terça-feira, 9 de junho de 2009

O marketing de Bettencourt

Se a ideia de apresentar publicamente os novos sócios do Sporting é uma forma diferente de o clube comunicar para o exterior – e, obviamente, para o interior da nação sportinguista… –, como preconizou José Eduardo Bettencourt na sua campanha, podemos concluir que estamos perante uma acção de comunicação e, também, de marketing que é simples, tremendamente eficaz e sem custos para o clube. Tão simples, tão eficaz e tão barata que até escapou ao director-geral do grupo Sporting, Pedro Afra, pai da "game box" leonina (uma estranha designação para os lugares de época no Estádio José Alvalade) e de quem dizem ter apetência para estas coisas do marketing...
Apresentar semanalmente 11 novos associados (ainda que por associação ao número de jogadores de uma equipa de futebol), talvez seja um exagero susceptível de banalizar a iniciativa. Mais a mais, o Sporting não é só futebol...
Por outro lado, haverá semanas em que os novos sócios leoninos serão mais, ou menos, do que 11. Uma apresentação mensal, independentemente do número de adesões, teria muito mais sentido e até seria mais forte como acção de promoção de uma campanha de angariação de sócios que deve ser permanente.
O mais importante é que, comunicando deste modo, o Sporting poupa muitos milhares de euros em campanhas de publicidade de eficácia duvidosa e dá um sinal de grande proximidade aos novos membros da família sportinguista. O princípio é simples: trata-se de pegar na realidade e colocá-la ao serviço do marketing de uma instituição, em vez de uma utilização do marketing para promover uma realidade que ainda não existe. No fundo, o marketing só funciona quando o produto já existe. Neste caso, existem os sócios...
Deste modo, o Sporting vai ultrapassar rapidamente a barreira psicológica dos 100 mil sócios. Esta pequena mudança é um sinal muito bom da gestão de José Eduardo Bettencourt. FOTO: "Diário de Notícias"

21 comentários:

fabio disse...

É uma boa medida, aparentemente.

Só não consigo entender uma coisa:

Como se pode priorizar a venda do Tonel, acima do Polga?

Entendo que se queira rentabilizar alguns jogadores, mas...

- O Tonel marca golos.

- O Tonel é português.

- O Tonel recebe um salário claramente inferior.

- O Tonel é um exemplo.

Já o Polga, fez 30 anos e é um dos jogadores do plantel com maior vencimento, para além do facto de não marcar golos, e ter desempenhos que, diga-se, são altamente inconstantes. É um jogador claramente abaixo da média, muito sobrevalorizado.

Posto isto, como se pode vender o Tonel e ficar com o Polga?

Não estão bons da cabeça...

Soylent Green disse...

Uma ideia muito interessante porque é simples e inovadora.

Anónimo disse...

Fábio,

A questão é simple...é que ninguém dá nada pelo Polga!

Mais, se polga sair, voltarei a pagar as quotas!

Dinis disse...

É incrivel a sua falta de auto-estima. Chego a ter pena de si. Que diabo, homem, um pouco de orgulho próprio e alguma coluna cervical fazem falta a toda a gente. Como é possível estar a elogiar o Presidente (a propósito de um pormenorzinho insignificante) quando até há pouco tempo era um acérrimo defensor de PPC?
ESpere umas semaninhas, vá lá..senão ainda dá azo a que se pense que vc não existe....por camaleão demais.

Anónimo disse...

lol, não pagar as quotas por causa do Polga é genial.

se eu não pagasse quotas por cada jogador do Sporting que não gosto...

palavra de honra. agora serve tudo para não se pagar quotas: ou é pelo Bettencourt, ou é pelo Paulo Bento, ou é pelo Polga. que justificação ridícula.

Tite disse...

Com esta técnica já mudou a filosofia do anterior Presidente.
Com uma dedicação a tempo inteiro vai ter tempo para pensar tudo em verde.
Estou esperançada que tudo lhe corra bem para bem do nosso clube.

Esperemos para ver.

Rugidos de confiança

Camilo disse...

Concordo com o Fábio...

salame disse...

Polga é útil para o futebol de chutão para a frente de PB. Há sempre uma ou outra bola que cai nos pés do Pereirinha ou do Vukcevic...

Anónimo disse...

"Mais, se polga sair, voltarei a pagar as quotas!"


Agora aqui está um grande sportinguista (?).

É com gente desta que um clube(neste caso o Sporting) se pode levantar, qualquer que seja a direcção? NÃO!

Este pertence ao género de individuos que vão ao estádio não por amor ao clube que dizem ser adeptos, mas para ser reembolsado do bilhete que paga.

Anónimo disse...

Caro sócio-com-quotas em atraso,

Se Polga sair volta a pagar as quotas, mas imagino que apenas se o substituto do Polga lhe agradar. Caso contrário, o Sporting fica a arder na mesma.

Regularize pelo menos 23/24avos das quotas. Se são 24 jogadores e o meu caro só não grama o Polga, faz sentido.

O Sporting agradece.

Pedro

Mário Rui Oliveira disse...

Tás a ver como o homem não é bem igual ao anterior ... eheheh

SL

Anónimo disse...

Eu tb penso no Polga de cada vez que pago as minhas cotas....

Mas a culpa não é dele, é de quem não arranja alternativas a esta nódoa rotulada de "campeão do mundo de 2002".
Um erro de casting que, diga-se em abono da verdade, durou alguns minutos de um jogo da fase eliminatória, por lesão do titular, e que não se voltou a repetir. Nem nas convocatórias todas seguintes, onde não voltou a constar das listas (até no Brasil se "enganam", mas pelos vistos só uma vez...).

Por isso, estamos à espera de quantos mamanços mais deste tipo por parte de avançados adversários, pelo chão e, sobretudo, pelo ar, para procurarmos uma alternativa? De quantos golos dos adversários, de quantos pontos decisivos? Porque raio é que ele ainda sobe à área adversária? Será que há ainda algum defesa, distraído, de alguma equipa contrária, que se impressiona com a presença deste cepo nos lances de bola parada? Quatro anos, zero golos (ou terá havido 1, do qual não me recordo, talvez...)?! Só comparável com a eficácia do Rui Patrício, e mesmo assim....

Por caridade, eu pago as quotas na mesma, mas tirem-me esse gajo daquela camisola, de uma vez por todas!

Vulgo, o "Coração de Leão"

joaquim agostinho disse...

Foi azar por ter sido no dia da antecipação das eleições dos lampiões.Para a próxima semana talvez tenha mais visibilidade.

Anónimo disse...

Este acto simples mas muito eficaz e de grande qualidade, sem custos, mostrou, a todos os que no Sporting só fazem iniciativas de custos elevados e de nula eficácia, dando muito a ganhar aos "amigos", que os Afras, Garções e outros que ganham balúrdios estão a mais.

Bettencourt tem condições e conhecimentos de Sporting para fazer um trabalho em benefício do Clube. Terá de saber dizer não aos que querem continuar a utilizar o Sporting em proveito próprio.

Não será fácil pois há alguns que o rodeiam envolvidos em "negócios" que só são bons para os próprios.

A tarefa é difícil, mas se JEB quiser ser um presidente pró-Sporting e à Sporting só tem de defender os interesses do Sporting contra tudo e contra todos os que interna e externamente forem obstáculos à concretização desse objectivo. Vamos ver.
SL

Mário Rui Oliveira disse...

Segundo a RR, Daniel Carvalho é pretendido por um dos grandes ! Espero que seja o Sporting ! era uma enorme contratação. Um 10 fantástico !

jÁ AGORA uma listinha
Saviola (livre)
Drenthe( ao preço da chuva ou emprestado)
Hugo Viana
Maniche
Jorge Andrade
Quaresma -emprestado
Nani -emprestado

Agora é escolher daqui ... o que eu adoro a silly season !

e podem escolher um trinco, dos que partem !!!

12531 disse...

Já digo há algum tempo que o Polga é a desgraça da nossa defesa!!! Ele faz uma péssima dupla com o Carriço. Para podermos jogar com o Carriço temos de ter um central muito bom fisicamente e impecavél no jogo aereo.Decedidamente que Polga não é , nem de perto nem de longe , ese jogador!!

Mas tambem não acho o Tonel o tal defesa que faz falta ao Sporting.
Com um numero 10 e um central de grande qualidade , temos equipa para ganhar titulos.

Outra coisa ... chega de jogadores de 1,65 metros e 60Kg

Mário Rui Oliveira disse...

12351

O Sporting sofreu 20 golos esta época ... só mais 2 que o Porto ... essa embirração com o Polga é mais pessoal que real ...

Anónimo disse...

Mário Rui Oliveira

Receio que você, tal como outros, estão algo confusos no conceito de "defesa".

Defesa não é sinónimo de defesa central. Uma equipa pode estar a defender bem, ou vá lá, eficazmente, e ter um mau defesa central. Porque não é um defesa central, nem os dois, que "defendem", e responsáveis pela eficácia da defesa.

Se a nódoa do Polga obriga a desgaste acrescido dos médios defensivos, que passam a vida em compensações, que chegam inúmeras vezes até ao Moutinho, que devia estar mais dedicado a construir e demasiadas vezes aparece lá nas traseiras, a equipa pode melhorar, continuando a defender eficazmente, substituindo uma nódoa de defesa central por outro melhor.

Não quero com isso dizer que defender deve ser apenas tarefa dos "defesas". A equipa deve toda ela defender.
Se o fizer recuando, prejudica-se o ataque. E nós, curiosamente, estando muito melhor servidos no ataque do que na defesa, não conseguimos concretizar melhor a atacar do que o fazemos a defender.

E quem diz Moutinho diz Rochembak, Miguel Veloso, Izmailov, Pereirinha.

Não se iluda, não acredito que você não veja a maior parte dos jogos a que tenho assistido. O Polga, meu caro, por mais voltas que lhe dê, não é um "bom" defesa central. É assim-assim. Só escapa numa equipa dramaticamente mal servida nessa posição. E sacrifica todos com as suas insuficiências.

Essa ilusão, só pode resultar, mais tarde, e talvez tarde demais, numa enorme desilusão....

Vulgo, o "Coração de Leão"

Pedro disse...

o Polga é muito fraquinho...

Anónimo disse...

É óbvio que não pagarei as quotas,mas isso não faz de mim menos sportinguista que voçês, caros anónimos...

E não, não é o único jogador que não aprecio...abel,ronny,grimi,veloso e romagnoli são daqueles jogadores que não suporto vêr com a camisola verde vestida.A esses sim pagava para se irem embora já!!

E ao contrário de muitos,nunca assobiei um jogador (excepto polga claro) e apenas vou ao estádio pelo amor que tenho ao SPORTING meu caro,não será pelo futebol que se tem visto certamente!

Cromos!!

Anónimo disse...

De uma vez por todas deixem o polga em paz,como central está muito acima do nivel do nosso campeonato,o unico problema é não fazer golos(Não é a sua função),mas mesmo não fazendo golos não é por acaso que sobe sempre,destabeliza as defesas contrarias abrindo espaços ao primeiro poste,para que outros concretizem...
ahh é verdade quem não paga cotas nao é sócio e ponto final...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...