quinta-feira, 11 de junho de 2009

Cristiano Ronaldo e a loucura

Os números (94 milhões de euros) não deixam margem para dúvidas: grosso modo, Cristiano Ronaldo custou ao Real Madrid tanto como os últimos quatro anos do futebol do Sporting, clube que formou o jogador. E o Sporting, neste período de tempo, foi segundo classificado na Liga Portuguesa e concorrente do mesmo Real Madrid na Liga dos Campeões, a prova maior de clubes do futebol europeu e mundial.
Eu escrevi que o Sporting é concorrente do Real Madrid?!... Foi por engano. A verdade é que não se pode falar em concorrência na Liga dos Campeões quando um simples jogador de uma das equipas custa tanto como quatro anos de investimento no futebol de outra. A transferência de Ronaldo do Manchester United para o Real Madrid significa que a indústria do futebol está louca e que os clubes portuguesas já não podem alinhar nessa loucura.

16 comentários:

Anónimo disse...

Não é bem assim. O valor desportivo de Cristiano Ronaldo não ascende aos 93 milhões de euros, por muito bom jogador que seja. Este investimento vale a pena porque à performance desportiva deve ser somado o retorno de aspectos como a publicidade, as camisolas, etc, etc e eventuais títulos.

Anónimo disse...

Acho que o puto fez asneira e em Espanha não vai ter metade do espaço para correr que tinha em Inglaterra. De qualquer forma, desde que saiu do sporting, estou-me nas tintas. E a personagem irrita-me.

Não faço ideia onde o Florentino vai buscar esta quantidade estúpida de dinheiro. Vai para mais de 30 milhões de contos só em dois jogadores.
E a verdade é que lá do outro lado de espanha, há jogadores que, pessoalmente, considero tão bons melhores: Iniesta, Messi, Xavi (e ainda vai rebentar o Bojan).
Tudo a custo zero. Isso é que é incrível.

O Real continua o cabeçudo endinheirado do costume. E vai levar uma lição do Barça, desportiva e financeiramente. Assim o espero.

Pedro

Vamos a Eles disse...

O que o real precisa é de um bom treinador que tenha pulso no balneario das estrelas. Depois do del Bosque nunca mais ouve ninguem.

Relativamente aos milhões nunca percebi muito bem como aparecem, faz-me lembrar o nosso rival da segunda circular. Dizem as más linguas que é o José Eduardo dos Santos que entra com o capital...

Maria João Ávila disse...

Concordo plenamente com tudo o que escreveu!

Saudacoes Leoninas....mja - EUA

40 postas pescada disse...

uma coisa positiva deste negócio (para além dos cerca de 3MM€ para o Sporting) é a animação do mercado de transferências, podendo o Sporting vir a tirar partido do aquecimento que o Real está a transmitir ao mercado.

precisando o Sporting de "fazer" dinheiro, nada melhor que este frenesim para poder despachar alguns monos que tem em stock.

ps:
o personagem CR não só me irrita como não prevejo nada de bom em Madrid.

RFM disse...

Os Espanhois valorizam o que Muito BOM existe como Portugês, enquanto muitos dos Invejosos Portugueses apenas sabem deitar abaixo.
GRANDE CR-7. Melhor do Mundo e o Maior Jogador de todos os tempos Portugês.MARAVILHA.
Valores $$$ ? muito altos. OK.mas o que é bom custa e vale dinheiro. A ADIDAS agora enche-se de trabalho.
Ele afinal factura dentro e fora do campo.Essa a que é essa.¸

O SPORTING também vai ganhar algum

Anónimo disse...

Peço desculpa, mas considerar o CR o melhor português de todos os tempos parece-me fora da realidade. Sou sportinguista doente mas não posso distorcer a história.
O melhor português de todos os tempos chama-se Eusébio. Veja uns videos, compare o palmarés, pergunte a alguém com mais de 50 anos e vai ver que concorda.

O CR ainda tem que comer muita fruta.

Pedro

JORGE disse...

uma equipa pagar 90 milhões de euros opr um jogador e o cristiano ronaldo ganhar 25 ou 26 mil euros por dia é um atentado a todos os que pensam.

Silva Sampaio

RFM disse...

Caro Pedro
Eu Vi Eusébio Jogar.Estamos conversados.
Quanto a diferença é para mim astronómica. CR-7 ou CR-9 é um TODO. Velocidade, Remate com pés Esquerdo e Direto tudo ao mesmo nível e com excelente jogo aereo. Excelente Rematador de livres,Cobra bem Penaltys. enfim...NADA lhe falta.
O Mundo inteiro RECONHECE.
Figo igual...muito melhor em tudo.
Mas em Portugal é o medo de (6-Milhões)que lhe retirem esse estatuto mais A Bola-Jornal.
Quanto Ao Pantera Negra, Velocidade enorme no meio (de coxos) da época em que o profissionalismo era uma miragem. 3-clubes eram profissionais em Portugal.Rematava forte e acabou aqui. Cobrava bem penatys também.
Hoje ver o Futebol dos anos 60 e 70 dá sono.Cruffy foi do tempo dele e foi um espectáculo, entre outros mais.Di Stefanni, Puskas.

RFM disse...

Caro Pedro

Isso de comer fruta...Ele vai comendo e da boa...agora até anda a comer a Paris Hilton nos EUA.

A fruta do F.C.P. é só rafeiras.
Já,tive uma cadela que lhe chamava carolina.

Pai da Leoa disse...

RFM;

o amigo é candidato?

É que se é, EU VOTO de caras... eu ponho lá a cruzinha!!!

O mascote... bem, falaram em vídeos; o "preto e branco" não ajuda, mas...

...ainda tenho noção de que o PALOP fazia 35 jogos por época... o SuperPuto faz 60/70!!!

Curriculum:

ambos ganharam uma TCCE/CL

o SuperPuto já foi campeão do Mundo de Clubes

Tri Campeão Inglês

etc etc etc!!!!!

Ah, se o "Lorpa" foi vencedor do premio France Football, o puto tb... e ganhou o da FIFA!!!

Ah, o mascote já não ganha nada!

O puto, ainda agora começou!

E permitam-me discordar de um aspecto; no tempo do lorpa, havia 3 clubes profissionais... pois é, mas o FCP estava na seca de em 19 épocas, apenas ter ganho uma Taça!!!

Ou seja, o puto tem um mundo de equipas para lhes ganhar... a mascote tinha o Sporting CP!!!

Selecção A: a mascote fez 3º lugar no Mundial de 16 clubes!

O Puto fez 4º, num mundial de 24... e 2º e (5º/8º) num Euro de 16!!!!!

Anónimo disse...

Caro Pai da Leoa e RFM:

Não me ponham na situação complicada de defender um benfiquista, mas mantenho o que disse.

Deixando de lado as taças dos campeões ganhas pelo Eusébio (1961 - estava no plantel - 1962), teve mais 3 presenças na final.
Que me lembre, o Eusébio não tinha apenas o nosso Sporting para derrotar porque enfiou 3 golos, na final da Liga dos Campeões, ao Real do Di Stefano (não Di Stefanni), Puskas, Gento, Santamaria... enfim, provavelmente a melhor equipa de sempre a par do Ajax do Cruyff.
Quanto a carreira na selecção, bem sei que o Cristiano está ainda no início, mas qualquer comparação será pura coincidência ou piada de mau gosto. Nos anos 60, a selecção era o Eusébio (em grande parte) e depois os simões, josés augusto, torres e a defesa sportinguista do grande Hilário e do enorme Alexandre Baptista. Mas fundamentalmente era o Eusébio.

No demais, é uma questão de gostos. Bem sei que o Eusébio não é o cumulo da erudição, mas é verdadeiro. E os cabeçudos da luz, apesar de maltratarem Colunas e outros que tais, têm um símbolo (a par do outro que esteve 10 anos para voltar e ...voltou).
Nós temos esses grandes sportinguistas que são o Figo e o Ronaldo.
Desculpe-me a expressão mas o primeiro é um gestor e o segundo um idiota.

Não admira que com esses jogadores fabulosos (património do sporting, dizem), os grandes símbolos dos Sporting continuem a ser o Manel e o Hilário.

Quanto à "mascote" e "PALOP" confesso-lhe que não me parece agradável ou justo. O homem deu o litro pelo país (e jogou mais infliltrado do que qualquer outro jogador português). Só porque nos lixava constantemente a vida, não é razão para não o tratar com o respeito que merece.

Para a história fica o seguinte:
A mascote se calhar ainda vai parar ao Panteão quando morrer. E acredite que ainda vai ver sportinguistas de idade a chorar (Como benfiquistas choraram o J.Agostinho).
Onde vão ficar o Figo e o Ronaldo?

Pedro

Pai da Leoa disse...

Eu referia-me à qualidade do futebol português...

...claro que na Europa, tinha que defrontar colossos (verdadeiros, não os ditos!).

Quanto a golos... o CR é extremo... o outro, era essa a "vida" dele!!!

Jogou infiltrado... o CR e outros, jogam com pubalgias, hérnias, estiramentos, fracturas, etc etc etc...

...o outro teve o mérito dele... este tem tb o seu mérito.

Mas ste joga em campeonats a sério...

...o outro andou por cá...

...e em termos de Selecção, por exemplo, num foi a um Europeu...!

Teve finais europeias: pois, até o Bento este em plantéis que foram a 3!

Com meia dúzia de jogos, era-se vencedor dum troféu europeu... agora, dá para ir ate Dezembro!!! Isto se não se tiver que jogar as pré´s...

RFM disse...

Caro Pedro

É evidente que pelo que disse nunca viu os anos 60 e 70. Mas quer defender o Eusébio até á exaustão. Está no seu direito de opinião e de gostos.
Nada me admira o que refere de Panteão. Até um dia o Salazar pode ir, basta verificar que os Portugueses o elegeram como figura do Século. Eu sofri por causa dele e agora vejo este elogio a ele.
Depois..ainda mal terminou a carreira e está eleito para Presidente da FPF o Figo.
Como que ser um bom jogador quer dizer o mesmo de um bom dirigente. TACHOS.
Sabe que mais..acompanhei a carreira de J. Agostinho com amizade e desportivismo, Chorei por ele, acompanhei-o até à sua última morada no Cemitério da Silveira. Passei muitas horas com ele e até ao fim dele.Mas chorar pelo Eusébio NUNCA.Choro por grandes amigos ou Familiares muito próximos.
Mas como disse, assiste-lhe o direito de opinião e de gostos, Eu falo e gosto do que vi até hoje. Tenho inúmeros exemplos de Grandes Jogadores.REI-Pélé, depois a carteira é enorme de igualdade valores, sendo FIGO e C.RONALDO o expoente máximo do Futebol Português ao mais alto nível.
O peso do Jornal da A Bola hoje é bastante menor do que antes era.As TVs mostram muita coisa e desmacaram muitas mais.Tenho dito...
Uma pergunta final para refletir...eu não vi nem conheci...Lembra-se de Peyroteo?!
Veja o historial dele e depois calculize com o Eusébio.
Veja aqui... http://armazemleonino.blogspot.com/search/label/Peyroteo

Anónimo disse...

Caro RFM,

Naturalmente que sei quem foi o Peyroteo. Tranquilizo-o ao ponto de lhe assegurar que não precisei de ver o link que me enviou (e agradeço), porque sei exactamente o record de golos que marcou - equivalente a algo como 1,6 quaquer coisa por jogo - e os demais violinos Travassos, Jesus Correia, Albano e Vasques. Tenho um poster dele no escritório.

Compreendo perfeitamente o que refere, relativamente à diferença dos tempos de lá para cá, em competição e em "endurance". E também estou a par do lobby "Bola" nesses anos.

Mas disse acima que o Ronaldo tem "Velocidade, Remate com pés Esquerdo e Direto tudo ao mesmo nível e com excelente jogo aereo. Excelente Rematador de livres,Cobra bem Penaltys. enfim...NADA lhe falta." Concordo em parte.

Falta-lhe humildade e bom senso. Falta-lhe fair play com o comportamento que tem dentro de campo, as carinhas e as caretas (o Best também tinha, mas enfim....com estilo). Falta-lhe apanhar um Carles Puyol a fazer-lhe uma marcação impiedosa e cumprimentá-lo no final do jogo em vez de ficar a fazer as carinhas e as caretas sentado no relvado.

Enfim, cumprimentar - se me permite - como o Eusébio cumprimentou o Lev Yashin depois de lhe ter marcado um penalty.
E a mudança dos tempos não é desculpa (se bem me lembro, o João Moutinho, quando ascendeu ao plantel principal, ainda tratou o Pedro Barbosa por senhor).

Olhe, não sei que lhe diga. O "superputo" irrita-me solenemente. E da mesma forma que sou incapaz de apoiar o benfica contra qualquer equipa estrangeira (dizê-lo seria hipocrisia), espero que os Puyoles de espanha ensinem umas maneiras ao jovem.

SL,

Pedro

RFM disse...

Caro Pedro

Com todo o respeito da sua opinião, mas espero que não entre na onda da desculpa com a Seleção e o C.Ronaldo. Tem sido impiedosa.Agora digo-lhe uma coisa..Sou sócio do SPORTING há muito ano. Fiz viagem quase de propósito da América a Lisboa para ver a Inauguração do nosso novo estádio e levar a familia comigo (4). Você nem sabe nem imagina o que é ser e ter ORGULHO do que ouve dos Americanos, Canadianos e restantes convivas acerca deste Prodigio Português bem como elogiarem a Academia do SPORTING.
Por isso custa-me ouvir e tolerar certos comentários de alguns Portugueses.Acredite... a minha revolta é enorme.Os meus cumpts. com saudações Leoninas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...