domingo, 23 de agosto de 2009

Razões para contratar Manuel Fernandes

1. É uma glória do Sporting Clube de Portugal. Foi campeão como jogador. Depois de Fernando Peyroteo, Manuel Fernandes é o segundo melhor avançado da história do Sporting, com 255 golos marcados em jogos oficiais. Foi um exemplo como profissional. Conhece o Sporting e o futebol português. Depois de ter sido adjunto com Bobby Robson, na década de 1990, foi treinador principal leonino, conquistando a Supertaça Portuguesa (vitória sobre o FC Porto, em 2000-2001), tendo saído de Alvalade ao fim de quatro meses de trabalho, desgastado por um litígio com o “gestor de activos” Carlos Freitas (então todo-poderoso em Alvalade) e a sua política de contratações.

2. Como treinador, Manuel Fernandes, actualmente com 57 anos, está num bom momento. Na época passada, levou a União de Leiria à I Liga depois de uma recuperação sensacional, que começou quando a equipa estava abaixo da “linha de água”, no primeiro terço da prova, altura em que assumiu o comando técnico da equipa, tendo conseguido a promoção de forma emocionante, na última jornada. Com um plantel limitado, soma dois empates na I Liga e pretende ser um dos primeiros daquela que considera ser a "Liga dos Pobres", ou seja, o campeonato daqueles que jogam para não descer de divisão.

3. Financeiramente, Manuel Fernandes é um treinador acessível aos limitados cofres da Sporting SAD, implicando, porém, um acordo com a União de Leiria, aparentemente fácil de fazer, sobretudo quando o clube leonino tem uma carteira de jogadores que poderá colocar no clube leiriense, no imediato, ou no futuro. Aliás, até poderia ser um bom motivo para encetar uma parceria estratégica com a União de Leiria. Não esquecer que Leiria, que é terra de muitos sportinguistas, acolhe um museu do Sporting (caso único em Portugal o facto de um clube ter unidades museológicas em dois locais distintos).

4. Sendo uma grande figura do Sporting, Manuel Fernandes faz todo o sentido como treinador principal, sobretudo num tempo de aproximação do clube às suas glórias, que tem sido posta em prática pela liderança de José Eduardo Bettencourt, sendo, por isso, importante no processo de relançamento da militância leonina e da mística sportinguista.

5. Os problemas do futebol do Sporting são essencialmente problemas de balneário e problemas psicológicos, por notória incapacidade da actual equipa técnica para motivar a equipa e os jogadores individualmente. Vindo de fora, mas sendo “de dentro”, tendo cabelos brancos e uma autoridade reforçada por um apoio claro e inequívoco da direcção de José Eduardo Bettencourt, o treinador Manuel Fernandes, devidamente apoiado por uma equipa técnica da sua inteira confiança, seria uma boa solução para “juntar os cacos” – expressão que Bettencourt usou para se referir ao balneário leonino durante a época 2007-2008 – e reconstruir uma equipa de futebol à sua imagem: profissionalmente séria e ganhadora em qualquer campo.

43 comentários:

João Pedro B disse...

Continuo a preferir o Manuel José ou o Inácio.

Anónimo disse...

... como adjunto talvez.
Por favor, não o ponham como treinador principal. Não tem estaleca, da maneira como as coisas estão.
Tem que ser alguem com bastante pulso para endireitar esta equipa.

leao.xxi disse...

Bastava-me uma e simples razão:o amor que tem pelo Sporting!!!!!!
Mas além disso, é um treinador competente!!!!!!

Mirko disse...

Neste momento impões-se uma decisão da direcção do clube:

1- Ou o estado actual das coisas é culpa do treinador e então tem que ser substituido.

2- ou a culpa é da falta de qualidade do plantel e então tem que reforçar a equipa.

Não se pode assobiar para o lado e dizer que é só uma questão de sorte ou azar e que com o tempo tudo se resolve, Isso qualquer incompetente faz!!!!!
Agora é que vamos ver de que fibra é feito JEB.

Soylent Green disse...

Gosto muito do Manuel Fernandes mas, neste momento, o Sporting precisa de alguém vindo de fora com a cabeça fria. Um estrangeiro de preferência. O Manuel, se quiser, pode ser o melhor dos adjuntos mas só isso.

Penso que Paulo Bento fez um bom trabalho no Sporting mas, neste momento, há um problema de cariz psicológico que se me afigura insolúvel no presente quadro técnico.

Tenho pena mas parece-me que chegou a hora da mudança caso as coisas não se componham nas próximas duas semanas.

NUNO RAMOS disse...

Ainda nada está perdido!Pessoalmente acho isto inoportuno caro LDE...

Pedro Nogueira disse...

Manuel Fernandes fez excelentes trabalhos como treinador. Operou milagres pelo menos no Campomaiorense, Vitória de Setubal, Santa Clara e União de Leiria. No Sporting não podia ter feito melhor no tempo que lá esteve. Em 4 meses "ficou-se" por uma supertaça e um 3-0 ao Benfica. Não será assim tão pouco. Além do mais, o nosso Manel é um treinador que sabe estar e moralizar os jogadores. É um adepto do futebol de ataque. Sabe o que é o Sporting, clube que ama quase acima do seu profissionalismo. É aqui que vem uma caracteristica que considero essencial e que está a fazer muita falta em Alvalade: SABER O QUE É O ORGULHO LEONINO, ali Matias Fernandez com supremo especialista já teria esta época marcado pelos um golo de livre e não seriam a falhar ad eternum sempre as mesmas primas donnas de balneário (Moutinho e Veloso.
Para Manuel Fernandes, o Sporting está e sempre esteve em primeiro.
Ninguém mais que ele merece o lugar de TREINADOR PRINCIPAL do Sporting.

Anónimo disse...

Não se esqueçam que o Manel já foi treinador do Sporting e foi Bettencourt que o arrumou.Ele sabe bem o que conta deste pseudo dirigente de futebol.

Anónimo disse...

esta gente nao pensa. entao o manel é a soluçao? o manel tira a tremideira do polga e do carriço? o manel sai aos cruzamentos que o 1,92 cm nao sai? o manel defende bem pela ala esq ou drt? o manel é creativo no meio campo? só se for a marcar golos, aí sim se calhar é melhor que os postigas e etc. deixem-se de tretas. o problema está na qualidade do plantel. primeiro jogadores e depois, como dizia o quinito quando foi para o porto: qualquer treinador é campeão. a melhor maneira de respeitar o manel, é deixa-lo onde está. nem todos os que foram bons jogadores, servem ou são bons treinadores. como disse noutras ocasioes: os que votaram em massa na continuidade e tranquilidade não pdem vir agora criticar ou pedir a cabeça deste ou daquele. vitor silva

MRV disse...

É sempre bom ver que outros partilham da minha opinião, aquela que tenho vindo a referir desde a humilhação com o Bayern Munique e que ainda hoje (penso que antes de vós, corrijam-me se estiver enganado) fiz questão de voltar a frisar no meu espaço: http://desmagnetizado.blogspot.com/2009/08/solucao-esta-ao-fundo-da-a8.html

NUNO RAMOS disse...

Eu ainda não me fartei do Paulo Bento, pela simples razão que é um vencedor... Com equipas da tanga tem o seguinte historial: 2 TAÇAS de PORTUGAL e 2 SUPERTÇAS, 4 segundos lugares e para já 3 idas a champions, e também ganhou um campeonato de juniores, isto foi ganho e sem "ses" porque com "ses" podiamos ter ganho um campeonato não fosse a mãozinha do Paços de Ferreira. Como jogador também ganhou umas coisitas pelo o Sporting, então vamos lá: 1 campeonato, 1 taça de Portugal e 2 supertaças penso eu. Para além disto temos ganho ao Benfica como nunca, temos ganho ao Porto como nunca, ou esquecem-se que nos dois últimos anos ganhamos 3 finais ao Porto. MEUS AMIGOS É ESTE O PALMARÉS DO FALHADO PAULO BENTO NOS ÚLTIMOS 9 ANOS AO SERVIÇO DO SPORTING!

Mirko disse...

A Causa principal desta desgraça!!!!

A grande maioria dos adeptos prefere uma equipa que jogue um futebol de ataque (tambem eu prefiro). Onde alguns se enganam é pensarem que para ter um futebol de ataque é essencial bons avançados e mais nada . Aqui é que eu discordo completamente. Para se ter uma boa equipa de ataque temos que começar por ter essencialmente 3 ou 4 defesas de qualidade superior ,que dêm estabilidade defensiva e capazes de resolverem todos os problemas para darem confiança aos médios e avançados para correrem mais riscos.(Claro que depois uns bons jogadores na frente tambem ajuda)

Ora a defesa do Sporting é constituida por jogadores de qualidade mediana e em alguns casos bem abaixo da média.
O Sporting é uma equipa fisicamente muito fraquinha, de estatura baixa e que raramente ganha um lance de bola aerea.
Se apanhamos uma equipa forte fisicamente mas com qualidade técnica mediana, temos grandes dificuldades(braga, nacional), mas se a equipa alem de forte fisicamente tambem é boa tecnicamente então está o caldo entornado e la veem a goleadas por 4 ou 5 golos (RMadrid, Bayern e Barcelona).

No Sporting é essencial a contraração de quase uma defesa nova ( 3 ou 4 jogdores). Temos de ter laterais com boa capacidade fisica, rapidez e resistência ( neste momento não vejo nenhum no sporting). Nos centrais temos que ganhar altura e capacidade de choque , porque em termos de velocidade e tecnica estamos bem servidos pelo Carriço.
AO vermos os jogos do sporting salta logo á vista que nos lances de bola parada em que a bola é cruzada para a area, em lances de ataque, o perigo causado pela subida dos centrais é zero. Já em termos defensivos , tudo o que são livresw para lá da linha de meio-campo é uma aflição tremenda!!!

Mas o pior de tudo isto é que este é um problema que se arrasta já há 5 ou 6 anos. Poque é que isto ainda não foi resolvido por Paulo Bento?????????

Será que em vez da continuidade entramos na estagnação??????

De quem é a culpa? Da falta de qualidade dos jogadores? Da falta de qualidade do treinador? Dos dois?
Sinceramente ~tambem não sei responder , mas foi para resolver isto que elegemos um presidente profissional!!!!

Camilo disse...

VAMOS LÁ MANEL!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Camilo disse...

O Manuel José arranjou, presentemente, sarna para se coçar.
Quanto ao Inácio, a saída do Inter de Luanda (que eu conheço como a palma das minhas mãos) só prova que o Inácio não aprendeu nada.
Estagnou!!!

Vamos a Eles disse...

Peço desculpa mas há pouco enganei-me no link da mensagem para a qual gostaria dos vossos comentários sobre o nosso clube. Aqui fica, de novo e agora correcto:

http://vamoseles.blogspot.com/2009/08/lr2010-os-amigos-do-mario-o-meu-scp.html

Pedro disse...

era o que mais faltava!!! mais merceiros? nao obrigado, a 1a contrataçao dele carlao

Anónimo disse...

Preferia-o como adjunto do Manuel José (se fosse possivel), mas M. José é inacessível, por isso neste momento parece-me a melhor solução. Será que ninguém naquela casa vê que com este g. redes e sem um central alto e bom de cabeça a nossa equipa é muito vulnerável? O nosso Manel faria um bom trabalho e quem sabe recuperaria Stoijkovic (bem precisávamos).

Krugul disse...

Eu aprovo a mudança. Não sei se será a melhor opção, mas porque não? Pior do que estamos não é fácil e este é como o algodão..não engana. É sportinguista de gema. Melancias há para aí muitas (verdes por fora e vermelhas por dentro).

Quanto à competência, tem tudo a ver com oportunidades e ele merece a sua. Pelo menos pode ser que tenha melhor visão para contratar jogadores. Há por aí muitos melhores do que os que lá temos, relativamente baratos. Não é preciso ir pedir emprestado um avançado de qualidade muito duvidosa (espero que me engane) com uma cláusula ridiculamente cara.

Saudações Leoninas

Anónimo disse...

Pronto, agora é oficial...demito-me deste blog.

Mas antes alertar-vos:

O ano passado, com o campeonato equilibrado, houve braga-porto, porto-rio ave, porto-benfica, etc. De 4 ou 5 atrás como deveriam estar, passaram pra 4 a frente.

Passado 1 mes o porto ja era o maior e tal. Todos se tinham esquecido da palhaçada que foram estes e outros jogos. Jornalistas, jogadores (incluindo do sporting)...tudo!!

Este ano, enquanto as diferenças não estiverem definidas, preparem-se, mas não se admirem.

Já começou, e ninguém diz ou fala nada. Basta lerem os jornais ou os blogs (inlcuindo os nossos)!!!!!

Anónimo disse...

Em vez de tentarmos combater a palhaçada que têm sido as últimas épocas, taças da liga e afins, não.

Queremos é dizer mal de nós próprios e coisas do género.

Tassssseeeee.....

Pedro Davidson disse...

Mas que insistência sem nexo. Neste momento os jogadores respeitam as opções do Paulo Bento, se entrasse o Manuel Fernandes as vedetas até o comiam vivo.

O que é que o Manuel Fernandes ganhou para ser considerado uma hipótese para o Sporting???

Força Paulo Bento!

Força Sporting!
Sócio 7.217

Anónimo disse...

MAIS UMA VEZ REPITO PK PARECE Q SOFRE TD DO MESMO PROBLEMA:

CRITICAR A EQUIPA TECNICA É BRANQUEAR ANOS DE GESTÃO QUE, COM CHAMPIONS E VENDA DE PATRIMÓNIO, CONSEGUIRAM POR O CLUBE A PEDIR ESMOLA!!

ACORDEM PORRA...

ARRE...

RFM disse...

CRITICAR A EQUIPA TECNICA É BRANQUEAR ANOS DE GESTÃO QUE, COM CHAMPIONS E VENDA DE PATRIMÓNIO, CONSEGUIRAM POR O CLUBE A PEDIR ESMOLA!!
Foi tudo. Resta estádio novo iiiii..até ver com muitas dividas.
Nem pavilhão temos. Porra.Gatunos, Malfeitores.

Muito Bem.Essa a que é essa.
Isto não tem ponta por onde se pegue.O Treinador é sempre o ELO mais fraco, mas nenhum vai ou é capaz de fazer melhor.
Falta qualidade ao plantel em muitos sectores e é um mal de muitos anos.
Ah Grande JEB agora a que eu quero ver a quem és tu Servidor.

Anónimo disse...

CO ADRIENSEN!!

RFM disse...

No Record diz;
Roca quer sair por estar farto de ser suplente..ehehehheheh

Eu bem me parecia que as coisas iam começar a rolar por causa do M. Veloso.

RUA com ele. Malandros temos muitos.Adrien espera pela sua vez e é mais humilde

Cláudio disse...

Parece-me que todos já há muito perceberam o pleno sentido do termo desesperança. O Imperador Bento já à muito que se esgotou, interior e exteriormente. Tal fica a dever-se sobretudo ao facto de ter desempenhado múltiplos papéis que não lhe deviam caber. Não se trata tanto do aspecto táctico mas mais do comunicativo e anímico. Ao desgaste pessoal acresce, em claro prejuízo para o SCP desde o final da época passada, a descredibilização externa, o facto de que o seu discurso foi vulgarizado como "queixa" ou patetice interna. A resolução menos penosa e gravosa, sobretudo para PB que sempre defendeu o nosso Clube, é não esperar mais por momentos altos como o próximo jogo e tomar uma decisão peremptória sem dependência dos resultados e objectivos.

Pena o Manel chegar tão tarde e ainda no tempo futuro há muito aberto por este blog. Em grandes sarilhos já nos metemos desde o final da época passada, esperamos um bom dia.

Saudações leoninas.

Carlos Lima disse...

Como simples adepto do Sporting Clube de Portugal, concordo com o texto.

Que venha o Manuel Fernandes.

No entanto, como não gosto de ver um clube mais forte “sacar” jogadores, ou treinadores a clubes ditos mais fracos, como fez o Benfica, com o Jorge Jesus e com o César Peixoto… e o Porto com o Jesualdo Ferreira, penso que em nome das boas práticas e ética desportiva, o nosso clube, antes mesmo de convidar o Manuel Fernandes para treinar o Sporting, deveria conversar com a Direcção do União de Leiria e só depois de conhecer a opinião dos dirigentes do clube leiriense e no caso de ser afirmativa, devria contactar o treinador Manuel Fernandes.

O Sporting é um clube diferente e tem que demonstrar essa diferença, pela positiva, em todos as questões da vida do clube.

Ainda sob esta questão, gostaria de ter visto os elementos que foram entrevistados ontem após o jogo com o Sporting de Braga a darem os parabéns aos minhotos, que fizeram um excelente jogo, nada havendo a dizer quanto à justiça no resultado.

Outro assunto:

Constatei este fim-de-semana que afinal há critérios diferentes para ajuizar as bolas que batem nas mãos ou braços dos jogadores que defendem, quendo se encontram dentro da área. Se se trata de uma bola que desviada com o braço, de um jogador adversário do Sporting… segue jogo e nada é assinalado.

Se for uma bola rematada por um jogador do Porto e que embata na perna de um defesa e que depois resvale para o braço, assinala-se grande penalidade contra o adversário do Porto e mostra-se cartão amarelo ao jogador.

Não há dúvida que o Sr. Vitor Pereira não passa de um homem agarrado ao tacho, que pode ser muito bem falante, mas não consegue fazer valer o mesmo critério para casos iguais.

João Pedro B disse...

"O Sporting é um clube diferente e tem que demonstrar essa diferença, pela positiva, em todos as questões da vida do clube."

O SPORTING TEM É QUE GANHAR, PONTO !!

meirelesportuense disse...

hehehehehe
Força Paulo Bento, a concorrencia agradece a cada semana que passa.

Muitos devem pensar que isto é o campeonato ingles onde os treinadores ficam anos e anos mesmo sem ganharem nada...esquecem-se é que lá fazem-se jogos jogos brilhantes e mesmo que as equipas percam o espirito e garra de ganhar estão sempre presentes e o publico aplaude sempre.
Querem comparar o SCP? Não joga um chasso á pelo menos 3 anos...deviam ter mantido o peseiro...esse sim com um futebol maravilha. Não ganhou nada mas brilhou dentro das 4 linhas.

Leão da Beira disse...

Não vou fazer aqui campanha a favor ou contra o Manel Fernandes à frente do Sporting, mas revela uma grande falta de conhecimentos vir para aqui pôr em dúvida a capacidade de um treinador que na época passada chegou a Leiria com a liga a decorrer, a União em penúltimo lugar, um monte de jogadores que andavam para lá ao monte, um grupo desmotivado e muita confusão, arrumou a casa, fez o clube ver-se livre de um conjunto de jogadores que só serviam para complicar ainda mais as contas do clube, equilibrou o plantel ao mesmo tempo que DIMINUIU os custos económicos do mesmo e no final da liga estava em 2º lugar e subiu de divisão... Porra! Respeitem ao menos a evidência!!!

fabio disse...

MANUEL FERNANDES, PARA ONTEM!!

O 7 Maldito disse...

Manuel Fernandes? Nem a brincar...

Anónimo disse...

Só podes é estar a brincar, 7!

Anónimo disse...

Boa LdE, bem pensado. É de génio! Já agora contratem também para preparador físico o Moniz Pereira, outro grande sportinguista. Só é pena que o Jesus Correia já tenha falecido, pois seria uma boa opção para o lugar do Pedro Barbosa.

Anónimo disse...

Ainda exista quem defenda Paulo Bento? Fico espantado, existe alguém que goste de mediocres, merdosos e fracos. O 1º rato a fugir e correr quando é enfrentado, nisso Soares Franco dava-lhe 20-0.

Os jogadores vão-lhe fazendo a cama, principalmente os Brazucas, PB parece pouco preocupado, o "cabeça de giz" diz que vai tomar atitudes. O que? Nem ele sabe o que fazer, está refêm das suas palavras.

Acho que sim, 90% tem o clube que merece, cada vez menos exigente com os seus pergaminhos, pequeno como a tacanhez de alguns.
Ao nível de um Eduardo Barroso, ou Dias Ferreira, esse é o actual SCP acomodado, não quero, recuso-me aceitar.
4ª em Florença e Domingo em Coimbra estarei para lutar por um Sporting melhor.

Anónimo disse...

MANUEL FERNANDES É A OPÇÃO ÓBVIA NESTE MOMENTO! Há 1 ano atrás "limpou" o balneário do Leiria e arrancou para uma subida de divisão! É um treinador sem medo e...sportinguista de coração! Adeus Paulo Bento!

Anónimo disse...

deus queira que nao despeçam o paulo bento para ir buscar o manuel fernandes. o manuel fernandes nao tem capacidade nem expriencia como treinador para liderar o sporting. mais depressa iria buscar um treinador como o co adriaanse ou desse genero. estrangeiro e com disciplina e muita propensao atacante. e que mudasse a tactica para um 4x3x3.

mas mesmo assim defendo que a solucao nao e despedir o paulo bento, mas sim despedir os jogadores que sao um cancro na equipa como o rochemback e outros que ja nao servem como abel pedro silva ...

H2 disse...

há aqui anónimos que merecem uns socos na boca!

a maneira como citam os nomes de pessoas de inquestionável sportinguismo e que tanto deram ao clube (um deles já falecido) não é de quem joga com o baralho todo. são a escória, os sabujos do roquetismo.

bento? andor! barbosa e telles aka "o sombra", idem.

sangue novo precisa-se.

Anónimo disse...

este blog gosta mesmo de soluções exóticas!!!

FSS disse...

Caro Anónimo,ónimo disse...


"
O ano passado, com o campeonato equilibrado, houve braga-porto, porto-rio ave, porto-benfica, etc. De 4 ou 5 atrás como deveriam estar, passaram pra 4 a frente.

Passado 1 mes o porto ja era o maior e tal. Todos se tinham esquecido da palhaçada que foram estes e outros jogos. Jornalistas, jogadores (incluindo do sporting)...tudo!!
"

Deixe que lhe explique.

Apenas quando o campeonato está perdido é que começam a calcular os estragos que as arbitragens fizeram nos objectivos do Sporting.
Aí basta alguma falha da equipa - e em equipa roubada, as oportunidades escasseiam e os erros tornam-se dramáticos - para dizer que os árbitros não passam de uma desculpa.
Mesmo que não haja grandes erros da equipa, choca-me que haja gente à espera que na epoca seguite não haja apitos a fazer estragos.
Porra só não há se o FCP não precisar. Ou se houver uma revolução.
Se não for esse o caso, lá se repetem as trafulhices e repete-se o ciclo.

Andamos nesta merda pelo menos desde 1995.

Independentemente de às vezes metermos os pés pelas mãos a verdade é que perdemos oprotunidades imensas. E a lutar contra a corrente não conseguimos melhorar sustentadamente.

Mas a malta gosta mais de bater na equipa - que também merece -.

Pode dizer-nos porque se demite do Blog?

Saudações Leoninas
FSS

Davidinho disse...

O Manel é o homem ideal para por os meninos no lugar. Tem moral no Sporting. Nunca se esqueçam que tirou a braçadeira ao Barbosa porque para ele o capitão tinha que jogar a titular. Colocou o Beto a trinco. Ouviram algum deles reclamar ? Claro que não , quem reclama com o MANEL ????

Camilo disse...

Caro SPORTINGUISTA Nº 7217...
No sábado, ptrevi que hoje, 2ª feira, estaríamos em 10º/11º lugar.
Como o Belenenses ganhou, ficámos no 10º.
Se tivesse empatado, o 12º lugar seria nosso.
Estamos com 1 ponto.
O líder leva 6.
Os nossos "rivais" demarcam já as posições cimeiras.
Vamos a Coimbra.
Com o Paulo Bento -que o amigo tando defende- corremos o grande risco de ficar isolados em último.
Vai uma aposta?!
E, caso o seu "querido" PB lá continue,(mais a teimosia do idiota do JEB/Barbosa/Telles) temo que, esta época, à semelhança do anterior Belenenses, sejamos nós a ir p'ró... Caralhinho.
Com o futebol a sério, não se brinca!
SAUDAÇÕES LEONINAS!!!

PG disse...

Parece que a escolha do M Fernandes é unicamente por ser um grande sportinguista e ter sidom um grande jogador. Ele é treinador desde 88/89 e além de ser adjunto de Robson e Boloni, treinou apenas equipas de 2º plano, Setubal, Estrêla, Ovarense, Campomaiorense, Tirsense, St Clara, Penafiel, ASA e Leiria. Onde obteve melhores classificações foi na 2ªHonra. Acho que talvez fosse melhor o cargo de adjunto de um "Nome" (difícil devido aos custos) ou Director técnico.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...