quarta-feira, 8 de julho de 2009

Bons e maus vendedores

A transferência do médio Ibson do FC Porto para o Spartak de Moscovo, por cinco milhões de euros, significa que o FC Porto é o clube português que melhor sabe vender os seus produtos, mesmo aqueles que não brilham tanto no plano desportivo. Comprado ao Flamengo por 2,2 milhões, não convenceu no plano desportivo, mas deu um lucro de 2,8 milhões. Depois de Lucho, Lisandro, Paulo Machado, agora é a vez de Ibson, que não fazia parte dos planos de Jesualdo Ferreira para a próxima época.
Por falar em jogadores que não fazem parte dos planos para a próxima época do clube que representam, lembro-me, de repente, de nomes como Stojkovic, Ronny, Celsinho, Purovic, Rodrigo Tiuí... Ah! São todos do Sporting e ninguém lhes pega. São (des)activos que foram descobertos por comissionistas de serviço em mercados insuspeitos da América do Sul e da Europa de Leste, mas nenhum desses jogadores deverá dar lucro ao clube leonino.
O Sporting precisa de dinheiro com urgência, mas para isso terá de abdicar de algum dos seus talentos. Talentos portugueses, nos quais o clube investiu para formá-los. O empresário Pini Zahavi já anda por Inglaterra a tentar vender João Moutinho, embora sem sucesso, até agora. Seria um rombo na estratégia desportiva do Sporting. Mas um clube que não sabe vender nem dar solução aos "monos" que crescem no balneário tem de se sujeitar a estas coisas.

23 comentários:

luis ferreira disse...

Se como tudo indica o Sporting vender Miguel Veloso por 14 milhões de euros ao Aston Villa, a ideia de não saber vender cai por terra.
Quanto ao clube que não dá solução aos "monos" há que esperar pelo fim do defeso e não fazer já o "enterro" do clube com críticas e auto-flagelação.
SL

António Lopes da Costa disse...

Foi publicado um estudo que dizia que o Porto era a equipa que melhor vende, na Europa e no Mundo. Pelo que nem o Manchester United, nem o Inter, nem Barcelona nem o Real Madrid, nem o Sporting conseguem vender tão bem. Omite-se esse estudo. Dá jeito. O Porto tem sido uma excepção.

A única coisa que acho curiosa é que neste blogue criticou-se, aquando da campanha eleitoral (que aqui se fazia em favor de Pereira Cristóvão), a ideia de querer "copiar" algumas coisas do FC Porto. O que foi dito. Agora o exemplo que toma é o do...FC Porto. Dá jeito.

Só não compreendo por que razão este blogue funciona, todos os dias, para dizer mal do Sporting.

Dá-me a ideia que há por aí quem ainda não conseguiu compreender e acatar o que foi expresso num resultado eleitoral que não poderia ter sido mais esclarecedor.

hjssp disse...

Até parece que o Porto também não tem quarenta e tal monos. Já agora onde diz que o Moutinho anda a ser negociado pelo Zahavi? Pelo que li é o Veloso que está a ser negociado em Inglaterra.
De qualquer modo, é uma pena que se gaste dinheiro em jogadores que depois não jogam nem rendem. Acho que uma solução seria tentar trocar alguns destes jogadores por outros que possam não ser monos. De certeza que o Estrela Vermelha tem jogadores interessantes para trocar pelo Stojkovic e pelo Purovic.

Gouveia disse...

LdE,

Atenção que o Ibson era SÓ o MELHOR jogador do Flamengo e na época transacta foi Campeão Carioca! O Flamengo ainda fez uma proposta de 9 M Reais ( 3,7 M €)... mas pelos vistos era pouco!

Os andrades são desde há muitas épocas o campeão das vendas... e das compras!

Luís Ferreira disse...

Gostava de saber porque é que "(...)um dos blogs mais lidos da nação sportinguista(...)" continua com numa senda de desmotivação da própria nação sportinguista.
Atenção que todas as pessoas têm direito à sua opinião e não devem vassalagem a ninguém, no entanto e pelo carinho nutrido pelo Sporting, que não posso de todo por em questão, é altura de remarmos todos para o mesmo lado e fazer força, mostrarmos força, acreditarmos, para que "estrelas" se pudermos ter trabalhadores sacrificados dentro do campo, para que é que necessitamos de dirigentes a hipotecar o nosso futuro se pudermos ter um clube com melhor futuro.
Sejamos um só SPORTING!!!!!!!

Gnitrops disse...

Adriano, Stepanovic, Pitbull, Leandro, Mareque, João Paulo, Ezequias, Edson, Leandro Lima, Kazmierczak, etc...

Estes são quê?

O Porto sabe vender, sem dúvida, mas também dá muitos tiros no pé!

@leo@ disse...

"Stojkovic" esse grande guarda redes sem mercado como é possível

joaquim agostinho disse...

Leão
Ao ler o seu post lembrei - me do relatório da OCDE sobre a lavagem de dinheiro nos clubes e uma das estratégias apontadas era a sobrevalorização dos atletas.
SL

PLF disse...

Caro Leão da Estrela,

Lucho e Lisandro foram excelentes negócios do FCPorto. Não apenas pela forma como foram negociados com os clubes para que se transferiram, mas também pela forma como foi negociado com os próprios jogadores a sua permanência para que o clube pudesse - durante várias épocas - aproveitar o capital desportivo que trouxeram.

Mas as realidades do FCPorto e do Sporting não são comparáveis... o investimento efectuado pelo Sporting é, por razões estruturais e conjunturais (nomeadamente pela qualidade do seu trabalho da formação), muitíssimo inferior, o que diminui a possibilidade fazer estas transferências milionárias.

O que é útil é interrogar-nos o que valeriam o Liedson, o Vukcevic, o Moutinho, o Veloso, etc. no FCPorto. Ou qual a importância de ter jogadores que jogam numa equipa cujo futebol é agradável, numa equipa competitiva, numa equipa que joga num 4-3-3...

E a propósito do Ibson (em que, como o Pitbull, que vale €50mil/mês, o FC Porto enterrou muito dinheiro em salários) ou do Bolatti, talvez seja também pertinente olhar para a actual situação/colocação dos jovens promissores jogadores do Sporting. Sobre isso escrevi algumas linhas aqui:

http://bancadanova.blogspot.com/2009/07/duvidas-que-subsistem.html

RFM disse...

O que faz as boas vendas é ganhar Títulos e boas prestações na UEFA-L.CHampions.
Com 2° ou 3° lugares a valorização é sempre mediocre.
O passado recente na LC com os resultados com Barcelona e Bayern M. envergonharam todo o Mundo Sportinguista e todos os Portugueses residentes no estrangeiro, porque os de cá, muitos ficaram a rir-se (SLBs) e outros conformados (SCP).
Resto é tretas. Mas continuamos com SADs a gerir sempre para os mesmos objectivos. Titulos ZERO, mais vendem mais devem.
Escusam alguns de querer malhar no LdE que faz muito bem opinar em tudo nos seus posts.Goste-se ou não.Muitos não gostam de ouvir verdades, essa a que é essa.
Quando das eleições eu previ que depois os defensores do JEB até à exaustão depois não apareciam por aqui para dar a sua graça.
Meu dito meu feito. Viram-nos?!
Que dirão eles agora da preparação da nova época e seus reforços?!
Devem de estar muito ocupados com o serviço (Trabalho) no BES ou no Santander.Digo eu..

hjssp disse...

RFM, no próximo jogo oficial vais torcer pelo PPC ou pelo adversário do Sporting? Sinceramente, parece que estás mais preocupado em ver o JEB a perder do que ver o Sporting a ganhar.

callavero disse...

Gnitrops disse...
Adriano, Stepanovic, Pitbull, Leandro, Mareque, João Paulo, Ezequias, Edson, Leandro Lima, Kazmierczak, etc...

Permita-me esclarecê-lo:
O Adriano teve propostas bastante boas para ele e para o clube, com lucro para ambos, mas ele é que insiste não querer sair, para, segundo justifica, não sair pela porta pequena;

Stepanov - propostas existem, quer por empréstimo, quer por cedência, mas o FC Porto não o quer, para já vender, e para emprestar precisa de saber como fica a situação do Bruno Alves;

Pitbull - tem propostas, sem falar dos que o querem por empréstimo, muitos em Portugal, mas no Brasil não há dinheiro para o passe e na Roménia não quer ele jogar;

Leandro - Mais um que só não regressou porque o Jesualdo não quis. Mas foi considerado o melhor lateral esquerdo do último Brasileirão, por votação, e o FC Porto até renovou com ele. Acham que não tem mercado?

Mareque - é só pesquisarem, o FCP vendeu-o... com lucro.

João Paulo - Mais um que não quer a Roménia, mas havia lá quem o queria. Nunca será um mau investimento e se calhar até ainda acaba no plantel. No Sporting, tinha vaga de certeza, até porque já o quiseram. Quem sabe não há uma das famosas trocas entre os dois clubes?

Ezequias - Para o que custou, o risco de falhar era irrisório. Se desse certo, era outro Cissokho. Tivesse mais cabecinha...

Edson - Esteve dois anos emprestado ao Porto. Que investimento? E, quanto a mim, até não era de desperdiçar: internaciona Sub-21 brasileiro, boa meia época no Rio Ave neste último ano...

Leandro Lima - Com cabeça seria um caso sério. Até porque não é internacional brasileiro, mesmo nos Sub-21, quem quer, mas quem pode...

Kazmierczak - tinha qualidades, mas era notório que seria uma aposta de risco. Mas deu assim tanto prejuízo? Foi vendido e talvez até tenha dado lucro, mas como foi comprado para compensar a saída do Jesualdo do Bessa...

P.S. - No entanto, é óbvio que o FCP já deu muitos (imensos) tiros no pé. Tal como os outros. É a vida, fosse tudo garantido e o jogo deixava de o ser. Mas ninguém duvide da capacidade negocial dos «dragões» ou, sequer, o tente justificar...

Creio e pinturas disse...

Estou a ficar farto desta sensação de "reset" permanente. Porque sempre que o Porto aparenta ter construído uma equipa sólida, à qual bastaria acrescentar meros pormenores para poder ambicionar bem mais do que passar a fase de grupos da Champions, a SAD vende as nossas peças principais e força a reconstrução. Mais de 40 milhões facturados é, de facto, muito dinheiro, mas quanto nos custará o novo ciclo de aquisições e de falhanços?

Afinal, para onde vão todos estes milhões quando o clube investiu sempre significativamente menos nos jogadores que adquiriu?
Desabafos de um Portista | 07.08.09 - 10:08 am | #

--------------------------------------------------------------------------------

Parte 2

Como é que o Porto vende tanto, acede à Champions e aos seus milhões, mas o passivo cresce continuamente não obstante se continue a vender os melhores por valores adequados. Se não é má gestão (do tipo ter cerca de 50 jogadores com contrato... metade dos quais nunca jogarão pelo clube), afinal, para onde vai o dinheiro? Boa gestão não é só comprar barato e vender caro. Se fosse, o FCP teria uma situação económica invejável e não precisaria de fazer RESET de 3 em 3 anos.
Desabafos de

miss disse...

Mais umas verdades inconvenientes...

Gabriel disse...

Desde o Dusher que o Sporting não vende nenhum jogador por um valor apreciável, excepto os jogadores provindos dos juniores. Isto é para o Sporting vender, por dinheiro que se veja, o jogador tem de vir dos juniores ( Simão, H. Viana, Quaresma, Cristiano R., Nani).

Gabriel Almeida

Camilo disse...

Fui daqueles que sempre disse que o VARELA foi mal aproveitado.
1-Estamos a perder muito tempo com o Djaló;
2-O Tiuí marca 2 golos ao FCPorto na Final da Taça de Portugal e depois apagou-se?;
3-O Stojkovic não tem mesmo "remédio" para o Sporting?
4-Quem fez tanta força pelo Romagnoli?
5-E pelo Rochemback?;
6-Veloso defesa?... e o Rony para que serve?
Meus Amigos SPORTINGUISTAS, temos, de facto, um problema gravíssimo no nosso CLUBE:
FALTA DE UMA... DIRECÇÃO.
....
Retirando o apoio ao Paulo Cristóvão (e eu, até ele ter a infeliz ideia do Erikson, também o apoiei), concordo com a linha deste Blogue.
A verdade, meus amigos, tem que ser dita.
Doa a quem doer!!!

RFM disse...

hjssp
Caro confrade. Eu sou Sportinguista desde que nasci e sou sócio desde que comecei a ganhar dinheiro para pagar as minhas cotas.Assim deveria ser para todos.Claro que quero que ganhe sempre o SPORTING. Agora não existe PPC (Nunca me inclinei para ele) ou outros. Para mim existe o SPORTING. Mas com estes directivos-SADs NUNCA vamos a lado nenhum.
Um dia prove-me o contrário que eu ficaria feliz.
Até lá vamos continuar a sofrer e muito.SE as coisas se mantiverem este ano como estou vendo vai ser bonito vai...
Não vivo de ilusões,vivo de realidades palpáveis com muita Paixão.
Ainda estou à espera de ver JEB e SAD defender o SPORTING no caso com o jogo dos Juniores e em que ficamos.

RFM disse...

Caro hjssp

Se você soubesse o que é viver-trbalhar ou visitar o estrangeiro, ver e ouvir falar dos resultadosdo SPORTING com Barcelona e Bayern M. na LC você até chorava de vergonha ou enterrava-se pelo chão abaixo.
E mais não digo.
Eu Tenho VERGONHA, mas sei bem que existe muita gente contente,outros conformados por estes celebres resultados históricos, para não falar do resultado com o Real Madrid também.
Pensa que se Miguel Veloso joga-se no Porto, depois do que disse no aeroporto antes de ir para Munique ele jogava?
Esqueça-se. Com o PC jamais!!!!
Por isso temos o que temos.

Sérgio disse...

O FCP desde 2003 já realisão 230 milhoes de € em vendas ... um número brutal ... veja-se o passivo do FCP quanto cresceu neste periodo.

Cambada de anjinhos!!!

Força LdE continua essa batalha inglória qual D.Quixote !!!

SL

PBe JEB FOREVER !!!!!!!!!!!

Nuno Trindade disse...

Vai ser mais uma época confrangedora. Como é que é possível motivar os adeptos para a compra de gameboxes com esta política miserabilista reinante? Ah, pois é, o mal da equipa no ano passado era não ter o Matias Fernandez... Por favor, tenham dó! Quem não investe, só por MILAGRE poderá obter resultados! Essa é que é a verdade! Vamos continuar a ter as invenções do Paulo Bento, a jogar um futebol da treta e, pior do que tudo isso: sem sermos campeões. Mas, isso, para uma franja importante de adeptos, não interessa. Transformá-mo-nos num Clube perdedor, onde se aceita com normalidade não ganhar. A mística vai desaparecendo, estando a cultura perdedora instalada no Sporting há já bastantes anos! E o Porto sempre a crescer...

JL disse...

Confesso que é com estranheza que leio as críticas de suposta desmotivacao da nacao Sportinguista por parte do LdE.

Meus caros senhores, a realidade é o que é. E é desmotivadora. Ou se nega isto e prefere-se assobiar para o lado, ou então encara-se de frente e faz-se o reparo a quem de direito, para que ela não volte a acontecer.

Do mais lesivo que tem havido para o SCP é esta capacidade quase inaudita de perdoar tudo a tudo a gente, cometer todos os erros do mundo e não aprender nada com eles. Somos useiros e vezeiros em não nos indignarmos com medidas de bradar aos céus, de mascarar tudo com gritos pela glória maior do Clube, e, numa tendência mais recente, de criticar quem "ousar" discordar de seja o que for que o Clube faz.

Para que nos entendamos: O amor por um Clube é como qualquer outro tipo de amor. Tem base emocional e é demitido de racionalidade. Com uma diferença grande: é tão emocional, que mesmo que se demonstre que ele racionalmente não nos faz felizes, ele persiste.

Eu sou doente do SCP. Doente. Mas tenho olhos na cara, e vejo que o SCP é gerido com os pés e é refém dos Nortons de Matos e Carlos Freitas da vida que empandeiram o seu lixo para Alvalade a preço de ouro. Vejo que um calcinhas do SCP negoceia a venda de terrenos à MDC e 15 dias depois sai do SCP para ir trabalhar...para a MDC. Vejo que se pagam comissões de mediação a empresas constituídas depois da venda mediada.

Eu vejo isto tudo, e ao ver,tenho duas opções: ou digo: "foram os dirigentes do SCP que fizeram, por isso eu apoio", ou então, alternativamente, penso pela minha cabeça.

Amo o SCP, mas não estou constituído na obrigação de aplaudir cada anormalidade que a Direcção faz. É-me sumamente irrelevante que queiram o melhor. De boas intenções está o inferno cheio. É-me igual se "temos menos meios que os outros". Se os temos, é graças a quem decidimos perpetuar no passado dia 5 de Junho, pelo que a legitimidade para nos lamentarmos é, convenhamos, pouca. Se quisemos mais, é porque gostámos.

Para quem quer viver no silogismo de que all things Sporting são perfeitas, demita-se de ter opinião, porque assim sendo, já a sabemos.

Caro António Lopes da Costa,

Dizer que nem Barcelona, Real Madrid ou Manchester vendem melhor que o FCP, portanto porque bulas seria o SCP a faze-lo, é absolutamente falacioso.

O FCP e o SCP são clubes tendencialmente vendedores e de onde se pode sair para maior. Os outros que cita, não. Portanto não estamos perante realidades comparáveis.

A quem é que o Real Madrid vende o CR depois de o comprar? Não vende, a menos que haja nova loucura, que é absolutamente excepcional à regra, que é a de acontecer o que acontece aos demais galácticos (e.g., Figo e Zidane): chegam, jogam, ganham, vendem camisolas, saem na curva descendente.

O SCP e o FCP por sua vez, são da mesma dimensão. Um compra bem e vende melhor. O outro é o SCP.

Deve ser culpa dos bota-abaixistas de serviço.

SL

JL disse...

Caro Sérgio,

O SCP por sua vez realizou talvez um quinto desse valor em vendas no mesmo período, e vendeu o actual melhor jogador do mundo. Veja-se quanto cresceu o passivo do SCP...

SL

Sérgio disse...

Caro JL,

Falando um pouco de cor julgo que o passivo da SAD do FCP é superior ao do SCP já há algum tempo.

O Problema do passivo do SCP está diluído por outras empresas do grupo SCP.

Também não me esqueço que ao contrário do FCP e do SLB tivemos que andar a pagar juros de um valor que a camara ainda está em vias de liquidar passado +/- 10 anos (40 milhoes de €) durante esses 10 anos pagamos juros desnecessáriamente --- imagine esse valor abatido no passivo logo no inicio sem ter acréscimos de juros ... não me recordo do valor já vi essas contas algures e lembro me que fiquei escandalizado e indignado, mas ai t teremos a nossa quota de responsabilidade pois deixamos as coisas andar sem nunca termos pedido responsabilidades a ninguém.


Lembro-lhe também que o FCP não gastou um tostão com a "sua" Academia.


Como disse e bem o SCP terá realizado 1/5 +/- das vendas do FCP.

Gostaria de poder entrar com mais dados mais quantitativos para poder fundamentar melhor a minha tese de que o SCP caso tivesse as benesses que os outros vão tendo de certeza que estariamos agora numa posição mais comoda, não sendo essa a nossa realidade não podemos baixar os braços e temos de valorizar o que temos e não cometer mais erros como os do tempo do Luis Duque.

Eu gosto de ganhar mas o SCP ensinou que há coisas bem mais importantes que uma vitória ou mesmo uma derrota como as dos jogos com o Bayern.


ORGULHOSAMENTE SPORTINGUISTA !!!!!!!!!!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...