quarta-feira, 15 de julho de 2009

A prudência do Sporting no mercado

Anda para aí muita gente preocupada com o facto de o Sporting estar pouco activo no mercado. Uma preocupação agravada pela exibição negativa, com derrota, frente aos ingleses do Nottingham Forest. Acho, no entanto, que José Eduardo Bettencourt faz bem em manter as coisas como estão. Se olharmos bem para o plantel do Sporting, o que é que mudou? Muito pouco. Saiu um único jogador que contava: o brasileiro Derlei, em fim de carreira. E entraram Matías Fernández, que substitui Romagnoli com vantagem para a equipa, André Marques e Carlos Saleiro, jovens formados no clube que regressam a casa para mostrar serviço e crescer. De resto, saiu Stoykovic (que já não estava), saiu Ronny (que só era chamado à equipa principal em momentos de desespero, em que Paulo Bento pedia a Deus um golo saído dos cruzamentos ou do forte pontapé do lateral-esquerdo brasileiro) e saiu Rodrigo Tiuí (que, na verdade, foi contratado para marcar dois golos ao FC Porto numa final da Taça de Portugal).
Por isso, e se não sair nenhum dos jogadores importantes na estratégia de Paulo Bento, só podemos concluir que o Sporting já está mais forte, mesmo sem ter feito grandes compras neste defeso. E será muito mais forte se Paulo Bento, agora ajudado por um presidente a tempo inteiro, conseguir melhorar a mentalidade competitiva da equipa.
Num clube com a manta financeira insuficiente para cobrir o corpo todo, a prudência com que tem actuado no mercado tem de ser elogiada. É preciso não esquecer que o Sporting tem um compromisso europeu já neste mês de Julho que vai ditar toda a temporada. Reforçar a equipa para jogar na Liga dos Campeões é capaz de não ter grande sentido quando não há a certeza de uma qualificação. Além disso, não seria em menos de um mês de treinos que os eventuais reforços necessários para “atacar” a Europa estariam em condições de dar uma resposta cabal já nos jogos da terceira pré-eliminatória de acesso à Liga dos Campeões – devidamente entrosados no esquema táctico de Paulo Bento e integrados no grupo de trabalho.
Donde, talvez o melhor seja esperar para ver. Sendo certo que a melhor equipa do Sporting a utilizar por Paulo Bento neste mês de Julho será aquela que já está mecanizada, em consequência do trabalho realizado nas épocas anteriores, o mês de Agosto será o melhor momento para atacar definitivamente o mercado. Aí, José Eduardo Bettencourt saberá se o Sporting precisa apenas de um pequeno retoque para competir na Taça UEFA e nas provas nacionais (investindo menos) ou se precisa de algo mais, em consequência de um eventual apuramento para a Liga dos Campeões, que garantiria retorno financeiro, podendo, por isso, investir mais no reforço da equipa, tendo também jogadores de outra qualidade interessados na mudança para um clube que está presente na maior prova da UEFA. E o mercado só fecha no fim de Agosto...
De resto, seria financeiramente catastrófico reforçar a equipa com o pensamento na Liga dos Campeões se, depois, não houvesse Liga dos Campeões para disputar e obter o necessário retorno desportivo e financeiro.

19 comentários:

Marinho de Alvalade disse...

Concordo plenamente com quase tudo o que aqui se escreveu, nomeadamente com a vantagem do mercado de Agosto, e do erro de reforçar a equipa com o objectivo »Champions«.

Mas o que me peocupa, embora aceite que ainda é cedo (será?) é que a tão falada excelente 1ª parte do jogo com o NF, para mim, tenho sido nada, ou pouco mais.

Soylent Green disse...

Concordo mas o Sporting de Paulo Bento tem duas caras: Uma que luta e se supera ganhando jogos nas condições mais adversas e outra que vai abaixo à primeira contrariedade do jogo e desiste.
O apuramento para a Champions vai depender muito da cara que a equipa apresentar no dia do jogo.
Apesar de tudo estou confiante.

RFM disse...

Pode ter razão. Mas eu acredito que esta época vai ser mais do mesmo e com o prejuizo de lutar para o 3° ou 4° na Liga Sagres, porque para Europa...nem digo mais nada. Só lembrar-me de Real Madrid, Barcelona e Bayern M. fico todo arrepiado e envergonhado.
Com anões e pesos pesados não podemos sonhar muito.
Não metemos medo a ninguém no jogo aereo quer a defender quer a atacar.
Que esteja eu enganado...
Peço(am) muito a DEUS que o Levezinho (31) não se lesione.

Sérgio disse...

Caro Leão da Estrela,

Só tenho que reconhecer ... excelente post, os meus parabéns.

Subscrevo na integra esta sua análise.

@leo@ disse...

Boas

Muito bom os post bela analise.

"Só lembrar-me de Real Madrid, Barcelona e Bayern M. fico todo arrepiado e envergonhado"

Envergonhado?

Endhoscopy disse...

Peço desculpa mas não concordo minimamente. O que chama de prudência para mim é falta de planificação. Quem compete as fases de qualificação que o Sporting tem de enfrentar não pode protelar aquisições para um momento ulterior. O que transparece é falta de confiança (a mesma que nos cilindrou contra o Bayern), sintoma de um clube gravemente enfermo de garra.
Esse é o legado do roquettismo, a falta de força interior e de arreganho, substituídos por fatos e projects finances.
Tinha a ilusão que Bettencourt fosse diferente, mas as evidências compelem para mais do mesmo, erros atrás de erros. Continuamos a ter uma equipa a jogar um futebol atado e ninguém parece preocupado com isso.
"Isto" não é o Sporting.
Podem dizer-me que não há dinheiro. A verdade é que o guito existe para ir buscar jogadores como Purovic e Stojkovic e libertá-los como se tivessem lepra.
Mas mesmo admitindo que a situação era essa a obrigação do líder do grupo era blindá-lo, confiando nos que já estão. Ao invés, continua a falar de noivas para o Liedson. Isso é dum amadorismo atroz.
E o grande problema de muitos sportinguistas é que vão comendo esta trampa apenas e tão só pelo benfas andar pior.
Sim, porque cada vez mais me convenço que a cabeça da avestruz só sairá no momento em que até o Benfica comece a ter melhores resultados...

futeboldatreta disse...

muito bem escrito!

Mário Rui Oliveira disse...

LdE

Totalmente de acordo e mais ! Se agora, com os dados actuais fossemos buscar jogadores que fossem mais baratos e consequentemente de maior risco relativamente à sua adaptação e ao real acrescento de valor, ocupariamos uma vaga que mais para a frente poderia, no caso da qualificação para a CL e/ou venda de Moutinho ou Veloso ser preenchida por alguém de maior qualidade.

Sim, pode ser frustrante ver os outros a reforçarem-se e nós não. Mas como diz os LdE, e bem, nós temos uma equipa ! Fomos a segunda melhor defesa do campeonato, po isso não entendo essa histeria com os centrais que por aí grassa, os nossos miúdos estão um ano mais velhos, melhorámos o "10". Falta um médio esquerdo para termos 2 jogadores nessa posição e um avançado centro.

Não temos dinheiro a rodos. Mas temos de ter a certeza de quanto vamos ter para o gastar. E isso apenas mais para a frente. O mercado fecha no final de Agosto. Estamos a meio de Julho. Calma !

Leão de Alvalade disse...

Caro LdE:
Comento este post sobre 2 perspectivas:

1-Confesso que a minha preocupação está longe de ser, neste momento, a chegada de reforços. Por 3 razões essenciais: (I) desde o ano passado que entendo que esta equipa está longe de estar rentabilizada na sua plenitude. Há muitas soluções por encontrar, há questões tácticas inexploradas, o colectivo é pobre e com isso não permite que se revele o melhor de cada indivíduo. O futebol que a equipa joga não respira com naturalidade, parecendo mais perto de se ligar à máquina. (II) quem quer que chegue a um plantel assim está mais perto de acrescentar um número ao problema do que à solução. (III) Além da questão da orientação técnica, tão amplamente debatida estes dias, parece-me que os lugares mais carenciados não estão referenciados como passíveis de ser reforçados: as laterais da defesa, particularmente a direita, e o lugar de 6. Veloso é nosso único jogador a dar garantias de bom desempenho e não vejo qualquer outra alternativa.

2)Por outro lado o Sporting no mercado paga como um leão e vende como um gatinho.

Se hoje fosse dia 1 de Abril até me tinha rido da notícia hoje na página online de “A Bola”. Como não é lê-la fez-me azedar o café. Purovic e Stojkovic custaram há 2 épocas 3 milhões de €uros e aprestam-se a sair de borla. Sei que alguns Sportinguistas até ficarão contentes por acharem que um é um perna de pau e outro um energúmeno que tem a mania que é guarda-redes. Eu vejo neles a continuação da má gestão desportiva. O falhanço deles é, antes de tudo, um falhanço do Sporting e da sua politica de recrutamento e gestão de recursos humanos. Tenho ainda a secreta esperança de ver esta noticia desmentida. Mas remota, uma vez que cita o empresário, que até se expressa bem em castelhano.

As notícias da saída de jogadores como Celestino e Tiago Pinto sem qualquer retorno financeiro, a colocação no mercado de Romagnoli, cuja aquisição importou há ano e meio 1,8 milhões de Euros, a dificuldade em arranjar colocação aos bons jogadores que este ano terminam a formação júnior, levam-me a duvidar da capacidade de actuação, mais uma vez, do Departamento de Futebol, da área técnica à administrativa, bem como da saúde do relacionamento entre aquele departamento a Direcção da SAD do clube.

Sei que há uma esfera de soberania nas decisões técnicas onde as administrações dos clubes não gostam de intervir. Mas a exclusividade da decisão técnica tem que ser complementada com a defesa do interesse do clube. O clube não pode aceitar decisões como as referidas anteriormente sem a devida ponderação e responsabilização na desvalorização ou desperdício de activos, cuja aquisição e formação custaram muitos recursos e sacrifícios.

O presidente Bettencourt tem-se desdobrado em meritórias acções de campanha de reactivação do espírito leonino. Mas mais cedo do que tarde vai ter que meter as mãos onde acabou por deixar o pescoço quando reconduziu, sem avaliação dos méritos e deficiências, todo o Dep. de Futebol que tinha cessado funções.

RFM disse...

Caro Leão de Alvalade

Estava eu para me referir ao caso que acabou de comentar sobre o Purovic e Stojkovic.
É apenas mais uma Vergonha a juntar a tantas outras. Falta saber a que preço e como vai sair Ramagnoli, Rodrigo T. etc.
Vamos lá ver se o Celestino daqui a um ano não vai para o FCP.
Por estas e por outras as dívidas cada vez são maiores e depois não existe (Dizem) dinheiro para aquisições.Pudera...
As SADs da era Roquettismo tem sido espectaculares. Mas a culpa é das anteriores dizem os entendidos.
É como na politica, a culpa é do anterior.E assim vamos sonhando com cobras e lagartos sem argumentos palpáveis.

RG disse...

Quem não sabe de bola, não deve falar de bola e ponto final...

Stoi e Puro de borla...e?? ninguém os quer, os 2 juntos em termos de ordenado anual pagam um jogador que possa fazer a diferença e que mal tem a dispensa deles? Custaram dinheiro e agora n rendem nenhum é isso? Nem sempre td corre bem, as vezes enfiamos nós o barrete a outros clubes ( veja-se venda de Nani ao Utd), outra vezes enfiam nos a nos, como no caso destes 2. Todos os clubes erram, vejam por exemplo o Anelka do RM e do Chelsea, nada haver e o RM teve de vender mais barato e perder dinheiro,para se livrar dele... Bruno Gama tb custou dinheiro ao FCP e sai de borla para o Rio Ave....e dai??

Celestino no FCP? e dai? um gajo que nem era indiscutível no EA.....
o Ano passado foi a celeuma com o Diogo Viana q passado um ano vai rodar pro Covilhã e dentro de 1/2 épocas e dispensado....

Realmente vcs só sabem criticar....

Petinga disse...

Carissimo Leao de Alvalade

Muito bem escrito!

Saudacoes Leoninas

RFM disse...

Realmente vcs só sabem criticar....

Realmente 3-Milhões (Investimento-vai de Borla) é uma coisa sem importância de maior para um défice enorme. Tem razão.
Quem sabe... sabe.!
Os resultados estão à vista e outros vão aparecer.

Vamos a Eles disse...

Parabéns!

Assunto muito bem avaliado e economicamente realista.

O nosso clube ainda à 2/3 anos era vendedor e hoje (não é fruto só da crise) consegue manter os seus activos, eliminar os excedentes (embora sem retorno) e contratar jovens internacionais com bastante potencial.

Bem haja que o futuro promete. Penso que daqui a dois anos poderemos contratar estrelas como os nossos rivais.

RG disse...

Ui 3 milhões....e poupam-se qts em ordenados ate ao fim do contracto? já fez as contas sr estação de rádio? Se calhar poupa-se mais do dobro....e queria fazer cm eles o quê? pagar ordenado e treinarem uma hora mais cedo que o plantel, tal como o FCP fez e pelos vistos vai continuar a fazer cm o Adriano? realmente isso e q era um acto de gestão fenomenal...ou então esperávamos q alguém tivesse pena deles e os viesse buscar? Afinal estamos a falar do melhor
GR da Europa, e se Buffon vale
cerca de 15 milhões segundo
ofertas do M City, Stoi cm melhor
da Europa deve valer mais do
dobro...mas n e Stoi aquele GR pelo qual o Getafe apenas estava disponível a pagar 500 mil euros?

Diga-me só uma coisa sr estação de radio, qual a sua ligação ao futebol? qual a ligação a gestão desportiva que tem? E pela maneira q fala parece-me ver ai um novo Galliani/Moratti/Valdano....

hjssp disse...

RFM, que sugeres então que se fizesse com os jugoslavos? Aposto que se pudéssemos visitar um universo paralelo no qual os dois ainda continuavam ligados ao Sporting, víamos um comentário teu a dizer: "Esta direcção é uma vergonha! Não se consegue livrar destes cepos!". Como se livrou: "Esta direcção é uma vergonha! Não sabe negociar!"

Para mim, o melhor comentário ainda foi o do RG. Realmente, umas vezes acerta-se outras vezes falha-se. Acontece em todos os clubes e com todas as pessoas. É a vida.

Nuno Trindade disse...

Como é óbvio, não podia estar mais em desacordo com o que foi escrito pelo LdE. Pelos vistos, temos aqui alguns "iluminados" que "sabem muito de bola"! É só mentes brilhantes! Se há coisa que estes dirigentes demonstram à saciedade é que... NÃO PERCEBEM NADA DE BOLA! A contenção não é algo de novo no nosso Clube. Não foi inventada agora. Tem sido o apanágio dos últimos anos. Pergunto: como é possível cativar jogadores de classe indiscutível, quando o projecto desportivo é decrépito? Ano após ano, o "projecto financeiro" (que curiosamente é reestruturado todos os anos...) revela-se catastrófico, em linha com o projecto desportivo. Ganhar títulos? Com esta equipa? Ninguém no seu perfeito juízo pode dar muita credibilidade a esta miragem. É só perceber um bocadinho (pouco) de bola e um bocadinho (pouco) de contas!

Nota: acho muito engraçado aqueles "iluminados" que aqui vêm dizer que o Diogo Viana não presta, que o Varela não presta, que o Stojkovic não presta, que o Tiago Pinto não presta... Se estivessem no SCP eram os maiores, como não estão, não prestam! Dar o Diogo Viana e comprar metade de um jogador que não tem qualidade suficiente para ser titular (Postiga), pago a peso de ouro, é mais um negócio trágico-cómico "à Sporting". Assim como não manter o Varela no plantel e preferir o Tiuí. Enquanto formos fornecedores de jogadores aos rivais, por caprichos de um "aprendiz de treinador" está tudo dito!

RFM disse...

Caro RG e hjssp

Livrarem-se deles é muito Bom , agora aplaudir a gestão isso a que é ser Bom. Pois é claro...
Realmente isto é gerir bem, quer dizer comprar bem e vender melhor.
Acho que a responsabilidade destas compras acabei de concluir que é minha.
Enganei-me com um GR que nem jogava no Vitesse da Holanda nem no Nantes e comprei-o como um Génio e bom rapaz. O Outro Purovic, era uma vedeta (Disse-me o empresário)mas coitado...o Purovic foi enganado também porque alguém lhe mentiu que ele sabia jogar Futebol.
Fiquei também enganado.Ora Bolas.
Realmente é preciso perceber de gestão e de futebol, eu nada percebo.Pago é cotas.

Caro RG
O sr é um entendido..já percebi.Mas...
Trate como deve ser porque eu não o ofendi em desdobrar o seu nick. Ok?!
Chame nomes ou invente a quem lhe fez a orelhas.
Eu respeito as opinões dos outros sem ofender ninguém.E se acha isto Boa gestão para o SPORTING fique-se coma sua opinião saudável como entende, porque por estas e por outras o SCP está como está individado.

HULK disse...

Verás como os reforços farão falta no decorrer da época! Muitas competições, lesões, castigos... o plantel continua a ser curtissímo!
O Tiui não foi contratado somente para marcar 2 golos ao Porto! De certeza que faria mais falta neste Sporting que Carlos Saleiro!
O velho problema das alas e dos laterais não foi resolvido!
O Ronny é melhor que o Grimi!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...