segunda-feira, 17 de agosto de 2009

O problema da estatística

Frente ao Marítimo, o Benfica caiu na realidade...

Aparentemente, começou a I Liga Portuguesa 2009-2010, ainda que só uma equipa pareça ter entrado em competição. Refiro-me ao Benfica que, depois de ter ganho quatro taças de Verão na pré-temporada, fazendo furor por essa Europa fora, caiu na realidade e empatou com o modesto Marítimo, da ilha de Alberto João Jardim, em pleno Estádio da Luz. Com um orçamento um pouco mais baixo do que o AC Milan, a verdade é que a equipa madeirense esteve a ganhar grande parte do tempo, silenciando 60 mil benfiquistas que há muito esfregam as mãos de tanta ansiedade, tendo cedido o empate já na parte final. E o mais curioso é que o golo do empate benfiquista não foi obra dos milhões de Saviola, mas dos tostões de Weldon. Enfim, a vida como ela é.
Em Paços de Ferreira, o FC Porto também empatou e, segundo rezam as crónicas, a equipa de Jesualdo Ferreira jogou melhor depois de o árbitro ter removido Hulk, por acumulação de cartões amarelos.
Olhando para a classificação, ao fim da primeira jornada, verificamos que Sporting, FC Porto e Benfica estão exactamente iguais, com o mesmo número de golos marcados e sofridos e o mesmo número de pontos perdidos. É esse o problema da estatística no futebol. Basta olhar para o desempenho do Sporting nos jogos particulares e oficiais já realizados (exibições e resultados), que é o mais fraco de que há memória... FOTO: Armando França (Associated Press)

16 comentários:

PLnauta disse...

Viva,

EHEHEHEHe, que chatice, logo agora que podiamos começar logo a dois pontos daqueles ricalhaços e podiamos dizer ainda pior do Sporting, veem estes dois e estragam-nos a festa.

Chatice...

PL

hjssp disse...

Pois, mas no final do campeonato quem manda é a estatística e estou convencido que ela ditará que o Sporting acaba em primeiro. O futebol ainda não é patinagem artística com meia dúzia de juízes que dão mais pontos a quem faz mais piruetas. Mas se partirmos para uma análise mais qualitativa (e portanto mais subjectiva) podemos dizer que o Sporting até quem foi quem perdeu menos, porque a probabilidade de o Sporting perder pontos com Marítimo e Paços é inferior à probabilidade de Porto e Benfica perderem pontos com o Nacional na Choupana.

Anónimo disse...

Tenho para mim que está muito preocupado com o Benfica! Mas, não é só o Sr. que está preocupado.

Ontem, vi um Benfica forte a jogar com uma equipa que nada fez para ganhar o jogo. Podiamos estar a jogar 24 horas que a bola não entrava. Enfim, talvez um auto-golo conseguisse resolver a partida.

Viva o Benfica!


Paulo Vintém

dino gutierrez disse...

Boas LdE, como sempre sou um fã deste blog e só comento qdo tdas as equipas já estão em campo a valer :)
Concordo csg qdo 60 mil benfiquistas estavam lá a apoiar a equipa e todos já á espera duma vitória e pelos visto algo correu mal...mas nem tudo foi mau caro blogger, ao contrário do SCP, o benfica consegiu controlar o jogo e criar imensas ocasioes de golo, o benfica jogou sempre com a intençao de ganhar o jogo e nunca perdeu o Norte...faltou a sorte, enfim :)
Nem tudo foi mau..no final 60000 mil lampioes aplaudiram a forma de jogar do Benfica, os milhoes q foram gastos vão dar frutos...em breve :)
Espero que consigam amanha ter todos os adeptos em alvalade a bater palmas á equipa...mesmo q no final o resultado seja um empate.

Saudaçoes benfiquistas.

Pedro Davidson disse...

Estamos a jogar mal? Estamos.
O LdE, apesar do empate dos outros candidatos, continua a cascar no Sporting? Continua.
O empate do slb e do fcp pode dar alento ao Sporting pode? Pode.
Já perdemos alguma coisa? Não.
Já conquistámos alguma coisa? Já (entrada na Liga Europa).

Força Sporting!
Sócio 7.217

Dezperado disse...

Mas desde que quando são permitidos comentarios aqui das galihas galáticas???? Saudações leoninas.

Anónimo disse...

Este sim, o verdadeiro espírito Sportinguista. No fim da 1ª jornada e já acalentam a esperança que vai ser possível voltarem a ficar em 2º. Aconselho-o a ver o jogo do Benfica. Apesar da miséria do resultado talvez altere a sua opinião. E nem por um segundo, os 60 mil Benfiquistas estiveram silenciados, apoiámos a nossa equipa até ao último instante. Mas tem razão, eu fui um dos inúmeros que saíram insatisfeitos porque devíamos e podíamos ter ganho, e por muitos. Não acredito que no Benfica haja jogadores de 1ª e de 2ª, o Weldon é tão acarinhado quanto o Saviola ou outro qualquer e ontem foi melhor de todos. Quanto ao Sporting, apesar da semelhança do resultado, vi o jogo no Sábado e não ouso compará-lo, na qualidade do futebol, com o do Benfica. O Porto, não vi imagens nenhumas mas um grande amigo Sportinguista disse-me que o árbitro "inventou" um fora-de-jogo nos últimos instantes que daria a vitória ao Paços. Esperemos que as semelhanças com a época passada e anteriores não passem de coincidências. Apesar de Benfiquista gosto do seu blogue e aproveito para agradecer os rasgados elogios que têm sido feitos ao meu clube, principalmente pelo presidente do seu clube.

Paulo

Anónimo disse...

Os lampiões não têm um lado B na cassete? O discurso é sempre o mesmo... o mundo de hoje é diferente do de há 40 anos atrás.

Antes com autogolos do que com ajudas dos paulos e Lucílios Batistas deste país...

Pedro

Mirko disse...

Qual era a estoria há 2 anos quando empataram em casa com o boavista..... a e tal empatamos mas jogámos bem!!!!!
Pois é continuem assim. No ano passado só começaram a dizer mal do quique lá para fevereiro..... levavam 5 do olimpiakos mas a treta continuava " este é um grande treinador internacional , temos de lhe dar tempo. Uma equipa não se constroi em 2 meses" ´
Só vos digo - joguem bem em Guimaães , mas não ganhem!!!

São só mais 2 ou três maus resultados dos lampiões para começar a treta do apito dourado!!!!!

Anónimo disse...

Mas uma coisa é certa. O Jesus percebe mais de bola a dormir que o PB acordado, pode é estar no clube errado. O lamps empataram? Ainda bem, mas continuam a jogar futebol e a entusiasmar o seus adeptos. Para além disso, o "mal" do s outros nunca pode servir de justificação à nossa incompetência.

Anónimo disse...

o anonimo dos 40

bem me parecia que este sitio é mais pro-benfica, do que anti-sporting!

dino gutierrez disse...

Caro dezperado, ve-se logo pelo seu tipo de comentário que pessoas como o senhor não fazem cá falta nem cá andam a fazer nada de novo.
É daqueles que ve futebol c 2 palas nos olhos, sim estou a chamá-lo de burro.
E se aqui aceitam comentários de benfiquistas é pq este sim é um grande blog representado por um excelente adepto sportinguista.

Saudaçoes benfiquistas.

RFM disse...

Afinal existem Vitórias Morais para o SLB.
Continuem com essa...
Mal ou bem o que conta é os pontos, nem que para isso se tenha de recorrer à Pedrada.

RFM disse...

Será que a Liga vai actuar com o Só Viola pelos mesmos motivos que o fez o ano passado com Lisandro Lopes acerca de enganos e mergulhos para Penaltys?!
Ai... palpito um Bom ano no capítulo da arbitragem e disciplinar memorável. É o meu palpite...

RG disse...

So queria dar 2 achegas:

1- Vou adorar ver os lampinas virem aqui ou noutro site qq comentar os jogos lá para Novembro/Dezembro, vai ser giro giro giro:D

2- Caro LDE qd realmente quiser abordar qual o problema do SCP em ter uma equipa que ainda, e voltou a dizer ainda está a jogar mal, conta cmg para o ajudar, até lá, deixe de falar d q n sabe. Falar do SCP, seja bem ou mal tda a gente é capaz,mas falar de futebol propriamente dito já n e para tda a gente, e vcs infelizmente para si pertence a parte dos q n sabem do q falam

RFM disse...

Caro RG

Pelos visto o Sr. é um expert em Futebol.
Não sei bem se é a isso que se quer referir se é falta de argumentos a quem tanto defendeu esta Comandita da SAD-JEB.
Gostava de aprender Futebol, tácticas-losangos etc. sem jogadores equilibrados e inteligentes.Isto é..BONS.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...