quarta-feira, 10 de junho de 2009

Livro sobre Academia boicotado em Alvalade

Os jornalistas Fernando Correia e Vasco Resende, por sinal dois antigos directores do jornal “Sporting”, que apresentaram há dias o livro “Academia Sporting – Do Sonho à Realidade”, acusam o director de Comunicação do Sporting, Miguel Salema Garção, de boicotar a divulgação da obra em dois dos principais suportes informativos do clube: o sítio oficial na Internet e o jornal. O livro, da Editora Calçada das Letras, foi apresentado no dia 2 de Junho, no Auditório do Estádio José Alvalade, por Ernesto Ferreira da Silva, novo provedor dos sócios do Sporting. O evento, porém, parece ter escapado à atenção de Miguel Salema Garção. Em e-mail enviado ao LEÃO DA ESTRELA, Vasco Resende, um dos autores do livro, escreveu o seguinte:
“Depois da recusa do director do Jornal "Sporting" em ceder a dois antigos directores do Jornal do nosso Clube, as fotos oportunamente solicitadas para serem inseridas como complemento do texto elaborado por mim e pelo meu colega Fernando Correia, de acordo com as orientações (naturais) dos dirigentes da Academia Sporting que completaram a obra com uma parte institucional que a valorizou, já devem ter reparado que um livro de promoção da maior iniciativa do Sporting Clube de Portugal neste século, a Academia, não mereceu uma única linha no órgão de comunicação que eu considerava ter a responsabilidade de ultrapassar todos os outros em termos de volume de promoção e divulgação de algo que é um orgulho de todos nós, portanto, do Sporting Clube de Portugal.
Como não entendo este boicote (só cabe no Site e no Jornal a promoção pessoal do respectivo director) solicito [ao LEÃO DA ESTRELA] que, no vosso sítio tão divulgado em todo o mundo (enviam-me sempre dos EUA), divulguem a existência da memória do futebol leonino que é "Academia Sporting – Do Sonho à Realidade", da qual estão autorizados a extrair e publicar, se assim pretenderem, trechos que possam despertar o interesse dos sportinguistas. Saudações Leoninas!”
Vasco Resende

19 comentários:

Nuno Trindade disse...

Salema Garção no seu melhor! Desaparece! És um dos responsáveis pelo péssimo trabalho comunicacional desenvolvido pelo Sporting nos últimos anos! Lamentável!

Anónimo disse...

Sem Rei, nem roque! As usual, the same crap...

Anónimo disse...

Não se preocupem, que esse tipo tem os dias contados no nosso clube.

CORREIO LEONINO disse...

Lamentável!

Pai da Leoa disse...

O importante é que há mais um livreo para se adquirir:

tal como: MMP "Valeu a Pena"
Sonata para 5 Violinos
Lugares de Leão
Fotobiografia SCP
50 anos a Rugir na Europa
Agenda do Centenário

etc etc etc

Orlando Teixeira disse...

Meus amigos.

5 dias se passaram sobre a decisão dos sócios e nem assim os ataques pararam, tudo servindo para os justificar.
Permitam-me uma pergunta: o lucro das vendas reverte para o clube ou para a Academia?
Se não reverte, porque raio o clube deve suportar a publicidade para benefício de terceiros?
Não gostam de Salema Garção? É um direito que lhes assiste. Daí a usar Salema Garção como arma de arremesso contra a direcção vai uma enorme distância e, esse é um direito que já não possuem.
Se cada um de nós fizesse um livro a falar do clube e achasse que era obrigação do clube publicitar a nossa obra, o Jornal apenas teria publicidade, gratuita ainda por cima.
Vasco Resende quer publicidade ao seu livro sem pagar um tostão, sem partilhar com o clube os dividendos dessa publicidade? Onde já se viu uma coisa destas? Isto é fazer dos sócios lorpas, ainda por cima atiçando os que pensam com os pés contra os seus dirigentes.
Do LdE já conseguiu. Agora não clame um direito que não lhe assiste.
Nem vale a pena perder mais tempo com tão tristes figuras.

CORREIO LEONINO disse...

Desculpe, sr. Orlando Teixeira:
Não sei quais são os seus interesses no Sporting, nem qual é a sua relação com Salema Garção. Mas até seria bom sabermos.
Mas vamos ao que interessa: um livro sobre a Academia do Sporting, escrito por dois grandes sportinguistas, que já foram directores do jornal "Sporting", um livro assim, repito, teria que ser noticiado pelos órgãos de comunicação do clube. Segundo percebi, não se trata de fazer publicidade gratuita. Trata-se de noticiar.
Como já comentei aqui, resumo tudo numa palavra: Lamentável! Como lamentável é o seu tom divisionista... É muito mau vindo de quem defende um presidente que, muito bem, apela à pacificação e que, naturalmente, não deve rever-se nos Orlandos Teixeiras...

JR 007 disse...

Obrigado LEÃO DA ESTRELA, pela sua informação livre!!! Não vi isto em nenhum jornal!

RFM disse...

Caro
Orlando Teixeira

E que tal ver no site oficial do SPORTING o DECO..?!
Adoro eu e muitos..eheheheh
Tudo o que é para elevar o bom nome do SPORTING deve de ser no seu site como principal porta-voz.

A sua história em relação com estes orgãos directivos devem de haver aí algumas coisas mal-contadas. Oh Yes...

klan disse...

Só por causa disso, vou comprar.

Haja alguém que meta uns patins ao nosso Goebels. É uma personagem que já enjoa. Aqueles editoriais no jornal, meu deus...

Orlando Teixeira disse...

Confesso que ponderei não responder aos comentários, pois não é meu hábito responder a ofensas e a quem ofende, destinando-lhes em regra ficarem a falar para a parede.
Porém, conhecendo a turba, mais vale esclarecer que manter a divagação lunática do correio leonino, atalhando as suas habituais divagações.
Não conheço pessoalmente Salema Garção de lado nenhum, dele apenas sabendo que é dirigente do meu clube e que foi catigado pelo CD por defender o meu clube. De resto, não o conheço mais do que a maioria dos meus consócios, isto é, de o ver, ouvir e ler na imprensa.
Só vê interesses inconfessáveis nos outros quem os pratica ou se tivesse oportunidade os praticaria. Ficamos entendidos correio leonino?
Colaborei em tempos com um jornal já desaparecido (Diário Popular) e, por isso, posso dizer que um jornal não é um blog. A próxima edição já está montada, cabendo o espaço necessário às notícias sobre os jogos e pouco mais.
Não sei se é intenção ou não publicar a notícia, mas também não vejo razões para uma guerra e para as acusações que constato.
Não custava publicar a notícia, mas daí a fazer todo este barulho? Não vejo razões.
E não vale cometer a desonestidade intelectual ao falar de Deco, pois isso sucedeu num contexto claro, que abrangia o clube e a selecção, não foi uma mera e específica notícia sobre ele.
Quanto ao resto, nem vale a pena comentar.

Anónimo disse...

O Sr. Salema Garção não dignifica o nosso clube. Foi ele o responsável pelo departamento que pior funcionou na era Soares Franco - a comunicação.

Este caso em particular é incompreensível.

Correm rumores que tem os dias contados. O seu último editorial aliás, adquire já um certo tom de despedida. Pode ser impressão minha.

João Caetano disse...

Quero comprar esse livro mas fui à FNAC e ainda não o vi. Acho que é uma obra importante para todos os sportiguistas.

Se ainda há quem não considere isso e que sendo Director de o jornal oficial do clube não dê a conhecer aos sócios (sem publicidade gratuita, simplesmente como notícia)só temos que lamentar. Por isso e não só e digo isto com tristeza, o nosso jornal não cativa os sócios e adeptos do clube

Eddie disse...

Esses dois senhores, como muito bem assinalam, foram directores do Jornal do Sporting. Um deles, pelo menos, de nome Fernando Correia, assim que saiu do Sporting, num gesto de ressabiamento, prontificou-se a escrever um livro e a contar todos os podres daquela casa. A partir daí, deixou de ser bem recebido em Alvalade. A atitude de Salema Garção é, assim, explicável. O que não compreendo é cederem-lhes o auditório do estádio...

Nuno Trindade disse...

Este "iluminado", de nome Orlando Teixeira, para além de não ter capacidade argumentativa (sabe, não se consegue explicar... o inexplicável!), é daqueles que vê numa crítica (aqui é mais uma constatação) um ataque pessoal. É a teoria da conspiração, no seu melhor! Depois diz que esteve para não responder às "ofensas"... Bom, isto mais parece mania de perseguição! Não terá sido o sr. Teixeira que escreveu:
"Isto é fazer dos sócios lorpas, ainda por cima atiçando os que pensam com os pés contra os seus dirigentes.
Do LdE já conseguiu. Agora não clame um direito que não lhe assiste.
Nem vale a pena perder mais tempo com tão tristes figuras."? O que é isto se não um texto OFENSIVO? Vá-se tratar! Graças a Deus que há muitos consócios que têm a liberdade de falar. É um direito que lhes assiste...

unha negra disse...

Sr. Orlando;

Está à venda na Fnac online. Siga este link.

SL

Orlando Teixeira disse...

Caro Unha Negra

Só para o informar que fui dos primeiros a adquirir a obra.
Os meus comentários nada têm a ver com a obra em si, nem com os jornalistas que a produziram, mas com a dimensão que querem atribuir a um não caso.
Se quiser posso mostrar-lhe o conjunto de obras sobre o Sporting que possuo, nenhuma das quais (apenas uma, aliás) foi objecto de divulgação no Jornal, tão pouco objecto de lamentos e gritos de boicote pelo clube.
Que cada um tire as suas ilações.

MJVB disse...

Lê-se e custa a acreditar...Como é que este clube pode ir para a frente se nem o que o engrandece merece o seu apoio??? Mentes pequeninas é o que este clube tem mais onde elas não deviam ter lugar. E, oh Sr. Teixeira, poupe-nos, para não sermos tentados a responder-lhe à bruta!

Anónimo disse...

O homem não podia escrever porque está sempre de braços cruzados. Esse o problema. a) J.C.Francisco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...