domingo, 19 de julho de 2009

O cancro táctico que está a minar o Sporting

O famigerado “losango de Paulo Bento”, sendo um modelo de jogo como outro qualquer, está, porém, a ser mais prejudicial ao clube leonino do que parece. É uma espécie de cancro táctico que está a minar o Sporting, não só como equipa de futebol ganhadora, mas também como clube formador e como clube que precisa de rendibilizar a sua formação para ser economicamente sustentável.
Nos tempos de sucesso – que nos últimos 30 anos têm sido cada vez mais escassos e pontuais, infelizmente –, as equipas de futebol do Sporting foram sempre cimentadas num casamento perfeito entre um restrito grupo de grandes jogadores criativos (daqueles que chamam público aos estádios) e um conjunto de jogadores-operários. Afinal, o grande segredo das equipas equilibradas. Foi assim em 1982 com Freire e o trio maravilha formado por Manuel Fernandes, Oliveira e Jordão, bem secundado por jogadores-operários que eram o sustentáculo da equipa, como Bastos, Zezinho, Virgílio, Barão, Nogueira, que vestiam o fato-macaco mesmo em dias de gala, sendo simples e eficazes na destruição do jogo contrário…
Sem esta simbiose entre a arte e o trabalho, o futebol do Sporting jamais foi a algum lado, muito menos quando a criatividade dos seus jogadores foi reprimida por um sistema táctico demasiado conservador. E o Sporting de hoje é uma equipa reprimida, sendo talvez essa a explicação para o seu jogo monocórdico e irregular, ou revelador de "imaturidade", na expressão do treinador.
Quando assumiu o comando técnico da equipa, há quatro anos, Paulo Bento aplicou o “losango” como sistema táctico – utilizando “quatro estacas no meio-campo”, na expressão feliz de Luís Freitas Lobo, no "Expresso" –, com dois pontas-de-lança móveis em toda a largura da frente de ataque, com missões também defensivas.
As primeiras vítimas deste sistema foram jogadores que actuam nos extremos do relvado, como o camaronês Douala e os portugueses Silvestre Varela (hoje a dar resultados ao FC Porto) e David Caiado (já desligado do clube), que foram forçados a procurar outras paragens.
Haverá outros jogadores da formação do Sporting que não são aproveitados ou que têm ficado pelo caminho, por não encaixarem no sistema que o treinador Paulo Bento segue como um dogma. Diogo Viana, por exemplo, acabou vendido ao FC Porto. Pereirinha é um sobrevivente, resistindo porque tem sido adaptado em toda a faixa direita da equipa. Mas tarda em tornar-se indiscutível. O mesmo acontecendo com Yannick Djaló, outro ex-extremo na formação...
Por falar em formação é preciso recordar que o primeiro critério de Aurélio Pereira para aprovar um jovem na academia de Alcochete é justamente a capacidade técnica dos candidatos a futebolistas. Logo, têm prioridade aqueles atletas que são exímios a conduzir a bola ou nos lances de um para um. Os artistas que empolgam os estádios e que dão fama à formação leonina. É por isso que o Sporting é reconhecido como uma das melhores escolas de extremos do mundo, tendo formado jogadores como Paulo Futre, Luís Figo, Simão Sabrosa, Ricardo Quaresma, Cristiano Ronaldo, Nani.
Curiosamente, Nani foi o último extremo formado no Sporting a dar lucro ao clube. Foi o primeiro jovem lançado por Paulo Bento (logo que assumiu funções como treinador principal), mas também foi o último a sair de Alvalade valorizado. Depois dele, ninguém despontou. Em quatro anos, Paulo Bento não conseguiu valorizar mais nenhum jogador, além de Nani. Antes pelo contrário: os jogadores que saem, saem desvalorizados. Os que ficam, marcam passo.
De resto, o “losango da equipa principal” entra em rota de colisão com o 4X3X3 dos escalões de formação. Donde, o Sporting estará a formar extremos nas suas equipas jovens que, depois, não consegue rendibilizar na equipa principal, tudo em nome de um sistema táctico que colide com o jogo mais largo e ambicioso das camadas jovens, prejudicando uma cultura coerente que seja um modelo para todo o clube. Daí que o jovem talento Diogo Viana tenha ido directamente para o FC Porto sem passar pela equipa principal...
É um problema sério demais para ser ignorado pelos dirigentes sportinguistas. A verdade é que, à excepção de Liedson (o único grande achado internacional nos últimos cinco anos) ou João Moutinho, o Sporting não tem hoje nenhuma estrela indiscutível. E por isso é que, desde Nani, em 2007, não consegue vender jogadores. Porque não está interessado, em função da falta de alternativas vindas da formação, ou porque o mercado não está disponível para largar os milhões das cláusulas de rescisão, encontrando mais barato noutras paragens. Ora aqui está uma questão estratégica do futebol leonino, a que José Eduardo Bettencourt deve dar prioridade.

56 comentários:

Anónimo disse...

é o que eu dizia no post anterior!
espero que alguém da direcção leia isto e medite!

Leão Transmontano disse...

Estou completamente de acordo. A losangomania irá minar o Sporting em todos os planos. É público e notório a fraca prestação da equipa motivada por diversos motivos, desde logo pelas adptações de jogadores a lugares que onde rendem menos em função de um sistema táctico que não serve e ainda por cima não tem alternativa, ou seja, continua a n haver plano B. Sem laterais rápidos e médios alas que rodem entre si e sejam criativos o futebol leonino é lento e previsível. É assim desde sempre e falar de imaturidade sobre uma equipa que joga junta há 4 anos é rídiculo.

Vamos a Eles disse...

Bom post.

Parabéns, haja alguém que coloque o dedo na ferida.

Estou farto da merxx do losango. O futebol puro e com sucesso joga-se pelas alas!

Mariano, Hulk, Rodrigez, Quaresma, Reyes e até Lisandro aí jogou.

E os nossos quem são?

Só Pereirinha e mesmo assim no banco!

Vamos a Eles disse...

Esqueci-me de uma coisa, uma das ultimas vezes que fomos campeões com uma equipa fraca, tinhamos: Di Franchesci (ainda se lembram)? Mbo Mpenza, Edmilson. Complementados com o Cesar Prates, um lateral rápido!

Vamos a Eles disse...

Ainda gostava de acrescentar mais uma coisa:

Pelo que vi no sábado, este ano poucas vezes vamos ter mais de 30.000 no estádio.

Ainda não perceberam que a jogar assim ninguém lá vai.

Outra coisa que tiro o chapeu ao nosso presidente é o facto de estar a recuperar inumeros sócios, mas a jogar assim nunca irão comprar GameBoxes e vão acabar por desistir novamente.

Por falar em GameBox, alguém sabe quantas se venderam este ano?

Anónimo disse...

post longo mas bom!concordo...

Gnitrops disse...

O Edmilson não foi campeão no Sporting...

jonnybalboa disse...

Farto da me***a do pbento e da sua táctica. Farto dos nosso defesas ridiculos, dos golos sofridos como de uma equipa amadora se tratasse,das desculpas e frases chavão tipo"partimos á frente" ou "este ano é que é!".

Será que ninguém da estrutura dita "profissional" do Sporting não percebe que com esta equipazita não vamos a lado nenhum.

Acho ridiculo começar-se uma época, e:

- Não temos um lateral que se aproveite;

- Temos o central mais ridiculo que alguma vez vi jogar;

- Em todas as equipas de nivel, a posição 6 é estratégica.Tem de ser alguém possante, que corra 180 minutos se necesário,saiba compensar e ocupe os espaços. Nós temos 2 que não se mexem.

-Não temos ninguém que parta para cima dos adversários, e o único que assumia as rupturas do losango estático, vai estar parado 3 meses.

-Tanto ódio com tiui e ficamos com yannick...não percebo qual a diferença.

-Perdemos derlei, jogador que era bastante útil, e fomos buscar??

Haveria muitas outras coisas, mas só de pensar que teria de fazer referência de novo ao gajo do losango,dá-me vómitos!!

RFM disse...

Isto vai bonito...vai..vai.
Bom. Escusam de criticar Paulo Bento. A culpa não é dele.
O SPORTING não tem ferramenta (Jogadores)com qualidade para formar um ONZE Bom.
Qual losangos qual carapuça...?! isso é alguma coisa que se coma?!
Quando existir uma Direção-SAD Boa Equipa técnica e JOGADORES de qualidade tudo é mais fácil de resultar em pleno.
Podem ver o caso de Guardiola no Barcelona,os seus êxitos foi experiência tácticas ou foi e É qualidade do plantel apoiados por uma direcção que a apoia e motiva os sócios?!
A Defesa do SPORTING não tem qualidade, salva-se o D. Carriço. Laterais..hui..que desgraça...pelo menos o Caneira, Abel e Grimi.Desgraças.
Bolas paradas é um arrepio constante perto da Area do Sporting. Na frente somos inofensivos em bolas paradas.
O J. Moutinho é muito trabalhador mas não faz desiquilibrios atacantes, remata mal e se Liedson se lesiona então a que vai ser bonito.
Querem o kê?!
Milagres?
Preparem-se para um ano Miserável,é o meu palpite, mas ainda existe gente que acredita no Pai Natal.
Esta semana preve-se mais uma decisão-Final do tal jogo SCP-SLB decisivo do titulo Junior. Vai ser (Palpito) mais uma vitória do SLB na secretaria e o JEB vai continuar caladinho por conta e risco dos velhos do restelo.Oh yes...Caladinho..come e cala.

Anónimo disse...

Criticar é fácil. Construir é que é dificil.
Sejam construtivos. Estamos ainda na pré-época e vocês LdE continuam na mesma senda do ano anterior.
Este blogue parece mais um blogue anti- Sporting.

RFM disse...

O SPORTING joga normalmente com dois atacantes. Normal em todo o lado em Futebol.
Agora falam e criticam Losangos..Que é lá isso?!
Ponham mas é jogadores com qualidade e uma SAD a apoiar. Que classe ou experiência tinha ou tem como Director Desportivo aquela mosca de sono o Pedro Barbosa?!..Tristeza. (Meu rico Manolo Vidal).
Foi um tacho arranjado para este mandrião que mamou DEZ-anos no Sporting.Depois admiram-se dos êxitos desportivos do FCP-PC.
Com a qualidade destes jogadores podem limpar as mãos há parede que não vão a lado nenhum muito menos Europa.
O Passado com o ano VERGONHOSO, Barcelona, Real madrid e para fechar com chave de ouro Bayern M. entraram no Guiness da LC.

Anónimo disse...

Mesmo sem extremos acho que o Sporting poderia optar por um 433 ou então um 4231! e temos jogadores para isso e não venham com coisas que o Liedson precisa de ter um jogador ao lado porque com o treino tem de ir la.

para o 4231 a minha preferida:
Patricio
PSilva Carriço Polga AMarques
Roca Moutinho
Pereirinha Mati Vuk
Liedson

ISto sem contar com o Isma! Pq com ele..Poderia sair varios joagdores
O problema do Sporting para mi continuam a ser um:
FALTA DE SOLUÇÕES
Porque qd as coisas nao estão a correr bem e PB necessita de mexer na equipa...
Temos o Veloso (ele ou o Roca é igual)
Yannick (mais vale ficar em casa)
Postiga (a melhor de todas)
Adrien (falavam tanto dele e, qualidade tem muita mas nao a aproveita)
Para a defesa nem se fala... Tonel e Caneira..Podiam ter ido com os Jugoslavos...

Se fosse eu o treinador, deste plantel ficava com:

GR:
Patricio
R Batista

DEF:
PEdro Silva
Carriço
Polga
Grimi
AMarques

M:
Adrien
Moutinho
Vuk
Ismailov
Pereirinha
Mati

AV:
Liedson
Postiga
Saleiro

E tentava contratar:
1 GR, de pref para jogar a titular ou um bom suplente que fizesse o Patricio suar, tipo o Bracalli o Nacional

1 LD: João Pereira (Braga)
2 DC: Rodriguez (Braga), Luiz Nunes (Academica), Danilo (Guimarães)

1 Trinco: Nuno Piloto (Académica)
1 Extremo Direito: Allan (Braga), Weldon (ex Belenenses)
1 Ext Esquerdo: ??? em portugal teria que ser bem estudada esta posição mas, porque não da formação?

1 Médio Ofensivo: Rui Miguel (Paços Ferreira, agora Guimarães)

2 PL: Néné (NAcional), Renteria (Braga), Baba Diawara (Maritimo)

Isto só com soluções do mercado interno, em que o Sporting pouco aposta

Saudações
Leão do Norte

Anónimo disse...

Continuem a discutir com os LOSANGOS.
Digam antes..Esta equipa não tem qualidade competitiva ao mais alto nível e ponto final.
PAULO BENTO tem de jogar com os talentos que lhe deram e mais nada.
Ele bem queria mais e melhor, mas o BES-Roquette-Salgado mais o BCP-Millénio a que decidem o nosso futuro ou pensam que os votos decidiram alguma coisa no acto eleitoral último?!
Defesa uma desgraça..Médios..aproveita-se dois ou três e avançados UM o 31.

Anónimo disse...

Guardem com unhas e dentes o Dr. Gomes Perreira -Médico do SPORTING que a equipa-plantel está entregue em boas mãos.Sim senhor.
Por falar nele, alguém sabe se o Izmailov já foi operado ou vai ser só para o Natal?!

Afinal, quanto mais vendem mais devem...!
e agora quanto mais jogam mais perdem.

Marcos Costa disse...

Gnitrops ,
O Edmilson foi campeão pelo Sporting em 1999/2000.

Soylent Green disse...

A equipa de 2000 não era fraca. Tinha bons jogadores, disciplina, muita alma e ganhou bem a uma equipa do Porto que era mais forte que estas que tem apresentado no período pós Mourinho.

Mário Rui Oliveira disse...

Muito bom Leão da Estrla ! Muito bom mesmo. Concordo totalmente. Envia este texto para o Sporting ao cuidado do JEB. Ele sofre com este futebol como nós !

Eu imprimia uns milhares e distribuia antes do próximo jogo para que os adeptos que defendem o PB por causa de duas taças percebam que essas taças nos custam muito, mas muito mais ...

Muito Bom !

SL

Anónimo disse...

SEJAMOS A FAVOR OU CONTRA LOSANGOS;

TENHA O PLANTEL QUALIDADE OU NAO;

SEJA O TREINADOR TEIMOSO OU NAO;

O QUE CONTA É O QUE ESTÁ EXPLICITO NESTE POST E QUE HÁ MUITO VENHO DIZENDO:

ESTE SISTEMA TACTICO ESTA A DESTRUIR A GALINHA DOS OVOS DE OURO DO SPORTING.

ACABARAM-SE OS EXTREMOS FANTASTICOS QUE NÃO É PRECISO INUMERAR;

ACABOU-SE O DESIQUILIBRIO SAUDAVEL E O FUTEBOL ESPECTACULO, LOGO, ACABOU-SE OS MILHOES, PQ MEDIOS CENTRO CERTINHOS OU JOGADORES TRABALHADORES VALEM MEIA DUZIA DE TOSTOES.

ASSIM PODE-SE TER MELHORES RESULTADOS? ATÉ PODIA SER, MAS A LONGO PRAZO O RESULTADO SERÁ SEMPRE MAU, JÁ QUE NINGUEM NOS VAI DAR FORTUNAS PELOS PUTOS MARAVILHA DA BOLA.

AQUELE ABRAÇO.

joaquim agostinho disse...

Se o Sporting fizer uma boa época, vai ser uma frustração para muitas pessoas.

Anónimo disse...

O Djalo nunca foi um extremo na formação, jogou sempre a avançado.

Douala, Varela e David Caiado não são jogadores para equipas que querem lutar pelo título.
Bem sei que o Varela está no FCP, mas vamos ver que utilidade vai dar á equipa...

Dizer que o Diogo Viana foi vendido ao FCP, desaproveitado no SCP é ridiculo. O Sporting comprou o Postiga e no negócio cedeu o Diogo Viana, não foi o FCP que quiz o Diogo viana e nos cedeu o Postiga.

Dizer que em 4 anos o PB não valorizou nenhum jogador:M.Veloso, Daniel Carriço, Pereirinha, Adrien, Rui Patricio, não foram "valorizados" por PB?

RC

Lionheart disse...

Todos os anos é sempre a mesma conversa fiada. Somos "favoritos" à conquista do título porque temos "estabilidade", enquanto os outros mudam muita coisa. Esquecem-se os autores deste discurso da treta, que o Porto muda para se manter à frente da concorrência, e o Benfica porque quer melhorar e não se conforma por não ganhar, enquanto que o Sporting fica sempre na mesma por comodismo dos dirigentes e conformismo dos adeptos.

Entretanto, quando as coisas começam a correr mal, afinal não havia condições, o plantel não presta, nenhum treinador faria melhor, era preciso ir buscar dois centrais , três médios, dois guarda-redes e quatro avançados, mas não temos dinheiro para comprar uma equipa nova e, prontos, o Paulo Bento faz o que pode. Mas será que era preciso o Sporting ter o Casillas na baliza, o Michel Salgado na lateral direita, o Maxwell na lateral-esquerda, o Bruno Alves ao lado do Daniel Carriço e o Deco no meio-campo para se poder exigir um fio de jogo ao Sporting??? Estes fanáticos pelo Paulo Bento parecem uma seita, pá!

Leão do Nordeste disse...

Este texto está muito bem elaborado, e retrata uma grande realidade.

O mesmo deverá ser enviado ao Sr. Presidente Dr.José Eduardo Bettencourt.

Por favor, a bem do SCP e dos Sportinguistas,faça-o.

Leão do Nordeste

NUNO RAMOS disse...

Também começo a ficar f..... mas é com todos, para já tem o problema de falarem demais antes do jogos. Se estes tagarelas querem mesmo ser campeões mostrem argumentos mas é nos jogos e deixem-se de tangas nas conferências de imprensa.

RG disse...

Tenha calma Lionheart, aqui não fanáticos pelo PB, há sim fanáticos anti-PB.

Já se perguntou, e já agora pergunte tb ao dono do blog se sabe quem iniciou esta tal losango mania no SCP?

Sabe qual era a táctica que PB usava nos juniores? Se não sabe eu digo 4-3-3

E já agora que conhecimentos tácticos e q vcs têm para dizer que esta táctica é melhor ou pior que a outra?

Já agora sabem que resultados teve o Barça, Man Utd, Inter na pré época 2008/2009? Se não sabem tb posso dizer, perderam ou empataram 90% dos jogos que fizeram. Inclusive o Barça até no inicio do campeonato só perdia....

Que aconteceu a esses 3 clubes no fim da época, alguém sabe?

Abraços e tenham calma....a época só acaba em Maio. Nessa altura sim, podemos fazer o saldo de mais uma época de PB e pelos vistos da losango mania q ele iniciou,lol

Gonçalo disse...

Concordo em parte com o post do LDE, no sentido em que é necessário um sistema alternativo para o cristalizado 4-4-2 losango que todos os adversários já conhecem e que os próprios jogadores já se "cansam" de o implementar... Acredito que, mesmo mantendo o losango como sistema habitual, poderia existir alguma novidade táctica para implementar ao longo do jogo ou como sistema preferencial em determinados jogos. Aliás foi isso que Paulo Bento apregoou na pré-época passada e que deixou de implementar por razões que desconheço, mantendo-se fiel ao seu losango. Dessa forma poderiam ser aproveitados os extremos fantasiosos da formação que trantas alegrias prestam aos adeptos do futebol espectáculo.
A única lacuna que aponto ao comentário do LDE presta-se sobre o facto deste sistema ser o ideal para Liedson mostrar todas as suas capacidades, pois uma táctica com extremos iria fixar um avançado demasiado móvel para funcionar como estaca no ataque! Mesmo assim, a alternativa táctica é uma questão a rever...

SL

RG disse...

Já agora e pq me esqueci no comentário anterior...

Vcs lêem as entrevistas de PB? Por acaso sabem que não é este o sistema táctico preferido dele? Que ele apenas o adoptou pq era um sistema cuja maioria dos jogadores que estavam no plantel ( e ainda estão, o que é de salutar) estava mais rotinado?

Já se perguntaram se Liedson consegue jogar só no ataque? É q em 4-3-3 por exemplo, Liedson joga sozinho na frente, cm 2 centrais apenas preocupados cm ele....Será que Liedson com 2 extremos e sem um colega junto a ele faz tantos golos?

Se calhar é por causa dele que se joga em 4-4-2....leiam as entrevistas do PB e dps digam-me qq coisa

Leão do Nordeste disse...

Excelente texto, que retrata a realidade do futebol de hoje no nosso Clube, o SCP.


Por favor, Leão da Estrela, envie este teor ao Sr. Dr. Eduardo Bettencourt.

Saudações Leoninas



Leão do Nordeste

Santinni disse...

Fala-se de táctica.

Qq táctica é boa se for bem interpretada.O SLB está a ganhar como o Losango. O SCP foi uma equipa competitiva com o Losango (F. Santos, Peseiro, Bento).

Fala-se de extremos. Qual o extremo que fez história enquanto jogador do SCP? Figo? Ganhou uma taça de Portugal. Futre? Ronaldo?

E onde param as pérolas da formação? Qual o percurso de Paim, Rosado e companhia? O Diogo Viana foi emprestado pelo Porto a uma equipa de 5ª categoria. Qual o aproveitamento? Zero.

Criticam abertamente a qualidade de Adrien, Yanick, Pereirinha, Patrício, etc. mas de onde vieram eles? Será que foi da formação??!!?

E se criticam o SCP de não aproveitar as pérolas da formação e depois propõem ir buscar uma camionta de jogadores? João Pereira e Nuno Piloto???!!! Mas o SCP é o Oriental ou quê?

Não foi o Paulo Bento que lançou Vuk, Ismailov, Carriço, Veloso, Nani, Derley, etc. E não o foi em Losango?

Quantos títulos ganhamos nos ultimos 10 anos (incluindo campeonato, taças, Supertaças)? Qual a percentagem que caiu nestes ultimos 4?

Sugestão: Se querem criticar façam-no de uma forma sustentada e credivel. E já agora de uma forma construtiva.
Estamos na pré época e por causa dos resultados não devemos deixar de acreditar e apoiar o nosso SCP. Ser sócio, pagar as cotas e se possível adquirir Gamebox.

Viva o SCP!

ACF disse...

"O Djalo nunca foi um extremo na formação, jogou sempre a avançado."

Nunca jogou a extremo? Perdi a conta às vezes que ele jogou tanto pela esquerda como pela direita, com o Bruno Soares/Nani/Bruno Filipe (etc, etc) na outra ala e o Carlos Saleiro (melhor marcador da equipa) no meio quando a equipa alinhava em 4-3-3 ou na sua variante 4-4-1-1 com Djaló atrás de Saleiro não a jogar como "10" mas como 2º avançado-centro. Não me recordo de um jogo brilhante que o Djaló tenha efectuado quando jogava como referência do ataque, até porque sempre teve uma deficiente recepção de bola para jogar como 9. Já na ala, com o seu drible, velocidade e cruzamentos....

Sabe em que sistema jogava o Paulo Bento quando ganhou 4-1 ao Benfica em Odivelas para o título nacional de juniores em 2005? Era em 4-3-3. Sabe de onde marcou o Djaló o único golo que fez nessa partida? Na ala destra.

"Dizer que o Diogo Viana foi vendido ao FCP, desaproveitado no SCP é ridiculo. O Sporting comprou o Postiga e no negócio cedeu o Diogo Viana, não foi o FCP que quiz o Diogo viana e nos cedeu o Postiga."

Não, o Futebol Clube do Porto queria o Diogo Rosado, ou o André Martins ou o Diogo Viana e o Sporting aceitou abrir mão do extremo porque ele não encaixava no sistema de jogo da equipa sénior. O Sporting aceitou e o jogador foi abordado pelo FCP após o derby no Olival. Foi o Porto que veio ter com o Sporting e não ao contrário.

"Dizer que em 4 anos o PB não valorizou nenhum jogador:M.Veloso, Daniel Carriço, Pereirinha, Adrien, Rui Patricio, não foram "valorizados" por PB?"

Se a equipa jogasse em 4-3-3 poderia igualmente ter potenciado o Marco Matias e Diogo Viana e Silvestre Varela. O Pedro Celestino tinha qualidade para fazer parte do plantel, tal como o André Pires, e quem sabe talvez também o Diogo Tavares e André Nogueira. Faço votos que o Tiago Pinto seja recuperado e que o Sporting não ande a dormir em relação ao excelente André Santos. Nenhum deles á o Cristiano Ronaldo, mas o Anderson Polga, Grimi, Abel, Pedro Silva, etc também não são propriamente craques e fazem parte do plantel, ou ou pior ainda, são titulares na equipa de um suposto candidato ao título nacional.

O David Caiado (Fábio Paim, Edgar Marcelino, etc, etc, etc) não tinha qualidade para jogar no Sporting? Provavelmente não tinha mas um jogador que é aproveitado, estimado e incentivado por vezes consegue explodir, mas se o mesmo jogador for esquecido e desmotivado é sempre fácil dizer que ele nunca ia dar nada. Basta ver o esquecimento a que o Marco Matias foi entregue pelo Sporting. Com o Bolloni em Alvalade este jogador mais do que provavelmente teria jogado alguns minutos pelos seniores quando ainda era junior.

O Pereirinha? Sendo junior de 1º ano já era dos melhores jogadores na equipa sub-19 a jogar como MID num 4-3-3 ou preferencialmente como extremo direito. Todos se perguntam porque raio ele nos seniores está tão introvertido e não consegue explodir... porque será?

Mirtilo disse...

Cá está o que se diz no blogue "Jogo Directo" e que tem muito sentido:

http://jogodirecto.blogspot.com/2009/07/sporting-0910-consideracoes-tacticas-de.html

Abraço!

Correio Leonino disse...

RG: na campanha eleitoral estavas aqui todos os dias a defender o Bettencourt. Eu sei, porque estava de acordo contigo, fui e sou apoiante dele. Depois desapareceste. Agora, que o Leão da Estrela põe o dedo na ferida e toca no Bentinho, estás aqui de novo a defender o indefensável. Isto diz tudo. Deves estar em algum gabinete de Alvalade. Daqueles que dão pouco trabalho...

Lionheart disse...

Mário Rui Oliveira,

Você que parece ser próximo dos corpos sociais do clube, podia fazer o favor de nos explicar porque é que se insiste no actual treinador, se até o presidente sofre com este “futebol”? Mas quem é que manda no Sporting? Quem é que obriga o Sporting a manter o Paulo Bento? Será o Pinto da Costa? Se calhar é... Quem é que obriga o Bettencourt a manter a mesma estrutura na SAD, que já demonstrou ser insuficiente? Quem é que o força a manter tudo na mesma? É para isto que serve um presidente a tempo inteiro e remunerado?

Vocês não se podem queixar de falta de apoio. O estádio teve uma boa casa, não houve assobios durante o jogo (se calhar o mal está aí...), vão vender-se mais Gamebox que o ano passado (o que até não é difícil), etc., mas a paciência dos sócios que ainda a têm (o que não é o meu caso) vai esgotar-se rapidamente, porque o grau de exigência vai ser maior, felizmente. Não é admissível que a equipa de um clube de topo como o Sporting jogue um futebol paupérrimo. Não é admissível que se engane os sócios e adeptos do clube. Nem que se mantenha um treinador que já não serve nem para valorizar jogadores para vender. Se JEB continuar a passar cheques em branco a Paulo Bento à custa do Sporting, perde o respeito dos sócios e adeptos. Vocês estão muito enganados se pensam que o Bento vai continuar a ser o abono de família das direcções. Esse "filme" está "démodé".

joaquim agostinho disse...

Não tarda que os Sportinguistas, influenciados por Manhas, Goberns e outros que tais, comecem a dizer que o losango do Jesus é o máximo e o do Paulo Bento uma porcaria.
Porque será que o Sporting joga com dois avançados? O estilo do jogo do Liedson não terá nada a ver com isso?
Faz - me muita confusão que muitos Sportinguistas, em vez de protestarem veemente contra o estado da arbitragem, que nos tem tirado o titulo, dirijam os seus ataques para dentro do nosso clube!
Filtrem a opinião vermelha dos comentadores, das tvs e dos jornais por favor.
SL

Leão do Norte disse...

http://jogodirecto.blogspot.com/2009/07/sporting-0910-consideracoes-tacticas-de.html

aconselho a parte da previsibilidade táctica...

É este o maior defeito do Sporting actual a par da falta de opções crediveis tirando os 13 / 14 jogadores de qualidade que o plantel tem neste momento

Abraço
Leão do Norte

Mirko disse...

O Mestre da tatica vai ganhar tudo o Paulo Bento não ganha nada..... mas se formos ver até jogam os dois com a mesma tatica!!!!!
Tenham vergonha e juizo... vão mas é ao estadio apoiar o Clube .

Talvez o que queriam era um treinador que andasse ao sabor do vento dos jornais e de blogues...

Petinga disse...

Caros,

A discussao sobre este post tornou-se uma discussao a favor ou contra de Paulo Bento. E nao é isso que está aqui em causa...

O cerne da questao se calhar até nem precisa de ser a táctica.

O cerne da questao é algo que os adeptos do Sporting parecem ter grande dificuldade em abdicar: qualidade futebolística.

Mind you, foram estes mesmos adeptos que sacrificaram e imolaram outros treinadores com concepcoes de jogo ofensivo e "futebol bonito" mas que nao obtinham resultados (leia-se: nao ficavam à frente do Benfica).

Ao fim destes anos todos, parece evidente que se o Sporting apresentasse uma qualquer qualidade, um vislumbre de fio de jogo, as críticas nao seriam tao pronunciadas.

Um "losango" compadece-se obviamente com médios interiores que ataquem muito e funcionem quase como extremos. Tudo depende de quem teem como laterais e como funciona o equilíbrio de compensacao no meio-campo, sobretudo com o famoso "número 6".

Portanto, nao é esta táctica que está a matar o Sporting. É esta (ausencia de) qualidade futebolística. Tao somente isso.

O mais triste de tudo é ver agora que havia mesmo quem pensasse que com JEB a Presidente o Paulo Bento ia mudar as suas concepcoes de jogo!

Saudacoes Leoninas

Soylent Green disse...

Considero legítimas as dúvidas do LdE.
Também eu me sinto dividido em relação a este Sporting. Por um lado Paulo Bento fez muito com o "material" disponível. Por outro sinto que falta qualquer coisa a esta equipa. Talvez poder físico. Em 2000 tínhamos Vidigal, Iordanov e Acosta, entre outros, que eram pouco "levezinhos"

Pedro Ferreira disse...

O Braga de Jorge Jesus jogava em 4-4-2 e não deixava de ter extremos (Alan, por exemplo), o mesmo vai acontecer agora com di maria. O Manchester United joga a maioria dos seus jogos em 4-4-2 e nunca foi por aí que o Ronaldo deixou de brilhar. O Sporting não joga com extremos, porque não os tem com qualidade suficiente. O único erro de Paulo Bento será o facto de não dizer à direcção, que em vez dum Farnerud ou um Celsinho da vida, quer um extremo que dê garantias de qualidade para criar desiquilibrios.

SL

RFM disse...

O Ajax conhecido clube europeu de futebol, tem como estratégia, ter o mesmo sistema de jogo deste as escolinhas até aos séniores, inclusive os treinadores são escolhidos pelo sistema que o clube utiliza para não haver desperdicios, isto leva a que por exemplo o defesa esquerdo quando chega aos seniores sabe o que pretendem dele naquela posição, e a adaptação é muito mais rápida, com todos os beneficios que daí advém. Já o Sporting, também conhecido cube formador de jogadores em Portugal foi até há bem pouco tempo o maior viveiro de extremos,Futre, Figo,C.Ronaldo,Simão,Quaresma etc.., e agora tem como treinador principal um técnico que joga sem extremos, tem lógica!?
Mas atenção... Naquela defesa..salva-se o D.Carriço.
Eu farto-me de rir com o pessoal a falar nas tácticas de LOSANGOS e outras mais.
Não tenham JOGADORES com qualidade acrescida a ver no que pode dar...
Dores de cabeça e barriga.
Esta equipa não tem Valor. Não posso esquecer do banho de bola do Real Madrid,Barcelona e Bayern M.. Tenham vergonha que vivo envergonhado, PORRA.SACANAS.

RFM disse...

Talvez isto possa vir a ser um bom moot para dizer que a Academia já foi escola....e assim justificarem-se para a sua VENDA.
Vai breve...acaba-se com resto.

PLnauta disse...

Viva

Cá está. Duas derrotas na pre época. Dificuldades em pôr a máquina a trabalhar e eis que ... surgem rapidamente os mesmos de sempre, ufanos, a apontar o dedo.

QUe raio de coisa. Eu sei que o Sporting não tem uma máquina propagandística que vende tudo o que se faz do outro lado, como se se tratasse de algo maravilhoso, mas também enjoa tanta critica.

Os posts do LdE balançam demasiado entre a opinião imparcial e a vontade declarada de que a realidade fosse outra. Mas não é.

90% dos sócios (que votaram) disseram que é esta a nossa realidade. Vamos apoiá-la e fazemos as contas no fim.

Tb preferia ganhar os jogos todos, mesmo os que não valem nada a não ser prestígio e orgulho, mas prefiro guardar a naifa no bolso para quando tiver de a tirar e fazer a verdadeira avaliação. E essa não é agora o tempo certo.

Só (e este só é enorme) existe uma perspectiva sugerida pelo LdE que me incomoda. Isto é, deixar a academia evoluir no sentido de produzir jogadores para apenas um sistema de jogo. Mas não acredito que seja essa a realidade.

o AdC

João Pedro B disse...

Francamente não entendo porque é que o clube tem que ser vitima e consequentemente prejudicado pela teimosia e personalidade problemática de um treinador, que tem tido uma margem de erro nunca antes vista.
Já que se fala tanto na defesa, faz-me levantar outra questão; porque é que agora todos que vem da academia tem que ser vedetas "á força", com a agravante de jogarem em posições onde nunca serao vedetas com toda a certeza. Culparem sempre o Polga e quererem fazer do D. Carriço uma vedeta de central, é absurdo tendencioso. Marco Aurélio, Enakarhire, Beto ou... Bruno Alves, isso sim, são centrais, D. Carriço, central de qualidade, é difícil que se venha a concretizar.

Pai da Leoa disse...

Edmilso, foi sim, campeão no Sporting...

...por exemplo, logo na 1ª jornada, além de falhar 1 penalty, marcou 1 golo.

Agosto 1999, nos Açores, Sta Clara vs SCP.

LEONINO disse...

http://www.lequipe.fr/Football/FootballFicheJoueur27135.html

Ja esta aqui o Caicedo

Anónimo disse...

TANTA CONVERSA, TANTA TÁCTICA E TUDO NA MESMA.

A QUESTAO AQUI NÃO SAO TACTICAS OU DESENHOS GEOMETRICOS.

O CLUBE PERDEU PAIXAO, EMOÇAO...É SO NUMEROS!! UM PCO DE LOUCURA FICA MAIS CARO MAS LEVA PESSOAS AO ESTADIO.

QD SE CONTRATOU O MATIAS ATÉ ESTRANHEI!!

SOU DE VISEU, CMO MUITOS, SOU SOCIO...

MAS NAO TEMOS A MINIMA VONTADE DE IR AO ESTADIO VER OS JOGOS, PORQUE SAO DEMASIADO SOFRIVEIS SEMPRE. MESMO QUANDO SE GANHA POR 3.

ATE PODEMOS SER 10 VEZES CAMPEOES MAS COM ESTE ESTILO NÃO HA GENTE NO ESTADIO CMO ANTES.

O PB DISSE, E BEM, QUE O 5-3 AOS LAMPEOES FOI DO MELHOR QUE VIU...PQ?!

PQ NA 1A PARTE TAVA A LEVAR 2 BATATAS E NA 2A TEVE DE DESMONTAR A TENDA E ARRISCAR, JOGAR SEM RECEIOS, E POR AÍ FORA.

RESULTADO...FOI O QUE SE VIU.

ESUQEÇAM AS TACTICAS...O QUE FALTA É EMOÇAO, QUER DA PARTE DA DIREÇAO QUER DA FORMA DE JOGAR.

Sergio disse...

Como amante de futebol,além de benfiquista gostaria de deixar a minha opinião. O Sporting do Peseiro era outro nível...Futebol espectáculo sem tirar nem pôr! Não sei como permitiram que o afastassem e ainda aplaudiram tal acto. Soube já na altura de fonte segura que interessava afastar...para debilitar o homem que lutava contra o sistema. E quem minou o seu trabalho está como director do futebol como prémio. Sinceramente, o PB é trabalhador mas muito limitado. Só sabe jogar com solidez à espera do erro do adversário. Procurar o prejuízo não é com ele. Talvez com outros jogadores mais técnicos e criativos? Mas não me parece...

Nuno Trindade disse...

Era interessante que se falasse no inacreditável desperdício de talentos recentes do Sporting:

- Bruno Matias (http://www.academia-de-talentos.com/a-dispensa-bruno-matias), dispensado, agora no U. Leiria

- Januário Jesus (http://academia-de-talentos.com/interview/entrevista-com-januario-jesus), dispensado, agora no Sp. Braga

- Mário Rui (http://academia-de-talentos.com/interview/entrevista-com-mario-rui_58) - dispensado, agora no Valência

Já para não falar noutros, como o Diogo Viana, o Silvestre Varela e tantos outros...

RFM disse...

Caro Sérgio
obrigado pela visita de uma forma educada. Mas por mim dispenso o Peseiro que continua a esperar pelo convite do seu (Dele) Benfica.
Perdeu um campeonato e uma Taça Uefa-Final por ser burro e forrado do mesmo pano.
NUNCA lhe perdou!!!! o que ele fez foi CRIME.

hjssp disse...

Na minha opinião, é completamente indiferente a táctica ser um losango, triângulo, círculo ou quadrado (se não me engano, o losango já vem do tempo do Fernando Santos e do Peseiro). O importante é que o Sporting ganhe. Também me é completamente indiferente se o Sporting joga bem ou mal, quero é vê-lo a ganhar. Prefiro obviamente que jogue bem, mas prefiro ver um péssimo jogo com vitória do Sporting no final do que o contrário. De resto, para ver futebol espectáculo, vejo a liga inglesa, onde estou-me nas tintas para quem ganha. Contudo, não endeuso o Paulo Bento. No passado já fui a favor da sua demissão. Neste momento de início de época isso é impensável. Se calhar, devia ter sido substituído no fim do último campeonato. Se calhar, não. São apostas. No fim é que se vê. Concordo também com o LdE quando diz que o sistema de jogo devia ser o mesmo em todos os escalões etários. Como já aqui alguém disse, é como faz o Ajax. Isso sim é uma pena e um erro.

Homem da Luz disse...

Paulo Bento forever!
eheheheh

RG disse...

Correio aqui não há ferida, e não defendo o PB, pq acho que as falhas dele são mais graves do que sistemas tácticos, e passa exclusivamente por ele não conseguir que os jogadores encarem os jogos da msm maneira. E isso vê-se pelos grandes jogos que fazemos qd defrontamos FCP e SLB e no jogo logo a seguir, jogamos de forma miserável....essa é pra mim a falha dele.

Qt a sistemas tácticos, qd quiser um explicação eu dou-lha. Não sei que formação vcs têm para falar disso, mas eu tenho-a e dou-lha se quiser

Qt ao facto de se jogar sem extremos, é acompanhar a carreira de Vuk e a de Izma e dps dizerem-me se jogamos sem extremos.

Você viu-me defender o PB neste post, pq parece pelo post que PB é que trouxe o losango, PB não conhece nada alem disso, o que é falso.

O inventor do losango em Alvalade foi Fernando Santos, e foi seguido por José Peseiro. Recordo que nessas épocas os nossos extremos eram de facto inexistente, pois Ronaldo foi perdido no inicio da epoca 2003/2004. O jogador mais para o extremo que tivemos chamava-se Hugo Viana e digo parecido pq Peseiro o metia a ala esquerda e de facto o rapaz é canhoto.

Qd PB pegou na equipa, resolveu não mexer e tivemos bons resultados, estivemos na luta pelo titulo até poucas jornadas do fim, e na época a seguir ficamos a um pt do FCP ( o campeonato da mão), vencemos taça de Portugal. Agora diga-me se após bons resultados, onde se via que cm mais alguma qualidade no plantel se podia vencer o mais importante, valia a pena começar um trabalho de novo? Eu acho que não...é que após 2 epocas com alguns resultados, pegar em 90% da equipa e iniciar um novo esquema táctico seria suicídio, pois cm tem visto os sportinguista não têm tempo para nada.

Outra coisa que me levou a defender PB foi o facto de se terem esquecido que ele é apologista do 4-3-3...e mais uma vez refiro que não o demonstram no post, parecendo querer culpa-lo de tudo de mal que se passa.

Este sistema exigem mt fisicamente dos jogadores, principalmente pq do meio campo para a frente é obrigatória uma constante movimentação, tipo carrosel, cm mudanças velocidade, direcção, e trocas constantes de posição.....e eu ainda n vi os jogadores em condições de o fazerem, pois o trabalho físico tem sido mt esta pré época. Aguardemos pelas melhoras que ai vêm e logo tiraremos as conclusões necessárias.

Mas esteja descansado que se após essas melhoras físicas, a equipa não mostrar nada, tb criticarei quem deve ser criticado.

È que ao contrario de si e de outros não critico só por criticar, mt menos qd sei o q são pré-épocas e o que isso custa....e sobretudo as dificuldades que sentimos no 1 mês, mês e meio...

Manuel disse...

Estou totalmente de acordo com este post!! Está na hora de sermos campeões e não vai ser com esta táctica! Jogar sem medo, para ganhar! Não podemos esperar mais! Saudações!

José Arroja disse...

SÓ AGORA É QUE VIRAM ISTO!?SÓ UM CONTADOR DE PROMESSAS É QUE ACREDITA NO PB.

Anónimo disse...

Já chateia este futebol...
Não há paixão nem emoção, logo não há adeptos no estádio.
O sr. JEB fala de números o PB diz que "naõ fomos capazes.." ??? E a responsabilidade e culpa continuam a morrer solteiras.
As coisas não mudaram, estamos na "mesmisse" que torna os nossos adversários cada vez mais fortes e pujantes ... e nós os coitadinho. Este ano são, no minímo, menos 6 game box que vendem (eu e mais 5 amigos desistimos de "sofrer" e ver mau futebol...)

Anónimo disse...

Sempre me impressionou o derrotismo de muitos adeptos sportinguistas. É um contraste brutal com a euforia desmedida da maioria dos adeptos benfiquistas. Um ponto de equilíbrio entre os dois era o ideal para o Scp. Eu gosto de ganhar, mas gosto mais do Scp do que de ganhar. Eu reconheço muitos destes adeptos que navegam ao sabor de vitórias e derrotas, durante 18 anos bem os vi escondidos. Quando se gosta de um clube, a sua defesa deve ser feita em todos os momentos. Aprendam com os adeptos do Guimarães, Liverpool, etc... Férias até Dezembro ao derrotismo medíocre!

Ass: Manuel Arriaga

Islander disse...

Sr RFM, agora uma pergunta: o Peseiro foi crucificado porque perdeu o campeonato na penultima jornada e a Taça UEFA na final. Desde que ele saiu o Sporting esteve perto de repetir tais feitos? Eu como adepto é lógico que tudo o que seja abaixo do 1º é negativo mas...discutir o 1º até a ultima jornada e uma final duma competição europeia eu dificilmente consideraria um crime...Especialmente se fosse feito com muita qualidade futebolística como foi o caso. Desde Balakov, Figo e companhia que não via tão bom futebol no seu clube. E antes de tudo sou um amante de futebol, bem que gostaria de mais uns jogos para ver sem procurar constantemente ligas estrangeiras....

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...