quarta-feira, 12 de agosto de 2009

A picareta falante do Sporting

Depois de fortes sinais de enorme sportinguismo, nomeadamente num esforço público e notório de recuperação da militância sportinguista (de resto, já aqui saudado), jamais estava à espera de ver o presidente José Eduardo Bettencourt a assumir o papel de comentador desportivo, com observações tão simpáticas sobre o principal rival do Sporting, que ainda há algumas semanas foi a Alcochete ganhar um campeonato nacional de juniores à pedrada.
É preciso lembrar que José Eduardo Bettencourt é presidente do Sporting a tempo inteiro, sendo muito bem pago por isso. Mas deveria reflectir numa coisa: não foi eleito presidente para estar a falar todos os dias para todos os microfones, como se fosse uma picareta falante (e sabemos que ele até se expressa de forma brilhante) com resposta para tudo. Se não tem nada a dizer sobre o Sporting, se não tem respostas para adeptos em depressão, pelo menos que não elogie os adversários. Porque, se os sportinguistas já andam suficientemente deprimidos, então mais deprimidos ficam, quando o líder, em vez de apontar o caminho da glória, perde tempo a dizer que os rivais é que são bons e a manifestar-se culpado por não ter comprado jogadores por falta de tempo (o que anda a fazer a estrutura do futebol do Sporting que se manteve toda?...), responsabilizando o plantel supostamente escolhido por Paulo Bento pela fraqueza do futebol leonino. Percebemos, assim, que o ex-bracarense César Peixoto tenha agradecido o convite do Sporting, mas que tenha preferido ir jogar para o Benfica.
No fundo, no fundo, José Eduardo Bettencourt continua a exprimir tiradas ao nível daquelas com que nos brindou durante a sua campanha eleitoral. Com as quais ninguém se incomodou. Quem não se lembra, por exemplo, do "Sporting à FC Porto", do "Paulo Bento forever" ou do "enganei-os a todos"?... Como se vê, Bettencourt tem, de facto, uma enorme facilidade de expressão... Ora, é bom lembrar que os peixes costumam morrer pela boca...

31 comentários:

RFM disse...

Assim...SIM. Isto a que é um Presidente (Bem Pago) para comandar os destinos do SPORING C.P..
Ou é o Cabeça de Casal para preparar o tal previsto Funeral como alguém já avisou o pessoal?!

Bem dizia O Coveiro-Roquette; Portugal só tem capacidade para ter DOIS clubes grandes.Ele lá sabia o que queria dizer, no entanto faltou-lhe a coragem para marcar a data do funeral.

Anónimo disse...

O porto ganhou não sei quantos campeonatos nos últimos 20 anos. Os lampiões não chegam aos dedos das mãos. O Benfica há anos que não é o principal rival... enquanto nos contentarmos a estar à frente deles, não somos melhores que o JEB!

Anónimo disse...

Parece-me que os 10% que votaram no Sr.Cristovão têm todos um blog! É que, não é demais recordá-lo, o Dr.Betencourt, que lendo este blog parece ser a encarnação do mal, teve há poucas semanas 90% (noventa por cento!) dos votos dos associados leoninos!

Miguel Brito Gonçalves disse...

Acho muito bem que ele chame a responsabilidade a si - aliás como o LdE aponta - ele é bem pago para isso.
E não percebo qual é o mal de se falar a verdade... Temos um Presidente com coragem.

Dezperado disse...

Mas alguém se deu ao trabalho de ler a entrevista toda para ter a noção em que contexto isto foi dito??? Parece que não. Custa muito ouvi-lo dizer que é bonito os lamps terem 62 mil no estadio, mas custa ainda mais, não conseguirmos encher o nosso estádio nem quando vamos aos 1/8 da LC. Se calhar, em vez de criticarem tanto sentadinhos no sofá, deviam era ir ao estadio apoioar, em vez de estarem constantemnete a falar mal do JEB e do PB.

beirão disse...

E os MELANCIAS que estiveram calados nestes últimos dias voltaram às criticas.O outro (Franco) para eles, pecava por não falar.Este (JEB) peca por falar! Não se pode ser PRIOR numa freguesia destas!

Só não vê quem não quer ou então é burro, que o homem quer pôr a pressão do outro lado, mas enfim, a inteligência não é dada a toda a gente.Houve sempre gente incapaz de "decifrar" um texto ou de saber ler nas entrelinhas.

Anónimo disse...

Concerteza que esses 90%, já devem começar a ficar preocupados e talvez arrependidos de ter votado neste presidente que nos enganou bem e a todos e que não é melhor que os anteriores!

Anónimo disse...

Uma tristeza!!! E ganhou este senhor as eleições com larga maioria...Aí está, têm o Sporting que querem...

elefante branco disse...

Pois teve, caro anónimo. Esses 90% que votaram Bettencourt são os mesmos que aplaudiram de pé esse grande exemplo de ética desportiva e velha-glória Rui Bosta, em Alvalade.

São os mesmos que batem palmas à equipa depois de encaixarmos 5 do Bayern.

São os mesmos que tentaram agredir sócios que exibiam faixas a dizer "vergonha" e "vassourada".

Toda essa carneiragem tem o presidente que merece.

Anónimo disse...

É com enorme tristeza que li o que acabei de ler, quem se diz do Sporting e diz mal do seu Predidente Treiunador ou jogadores não é Sportinguista do coração de certeza absoluta é triste demais para ser verdade, deixem trabalhar as pessoas com qualidade e só Deus saberá se seremos ou não campeões,estão todos preocupados com as aquisições dos outros e pior que isso são as arbitragens muito pior pareçe que se esueçem depressa.

Anónimo disse...

é verdade que foi eleito pelos sportinguistas, mas para sportinguistas!
não é para inglês ver!!

JC disse...

Recomendo a leitura do artigo de hoje de João Gobern no Record sobre o presidente do SCP e a entrevista deste a que aqui se alude.
Só para se ter outra perspectiva sobre a mesma.

Este espaço da "internet" é sempre lesto a publicar aqui artigos de terceiros que dizem mal do presidente do SCP e de Paulo Bento.
Desafio pois o Snr. Leão da Estrela a publicar também o dito artigo de João Gobern.

Pedro Nogueira disse...

Caro anónimo,

Existem na blogosfera muitos blogues que apoiaram Bettencourt e que o criticam quando acham que têm de criticar - o Sporting não é uma ditadura - e não estão necessariamente "agarrados" a JEB podendo no futuro votar noutras listas (quem sabe em PPC). O contrário também pode acontecer.
Não pessoalize, todos nós queremos é que o Sporting ganhe e cresça como grande clube que é. Isto não é Cristovão, nem Bettencourt, é o Sporting Clube de Portugal.

SL

Mirko disse...

Quem nunca disse Paulo Bento forever ou renovem já com Paulo Bento que atire a primeira pedra!!!!

Há quem goste de criticar tudo , com e sem motivo, e todos temos de aturar essas criticas mesmo vindas de quem já propôs o Jardel como refotço na ultima época.
O presidente do Sporting faz muito bem em elogiar os adeptos do slb por conseguirem encher o seu estádio cada vez que a equipa joga em casa .
Nos , os verdadeiros adeptos do Sporting é que temos como dever ir apoiar a nossa equipa aos estádio e depois esperar que tanto a direcção como os jogadores façam a parte deles. Não é exigir e não dar nada em troca!!!!

João Lopes disse...

O presidente está a ser realista e está na linha do presidente Roquette quando este disse que em Portugal apenas há espaço para 2 grandes.
Aliás esta constatação também faz parte das reflexões estratégicas do COnselho Leonino, segundo revelou João Rocha.

Giorgio Armando disse...

"Um Sporting á FCP." ?
LdE,isto é verdade? Onde posso encontrar este excerto (video ou audio?)
É que neste momento desmanchei-me a rir e só vendo é q posso acreditar...

E Já agora, alguém sabe quanto é o ordenado do JEB?

seismilhoes-UM disse...

E pronto, cá temos as picaretas maldizentes do costume.

João Pedro B disse...

Se não estou em erro, o ordenado ainda terá de ser aprovado, sendo necessária uma comissão para tal.
Mas não acredito que sejam os tais 800.000€ ao ano que foram denunciados (e bem) na altura da campanha, caso tal não tivesse acontecido, seria muito mais fácil passar agora despercebido.

António Lopes da Costa disse...

Não poderia deixar de criticar este post. É inacreditável que um sportinguista diga coisas destas do seu presidente.
É nas alturas difíceis que se tem de apoiar. Que temos de estar unidos. É aí que se vêem os verdadeiros sportinguistas.
E mal daqueles que não perceberam o que os sócios decidiram. De uma forma que não poderia ser mais esclarecedora.
O bota abaixo nunca nos levou a lado nenhum.

Viva o Sporting.

Anónimo disse...

Caro JC: saberá V. por acaso que esse João Gobern é a versão masculina da Pinhão no que ao fanatismo pelo SLB diz respeito??? É que elogios desse cavalheiro no que toca a assuntos desportivos, é de desconfiar mesmo muito...

Anónimo disse...

o anonimo dos 40

Quantas vezes encheu o estadio Alvalade XXI
- com meias finais da taça?
- ultima jornada e possiblidade de o SCP ser campeão nacional?
- Jogos da Liga Campeões?

- Quantas Vezes enche o Galinheiro por ano?

Ainda há tres meses um treinador de quem todos os Benfiquistas dizem mal, foi aplaudido no galinheiro!

E nós com jogadores que não merecem a camisola - Conforme vejo escrito neste blog, com um treinador sem ambição, conseguimos pouco, mas conseguimos alguma coisa e é melhor que nada.

O JEB para mim esteve bem, mas muitos não perceberam, nos com pouco fazemos muito, so falta o elogio do JEB a toda a equipa e direcção tecnica

Vila Franca disse...

Nos últimos 27 anos o SCP foi campeão nacional 2 vezes. Nos 27 anos anteriores tinha sido campeão nacional 7 vezes. Para além do assassinato das grandes equipas do SCP no hóquei, no andebol, no basket, no ciclismo, no atletismo...Para muita gente que aqui defende o estado de coisas que se instalou no SCP há vinte e tal anos e que tem progressivamente levado o clube ao evidente secundarismo de hoje e à inexorável morte lenta, está tudo bem e os inconformados com a agonia é que são umas bestas, uma cambada de atrasados mentais, uns melancias etc e tal. Apetecia-me mandar essa gentinha toda para um sítio que eu cá sei...

hjssp disse...

Giorgio Armando, não é preciso ir muito longe. Basta ir a este mesmo blog e consultar o post de 7 de Abril deste ano. Vem lá um belo de um elogio ao FCP. Só lamento, por si, que o seu autor não seja o JEB. Mas desta vez já sei: a culpa é da realidade que é dinâmica, mexe-se muito. No entanto, houve uma coisa que me desiludiu (e muito) na actuação do JEB (e da sua equipa): o facto de terem deixado escapar o Hugo Viana, que era um excelente jogador quer para colmatar a lesão do Izmailov quer para dar mais qualidade ao meio-campo.

Gouveia disse...

Como me disse um sócio antigo no jogo com o Twente em Alvalade, e que votou na lista Ser Sporting:

Quiseram a Continuidade...agora aguentem-se!!!!!

Nem mais!

obs: Quem leu as declarações apologéticas de JEB na imprensa desportiva sobre o slb, favoritismos e elogios aos 2ºs lugares só poderá sentir-se traído e/ou revoltado!

Eu pela minha parte não estou nada surpreendido! É... mais do mesmo!

Contudo, a minha opinião não me impede de torcer para que o Sporting vença sempre, independentemente de quem lá estiver. Mas confesso: sofro muito mais e as vitórias não me sabem ao mesmo!

MM disse...

A peça "Aristocrata falido" é muito boa. De uma qualidade imensa, e embora enumere toda uma série de premissas certas ... conclui de forma errada.
Tal como este artigo o faz aliás.

Recuso-me enquanto sportinguista a dizer que o Sporting não tem ambição ou que o seu Presidente está já a admitir a derrota.
O homem está a ser franco, apenas.
E faz muito bem, e mais do que a questão do discurso ... faz muito bem nas opções - ou falta delas - que toma.

Desgostar-me-ia imenso ver o Sporting hipotecar-se por causa de títulos da "Liga Sagres", é tão simples quanto isso. E em décadas em que o Futebol está uma autêntica pobreza - quer de espírito quer de tudo e mais alguma coisa - apraz-me que o Sporting não adopte os comportamentos idiotas de outros, que passam cheques de milhões como se de um jogo de computador se tratasse.

Não me interessa a Liga Sagres para coisa nenhuma. E se para ganhá-la são precisas contratações de milhões, pois outros que a ganhem / paguem.
Talvez no dia em que o Futebol mude, para algo que já foi, talvez nesse dia o Sporting veja recompensado o seu método e conduta, porque eles são sem dúvida nenhuma, os certos.

Já sobre Paulo Bentos e a pouca qualidade oferecida pelos jogadores (alguns) de qualidade que o Sporting tem - sejam os vindos de Alcochete, sejam contratados - pois sobre isto subscrevo quase tudo o que aqui é dito.
Desgosta-me ver o futebol pobre do Sporting. Mas isso são questões técnicas, não se misturam com política desportiva.
São resolvidas pela cometência de técnicos, e não por um livro de cheques.
Se o Presidente errou, foi ao manter o Paulo Bento (de quem gosto), uma vez que é notório que não tem condições mais para subtrair da equipa mais, do que aquilo que já o fez. Não é culpa de A ou B, acontece em todo o lado, por vezes pode até ser uma questão de química.

Mas sobre isto só uma nota:
Estávamos em Junho, Julho, havíamos conquistado pela 5ª vez consecutiva - e contra a tal equipa bimba de milhões - mais uma presença (possível) na LC.
Faz sentido que o Paulo Bento ficasse, como ficou.
Não seria a minha opção, mas reconheço que era uma opção natural.

Custa-me que os sportinguistas não entendam isto e falem como se tudo fosse fácil e plano, quando não é.

Viva o Sporting Clube de Portugal.
E vivam espaços como este, onde dá gosto vir ler e por vezes, escrever.

Cordiais cumprimentos
MM

Camilo disse...

MEA CULPA...
Apoiei o sr. Paulo Cristóvão até à hora de ele "apresentar" o seu treinador e adjuntos...
(Ver o meu blogue: "O CALABOTE").
Aí, verifiquei que, afinal, nem tenho oposição que perceba de futebol!!!
Tivesse Paulo Cristóvão outras "ideias" quanto ao treinador e, julgo, outro galo cantaria, assim...

Camilo disse...

Após 4 anos...
Uma equipa técnica que está interessada em César Peixoto,
não é uma equipa técnica:
É UMA MERDA DE UMA EQUIPA TÉCNICA!!!
Com a direcçãozinha incluída!!!
camilo.

Anónimo disse...

SIM, PODE-SE CRITICAR O PRESIDENTE, O ROUPEIRO OU SEJA QUEM FOR, DESDE QUE HAJA MOTIVO PARA ISSO.

E MELHOR MOTIVO DO QUE CRITICAR O QUE DISSE SOBRE O BENFICA?! CLUBE QUE AINDA HÁ 2 MESES FEZ O QUE FEZ EM ALCOCHETE?!

ESTAMOS A BRINCAR?!

EM RELAÇAO A FALTA DE DINHEIRO, A INDIGNAÇAO NÃO É CONTRA ESSE FACTO EM SI, MAS SIM POR NUNCA EXPLICAREM CLARAMENTE PORQUE ISSO ACONTECE... E POR ISTO SER ASSIM HÁ LARGOS ANOS.

PRA QUE ERA A VENDA DE PATRIMONIO? A VENDA DO NOME DA ACADEMIA? NAO ERA PA ALIVIAR AS CONTAS E PERMITIR O AUMENTO DA COMPETITIVIDADE DA EQUIPA?

ENFIM...

"EMOÇÃO ZERO"

Gouveia disse...

Caro Anónimo,

"EM RELAÇAO A FALTA DE DINHEIRO, A INDIGNAÇAO NÃO É CONTRA ESSE FACTO EM SI, MAS SIM POR NUNCA EXPLICAREM CLARAMENTE PORQUE ISSO ACONTECE... E POR ISTO SER ASSIM HÁ LARGOS ANOS."


ESSA É QUE É ESSA!!!!!!

FSS disse...

Afinal o presidente concorda com o que se diz no Blogue.
O Benfica e o Jesus é que são bons.
Até por ele concordar convosco o criticam.

No fundo espero que tenham entendido a crítica e comecem a ir ao estádio.

Eu tento ir especialmente quando sinto que a equipa está em baixo.
Ás vezes custa mas não sou Sportinguista só nos bons momentos.

SL
FSS

FSS disse...

Caro MM.

Saudo a sua frieza e concordo consigo em quase tudo.

No entanto num ponto sou menos optimista.

"Talvez no dia em que o Futebol mude, para algo que já foi, talvez nesse dia o Sporting veja recompensado o seu método e conduta, porque eles são sem dúvida nenhuma, os certos."

Não sei o quê mas temos que fazer algo para que o futebol mude. Fazer um grande berreiro pontualmente quando somos prejudicados pelos arbitros não chega.

Temos que ter uma atitude mais coerente e imparcial - mesmo assim teremos muito do que nos queixar -.
Só assim poderemos granjear apoios para mudar esta merda de Futebol que temos em Portugal e não só.

De qualquer forma ideias precisam-se.

Estou convencido que se não fossem certas protecções dos aŕbitros o Sporting seria facilmente a equipa com mais campeonatos de 1995 para cá.
O proprio Benfica teria ganho mais do que ganhou.

Choca-me que poucos percebam o peso que as arbitragens tem no nosso futebol.

PdC percebeu há anos que para manter a equipa ao seu melhor nível necessita da margem de manobra proporcionada por ter campeonatos quase garantidos á partida.

Isto permitiu a Mourinho focar os esforços nas competições Europeias.

Permitiu-lhe e aos jogadores fazer experiencias em jogo sem riscos de perder pontos.

Se mesmo em 2004 quando o FCP tinha uma equipa em super forma PdC foi apanhado em escutas, é porque as arbitragens são mesmo fulcrais.

Aqueles que dizem que não devemos desculpar-nos com as arbitragens e apresentam o FCP como exemplo do que se deve fazer, por favor pensem nisto.

I facto de nos ultimos 4 anos o sistema ter estado algo retraído, não me dá garantias que esteja morto.
Eu estou convencido , que enquanto o sistema existir o Sporting não conseguirá evoluir para melhor de forma sustentada.
O FCP sim, tem-no feito essencialmente com a ajuda do sistema.

Mantendo-se este estado de coisas resta saber quem aguenta mais Sporting ou Benfica.

SL
FSS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...