sábado, 11 de julho de 2009

Água fria no Algarve

O Sporting perdeu por 1-0 com o Nottingham Forest, equipa do segundo escalão do futebol inglês, o que caiu como uma espécie de banho de água fria nas hostes leoninas. “Não conheço nenhuma derrota que traga confiança e segurança, mesmo num jogo particular”, como declarou o treinador Paulo Bento, após quinze dias de trabalho da pré-temporada, que este ano foi antecipada por força dos compromissos europeus do final deste mês, no âmbito da pré-eliminatória de acesso à Liga dos Campeões.
O jogo-treino, realizado em Albufeira, foi o segundo da equipa leonina, depois de ter vencido o Atlético do Cacém, por 3-0, numa partida disputada há oito dias em Alcochete. Desta vez, o adversário era mais exigente. O Sporting foi dominador, é certo, mas falhou na concretização.
No caso leonino nem se pode falar em adaptação a novos métodos, uma vez que o grupo de jogadores é o mesmo e o treinador também (pelo que os sportinguistas também não pode contar com muitas coisas novas em relação à época passada). Só Matías Fernández, o reforço chileno que, desta vez, não teve muito espaço para brilhar, não é conhecedor dos princípios tácticos de Paulo Bento - presumindo-se que André Marques e Carlos Saleiro sejam.
Para já, podemos dizer que há quatro jogadores certos na equipa principal: Rui Patrício, na baliza; Daniel Carriço, no centro da defesa; João Moutinho (um remate à trave), no meio-campo; e Liedson, no ataque. O mais provável é que os “onzes” de Paulo Bento girem em torno deste núcleo-duro.
No lado esquerdo da defesa, André Marques tem uma vantagem em relação a Grimi: para além de ser mais forte fisicamente, anda e corre como um jogador de futebol e não como alguém que sofre algum problema da coluna.
No meio-campo, Rochemback, um dos jogadores mais caros do grupo, continua a ser um peso-pesado no sentido literal da palavra. Se não tiver cuidado, talvez consiga um lugar no banco de suplentes. Pereirinha, que jogou meio tempo, ia marcando um golaço.
No ataque, Liedson já faz algumas combinações com Matías (pesa muito mais no jogo do que Romagnoli) e também com Yannick, estando pronto para desafios mais exigentes. Só precisa de um parceiro mais eficaz. Como se sabe, no que à eficácia diz respeito, Yannick e Postiga têm dias…

Obs. – Carlos Manuel – antigo treinador do Sporting, depois de ter sido um futebolista de grande qualidade, tendo representado, entre outros, Barreirense, Benfica, Sporting e Boavista, para além da selecção nacional –, é uma nulidade absoluta como comentador televisivo de jogos de futebol, nos canais da “Sport TV” – que são pagos. Qualquer criança do 1º Ciclo do Ensino Básico seria capaz de fazer melhor do que Carlos Manuel, um recordista em lugares-comuns, banalidades e outras evidências que toda a gente vê pela TV antes dele falar delas.

24 comentários:

Camilo disse...

Estou de acordo!!!
(Incluindo a Obs.-)

Vamos a Eles disse...

Mais do mesmo.

O golo provou aquilo que tenho vindo a dizer: Precisamos de um central de qualidade!

O lance começou num disparate de Tonel e acabou num buraco na zona dos centrais...

Dina disse...

Prefiro que comecem mal e acabem bem...

cássio disse...

Mais do mesmo.

Golo consentido. André Marques a ver. Centrais, que é deles??

Gamebox nem pensar. Vou à Choupana, e em casa talvez vá, se não houver andebol à mesma hora.

seismilhoes-UM disse...

Caro LdE,

O comentário relativamente a Carlos Manuel é fabuloso. Não sei se não mereceria mais destaque.

Fernando disse...

Mais do que o resultado,achei uma enorme falta de respeito para com o adversário a inexistência de pelo menos um galhardete para trocar com os mesmos.O altamente profissional departamento de marketing deve estar mais atento,pois os grandes clubes não podem descurar estes pequenos mas grandes actos.
SPORTING SEMPRE

Jedi Master Atomic disse...

Concordo com o teu post. Ainda acrescento que, neste momento, Vukcevic DEVIA ser o parceiro de Liedson. Pelo que se viu ontem o meu 11 para um jogo oficial seria:

---------- Patricio
P.Silva Carriço Polga A.Marques
---------- Veloso
Pereirinha ----------- Moutinho
----------- Mati
------- Liedson Vukcevic

Sendo que Moutinho e Matias têm que ter liberdade para andar a trocar de posições.

António disse...

A minha opinião sobre o jogo de ontem, também em http://bolaseletras.blogs.sapo.pt/:

1. Estou farto da merda do losângulo;

2. Incrivelmente, o Pedro Silva arrisca-se a colocar novamente o Abel no bolso, o que diz muito sobre a actual condição do simpático licenciado em educação física;

3. Trocava o Polga e o Tonel por um só Daniel Carriço. Poupava-se uns euros e ganhava-se qualidade;

4. O Adrian em velocidade de cruzeiro faz com que o Veloso e o Rochemback pareçam que estão parados quando vão embalados;

5. O André Marques acertou mais passes longos neste jogo do que o Grimi na época passada toda. Um bocadinho mais de agressividade a defender e pode ser uma óptima solução;

6. O Yannick recuperou o sorriso perdido. Só não se percebe bem porque sorri ele;

7. O Moutinho demonstrou à saciedade que a posição 10 lhe encaixa que nem uma luva. Paulo, acorda;

8. Ao contrário dos habituais comentaristas da bola, que esperavam que nesta fase o Matigol fizesse de Maradona, gostei bastante da sua movimentação, da forma como lê o jogo e do toque de bola do miúdo. Promete;

9. O Pereirinha clama desesperadamente pelo 4-3-3;

10. O Postiga continua a fazer tudo bem, só não lhe peçam para fazer as redes chocalhar;

11. O levezinho, com a habitual inteligência, não estava para se chatear com os feijões da taça.

Mesmo assim, reitero que este ano é que é. Ganda fezada, não me lixes Paulo!

Abraço,
António

jonnybalboa disse...

Mais do mesmo:

-Falta um central possante;

-Laterais fracos apesar de ter gostado bastante de AMarques(não foi o melhor jogo para avaliar, mas não se limita aos chutões para a frente de grimi);

-Qual a necessidade de ter rochemback no plantel;

-Urgente arranjar um avançado que complemente Liedson (como eu gostava de ter cardozo no sporting!!);

-Yannick é para despachar o mais rápido possivel.

Para um inicio de época acho que são indefinições a mais, e como parece não haver preocupaçaõ em tapar "estes" buracos,vai ser mais uma época sofrível(espero estar enganado).

Uma equipa que tem Carriço, Moutinho,Izmailov, Vukcevic, Pereirinha,Liedson e Postiga tem de fazer muito mais que isto...basta quererem!

PS: Cada vez gosto mais do miudo pereirinha.

Vamos a Eles disse...

Jedi, estás a esquecer o Ismailov.

O melhor jogador tacticamente do nosso clube.

Incrivel como ataqua e defende!

Mário Rui Oliveira disse...

O problema tem dois nomes .. PAULO BENTO ! ando há 2 anos nesta luta e não me vou calar !

No Sporting não há 10 que pegue, porque a bola anda sempre a voar por cima dele !

JÁ CHEGA DE PAULO BENTO

Mário Rui Oliveira disse...

Chega de cascar no Veloso ! Se o homem está a treinar bem e a levar a preparação a sério e está em forma... é tão válido como outro qualquer. Acresce que ém o ÚNICO trinco que temos no plantel. Nem Adrien, nem Rochemback o são. São ambos 8 e tb por isso o futebol do Sporting de PB é uma vergonha ! Esta equipa devia jogar em 4231 com Veloso e Rocheback como Duscher e Vidigal ...

futeboldatreta disse...

esta derrota veio na melhor altura.

FSS disse...

eu fico preocupado se o Sporting não perder pelo menos um jogo na pré época.
Menos uma preocupação.

A falta de finalização é o que me preocupa, pois é a falha mais difícil de corrigir para os jogos a sério.

Saudações leoninas.
FSS

NUNO RAMOS disse...

O Matias Fernandez andou perdido do jogo, não gostei nada... tem de arrepiar caminho ou habilita-se a ser suplente como no Villreal...

RFM disse...

Este SPORTING é rigorosamente o mesmo da época passada, com apenas uma troca de Pipi pelo Matias. Isto é, Anão por Anão.
Se LIEDSON se lesiona então a que vai ser bonito.Vai..vai.
Para quem (como eu) fala mal do Nulo Gomes temos outro igual que custou milhões, Helder Postiga.Só faz vento.
Quando madam aquele (suposto)Médico embora..?!
Ele não recupera um jogador.Elimina-os.Tristeza.Puxa...

FIL disse...

Djaló continua com o hábito irritante da inconsequência; é rápido, até desiquilibra e depois, no capitulo final, onde se definem os grandes jogadores...toque a mais, perda de bola no choque, falta de agressividade e sangue frio, etc...um dejá vu, infelizmente.

Abel parece um caso perdido, confesso que fico nervoso só de o ver a levar a bola, são demasiados passes falhados, as indecisões e perdas de bola comprometedoras, parece faltar cabeça...

As laterais preocupam mas não só, Polga e Patricio precisavam de concorrência à altura. Não quero ser negativo mas a defesa do Sporting, aquela que sofre poucos golos no campeonato e 12 numa só eliminatória parece-me curta de qualidade, tomara me engane...

Pereirinha tem crescido e Veloso parece algo diferente para melhor, embora seja dificil de me fiar nele e por alternativa Roca (cujo baixo rendimento não me surpreendeu desde a anunciada recontratação)

Uma palavra final de preocupação para a falta de um avançado que Liedson mereça e para a looooonga lesão de Ismailov.

Para não acabar só em tom de queixume deixo a esperança de ver esta equipa a jogar muito mais dps do entrosamento de Matigol, reforço fisico geral e com a subida de rendimento e crescimento de jogadores que podem ser "reforços" como Vuk e Ismailov. Ainda se verá futebol de qualidade em tempos próximos, certamente.

Nota: Ainda espero reforços, o problema será se Moutinho sai...

NUNO RAMOS disse...

Há outra coisa que não gostei, foi o discurso do João Moutinho no fim... Não me falem em serem campeões depois de uma derrota, mais valem estarem caladinhos!

Vamos a Eles disse...

Concordo com o 4.2.3.1. Há dois anos que falo disso com os meus companheiros do sector B1.

Quanto ao Postiga também concordo, uma nódoa!

Ainda concordo com o Moutinho e +10.

Eu contratava um GR, já que o servio não é bom da cabeça e um central de qualidade. O Polga é um perneta...

Camilo disse...

Mário Rui Oliveira...
TEM CARRADAS DE RAZÃO!!!

Gouveia disse...

Caro Camilo,

Você é o mesmo Camilo que escreve habitualmente no IÉ-IÉ?

RFM disse...

IZAMAILOV mais dez semanas parado. Noticia do jornal A bola.
Para quando correrem com o Médico (Suposto) do SPORTING..?!
Incompetente. Não acerta uma. Este Jogador possivelmente para este ano..Já foste...
Quem será o próximo?
Lembram-se como acabamos a época o ano passado e os nossos adversários directos?!
Façam balanços e pensem quantos Jogadores ele eliminou desde que está no SPORTING.
Era um bom tema para Postar pelo LdE.

Marinho de Alvalade disse...

O caro colega RFM (suponho que ortopedista) ao rotular o comunicado de patético, deverá certamente ter outra opinião no que diz respeito, tanto à evolução, quanto à resolução do problema clínico do jogador em causa.

Outros tipos de opinião serão sempre bem vindos, desde que óbviamente fundamentados e válidos.

Vamos a Eles disse...

Concordo que foi inadmissivel esperar 3 meses para se tomar esta decisão.

Vai ter muita influência no arranque do campeonato.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...