quarta-feira, 1 de julho de 2009

A compra de Matías Fernández

No imediato, o chileno Matias Fernández custa ao Sporting 3,6 milhões de euros. Poderá custar mais meio milhão de euros pelas duas primeiras épocas “se o jogador perfizer um determinado número de jogos oficiais na qualidade de titular”. E custará mais o correspondente a 20% da mais-valia de uma eventual futura transferência. Assinou contrato por quatro temporadas, com uma cláusula de rescisão fixada em 25 milhões de euros. Estes foram os dados comunicados pelo Sporting à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários.
Se os valores variáveis desta transferência do Villarreal para o Sporting forem accionados, “Matigol” poderá tornar-se no quinto jogador mais caro da história do clube leonino – depois de Rodrigo Tello, por 7,5 milhões; Mário Jardel, por 6 milhões e os passes de Horvath, Mpenza e Spehar; João Pinto, por 6 milhões; e Nicolae, por 5 milhões). Mas isso também seria sinal de que Matías Fernández foi um bom investimento.
À primeira vista, o Sporting fez um excelente negócio, ao comprar, com a prudência indicada, um jogador de 23 anos, que não se afirmou em Espanha e que procura relançar o “sonho europeu” no futebol português – ele que sempre brilhou na América Latina e continua a brilhar ao serviço da selecção chilena.
Não sou daqueles que se entusiasmam com os malabarismos técnicos de Matías Fernández que circulam pela Internet. De resto, o Sporting - que arriscou deixando que se tivesse falado muito desta aquisição antes de o negócio se concretizar - tem motivos para ficar expectante em relação aos jogadores sul-americanos cuja estrela não cintilou em Lisboa. Importa, pois, dar a Matías Fernández o devido enquadramento, não sendo de desprezar o necessário apoio psicológico. Importa também não exigir muito do jogador e deixá-lo jogar. Porque, aparentemente, qualidade não lhe falta. Que o Sporting saiba e consiga explorar todos os seus atributos. FOTO: "Público Online"

1 comentário:

seismilhoes-UM disse...

Não deixa de ser curioso como, até este momento, tanto este post como o de parabéns ao Sporting, terem tido tão poucos comentários.

Qual será o significado deste facto???

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...