quinta-feira, 16 de julho de 2009

Dos novos sócios aos problemas do costume...

À falta de dinheiro para ir ao mercado comprar jogadores para reforçar a equipa de futebol, o Sporting vai fazendo outro tipo de aquisições: novos sócios, que também são necessários. Nesta quinta-feira, em Rio Maior, são apresentados mais 70 novos associados, dois dos quais muito conhecidos: o antigo futebolista leonino Nuno Valente e o apresentador de televisão Fernando Mendes.
Na adesão de novos sócios, José Eduardo Bettencourt tem sido brilhante na forma como tem potenciado o crescimento da família sportinguista, em profundo contraste com a atitude fria e distante da gestão de Filipe Soares Franco, que chegou a classificar os sócios como "clientes".
Os problemas do novo presidente leonino são outros e mais difíceis de resolver, como, por exemplo, a falta de rentabilização dos activos da equipa de futebol (as dispensas de Stojkovic e Purovic a custo zero são apenas mais dois casos de jogadores que deixam Alvalade a valer menos do que quando entraram) ou as trapalhadas do departamento médico liderado por Gomes Pereira, como se viu agora com Izmailov, que acontecem sem que ninguém assuma responsabilidades.
Nestas matérias é que tudo continua como dantes, não se tendo notado o dedo da nova liderança directiva. E para enfrentar estes problemas - que impedem o Sporting de ser mais forte e mais competitivo - é preciso muito mais do que capacidade de comunicar, que parece ser um dos trunfos de Bettencourt junto do povo sportinguista, ao ponto de dividir o protagonismo com os jogadores que se apresentam, como foi notório na sessão de apresentação do chileno Matías Fernández...

11 comentários:

F.Leitão disse...

Custa a aceitar a nossa enorme capacidade em desvalorizar os jogadores. Mas isso não é mais do que o resultado de não ganharmos o campeonato e, sobretudo, não demonstrarmos capacidade na champions de ombrear com os melhores. Não nos resta mais do que ter de dar algum tempo ao tempo para ver se JEB consegue inverter isto. Mas confesso, que eu, adepto de Paulo Bento, roi-me a alma de ver esta equipa manietada a um sistema táctico tão rígido que não favoorece os criativos de qualidade indiscutível que possui. Quem sabe se a mudança de mentalidade e de sistema de jogo não permitira melhor visibilidade dos melhores jogadores do Leão e a sua consequente valorização?

CORREIO LEONINO disse...

Mais um excelente post, caro Leão da Estrela!
Custa aceitar algumas verdades...
SL

Sérgio disse...

Para ajuda ao esclarecimento do "caso" IZMAILOV.

"Izmailov não quis ser operado
POSSIBILIDADE COLOCADA NO FINAL DA ÉPOCA PASSADA
Marat Izmailov recusou submeter-se a uma intervenção cirúrgica ao joelho direito, para debelar a tendinite contraída no encontro da temporada transata, diante do Rio Ave. O médio russo sempre preferiu realizar tratamento conservador, na esperança de recuperar a tempo de estar apto no início desta temporada"

Sl.

Sérgio disse...

Acabo de ler isto:

"O empresário do médio russo do Sporting disse à Antena 1 que o jogador colaborou sempre com o departamento médico do clube e que não recusou ser operado na época passada. Izmailov, recorde-se, até começou mais cedo a época que os restantes elementos do plantel.
"O jogador nunca questionou a operação e manteve-se sempre em sintonia com o departamento médico do Sporting. Portanto, desminto que o jogador tenha recusado qualquer operação", referiu o empresário em reacção à notícia avançada pelo jornal Correio da Manhã que dava conta que Izmailov tinha recusado a cirurgia.

Quanto ao cenário que o jogador poder vir a ser operado fora de Portugal, nem uma palavra.

"Essas coisas não comento porque são questões internas do clube. Lamento a informação mas não vou comentar coisas que não são de carácter público", frisou.

Nestas declarações à Antena 1, Paulo Barbosa afirmou que Marat Izmailov está muito confiante, mesmo sabendo que o regresso aos relvados, na melhor das hipóteses, não será antes de Outubro.

"(Izmailov) Sabe que a operação é um acidente natural que acontece a um atleta. Neste momento a preocupação dele é recuperar o mais depressa possível", concluiu."

Fernando disse...

Curiosamentte ou não, tenho vindo a vêr serem apresentados como novos sócios do clube muito boa gente que tem ao longo dos anos tirado dividendos do facto de dizerem ser Sportinguistas, mas afinal só agora quase na ou quase reforma é que finalmente se filiam.
Como diria o outro ,porque será?
SPORTING SEMPRE.

pedro disse...

Infelizmente a desvalorização de atletas tem sido uma constante há já alguns anos no Sporting. O facto de ser uma equipa modesta, sem grande ambição e sem grandes resultados nacionais e muito menos internacionais, não ajuda na valorização. Acho que o projecto Sporting é mto pouco ambicioso. Não compreendo como gestores supostamente muito cotados acham que investir 5 milhões num qq jogador de classe para o vender dois ou três anos mais tarde por 15 ou 20 não é negócio que o Sporting se possa dar ao luxo de fazer...enquanto isso o F.C.Porto continua a dar cartas com negócios assim ainda mais tirando proveitos desportivos porque consegue excelentes jogadores e uma massa associativa motivadíssima. Ao contrário dos já modestos Sportinguistas que não conseguem nunca embalar em grandes confianças época após época. São 28 anos apenas com 2 campeonatos!!!!! São promessas e contenções que não criam uma energia renovada, positiva, ambiciosa, não se investe para ganhar dinheiro, não se entusiasma os próprios jogadores com uma equipa forte. Aqui tb se desvaloriza os jogadores. Tal qual na qualidade da equipa técnica que por ser baratucha, é pobrezinha táticamente, é previsível, pouco ambiciosa e cuja credibilidade não entusiasma ninguém. Nem sócios nem jogadores. É muito pouco! Assim se perdem activos, assim se perdem sócios, mesmo sem pensar na morte das modalidades amadoras que entusiasmavam os Sportinguistas. Não percebo onde querem chegar!!! De que serve ter dois ou três excelentes jogadores numa equipa que não potencia com os restantes e com a equipa técnica o valor desses jogadores?? Que motivação isto gera??? E como se podem valorizar jogadores desta forma????

RFM disse...

Caro Pedro

Bem visto. Realmente em 28 anos 2-campeonatos e perda de muitas modalidades dita amadoras, mas ainda existe gente contente.
Nem um pavilhão se salvou.Nem sede nem secretaria. Vai breve a Academia..é só esperar mais uns tempos.
Mas o mais grave é o individamento do SPORTING cada vez maior.
Mas não se pode questionar ou falar mal deste dirigentes de 5-estrelas.Cuidado que nos podem cair em cima.Temos de os elogiar.
Cumpts. e saudações leoninas de um sócio pagante.

hjssp disse...

Não acho justo culpar o JEB pela situação do Stojkovic e do Purovic, já que não foi ele que os contratou. De qualquer modo, é uma pena eles saírem e a única coisa que podemos ganhar ser o não-pagamento do resto dos salários. Erros de casting. Acontece aos melhores... Já a questão do Izmailov só acontece por aselhice.

Pedro Davidson disse...

Se o Sporting conseguir colocar estes dois jogadores, poupando assim os seus vencimentos e ainda recebendo 30% de uma futura transferência parece-me um bom negócio. Só a poupança em vencimentos paga o passe do Matias Fernandez. Eu também gostava de os vender por 15M cada um, mas tanto um como o outro são dois azelhas de primeira, apesar de um deles se julgar o melhor do mundo e arredores, só por aí já dá para ver a bela peça.

Camilo disse...

"Não foi ele que os contratou"...
RFM tem razão: "caem-nos em cima"...
-----------
Mas... não é ele, o presidente?
Ou só é presidente de l-jogador-l acabado de contratar?
Francamente...
Ele, o presidente, tem que saber rentabilizar O QUE ENCONTROU no Clube.
E não pactuar com as birras -ou não- de Paulo Bento.
Estou cá para ver, quando as coisas correrem para o torto, a atitude que vai tomar.
Pela minha parte, cheira-me que irá até ao fim...
E, oxalá esteja enganado- estaremos perante uma... Comissão Liquidatária presidida -a seu tempo- pelo sr.Betencourt.
Repito: oxalá me engane, mas...

JFM - Mealhada disse...

Já o Carlos Martins foi à Alemanha por causa do joelho. Muita gente o criticou na altura, mas ás tantas já era um sinal do "menos bom" funcionamento do nosso dep. médico.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...