terça-feira, 2 de junho de 2009

Sampaio quer mais organização e mais futebol

O ex-Presidente da República, Jorge Sampaio, é um dos sócios mais ilustres do Sporting Clube de Portugal, em função de ter sido chefe do Estado, entre 1996 e 2006. Em entrevista ao jornal “A Bola”, vestiu a capa de “um sócio com os olhos abertos” e revelou que o Sporting precisa de “mais organização”, de “mais futebol jogado”, de “menos conversa sobre arbitragens”, de melhor aproveitamento dos jogadores e de verdade quanto ao passivo do clube. O LEÃO DA ESTRELA seleccionou o essencial:

“O Sporting perdeu jogos que não devia perder, porque jogou mal. Dentro das condicionantes, bem visíveis, a posição final na Liga é, em meu entender, a melhor possível. E há que assumi-lo assim, porque a ilusão sobre a realidade não é boa conselheira para o futuro.”

“Compete aos dirigentes escolher [quem deve ser o treinador] e dar a cara por isso, bem como pela escolha dos chamados artistas. Os serviços prestados, a honestidade e a confiança são elementos importantes para uma decisão. Mas isso não é tudo. E já agora: a capacidade e a versatilidade tácticas também são importantes [na escolha de um treinador]”.

“Conheço o dr. Bettencourt e tenho dele a melhor impressão. A sua experiência profissional é valiosa, nomeadamente para realizar o incontornável conjunto de reformas necessárias na estrutura do chamado Grupo SCP e na SAD.”

“Não tenho o gosto de conhecer o Dr. Paulo Cristóvão. Nestes dias, pelo menos, lançou a discussão interna, o que é sempre útil e permitirá uma escolha mais ampla aos sócios.”

“[O Sporting precisa de] mais organização, mais futebol jogado e… menos conversa sobre arbitragens. E, claro está, também: gestão acutilante e rápida quanto aos jogadores, os tais activos (sem esquecer Alcochete, a melhor coisa que se fez). Às vezes é preciso arriscar, dentro das possibilidades, para valorizar depois. São muitos os casos. Lembro-me do Pepe, que veio da Madeira à experiência e foi mandado regressar à Região Autónoma. Sabe-se o que aconteceu depois… E o Varela, que o FC Porto foi buscar e de que alguns se esqueceram. Só falta ver, além do mais, o que vai acontecer ao Saleiro, que quer regressar (costuma marcar golos).”

“Já agora: era bom que se estabilizasse, para todos, o montante do passivo, do chamado universo Sporting. Estamos todos muito cansados de ouvir as mais desencontradas versões. Só pode haver uma e é indispensável que seja assumida por todos.”

Jorge Sampaio, “A Bola”, 01-06-2009

17 comentários:

Gouveia disse...

LdE,

Seria bem mais útil seleccionar declarações de um qualquer sócio de bancada! Seria certamente muito mais interessante!

Este Sportinguista que é notável( ou vice versa) pelo discurso redondo, inócuo, ambivalente e palavroso deverá votar naquele que Sampaio qualifica como tendo "uma experiência profissional é valiosa"...!

O que é facto é que essa experiência valiosa no Sporting, e no aspecto financeiro, não valeu NADA, ou antes valeu umas dezenas de milhões de euros de prejuízo...

O que Sampaio (que hoje em dia fala sobre quase tudo...) deveria ter realçado - sendo ele supostamente um pilar da Democracia - é o facto de Bettencourt ter fugido ao debate de ideias, ao confronto de ideias e modelos e ao esclarecimento dos sócios!

Mas os políticos nunca dizem nada de concreto, especializando-se em debitar banalidades! E depois lá ganham as eleições!

Era bom que os sócios do Sporting não copiassem esse triste exemplo de ignorância e seguidismo!

Lionheart disse...

Ao dizer que o Sporting precisa de mais organização e futebol jogado, e menos conversa sobre arbitragens, Jorge Sampaio passa, subtil mas certeiramente, o maior atestado de incompetência à continuidade e a Paulo Bento. Sem espinhas. Bem haja, Dr. Sampaio.

NUNO RAMOS disse...

Amigo LDE,

tenho cá passado na expectativa de haver um artigo seu sobre a ida de José Bettencourt ao programa Dia Seguinte, gostaria de saber a sua opinião, de puder comentar e ler outras opiniões?

CORREIO LEONINO disse...

O homem é capaz de votar no Bettencourt, mas não suporta o paulo Bento. É uma enorme bofetada de luva branca na bandeira eleitoral do bettencourt!!!

gavazzo disse...

José Eduardo Bettencourt diz que quer "saber tudo de A a Z" quando tomar posse.
Eu pergunto: não é obrigação de um Vice-Presidente em funções à 3 anos ( como ele é) "saber tudo de A a Z"?
Afirma que a SAD está auditada pela KPMG. Muito bem. E todas as outras Sociedades do Grupo Sporting, também o estão?
E se estão, e está tudo bem, qual é o problema de se efectuar uma auditoría externa e independente ao Clube e a todas as Sociedades que à sua volta gravitam, no sentido de se perceber ainda melhor toda a realidade, para se poder "partir do ponto zero" e para, de uma vez por todas, se conseguir pacificar e acalmar o Clube para a seguir o poder unir?

Bettencourt afirma, ainda, que "vem da bancada para a Direcção".
Eu lamento informar, mas Bettencourt é Vice-Presidente do Sporting à 3 anos, já tendo sido, no passado, Administrador executivo da SAD.
Da bancada é que não vem. Quem vem da bancada (quer se goste ou não se goste) é Paulo Pereira Cristóvão que, sendo Sócio efectivo à 35 anos, nunca exerceu qualquer cargo no Sporting, nem nunca pertenceu aos seus Órgãos Sociais.
Todos os jogos que Paulo Pereira Cristóvão assistiu do Sporting foram na bancada, no seu lugar.

Para terminar, façam comigo o seguinte raciocínio:
Se o Presidente do Sporting fosse Abrantes Mendes e se o passivo do Clube e o seu défice de tesouraria fosse exactamente o mesmo que é hoje, o que é que não diríam muitos dos actuais membros dos Órgãos Sociais sobre a Presidência de Abrantes Mendes?

É bom falar verdade e não atirar poeira para os olhos dos Sócios.
Dis pesos e duas medidas é absolutamente inaceitavel.

Sérgio disse...

Caro Gavazzo a sua tentativa de colagem da actual direcção do SCP ao JEB já cansa.

Olhem para frente só sabem falar do passado ou melhor ainda se querem falar do passado falem de o que ganharam os presidentes populistas como poderá vir a ser o PPC e a herança que deixaram ao SCP.

Relativamente à questão do Passivo o seu candidato fala em reduzir o Passivo e ao mesmo tempo está tentar contratar o Eriksson (que é baratinho) e já anda a procura de jogadores não se preocupando em potenciar os nossos miudos da cantera.

Tanto é que elege para director desportivo um empresário de futebol (essa raça distinta de CHULOS). Faz todo o sentido para quem quer diminuir o passivo.

Mais pergunto eu que condições ou promessas terá feito o PPC ao Eriksson para este aceitar (se é que aceitou) vir para o SCP ... leia-se jogadores (aumento do passivo).

n_sardas disse...

"O Sporting foi um clube perdedor durante uma data de anos, embora já toda a gente se tenha esquecido, 17 sem ganhar nada, muitas vezes em 5º lugar, frequentemente vezes atrás do Boavista e outros clubes, algumas vezes fora da Taça UEFA".
Jose Eduardo Bettencourt, Dia Seguinte, 1/6/2009.
Para quem em vez de um debate, queria um concurso de Historia do Sporting... talvez fosse melhor ter antes umas lições de Historia do Sporting...
1) entre a epoca 1981-82 e a epoca 1999-00, o Sporting ficou ZERO vezes abaixo do 4º lugar, ficou 6 vezes em 4º lugar, 2 vezes já durante o projecto Roquette.
2) Sporting garantiu sempre a qualificação nesse periodo para uma das Competições da UEFA. A ultima epoca em que ficou fora das Competições Europeias foi na epoca de 1976/77.


Talvez o candidato Jose Eduardo Bettencourt não saiba... mas o Sporting Clube de Portugal, clube do qual pretende ser Presidente, é o 3º clube Europeu com mais participações em Competições Europeias (49 participações) juntamente com o Anderlecht, só ultrapassado pelo Real Madrid com 52 vezes e FC Barcelona 51 vezes.. à frente do Benfica (48 participações) e FC Porto (47 participações).
Um pouco de mais humildade não fazia mal a ninguem

Quanto a resto da entrevista, mais do mesmo... quem o ouve, nem parece que foi vice-presidente nos ultimos 3 anos... enfim...

Duarte disse...

Estava dificil de comentar porque não tenho blog mas já percebi que também dá se puser o meu e-mail.

Gostava de perguntar ao LDE e aos seus leitores se o Tiago Pinto renovou o contrato e qual é a situação dos futebolistas: Stojkovic, Purovic, Celsinho, Diogo Rosado e André Marques, além do Tiago Pinto.

De qualquer forma, os meus 16 votos irão para o senhor Paulo Cristóvão, mas gostaria muito de ser informado, principalmente sobre a situação do Tiago Pinto.

Penso que Cristóvão vai ganhar porque muitos sócios com muitos votos, da minha altura/geração/idade, vão votar nele. Vários companheiros de bancada com 22 e 19 votos vão votar PPC e o JEB perde essa vantagem aparente e tudo se decidirá voto a voto nos sócios mais recentes.

Responda-me por favor pelo seu blog, nos comentários, porque percebo pouco de internet, os meus filhos só chegam a casa bastante tarde e posso-me esquecer de lhes pedir para abrirem o meu e-mail.

Saudações leoninas, DUARTE VAZ
(duartevaz29@gmail.com)

RFM disse...

Como é possível um Senhor com cargos directivos depois de tantos anos vir dizer que se for Presidente quer saber tudo de A a Z..?!
Isso não era de admirar ao PPC.
Uma certeza vou ter, ganhe quem ganhar, o meu SPORTING caminha para aquilo que Dias da Cunha diz. FIM.
Pode ter muitos defeitos, mas parece profeta das desgraças...lá isso é.Também se riam dele quando falava do Sistema..pois foi.
Gostaria de me enganar, mas dentro em breve vai vir o Messias dizer que tem de vender com uma proposta irrecusável para a boa estabilidade Finaceira do SPORTING a Academia, depois vai o resto (Falta pouco).
Talvez o José Eduardo dos Santos PR de Angola esteja á espera de a comprar...digo eu...

RG disse...

Ai está uma bela argumentação...

E ainda bem que diz que PPC veio da bancada...e já agora pq n apareceu mais cedo cm as soluções milagrosas que apresenta? Pq n se candidatou cm Santana Lopes e mais tarde contra Dias da Cunha? Pq n concorreu cm Abrantes Mendes, que por sinal até nem o apoia, e contra FS Franco?

Pq é que alguns dos membros da lista, casos de Aguiar Matos e Trigo Mira só agora aparecem a criticar, qd um faz parte do CL e outra fez parte da direcção? E convem relembrar que essa sra concordava com Dias da Cunha e que desde q foi corrida da direcção não faz nada que n seja dizer mal? Pq será?

fabio disse...

Felizmente não sou o único a passar um atestado de incompetência ao amador Paulo Bento.

Graças a Deus, grande Sampaio!

É sinal que ainda existem pessoas minimamente inteligentes, que também olham para os lados, não como os cavalos: só para a frente.

Com o PB, o que continuará é:

a) as guerras com os árbitros (diga-se, não abonam absolutamente nada a nosso favor)

b) as guerrilhas internas com jogadores (o SCP não pode ter uma estrela, caso contrário entraria imediatamente em conflito com PB)
O treinador Paulo Bento pure e simplesmente, NÃO SABE gerir homens.
E porque? É simples: não é um exemplo p os jogadores.

c) o futebol podre, feio, amorfo, sem qualquer fio de jogo

d) balneário pouco saudável (como se verificou no aeroporto). Barbosa e PB não o conseguiram, e só uma renovação do staff poderá acabar com vicios, impondo outra mentalidade.

e) o estádio vazio

f) toda a gente(qualquer jogador c aspirações) quer sair da equipa do SCP, pelo simples facto da mesma não ser ATRACTIVA.

g) falta de ambição explícita

Enfim, podia ficar aqui o dia inteiro e repetir todas as letras do dicionário.

Já agora expliquem-me o que é que o "sábio" treinador Paulo Bento fez com o Miguel Veloso.

É porque ainda não me esqueci, que o MV só "EXISTE" porque o SCP tinha 4 lesionados para a mesma posição, (entre eles salvo erro Custódio, Paredes, etc.) e daí, termos conseguido vencer a 1ª jornada da Champions ao Inter.

Era muita fruta, tinha que se ir buscar o Ruchochudo(para ocupar o lugar, e a ganhar 8x mais), para depois se derivar o MV para defesa esquerdo.

BRILHANTE!

A maior desvalorização de um activo que alguma vez presenciei de um jogador no Sporting, em tão curto espaço de tempo!

Sporting Sempre disse...

Conheço o dr. Bettencourt e tenho dele a melhor impressão. A sua experiência profissional é valiosa, nomeadamente para realizar o incontornável conjunto de reformas necessárias na estrutura do chamado Grupo SCP e na SAD.”

O homem lá sabe o que diz.

Mário Rui Oliveira disse...

Gouveia

já começa a ser um enjoativo. Quem vota em Bettencourt não diz nada de jeito ... nunca ...

se fosse um sócio da rua ( tipo eu ) ainda dizes pior ...

bem digo que deves ter a mania que deus te enfiou algum software que te permite ser um iluminado num mundo de trevas !

e tu dizes sempre a mesma lenga lenga ...

Mário Rui Oliveira disse...

MAS DESDE QUANDO NUM DEBATE SE ESCLARECE ALGUMA COISA !?

querem é outro espetáculo bonito ... frente a um ex inspector da PJ, PPC iria debater ou fazer um interrogatório ?

Duarte disse...

PODE RESPONDER À MINHA PERGUNTA, LDE?

FSS disse...

“[O Sporting precisa de] mais organização, mais futebol jogado e… menos conversa sobre arbitragens."

Não admira que este país não ande para a frente.
Se alguem que não percebe que enquanto as arbitragens não entrarem nos eixos não pode haver futebol jogado, chega a presidente.

Ou haja que o FCP teria podido ao longo dos anos criar a excelente equipa que tem sem certas ajudas?

Saudações Leoninas
FSS

Gouveia disse...

Olha o MRO da ubiquidade...

Epá andam pr'aí uns rumores que tu vais substituir o imbecil do His Master's Voice Pt II do Dr. Marocas Barroso na noite dos mortos-vivos da TVI24...

Eu digo sempre a mesma lenga lenga porque sou coerente e tenho um particular fascínio pela verdade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...