rui Moreira, comentador afecto ao FCP, que afirma que, como Portista, o que deseja é que no SCP "continuem os que lá estão" e rotula como "ameaça" ao FCP a candidatura de PPC.

Os resultados da gestão de topo estão arquivados com a CMVM e corroborados pelo próprio JEB e pela realidade. Somos hoje menos e mais fracos do que fomos em tempos e somos talvez o Clube que mais ferramentas teve para se afirmar.

Sob a égide do Projecto chegámos onde estamos. Dia 5 veremos se aos Sportinguistas agrada o status quo ou se o segundo lugar é uma tendência que interessa abandonar.

Pela minha parte gostava de dever um bocado menos e ganhar um bocado mais. O JEB já me mostrou que para isso, escuso de contar com ele.

SL

RG disse...

E que tal falar do não do Eriksson ao PPC? ou ainda das sondagens com do Dia Seguinte e do Trio de Ataque??

tiago rebelo de andrade disse...

Cheira-me que o sr. Leão da Estrela, vai fazer parte da lista do PPC. Deixe-se de demagogias populista, que eu saiba Roma e Pavia não se construiu num dia, ou acha que no dia em o PPC entrar no Sporting, este vai descobrir maneira de meter o Sporting a ganhar todos os anos a partir do primeiro dia. Quanto ao JEB falar do modelo do Porto, quantas vezes não o vi a si a falar da maneira como no FCP gere as coisas!

Tiago

Mário Rui Oliveira disse...

LdE

"Como se Eriksson pudesse andar por aí a dizer que vai para o Sporting sem saber quem vai ganhar as eleições..."

Tás a gozar ?!
POis não pode ... como disse JEB !
Mas quem o disse foi o PPC

Isto está nos comentários
do post que apresenta Ericsson no site do Ser Sporting :

"Ser Sporting says:
30/05/2009 ás 02:43
Não percamos tempo com quem não a merece.
Tudo será formalizado e apresentado a seu tempo pensando nos sócios. "


"Ser Sporting says:
30/05/2009 ás 12:42
Caro Pedro,

Tudo a seu tempo. Como foi referido tudo será formalizado segunda ou terça-feira. "~

"Ser Sporting says:
30/05/2009 ás 23:13
Caro leão,

Repito-lhe o que referiu Paulo Cristóvão na sexta-feira. Até terça-feira o processo ficará concluido. "

______________

Tiago Pires disse...

quanta demagogia, quanto populismo. estou surpreendido contigo.

PLF disse...

Caro Leão da Estrela,

perdoe-me a auto-publicidade, mas escrevi um post sobre gestão desportiva, de teor diferente do seu, mas que me aprece ser pertinente no contexto. Pode encontrá-lo aqui:

http://bancadanova.blogspot.com/2009/05/gestao-desportiva.html

Parecem-me muito relevantes também a comparação entre as declarações de JEB sobre Miguel Veloso e as de Jesualdo Ferreira sobre a política de gestão de activos do FCPorto:

http://www.record.pt/noticia.aspx?id=a857b42b-e822-4de9-90bc-b7e1699a8417&idCanal=00000017-0000-0000-0000-000000000017

É que, no dia em que JEB voltou a comparar Paulo Bento ao José Mourinho, fez equivaler a situação do Adriano à do Miguel Veloso. Adriano que, refira-se de passagem, saiu do seu clube sem contrapartidas.

O que vale aos sportinguistas é que se está de finanças tão saudáveis que se pode dar ao luxo de deitar à rua uns valentes milhões.

Esta é a amostra de gestão desportiva que nos oferece JEB.

É um dia triste para o Sporting: não deve ser dissociado das "não-populistas" declarações de que o Sporting irá contratar 3 ou 4 jogadores, sem que ninguém saiba ainda quem vai sair (nem os próprios jogadores).

MRO,

tenho pena que o histórico da Centúria não nos esteja disponível. Penso que era património comum, mas é só a minha opinião.

E refiro-o porque uma vez teve um comentário lapidar: que em Portugal vale mais um incompetente simpático do que um competente arrogante.

Sempre concordámos que o PB preenchia a 1ª categoria.

Tenho pena de constatar que o JEB também.

É tristíssimo constatar a forma indecorosa como justifica as despesas que fez com Niculae e Jardel, dizendo que tinha gasto muito dinheiro para montar uma equipa e que esse investimento iria ser amortizado nos anos subsequentes (não tivessem sido as circunstâncias excepcionais...). JEB mostra assim à saciedade que continua sem compreender que o que hoje vale €25M, amanhã pode valer €0.

E que é por isso que, também em gestão desportiva, não se podem meter todos os ovos no mesmo saco. Um Ico e problemas pessoais custaram quantos campeonatos ao Sporting a investimento 0?

Estes exercícios de flagrante estupidez extenuam qualquer sportinguista de coração. E em particular afastam aqueles que se dedicam o suficiente para pensar nos problemas do clube como os seus. As soluções que JEB oferece são cutâneas e redutoras da capacidade dos sportinguistas apreenderem toda a dimensão dos problemas.

JEB acha que o clube é demasiado transparente?

Eu acho que isso é uma virtude.

E se o modelo deve ser o (ditatorial) do FCPorto, em que os associados não podem pronunciar-se em AGs (sob coacção física), então saberão seguramente o que podem contar deste associado.

Não dou dinheiro a malandros.

PLnauta disse...

Caro LdE

este blog é peça fundamental do Universo Sportinguista. Ninguém tem dúvidas de tal facto.

Parece-me óbvio que a defesa da candidatura de PPC merece da sua parte grandes esforços. O que é saudável, diga-se.

Mas, julgo no entanto que está a faltar nestes posts uma declaração de interesses.

(a não ser que já a tenha feito e eu não desse por isso)

CA disse...

Oh LdE , então o teu candidato ainda não foi eleito e já começou a faltar às promessas ... já vão dois NÃO's de Erickson e Néné!!!
Quem se está a rir à gargalhada dos teus cada vez mais "hilariantes" post´s sou eu.
Saudações leoninas
Carlos Antunes
Sócio n.º 9325
Leão de Prata

JVB disse...

como extenso texto que e, tem coisas que concordo e outras que nao obviamente. Porem a incrivel tentativa de chamuscar JEB e ocultar o fracasso do sensacionalismo (vide ericksson) cotinua presente.

Ainda que JEB n fosse o ideal PPC nao seria de todo o homem para o scp.

RFM disse...

Como é possível um candiadato a Presidente do SPORTING CLUBE de PORTUGAL (Clube-falido-técnicamente) debitar para um salário superior ao Presidente do Banco Federal dos EUA????!!!
Não lhes chega o V. Constâncio?!
Chorem..Chorem...
Depois gritem.
Com esta familia nunca mais vamos lá.
O Rui Oliveira e Costa vai ficar contente se JEB ganhar e o Rui Moreira do FCP ainda mais. É um GOZO total.
É só rirem...

RFM disse...

Já aqui coloquei esta questão mas ninguém respondeu.
Talvez alguém desta vez saiba responder.
Quem é o proprietário (Não companhia)da Edifico SEDE e Secretaria do SPORTING ??????!!!!
Gostava de saber, eu e muitos.
Obrigados

12531scp disse...

Pois o que eu estou mesmo a ver é muita demagogia e pouco realismo.
Mais uma vez se começa a atacar o treinador Paulo Bento dizendo que é um treinador de juniores. Pois é mas para essa gente então o Guardiola o que é e o que era antes de apostarem nele no Barcelona!!
Gostaria de fazer algumas perguntas:
Como vão reagir os adeptos do Sporting se o Ericksson mandar contratar o Soneca , como fez no Man City.( Com tanto dinheiro para jogadores e vão contratar o Soneca!!!).

Segundo PPC vão apostar na Academia e nos jovens. Então e isso será feito com um empresário Bulgaro como director Desportivo? ( ninguem comenta esta anedota???)

-Segundo PPC o Stoijkovic irá regressar porque o Rui Patricio é muito jovem e não tem experiência para ser GR do Sporting.( Ai esta a aposta na Academia!)Então o que dizer do João MIneiro? Acham que tem estaleca para ser Administrador responsavel pelas finanças ? Não será ele muito jovem e sem estaleca para 340 milhões de passivo?

Acham que alguem fica convencido com esta solução para as finanças:" Vamos apostar no rigor, competência e ambição , aumentar o numero de sócios e renegociar com a banca!!". Mas o que é isto, isto não é nada , é um grande zero ,por vezes até me faz lembrar um senhor careca que agora vive nas terras de sua majestade e que muitos querem ver por cá para prestar contas!!
Não se deixem toldar pelo treinador . ESTAS ELEIÇÔES SÂO PARA ESCOLHER UM NOVO PRESIDENTE E NÂO PARA CORRER COM O TRENADOR!!!!

Lionheart disse...

Caro LdE, assino por baixo. O nosso clube há sete anos que não ganha o campeonato (o segundo maior jejum da sua história) e está em falência técnica. Perante isto, seria de esperar um sobressalto na massa associativa, com pedidos de responsabilização e que figuras de peso se disponibilizassem para recuperar o Sporting. Foi o que se fez após o desastre Jorge Gonçalves.

Mas não. Como o actual desastre é da responsabilidade de gente "fina", os culpados são os chatos da oposição que não se calam e os "notáveis" juntam-se todos aos coveiros. O João Rocha há três anos disse aquilo que muitos não querem ver. O projecto Roquette liquidou o Sporting. O Sporting clube popular, eclético e com património que era o de João Rocha, acabou com o projecto Roquette, e os tipos que lá estão agora são os "cangalheiros". O que vai ficar será um clube-empresa deficitário, sem património, que continua a ganhar pouco ou nada, sem mística e com poucos seguidores.

Eu tenho IMENSO respeito pelas pessoas da lista Ser Sporting porque se disponibilizaram para concorrer às eleições sem a ajuda de ninguém. Não ficaram à espera que um banco os fosse chamar. Não se fazem de vítimas, nem estão ali contrariados ou maçados. Ninguém os respeita por não serem conhecidos, mas eu fico-lhes grato por obrigarem os parasitas que são os nossos "notáveis" a pelo menos esforçarem-se um niquinho. Tenho ouvido na rádio toda a espécie de impropérios de "jornalistas" desportivos contra os meus consócios do Ser Sporting e não vejo indignação alguma contra quem deixa o Sporting em falência técnica. Lamentável! Aconteça o que acontecer relativamente a Eriksson, terão os meus votos, porque merecem que lhes seja reconhecido o esforço, a humildade e a sua bom intenção relativamente ao Sporting Clube de Portugal.

E é óbvio que para o Porto o Sporting está "bem" como está. Não precisa de mudar absolutamente nada. Já só merecemos dó dos nossos rivais. Pena é que para a maioria dos sócios que (ainda) vão votar também esteja "bem". Mas temos apenas o que merecemos (ou pelo menos a maioria terá) porque não se faz mais pela vida.

Davidinho disse...

Caro Leão da Estrela ,


O que o Rui Moreira quer , sei eu. Ele e todos os tripeiros(e lampioes já agora). Quer de volta o tempo dos Jorges Gonçalves e dos Cintras...simples!

Virgílio Bernardino disse...

"Pois é mas para essa gente então o Guardiola o que é e o que era antes de apostarem nele no Barcelona!!"

O Guardiola foi (só) campeão espanhol, vencedor da Taça do Rei, campeão europeu no PRIMEIRO ano que pegou no FCB. O PB vai para o quinto no SCP...

Sem comentários adicionais...

fabio disse...

A comparação do Guardiola com o Paulo Bento é a coisa mais ignorante que alguma vez li na blogosfera.

Em 1º lugar, em termos de mentalidades, são absolutamente antagonicas.

O jogo ofensivo, bonito, atractivo, de bola no pé e futebol curto.

Por outro lado, o jogo da retranca do 1-0, do chutão para a frente.
Do desprestigio do espetáculo, do desprestigio do espectador.

Se há coisas que distinguem as pessoas, a sua maneira de estar, é a sua mentalidade, a sua filosofia.

Depois, não comparem um Daniel Alves a um "Abel", esse craque que nem no Braga deve ter lugar.
Coitado, ele não tem culpa.
Quem tem culpa é o ignorante que insiste(entre outros casos ridiculos como o Polga) nele.

Enfim, é uma falta de tudo!

Daqui a 1 ano cá estou, novamente, a debater os mesmos assuntos.

Pode ser que haja uma surpresa nas eleições, e o operário se vá embora...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...