sexta-feira, 12 de junho de 2009

Os segredos do FC Porto

José Eduardo Bettencourt anunciou que iria aplicar no Sporting Clube de Portugal um modelo de gestão do futebol inspirado no FC Porto. E o presidente leonino não é o único rendido à organização do clube nortenho. Ainda há dias, Toni, treinador que já foi campeão pelo Benfica e que é um símbolo do clube da Luz, apontou o FC Porto como um exemplo a seguir. Então, o que é que está atrás das vitórias portistas nos últimos anos, para além daquilo que vemos nos estádios? Pois bem, o “Diário de Notícias” mergulha hoje na realidade portista criada por Pinto da Costa no início da década de 1980. O trabalho é assinado por Francisco J. Marques, um jornalista conhecedor dos meandros portistas. Siga os links abaixo para conhecer os bastidores do FC Porto. Leia e deixe o seu comentário. FOTO: Getty Images

A máquina de ganhar do FC Porto

Os homens do presidente que também dão vitórias

Jogadores só pensam em futebol

Uma revolução chamada Visão 611

12 comentários:

Lionheart disse...

Não é assim tão grande o segredo do sucesso do Porto. E na base desse trabalho está o indiscutível portismo dos responsáveis do clube. Esse clubismo tem faltado e de que maneira ao Sporting. Daí a indiferença com os resultados negativos. E quando assim é, não se pode esperar ganhar frequentemente.

Mas agora também não acho bem a contínua bajulação ao Porto, como se fosse o único clube vencedor do mundo. Então o que dizer do Barcelona? Ali ainda por cima não há "fruta e chocolate" na "ementa"... Antes tínhamos um "presidente" sempre a elogiar o beifica, era o que mais faltava que a moda agora fosse fazer o mesmo ao "puarto". Se se trabalhar melhor, daqui a uns anos serão os outros a falar sobre os segredos do Sporting. Isso é que é desejável.

OF disse...

Temos que aprender (sempre) com os outros clubes (e esses clubes também tem aprender com o SCP)


Alguns bons exemplos:

Psicólogo
Ama-seca dos jogadores (para resolver os problemas do dia-a-dia dos jogadores)

Anónimo disse...

Pois, não fala é das gavetas com notas e tal.

RFM disse...

Os bons resultados nos Campos Desportivos, repare-se que não é só no Futebol fazem muitas versões positivas, mas se o FCP perder no Futebol,outros hinos se levantam.
O Futebol positivo manda muito.

Petinga disse...

Reduzir o sucesso do FCPorto as historias de corrupcao (provada, admitida mas nao punida de forma exemplar) e colocar uma pala a frente dos olhos.

Mas nao reconhecer que a ascensao meteorica desse clube a posicao de indiscutivel potencia no. 1 do futebol nacional muito deveu (e ainda deve) a jogos de influencias em que - helas! - foi e continua a ser muito superior aos seus principais rivais, e no minimo desonesto.

O Sporting pode aprender com isto? Claro que pode.
Mas no final de tudo, quando apetecer ao Lucilio marcar um penalti por "intuicao" a 15 minutos do final ou ao Olegario sancionar uma falta para grande penalidade inexistente com o resultado em 0-1 e sem perspectivas de mudanca, ali mesmo a frente dele, sempre quero ver de que te serve a ama-seca. Ou ate mesmo o psicologo.

Saudacoes Leoninas
Petinga

Virgílio Bernardino disse...

Com q então visão 611...

Falta a visão do é frutaaaaa ou chocolaaaate!...Essa sim, foi decisiva.

O FCP atingiu a hegemonia com BATOTA DA GROSSA que ainda hoje se reflecte. O ciclo virtuoso que implementou à conta dessa batota (jogo sujo de bastidores com influência na arbitragem) permite gozar de dividendos actualmente. Os milhões que foi ganhando na CL permitiu um poder económico que nem slb nem, principalmente, SCP possuem. Dinheiro trás melhores jogadores...Logo condições de alcançar o sucesso de que gozam actualmente. É esse o segredo do FCP: melhor plantel, que TAMBÉM conseguiu com práticas desonestas... Não é só trabalho, dedicação, profissionalismo e o 'portismo' dos actuais dirigentes!

Claro que tb contou com a desorganização, aselhice, e tb (no caso do SCP) de muita ingenuidade por parte dos dirigentes dos seus mais directos rivais.

Convém é não esquecer as famosas escutas do apito dourado, as famosas viagens ao Brasil, os famosos quinhentinhos, os cafés com leite, as visitas de árbitros ao domicílio do 'Engenheiro-mor', etc, etc...

Por fim, tb seria justo referir na tal reportagem do DN que aquela estrutura tão perfeita foi condenada por corrupção e que assumiram esse ónus!

Atingir fins, sem olhar a meios? Não, Obrigado! Gosto muito dos VALORES defendidos desde sempre pelo SCP! Ainda recentemente JEB atirou com esse discurso à cara do Rui Moreira com este a engolir em seco!...


SL!

Penetra-Muros disse...

Excelente artigo este do DN que apenas peca pela falta de rigor jornalístico. Esquece-se de referir que o grande segredo do Porto chama-se António Garrido, que tem um projecto chamado visão 5ootinhos e que entre outras medidas, paga as contas da água, tvcabo, edp, colégios, prostitutas, prostitutos(no caso do Jacinto), férias no hemisfério sul e até amas para que os senhores árbitros possam visitar o Calor da Noite de tal forma descansados sem ter que se preocupar com o jogo do fim de semana.

Saudações Leoninas

Anónimo disse...

começo a ficar seriamente preocupado. é que a época está cada vez mais próxima e não há reforços para o plantel. se assim continuar, não há boxes nem sequer vamos à champions

miguel mocaint disse...

nao ha reforços nem sequer ha contrato com o paulo bento!! so um principio de acordo. isso era o que PPC tinha com o SVE e com vários jogadores....

VISCONDE disse...

Esse gabinete de apoio que o artigo fala é semelhante a algo que o Cristóvão propunha no programa dele, o departamento de reputação.

É curioso que o Betencas seja um tão reputado profissional do futebol, acompanhado pelo advogado Telles, e nunca se tenham lembrado do óbvio: que os jogadores devem estar concentrados no futebol, e que são mais bem gastos 90 mil euros anuais num departamento desses que em prémios para Freitas e Figueiras sabe-se lá porquê.

Anónimo disse...

Caro LdE,

Eu também ando muito preocupado com a hegemonia do FCP, mas que tal um postzinho sobre o domínio do Sporting no Nacional de Clubes de Atletismo? O ecletismo agradece e o Prof. Moniz Pereira merece.

Pedro Moniz (que não Pereira)

Penta disse...

Ei moirama, é só azia.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...