segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Erro grave em Paços de Ferreira

Colaboração enviada por e-mail pelo leitor Carlos Lima:
Venho denunciar um facto que penso deve ser divulgado e que se prende com o silenciamento e omissão, por parte da comunicação social televisiva, do que sucedeu no final do encontro entre o Paços de Ferreira e o Porto (90’+2), em que depois de ter visto que o avançado pacense ia fazer golo, o auxiliar apressou-se a levantar a bandeira, assinalando um fora-de-jogo inexistente ao avançado do Paços. Seria golo certo, pois o jogador já tinha passado pelo Helton e encaminhava-se com a bola dominada para a baliza deserta do Porto. E como o encontro estava nos momentos finais já não daria tempo a que o Porto pudesse voltar a empatar a partida.
Este erro grosseiro de arbitragem, que, mais uma vez, favorece o Porto e castiga o Paços de Ferreira, não foi mostrado nem abordado pela RTP 1, RTP N e SIC Notícias. Não vi a TVI 24, pelo que desconheço se aquela estação terá falado e mostrado imagens deste caso.
Os dirigentes da arbitragem andam sempre a dizer que se fala demasiado nos árbitros e menos no futebol, nos artistas da bola (onde é que eles estão? Onde?). Será que eles querem que se passe uma esponja sobre a actuação dos homens do apito que sabemos não serem flor que se cheire?
Penso que o blogue LEÃO DA ESTRELA poderá ter um papel importante na denúncia desta omissão, que me parece tratar-se de uma acção concertada com vista a deixar passar em claro os “empurrões” dos árbitros ao FCP. Saudações Leoninas.
Carlos Lima (enviado por e-mail)
FOTO: Miguel Vidal (Reuters - Portugal Sport Soccer)

26 comentários:

Allez Sporting disse...

e vejam mais esta dos ogres lamps

http://oantilampiao.blogspot.com/2009/08/plano-m-de-miguelito.html

Plano M de Miguelito



Os crónicos campeões de pré-época estavam a perder, quando numa zona lateral da grande área é executado o plano M; plano esse, que deveria ser posto em prática caso a agremiação estivesse em situação aflitiva e na iminência de sofrer novo enxovalho.


Quem veio em socorro da agremiação perante situação tão aflitiva, nada menos do que José Miguel Organista Simões Aguiar também conhecido como Miguelito e que em 2006 se vinculou à agremiação por quatro temporadas, estando presentemente emprestado ao Maritimo.
José Miguelito aka Miguelito comete "de forma ingenua (que graça tem estes jornalistas avençados) o penálti sobre Saviola".



Ele bem tentou cumprir a sua obrigação enquanto jogador emprestado da agremiação.

Anónimo disse...

Muito bem visto!

e já na supertaça, a bola não chega a sair [por muito pouco] na linha final, o que o pontapé de baliza não deveria ter acontecido, q dps deu aquela fífia do Cássio.

Os dirigentes do paços não quiseram falar no assunto.. incrivel!

Anónimo disse...

Calma que o bailarico só agora começou
Ainda vamos ver Palhaço do Vitor Pereira vir dizer que os nossos árbitos erram como qualquer cidadão.Mas:os erros são sempre para ajudar uns em detrimento de outros
E ainda assistimos aos Sujos do Galinheiro a dizer que não vão falar dos árbitos esta época=Póis aprenderam com o fcp"não falar das arbitragens é 75% de campeonato ganho,para já não falar de jogadores emprestados para ajudar e Treinadores da cor a auxiliar.
Veja-se:na época passada os vermelhuscos diziam:o Belenenses era o lacaio do fcp e veja-se o que fizeram com o Belem esta época
Só não vê quem não quer ou é cego;o campeonato já está falseado á partida tal como nos anos anteriores
Viva o S C P

Anónimo disse...

Vi o relatado , e partilho da revolta do sr. Carlos Lima . Acrescentando ao que foi dito que os comentadores que estavam de "serviço" não só não disseram nada sobre o escandalosamente mal assinalado fora de jogo , como tiveram o descaramento de para evitar de falar do erro gravissimo , começaram a comentar a atitude do jogador do paços em ter fintado helton depois do apito do árbito ! uma vergonha

hjssp disse...

Não vi o lance, nem a omissão dos jornalistas, por isso não posso comentar. De qualquer modo, acho que isto devia ser aproveitado oficialmente pelo Sporting para espicaçar os jogadores e adeptos. O célebre discurso do "contra tudo e contra todos" que o Pinto da Costa usou para unir o Porto-cidade em torno do Porto-clube. Mas desconfio que o JEB não tem perfil para esse tipo de atitude.

Antonio disse...

Olá!!

Sobre esse fora-de-jogo nem sequer me apercebi dele, confesso que nao vi o jogo com muita atencao, mas lembro-me de ter sido mal assinalado um ao farias quando este estava na cara-do-guarda redes com a bola pronta para rematar. E também vi o jogador que mais porrada leva no campeonato a ser expulso.

Assim que ainda é um bocadinho cedo para andar com teorias da conspiracao.

LEÃO DA ESTRELA disse...

Opinião de Jorge Coroado, em "O Jogo": "O jogador [pacense] partiu de posição regular no momento do passe, além disso no centro da defesa do FC Porto encontrava-se um jogador portista. Negativo."

Cantinho do Morais disse...

Caro Leao da Estrela, permita-me usar este espaço para chegar mais sportinguistas e adeptos deste clube como eu.
Estou a iniciar um blog (mais um) sobre o Sporting Clube de Portigal.
Gostaria que o visitassem: http://cantinhodomorais.blogspot.com/

Agradecia a vossa opinião (para o bem e para o mal)

Obrigado

Obrigado Leão da Estrela!

LEÃO DA ESTRELA disse...

Opinião de António Rola, em "O Jogo": "No momento do passe um jogador do FC Porto coloca-o em jogo. Luís Marcelino cometeu erro grave com influência no resultado."

LEÃO DA ESTRELA disse...

Opinião de Rosa Santos, em "O Jogo": "Está de facto em fora de jogo. Basta pôr um pé fora da linha para ser considerado fora de jogo."

LEÃO DA ESTRELA disse...

CANTINHO DO MORAIS:
Bem-vindo à blogosfera.
Parabéns pelo nome escolhido!
Saudações Leoninas!

FSS disse...

Eu previ que este seria o ano do regresso do Sistema no seu máximo explendor.

Desde já assinalo o dito fora de jogo a confirmar os meus receios.

No entanto nos grandes tempos do Sistema nunca um jogador do FCP seria expulso com o FCP a perder. Por muito que merecesse, como alias mereceu o Hulk.

Ainda não dá para saber.
O problema é que quando der para saber já o campeonato foi com os porcos. E primeiro que tenhamos outra oportunidade já deu para esquecer e baixar a guarda. E estaremos prontos para ser levados à certa outra vez.

Mais vale agir sem saber se se justifica do que ser levado à certa mais uma vez.
Lembrem-se, as escutas reportam a 2004 altura em que o FCP tinha uma Super equipa.

Ou seja, até mesmo com uma super equipa o PdC sente necessidade dos árbitros.

Podemos não entender como nem porquê - eu entendo, e acreditem não tem só a haver com dinheiro da Champions - mas isto prova que PdC sabe que nunca conseguiria contruir uma super equipa sem essas ajudas.

E desenganem-se, é verdade que o Benfica também tido algumas benesses, mas quando a acesso do FCP à champions está em causa deixa logo de haver benesses.
Para mim o Benfica só é beneficiado para disfarçar.

Saudações Leoninas
FSS

FSS disse...

Antonio disse
"Assim que ainda é um bocadinho cedo para andar com teorias da conspiracao."

CEDO??? Desde 1995 pelo menos.
Mais as Escutas. A escolha do timing da punição dos 6 pontos. António Rola.

Acha que cada vez que começa um campeonato ou será que cada vez que começa um campeonato esquece o que se passou nos anteriores?



Compre um cerébro.

Saudações Leoninas
FSS

Bruno Teixeira disse...

Lá começam as desculpas do costume... Lamentável! Também é culpa do sistema o Sporting não jogar absolutamente nada e não ter ponta por onde pegar? Preocupem-se é convosco e já não é pouco... Só me admira que não consigam ver as coisas com o mesmo peso e medida. A saber: será que viram o penálti sobre o Farias no lance que antecedeu a bola à trave do Belluschi? Será que viram que o Xistra marcou pontapé de baliza no lance que expulsou o Hulk (vejam, se puderem, as imagens da SIC, que são do lado do oposto)? Então se ele considerou que o Hulk fez falta para segundo amarelo, porque raio ele apontou para a marca de pontapé de baliza? Ele há coisas... Mas, como de costume, a culpa é so Sistema... E deve ser... mas o do losângulo...

Pedro disse...

Oh, meus amigos.... isso é que é amor ao jogo... dúvidas de uns certezas absolutas de outros...

Anónimo disse...

MAS SERÁ QUE VOCÊS ASSISTEM AO NOSSO FUTEBOL EM QUE PLANETA?!

QD O CAMPEONATO ESTEVE EMPATADO NO ANO PASSADO, ACONTECEU O BRAGA-PORTO, O PORTO-RIO AVE, O PORTO BENFICA, ETC.

ATÉ QUE A DIFERENÇA FOI PROS 4 PONTOS E O PORTO ERA O MAIOR.

ACORDEM DE UMA VEZ POR TODAS.

E ESTE ANO, ENQUANTO ESTIVER TUDO MUITO APERTADO PREPAREM-SE.

É INACREDITÁVEL.

FSS disse...

caro Bruno Teixeira,

O clube das Desculpas é o FCP.
A verdade é que o FCP sem ajuda de certas coincidências, quase nada teria ganho. nos últimos quinze anos.

E depois vêm com a história de quem joga melhor e que jogam melhor lá fora, blá blá blá ....

Grande treta. Sporting e Benfica têm que justificar o seu valor jogo a jogo, mas o FCP passa a vida a pegar nos jogos em que não precisou de roubar para dizer que mereceu ganhar aqueles em que precisou de roubar.

De resto o Sporting actual ou Benfica ou qualquer nada fica a dever a uma equipa cujo guarda redes ostensivamente e repetidamente não sabia que não se usa as mãos fora da área. Isto é apenas um bom exemplo de como falhas gravissímas passam despercebidas com certas ajudas. E até foram campeões. Pudera! Se fosse no Sporting todos cairiam em cima do dito GR da defesa e da equipa técnica.

Por outro lado se o FCP tem melhor equipa - eu próprio o reconheço - deve-o grandemente ao "Sistema".
É muito mais fácil gerir todos os aspecto de uma equipa - e isto não se aplica apenas ao futebol -, quando se sabe que se pode contar com os resultados. Isto sem mencionar a capacidade de fazer experiencias e fazer evoluir a equipa. E já agora a gestão de esforço. Sem estes trunfos - a nível interno - é extremente duvidoso que Mourinho conseguisse levar o FCP à vitórias na UEFA e na Champions.


Finalmente quem mais se preocupa com as arbitragens neste país é o PdC, se não fosse esse o caso nunca as escutas reportariam a um ano em o FCP estava em enorme forma. Eu proprio o reconheço.

Se não tem inteligência suficiente para perceber isso aconselho-o a ficar calado.

Saudações Leoninas
FSS

O mexicano disse...

Ena pá.. Há por aqui muita gente que ve fantasmas e todo lado. Também é culpa do Porto que o Sporting esteja quase na bancarrota, que vende Figo, Cristiano, Quaresma e outros por uma pechincha, que joguem um futebol deprimente há vários anos e mesmo assim continuam com o mesmo treinador. Que tanto apostam na formacao mas depois queimam o mercado para os jogadores quando chegam a equipa principal (Veloso, Moutinho, Djaló,...). Também deve ter sido o "sistema" que provocou as goleadas do Bayern e do Barcelona no ano passado.

Joguem mas é a Bola! E obrigado por terem levado o Postiga e terem mandado o Varela.

Abraco

PS: Perdao pela falta de acentos, mas o teclado nao permite...

Joanfer disse...

FSS, deves ser o maior calimero da tua rua...
Hoje vai acabar a sorte... e adeus, que para o ano o 5º lugar não dá acesso a nada.

FSS disse...

Caro Mexicano,

"Também é culpa do Porto que o Sporting esteja quase na bancarrota, que vende Figo, Cristiano, Quaresma e outros por uma pechincha, que joguem um futebol deprimente há vários anos e mesmo assim continuam com o mesmo treinador. Que tanto apostam na formacao mas depois queimam o mercado para os jogadores quando chegam a equipa principal (Veloso, Moutinho, Djaló,...). Também deve ter sido o "sistema" que provocou as goleadas do Bayern e do Barcelona no ano passado."

Algumas das suas afirmações - perguntas retóricas - são discutíveis, tanto quanto à descrição da situação, como quanto à não influência do sistema nessas situações.

Mas em geral até concordo consigo o Sporting tem bastas vezes posto os pés pelas mãos.

Mas se Victor Baia não foi espulso uma única vez quando 3 vezes na mesma época quando cortava jogadas de avançado isolado com as mãos ostensivamente fora da área, a culpa não é do Sporting.
Se António Rola falseou ostensivamente um relatório para que 3 jogadores do FCP não fossem suspensos, a culpa não é do Sporting.
Isto ocorreu em alturas que a coisa ainda dava luta e se não tivesse sido assim o Sporting poderia ter ganho mais títulos.
Eu posso dar-lhe mais exemplos de situações não são culpa do Sporting ( nem Benfica ), e não são certamente coincidência.

Mas já vi que não possui a inteligênca sufuciente para perceber, que um ladrão de loja não deixa de ser ladrão de loja só porque nem sempre rouba ou porque passa uns tempos sem roubar ou porque nem tudo o que estraga na loja é roubo.
Deixa de ser ladrão quando nunca mais rouba.

Saudações leoninas
FSS

FSS disse...

Caro ou cara Joanfer,

acho o seu post notável, pelo facto de não ter qualquer argumento.
Seja ele válido ou não.

Se já não tem argumentos acho que posso dar a discussão por vencida.

Mas dou-lhe mais uma oportunidade:
Se arbitragens não são importantes para a gestão da equipa do FCP, porque é que PdC andou a angariar árbitros para a sua causa em 2004 quando tinha uma equipa muito superior à dos rivais?

Aranje uma boa resposta para esta, que arruma comigo.

Saudações Leoninas
FSS

FSS disse...

Caro Pedro,

disse...

" Oh, meus amigos.... isso é que é amor ao jogo... dúvidas de uns certezas absolutas de outros..."

Não sei se se referia espcificamente a algum dos meus comentários.
Mas gostava de esclarecer os seguinte.

Em relação a esta época e possíveis roubos não tenho certezas.
O que se passou em Paços de Ferreira pode ter sido mesmo só um engano.

Simplesmente já sei que quando não houver duvidas que a época está viciada, já será tarde demais.

SL
FSS

Bruno Teixeira disse...

Caro FSS, pelo vistos inteligência é mesmo o que rareia por aí, pois caso contrário não diria baboseiras. Como é possível desvalorizar ou reduzir à desculpa do sistema as conquistass europeias do FC Porto? Maior cego é aquele que não quer ver e, pelos vistos, também surdo, caso contrário teria ouvido os recorrentes elogios de equipas e personalidades mundiais quanto à supremacia do FCP. Aliás, pelo menos tenho essa impressão, parece-me que, tirando o ano "da mão de Ronny", também dirigentes e jogadores leoninos reconheceram a superioridade dos dragões. Já agora, uma perguntinha? Foi devido ao sistema, e não pelo facto de ter os melhores jogadores, que, curiosamente, que as duas melhores prestações da Selecção Nacional (Euro84 e Euro2004) tinham como base a equipa do FCP, com 5 ou 6 jogadores representados? É devido ao sistema que temos exportado (pois é, não é apenas o Sporting) alguns dos melhores jogadores além-fronteiras, como por exemplo Baía, Couto, Conceição, Carvalho, Futre, Rui Barros, Deco, Maniche, P. Ferreira, Bosingwa, etc, etc, etc, sem falor nos estrangeiros?
Enfim, Calimeros... Foi o FC Porto que esteve mais de dois anos sem ser um penalti contra nos jogos em casa, não foi? Foi no FCP que o Jardel marcou quase 20 penalties numa época, não foi (ele que nos anos que vestiu de azul e branco marcava mais de 30 golos por época, mas não marcava penalties)?
Já sei que somos nós que somos tapadinhos, os outros é que são sérios e viscondes... Por isso é que vibro com cada vitória do meu clube, por aqui sim sabemos que temos que vencer e não deixar dúvidas, temos que deixar a pele em campo porque caso contrário lá vêm os chorões do costume.
Podia continuar a dar-lhe factos (e não alucinações ou atoardas para o ar - sim, porque o FCP compra tudo e todos, mas nem os tribunais civis portugueses, não do Porto, mas de Lisboa, nem as instância europeias, conseguem fazer nada ao Papa - de quem não sabe ver as próprias limitações), mas fico-me por aqui, até porque já vi que perco o meu tempo. Atacou-me a inteligência sem me conhecer de parte alguma, argumento de quem não tem argumentos, de quem, intimamente, se sente inferior. Por isso, até sempre, porque numa discussão o mais inteligente cala-se. (...)

FSS disse...

Caro Bruno Teixeira,

Culpa minha, não me expliquei bem.

No fundo a sua argumentação não rebate a minha, apenas mostra a sua incompreensão.
"Como é possível desvalorizar ou reduzir à desculpa do sistema as conquistass europeias do FC Porto?"

Os factos que apresenta sobre a superioridade do FCP são essencialmente reais.

Eu proprio o reconheço.

Simplesmente existe uma coisa chamada gestão de risco que é totalmente alterada quando se sabe que se pode contar com ajudas.

A partir daí toda a gestão da equipa pode ser feita de uma forma muito mais eficaz. Daí a justificação dos factos que apresenta.

Inclusivamente a possiblidade de aproveitar os jogos como preparação. Algo muito arriscado para Sporting ou Benfica ou qualquer outra equipa europeia que tenha saído aos pés do FCP.

Eu não nego que o FCP tem tido, de há anos para cá salvo excepções a melhor equipa . E neste caso por equipa refiro-me aos jogadores.

Quanto às personalidades podia vir o Einstein que se os argumentos forem errados não me convencem.

Achar que o efeito das arbitragens se fica pelo resultado desse mesmo jogo é não ter qualquer visão.

Que eu saiba as escutas não foram rebatidas.
E eu não consigo ter outra explicação para uma pessoa inteligente como o Papa ter corrido um risco tao grande quando já tinha uma equipa excelente,- não estou a ser sarcástico - e o campeonato seguro. A não ser que ele soubesse como os arbitros podem ser usados para tornar a equipa melhor.

Eu apenas desejei realçar que sem entender esse aspecto não se pode entender o FCP ou qualquer tipo de treino desportivo.
O comentário sobre a sua inteligência foi inadequado. Peço desculpa.

Quanto aos benefícios dos àrbitros ao Sporting:
Não foram 2 anos sem penalties até foram 3. Mas quantos penalties ficaram realmente por assinalar?
Eu não tenho memória exacta, mas acho que nesse periodo o Sporting foi a equipa com menos penalties perdoados. Ou andou lá perto.

Quanto aos penalties do Jardel admito que esse ano o Sporting teve saldo ligeiramente positivo nos penalties. Mas olhe que também nos roubaram alguns.

Tudo isto pode ser explicado coincidência de enganos e manhosisse de jogadores.

No caso do FCP e pela quantidade e escolha criteriosa da ocasião para os enganos ocorrerem, a coincidencia teria que ser muito, muito, muuuito grande.

O caso António Rola não é, de certeza, coincidência de enganos.

Só não percebe isto quem não quer escutar.


Saudações Leoninas
FSS

Bruno Teixeira disse...

FSS,

Antes de mais, desculpas aceites e manifesto o meu contentamente de contastar que, afinal, até parece que podemos ter diálogos interessantes. Mas sempre respeitadores. Quanto à sua argumentação, compreendo-a, respeito-a e até, em certos pontos, concordo com ela. Também não compreendo algumas situações que envolveram o meu clube, principalmente aquelas que, como disse, ocorreram em determinadas alturas em que o FC Porto era, sem dúvida, melhor. E acredite que conheço bem o clube, sei que existem pessoas e métodos com os quais discordo e que me revoltam até. Mas daí a ver as conquistas constamente desvalorizadas vai uma grande distância. Saberá certamente que, mais do que às trafulhices de uns, a falta de êxito de outras equipas se deve a pecados próprios e a tiros nos pés. E o resto é conversa! Agora não me queiram é convencer que só alguns é que são sérios, pois todos, de uma forma ou de outra, nem que seja através de pressão intelectual (muitas vezes mais eficaz no inconsciente dos árbitros), e o resto é conversa! Agora não há necessidade, de facto, de se pôr a jeito do rectratores, isso não! Mas também o Sporting, inadvertidamente, e quando era também, sem dúvida, melhor, se pôs a jeito ao levar um árbitro numa digressão a Macau, ou o Benfica com as "lembranças", e outras estórias que não se sabem porque a exposição mediática era outra. Ou querem-me convencer que há uns anos o FCP não começava a perder desde que atravessava a ponte? Não sou fanático, garanto-lhe, e tento ser sério nas minhas análises. O que é, é. O que não é, não é. Houve escutas? Houve coacção? Parece que sim. Mas então porque é que nenhum tribunal deste País (como disse anteriormente não foram os tribunais do Porto a julgar nada) ou mesmo lá fora que puna o FCP, tal como aconteceu à Juve, Milan, Marselha, etc, etc, etc, clubes bem mais representativos e poderosos que o pequeno e regional emblema portuense?

P.S. Ontem, por exemplo, o Sporting empatou com a Fiorentina por causa do árbitro? Ou foi por ter uma defesa de papel? Ou por falta de estaleca para lidar com os "manhosos" italianos? A culpa foi do húngaro que o Pedro Silva tenha deixado fugir o Vargas e que, ainda nesse lance, o Patrício tenha sido mal batido (continuo a pensar que o Sporting não tem GR)? O árbitro foi culpado pelo facto do Polga, mesmo a empurrar o avanaçado, tenha permitido que o Gilardino dominasse a bola de ombro e facturasse? Ok, beneficiou os italianos, perdoou a expulsão aos dois centrais italianos, etc, etc, mas isso garantia que o Sporting ganhava o jogo? Talvez sim... ou talvez não, até porque jogar em inferioridade nem sempre dita a derrota. Olhe, por exemplo, o Sporting fez o 2-1 a jogar com um homem a menos devido à incrível auto-exclusão do Vukcevic... Ah, já agora, só para focar de novo as diferenças de imprensa: atiraram-se ao Jesualdo por não recriminar o Hulk e, pelo contrário, por defender o atleta. O que perguntaram ao Paulo Bento sobre o Vuk? Não vi grandes comentários...

FSS disse...

Caro Bruno Teixeira,

"Ontem, por exemplo, o Sporting empatou com a Fiorentina por causa do árbitro? Ou foi por ter uma defesa de papel? "

As duas. Porque é que insiste em que seja só um dos factores o decisivo?

Agora se o factor arbitro não existisse o Sporting possivelmente teria argumentos suficientes para compensar a sua defesa de papel.

Este é um dos grandes problemas de quem é prejudicado pelos arbitros. Não se lhe perdoam os erros.

Longe de mim dizer que só alguns é que são sérios e lamento, mas não sabia dessa da digressão a Macau. Eu não discordo totalmente que os clubes tenham boas relações com os àrbitros desde que com a devida transparência. Na dúvida acho lamentável.

Quanto às escutas elas não estavam autorizadas como tal não podem ser válidas em tribunal. Isto serve como forma de dissuadir os investigadores de fazerem escutas ilegais.
Da mesma forma que provas obtidas após tortura -não estou a falar apenas da confissão- não serão aceites ainda que irrefutáveis.

Evidentemente todas as considerações " e se e se" são profundamente especulativas.
No fundo nada garante que o se o FCP não fosse ajudado não seria tão bom ou ainda melhor.

Mas eu acho que continua a menosprezar o efeito que certas ajudas podem ter para além do jogo em causa.

Vou esmiuçar um exemplo.

Na época 1994/95 Vitor Baia por 3 vezes cortou ostensivamente um jogada de avançado isolado fora da àrea.
Em termos directos isto apenas valeu 1 ponto ao FCP. Senão vejamos:
Um dos jogos foi a Finalissíma da Supertaça contra o Benfica;
O jogo com o Marítimo o Porto perdeu à mesma.
O jogo contra o Tirsense empatou, portanto podia ter perdido mais um ponto. Só por si não se pode dizer que foi por aí que ganhou esse campeonato.

No entanto não estamos a contar tudo.
Eu admito que o FCP tinha um 2º guarda-redes à altura e não seria por o Vitor Baia ver um Vermelho e ficar suspenso por um ou 2 jogos que seria o descalabro.

O que realmente é significativo é que nessa época fez varios cortes fora da àrea sem cometer infracções. Qualquer outro guarda redes tem que gerir um risco ao decidir sair da área. Se Vitor Baia tivesse visto um Vermelho que fosse dificilmente se arriscaria a sair novamente. Mas sabendo que se falhar pode sempre fazer falta é tudo muito mais fácil inclusivamente fazer cortes limpos. Daqui o Vitor Baia pode cobrir uma área maior a defesa pode subir com mais à vontade para apoiar o meio campo que pode por sua vez pressionar mais.

Generalize isto pela equipa toda sem medo de partir canelas e tudo se torna mais fácil.

Claro que pode menosprezar a lógica - e com razão a lógica nem sempre é seguida - e dizer que nada disto significa que o FCP perdesse neste ano.
Mas aí eu também posso dizer que nenhuma das falhas que aponta - e bem - ao Sporting significam que este perdesse de qualquer forma, se não houvesse certas situações suspeitas.

Nem sequer peguei na questão da curva de aprendizagem que pode justificar porque os jogadores evoluem no FCP e continuam bons fora do FCP - bem, nem todos -.

De qualquer forma de 1995 a 2004 tudo o que o FCP ganhou é no mínimo de valor muito duvidoso. Apesar de a equipa em certos casos ter sido magnífica.
Eu até sou admirador de equipas calculistas. Nunca me vai ouvir dizer que o Sporting é melhor porque joga mais bonito - fosse esse o caso -.

De 2005 para cá acho que o FCP não tem sido particularmente beneficiado. No entanto a permissividade sistematica dos árbitros perante a tendência do Bruno Alves de dar cotoveladas nas bolas altas, já me começa a preocupar.

Tradicionalmente o benefício do FCP é a nivel disciplinar. Isto chega para viciar completamente um campeonato como já exemplifiquei.


Já agora, já vários adeptos do FCP me deram razão.
Quanto ao passarem a ponte da Arrábida a perder 2-0, não sei mas não ficaria muito admirado.

Saudações Leoninas
FSS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...