domingo, 14 de junho de 2009

A importância dos problemas laterais

Está em curso a preparação do plantel do Sporting 2009-2010, não estando prevista nenhuma revolução, o que é muito positivo, pois é sintoma de estabilidade no futebol leonino. As notícias que chegam de Alvalade apontam para a contratação de dois médios e um avançado. Com a saída de Derlei, abre-se uma vaga no sector ofensivo, saudando-se também a previsível inclusão de Carlos Saleiro, talvez no lugar de Rodrigo Tiuí, que deverá sair.
Já no meio-campo, tudo dependerá do mercado, isto é, de quem sair, uma vez que os problemas do Sporting não estão aí. Estão, em minha opinião, nos lados direito e esquerdo da defesa, onde Paulo Bento não dispõe de soluções de classe indiscutível (como acontece com Liedson no ataque ou com João Moutinho no meio-campo). Mesmo o eixo da defesa leonina necessitaria de melhores alternativas – e o mercado até é rico em jogadores acessíveis para esta posição. Afinal, uma equipa forte e competitiva começa no sector recuado.
A verdade é que, nas linhas laterais, Abel, Pedro Silva, Ronny, Grimi e o "polivalente" Caneira – vamos ver como André Marques se adapta – são jogadores medianos, que podem chegar para o segundo lugar na Liga Portuguesa e para a conquista da Taça de Portugal, mas cujas debilidades são postas à vista de toda a gente em jogos de maior exigência, como acontece na Liga dos Campeões, onde o Sporting quer voltar a participar.
Ora, o sistema táctico de Paulo Bento apela precisamente a uma grande qualidade dos defesas laterais, para que a equipa tenha maior equilíbrio. O reforço desses lugares com jogadores de qualidade inquestionável seria também importante para dar confiança não só a toda a equipa, mas também ao jovem guarda-redes Rui Patrício, que irá, naturalmente, continuar a crescer na baliza leonina, sendo um trunfo garantido para o presente e para o futuro. Em suma, na equipa do Sporting, os problemas laterais são os mais importantes.

13 comentários:

Anónimo disse...

Nem mais leãodaestrela!

Para mim precisamos de 4 laterais novos, e não, não estou a ser irónico.

DD: Abel é ridiculo e PSilva para lá caminha.

DE: Caneira não é lateral(muito menos quando está limitado fisicamente), ronny é um susto e grimi parece-me limitado.

A juntar a isto um central como Polga e um guardião algo hesitante(apesar de gostar bastante dele), quase que diria que precisamos de uma defesa nova.

levezinho disse...

Concordo inteiramente. Ter laterais de qualidade que saibam atacar e defender bem é bastante importante no estilo de jogo utilizado por Paulo Bento.

levezinho disse...

Concordo inteiramente. Ter laterais de qualidade que saibam atacar e defender bem é bastante importante no estilo de jogo utilizado por Paulo Bento.

fvaz disse...

O Bolton oferece 12 milhões pelo Miguel Veloso. Cedam-no por 10 e peçam em troca o passe do Eusebiusz Smolarek. Que triunfou no Feynoord e no Santander. E foi pouco utilizado no Bolton. Tem 28 anos e é um grande jogador como o comprovou a nossa selecção quando perdeu na Polónia.

JSilvério disse...

Concordo, o Sporting ja não tem um DD decente desde que o Rogério saiu, e na esquerda nem se fala, o Grimi para mim foi O erro de casting da ultima temporada...

Anónimo disse...

Eu penso também que falta, e de que maneira, alguém que desiquilibre no meio campo. Há 2 anos, quando o Sporting jogava bem, o Romagnoli em forma e o Nani faziam-mo, mas o ano passado foi o que se viu...
Quanto à baliza é difícil não simpatizar com o Rui Patricio, que é da casa e tudo, mas não podemos continuar a perder tantos pontos devido ao guarda-redes...

Pedro Nogueira disse...

Depois de Derlei ter virado o bico ao prego, de não ficarmos com o nosso melhor guarda-redes para a próxima época, de se andar a mandar ao ar a ridicula hipótese de sermos mais um entreposto de Hugo Viana. Só nos faltava continuarmos na mesma em relação aos laterais. Vou acreditar que não será assim. Caso contrário é melhor rezar...

nunotexas disse...

Concordo inteiramente os nossos laterais são medianos ecom eles não temos equipa para competir nem pelo titulo nem por um bom lugar na champions.
E acho que o André Marques não vai acrescentar nada á equipa

Nuno Trindade disse...

Parece-me que vamos continuar a levar com o Abel (péssimo jogador), o Pedro Silva (só por loucura dos dirigentes se poderá falar em renovar o contrato... são os negócios à Sporting), o Grimi (uma contratação inenarrável e mais uma negociata para ser investigada...) e o Ronny (se o futebol fosse só remates à baliza...). Os 4 juntos não fazem um jogador mediano!
Deviamos contratar 2 laterais de grande qualidade e apostar em João Gonçalves e em André Marques.
Mas não acredito... Acho que tudo se vai manter na mesma. Passado que foi o acto eleitoral, vamos voltar à mesma mediocridade que caracteriza estes dirigentes e treinador.
Já agora, será que alguém pode avisar o JEB para pôr o Paulo Bento na ordem e fazer regressar o nosso melhor guarda-redes (Stojkovic)? Aproveitem e vendam o Patrício rapidamente...

Mário Rui Oliveira disse...

Fácil ...

DE : Drenthe ( ou Alonso - fim de contrato )

DD : Seitaridis ( sem clube ), Nélson ( Betis na 2ª )

DC : Jorge Andrade ( se o joelho estiver recuperado )

MED : Maniche, Daniel Carvalho, Augusto Fernandez, Biglia ( já estivemos interessados antes de ele ir apra o Anderlecht ), Hugo Viana

AVS : Saviola, Caicedo ( era uma excelente hipótese ... ), Ricardo Oliveira

Algoncalves disse...

Em termos de laterais vai ficar tudo na mesma, o Abel e o Grimi são uns dos boys do Paulo Bento e não vamos sair disso, temo que seja mais uma epoca do mesmo.

Pedro disse...

O Abel é horrível.
O Polga, é mais que horrível, é um pesadelo! Era o primeiro a recambiar.
O Grimi e o Ronny, não são um pesadelo mas estão lá perto.

São 5 jogadores, que fazem parte do plantel, que não têm qualidade para actuar num clube como o SCP.

Isto diz tudo da política de contratações do SCP!

PS: O Pedro Silva é razoável, pelo menos leva a equipa para a frente com a bola no pé.

O Caneira é central, e já provou ser bom central(não lateral, uma adaptação ridicula).

O Carriço é o único jogador de nível SCP, e o Tonel um bom jogador(marca golos, é um exemplo).

Como presidente do SCP, era a primeira coisa a fazer: reestruturar a defesa.

Vamos a Eles disse...

Concordo inteiramente com a historia dos laterais. Aproveito para relembrar o João Pereira e o Evaldo do Braga.

O ano passado todos deixaram fugir o Rogrigo Alvim do Belem para ser campeão alemão...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...