segunda-feira, 17 de agosto de 2009

A irregularidade leonina

Colaboração enviada por e-mail pelo leitor Carlos Lima:
Sou leitor atento do LEÃO DA ESTRELA e venho saudar o seu responsável, aproveitando para lhe dar os parabéns pela forma inteligente e criteriosa com que expõe as suas opiniões e críticas sobre o fenómeno desportivo português, e também sobre o nosso Sporting, de que sou adepto há cerca de 52 anos, ou seja, desde os meus 10 anos de idade.
Pude testemunhar excelentes exibições do nosso Sporting, nomeadamente aquele célebre jogo para a Taça das Taças, em que o Manchester United foi humilhado com um “5-0” que o colocou fora da competição. Grande jogador que tínhamos nessa altura: Osvaldo Silva.
Lembro-me com alguma saudade da equipa em que a frente de ataque contava com Marinho (à direita), Dinis (à esquerda) e o matador Yazalde a ponta-de-lança. Grandes alegrias me deram estes craques naquela altura.
Lembro-me igualmente da última grande equipa que venceu o campeonato 2001-2002, com o João Pinto a servir o Jardel, para muitos e belos golos que levaram o nosso clube a conquistar o título.
Quanto ao Sporting da “era Paulo Bento”, constato que as exibições são muito irregulares, sendo que a maior parte das vezes a equipa parece temer o adversário que tem pela frente, independentemente da categoria deste.
Já assistimos a fantásticas exibições em casa – contra o Benfica, para a Taça de Portugal, e no campeonato passado. Mas tivemos exibições confrangedoras ao longo da época. A meu ver uma equipa de futebol sénior deve ter um número preponderante de jogadores experientes dando lugar a 2 ou 3 jovens, no máximo.
Acho positivo que o Sporting aposte nos jovens da Academia, mas não pode abusar na utilização de 7 ou mais, simultaneamente. Não podemos esperar que jovens de 20-22 anos possam render, quer física, quer tacticamente, mais do que jogadores na casa dos 26-28 anos.
Sinto que o Paulo Bento não deve ter mão no balneário, senão vejamos a quantidade de casos que vieram a público nos 2 últimos anos. Custa-me a admitir que se ande a prescindir de um guarda-redes como o Stojkovic – que segundo consta fez uma boa exibição ao serviço da selecção sérvia no jogo com a África do Sul – mantendo-se na baliza um jovem, que pode um dia vir a ser um guarda-redes de referência, mas que ainda é muito cru, como o Rui Patrício. Por vezes chego a pensar que os jogadores já devem estar fartos do treinador e, por isso, não cumprem em campo as ordens que recebem do treinador, como forma de o “empurrarem” para fora da liderança técnica do nosso clube. Posso estar enganado e gostaria que assim fosse. Por agora é tudo. Saudações Leoninas.
Carlos Lima (enviado por e-mail)

5 comentários:

RFM disse...

NENHUM treinador pode ou iria fazer melhor do que PAULO BENTO.
O SPORTING não tem qualidade de plantel para ser candidato a Nada.
SEJAMOS justos e sérios e deixem-se de tretas.
Acusem sim... JEB que é bem pago para dirigir e bem o Clube. Esse a que é o responsável mais o Pedro Barbosa. Cada um trabalha com o que tem. Paulo Bento tem feito Milagres com esta ferramenta fraca que não ganha uma jogada nas Aereas, onde tem jogadores que nem uma bola sabem dominar ou fazer um passe com qualidade.

Anónimo disse...

Este Leão da Estrela é como a m.e.r.d.a. do Rui Santos, a esmagadora maioria não concorda com eles mas sempre que recebem algum texto(que são muito poucos)que diga mal do P. Bento apressam-se a fazer uma grande festa e a divulgar o que receberam.
Enquanto houver sportinguistas de m.e.r.d.a., que só sabem dizer mal de tudo e todos (mesmo de um treinador que com muito menos meios que os rivais tem 4 títulos ganhos, só faltando 1 campeonato para ser um dos treinadores mais vencedores que o SCP teve)não iremos a lado nenhum.
Vão marrar com o ....., estou farto de vocês pá. Mudem de clube, vocês são só 10%, não fazem falta nenhuma!
É só reparar nos broeiros lampiões que ainda ontem estavam a perder mas toda a gente puxava e gritava pelo seu clube. Mesmo empatando apoiaram a equipa e tomara nós termos a garra que os adeptos deles têm.

hjssp disse...

Acho incrível como é que ainda se apoia um jogador como o Stojkovic. Vamos lá rever a carreira dele. Esteve no Nantes e mandaram-no embora porque era indisciplinado. Foi para o Vitesse e mandaram-no embora porque indisciplinado era. Veio para o Sporting e foi afastado porque... advinharam: indisciplinado. Foi à experiência para o Everton e não ficou porque faltou aos treinos e não disse nada a ninguém. Esteve no Getafe, que recusou dar 1 milhão de euros pelo auto-intitulado melhor guarda-redes da Europa. Voltou para o Sporting e disseram-lhe: "Estás livre para arranjar o clube que quiseres. Só queremos que nos dês 30% do que te pagarem". Que clube arranjou? Nenhum. Finalmente, aparece o Kavala ou o Jakinzinho ou o Karapau ou lá como se chama o raio desse clube grego, que mostra interesse mas não o contrata. Já devem saber a boa peça que o rapaz é. Enquanto isso temos na baliza um guarda-redes português que já há muito não compromete o Sporting e dizem que está cru. Caro Carlos Lima (e já agora LdE), diga-me uma coisa, para que um bife deixe de ser cru e passe a ser frito ou assado, que faz? Meto-o na sertã ou deixa-o estar no congelador?

Numa coisa estou de acordo: este blog é muito bom, apesar de eu nem sempre estar de acordo com a opinião do seu responsável. Estimula o debate e a discussão (nunca um comentário meu deixou de ser aceite e por vezes até é respondido) e só por isso merece todos os elogios.

Mirko disse...

Acho que o Sporting tem um plantel fraco (para o que se exige do sporting) mas que mesmo assim vale muito mais doque aquilo que está a mostrar.(temos de reforçar a defesa com um grande central em todos os aspectos)

Quanto ao Guarda-redes, não sei mas deve andar meio mundo enganado em relação ao Stoijkovic, é que se ele tem mesmo a qualidade que ele e alguns acham, então ninguem dá 1 milhão de euros pelo passe. Os dirigentes do Getafe andam loucos, o Nantes e o Roda não o aproveitaram. O que eu acho é que já meia europa sabe da tentativa de agressão ao treinador diante dos colegas no balneario no final de um treino. Quanto a esse senhor eu só acho é que o Sporting devia marimbar no milhão de euros e despedi-lo com justa causa!!!!!(querem tudo a acabam por não ter nada)

De resto concordo com tudo!!!

João Pedro B disse...

Só não entendo como é que algum dirigente do Sporting decidiu pagar 1M por um jogador com este historial, se bem que o problema do Stojkovik no Sporting não começou verdadeiramente por questões de indisciplina e sim por uma condenação publica relativamente a um lance, transmitindo uma triste imagem do clube, mas enfim, tempos de Soares Franco...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...