terça-feira, 16 de junho de 2009

Paulo Bento e os empates leoninos

Segundo Paulo Bento, em entrevista ao programa “O Dia Seguinte”, na SIC Notícias, para que o Sporting ultrapasse o desempenho pontual do FC Porto e seja campeão nacional “falta ganhar com maior regularidade e empatar menos”. Menos dois empates – e se um deles fosse o registado no Estádio do Dragão – seriam suficientes para que o Sporting tivesse sido campeão nacional na Liga deste ano. Estamos de acordo.
O que é preciso saber é o que é que vai mudar na equipa do Sporting 2009-2010 de modo a que empate menos jogos. À partida, sabemos por que é que empata muito: a equipa de Paulo Bento manifesta falta de ambição e contentamento pelo resultado mínimo, o que é contraditório com a imagem de coragem e frontalidade que está associada à personalidade do treinador Paulo Bento. E sabemos o que é preciso para passar a ganhar mais e a empatar menos vezes: ambição de ganhar por mais do que um golo de diferença e procurar resolver os jogos antes que o tempo passe.
Uma equipa que privilegia segurar uma vantagem mínima em vez de lutar pelo segundo golo como se o jogo ainda estivesse empatado a zero é uma equipa que se candidata a empatar ou a perder o jogo. Foi o que aconteceu na final da Taça da Liga, por exemplo, onde o roubo da equipa de arbitragem não teria nenhum efeito caso a equipa do Sporting não tivesse abusado do "controlo do jogo" e tivesse procurado o segundo golo como quem procura o primeiro. Já uma equipa que procura o segundo golo depois de garantir o primeiro, corre o risco de poder sofrer o golo do empate, mas tem muito mais probabilidades de marcar o segundo e até o terceiro. E o público que vai ao estádio fica satisfeito com o espectáculo. FOTO: Getty Images

13 comentários:

nunotexas disse...

COncordo plenamente,sempre que estávamos a ganhar em vez de dominar-mos o jogo eramos dominados pelo adversário o que não acontecia com o Porto.
Se queremos ser campeões temos de dominar do inicio ao fim.

Anónimo disse...

findada a leitura do post estive, não mais que dez minutos, a pensar no seguinte:

qual seria o adjectivo que caracterizasse o post.

e decidi, portanto, qualifica-lo de perturbador.

penso que, e até para finalizar, sugeria-lhe, com o devido respeito, que ponha a viola no saco porque a sua música é indescritível.


ophiuchus

Paulo Xara disse...

Acho engraçado que o exemplo que apresenta, para jogos em que o Sporting não conseguiu gerir um resultado positivo, seja a roubalheira que foi a taça da liga.
É ainda mais engraçado se atendermos ao facto de ter sido a única ocasião em que o Sporting, encontrando-se a ganhar, não venceu o jogo. REPITO: Única ocasião em toda a época. E da maneira que todos nós vimos.

Acho giríssimo esse ódio rebelde que o move contra o Paulo Bento, mas tenha um pouco de brio, faça uma pesquisa prévia, e não acuse o homem de não saber gerir resultados, quando em toda a época, só por uma vez não vencemos um jogo, depois de estar em vantagem. E mesmo nessa ocasião, até a equipa do Barcelona seria incapaz de travar o todo poderoso Lucílio.

Cumprimentos

Sérgio disse...

"dominar de inicio a fim"

Pois pois e os adversários também não jogam ... !????

Respeito pelo adversário é o principal principio para conseguir ganhar.

Ainda bem que LdE não é o treinador do SCP.

Nunca mais me esqueço de um jogo em que o Boloni colocou em campo num jogo em casa com o Gil Vicente o Jardel o JVP o Niculae o Quaresma e o Cristiano Ronaldo ... os adeptos deliraram com o onze inicial .... lembra-se do resultado final 0-3.

Isso não é ter "ambição de ganhar" é mais utópico.

SL

CORREIO LEONINO disse...

Estes comentadores ofendidos, sabe-se lá pq, não merecem um blog com esta qualidade, que polemize e discuta abertamente, com frontalidade, e com nível, os problemas do Sporting. Para estes comentadores ofendidos não se pode dizer nadinha que belisque, que há ódio deste contra aquele. Sois uma vergonha!

É curioso que ninguém procura contradizer. Apenas se defendem e contra-atacam como virgens ofendidas. Enfim, o costume...

Sr. LdE: acabe com o blog, que estes tipos não o merecem!

seismilhoes-UM disse...

Caro LdE,

Algo se passa no que diz respeito aos seus últimos posts.

Noto, mais do que uma crítica sistemática ao que se passa actualmente no Sporting, uma falta de desvelo (o comentário acima de Paulo Xara pôe o dedo na ferida) a qual não estava habituado.

Espero melhores tempos, tanto no Sporting como no LdE.

Mário Rui Oliveira disse...

Corre no Chile a noticia que o Sporting terá feito uma proposta de 8M dólares ( 6M de euros ) por Matias FErnandez ... a confirmar-se é um enorme jogador ! MEsmo por isso, custa-me a acreditar ...

fabio disse...

Péssimo treinador, mais, incompetente!

Como pode este cromo alegar que o sector da defesa está "fechado"?

É com o Polga, com o Abel, com o Grimi, com o Ronny que vamos lá?

Não espera, é com o reforço de um puto de 20 anos que vamos aumentar a qualidade da defesa.

Enfim... reforçem lá o ataque, e o meio campo, e continuem a deixar o Polga bombear as bolas para a frente!

Nem com o CR a avançado lá iamos...

Isso, e os os laterais mediocres que temos que não sabem fazer um cruzamento digno desse nome, assim como as infantilidades defensivas mais variadas e frequentes que temos que assistir!

O SCP tem um problema ESTRUTURAL, nomeadamente no que à construção de jogo diz respeito.

E sem resolver esse problema específico, não adianta gastar dinheiro.

Cada vez vejo o meu clube pior, bolas! Falta de visão.

Anónimo disse...

Só lembrar o jogo com a A.Coimbra em casa,já para não falar de outros 3/4 que perdemos porque não jogamos Népia e pior ainda fói a birra Vulcevik.Enfim votos para que a temporada que aí vem não traga o lixo que não fomos capazes de varrer.
Viva o S C P

Anónimo disse...

Precisamos de um bom central, no lugar do bluff Polga.

Mais do que para defender melhor (já que as compensações, apesar de tudo, até têm desenrascado), para atacar melhor. Para se conseguir fazer pressão mais longe da área. Para se conseguir contra-atacar com mais elementos.

Ou seja, um bom defesa central para, com a mesma equipa, marcar mais golos, jogar melhor e deixar jogar menos o adversário.

Com a maioria das equipas nacionais, lá vamos desenrascando nessas compensações ao nulo do Polga. Contra outras equipas de nível do topo europeu, que exigem correria a sério atrás da bola, foi o que se viu.

Melhorar? Pôr no lugar do Polga um patrão da defesa (outro igual, ou inexperiente, não serve!), um grande defesa central, já que o Carriço (muito prometedor) e o Tonel (que desenrasca), sendo seguramente muito melhores que Polga, também não apresentam hoje o nível que eu acho que a defesa do Sporting merece, e já teve no passado recente.

Também estranho que PB não refira essa lacuna como prioritária. Espero que a tenha identificado, e a vá corrigir, sem a ter mencionado.

Mas fico preocupado....

Vulgo, o "Coração de Leão"

leão rampante disse...

Vejam isto:
http://www.itasportpress.it/?action=read&idnotizia=8455

Anónimo disse...

...mAIs dois anos sem chegar lá...
enfim...

Gouveia disse...

Acabei de ver e ouvir atentamente no site da SICN a entrevista do PB!

Conclusão: Estamos lixados!

Mais do mesmo: um cão de fila benfiquista ao serviço dos interesses e valores (???) da "Administração" que o contratou e de quem ele diz que sempre o defendeu e deu todo o apoio em todas as alturas( ?????)!

Está contente com o plantel ( defesa com André Marques - e Polga - está fechada), dispensa Stojkovic ( titular da Sérvia), e não vai pedir jogadores, pois está satisfeito com aquilo que lhe derem...!

O treinador do Sporting em 4 anos não só não evoluiu tecnicamente e tacticamente como também não evoluiu no seu discurso e ideologia futebolística...

Não se esperam melhorias...!

Pode ser que tenhamos sorte e que sejamos beneficiados..!

Haja (muita) fé... e saúde!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...