sábado, 12 de setembro de 2009

Começou a limpeza no Sporting

Na véspera do "11 de Setembro" desta semana e na tomada de posse dos novos órgãos da associação de solidariedade social "Leões de Portugal", José Eduardo Bettencourt "começou", finalmente, a exercer o seu mandato como presidente do Sporting Clube de Portugal, com estrondo, três meses depois da sua eleição e tomada de posse, em que ganhou as eleições internas com 90 por cento dos votos, vendendo a alma a todos os interesses e tendências instaladas em Alvalade.
Ao contrário do que sugere Dias Ferreira - que, escandalosamente, continua a ser presidente da Assembleia Geral e a mandar "bitaites" na comunicação social como se fosse um líder de opinião, tomando partido e colocando sportinguistas contra sportinguistas, não aprendendo nada de política com a sua irmã Manuela Ferreira Leite, uma ilustre sportinguista - a preocupação de Bettencourt não são os "rapazes" da Associação de Adeptos Sportinguistas, que já pediram a cabeça de Paulo Bento. Basta estar atento às notícias. E a sucessão de novidades dá corpo ao discurso de ruptura encetado por Bettencourt. No mesmo dia, o Sporting comunicava à CMVM que o administrador Miguel Ribeiro Telles perdia a pasta do futebol em favor do presidente. É uma mudança histórica, sobretudo tendo em conta que Bettencourt terá colocado a continuidade de Miguel Ribeiro Telles como condição para se candidatar à presidência.
No dia seguinte, o guarda-redes Stojkovic, o reservista mais caro da história do Sporting ao auferir 50 mil euros mensais, que, por vontade de Pedro Barbosa, continuaria a treinar sozinho até Janeiro, foi reintegrado no plantel. Ou seja, numa semana, Bettencourt tomou conta do futebol (não seria admissível outra coisa sendo ele presidente a tempo inteiro). Resta saber o que pensa Miguel Ribeiro Telles, agora administrador da SAD não executivo (se continua ou vai embora). Mais abaixo na hierarquia, a reintegração de Stojkovic no plantel orientado por Paulo Bento significa, em primeiro lugar, uma desautorização clara de Pedro Barbosa. É possível que ele não entenda isso. Tudo somado, José Eduardo Bettencourt começou a limpar o Sporting. Resta saber se não está amarrado a muitos compromissos ou se ainda vai a tempo...

21 comentários:

Tite disse...

Caro LdE,

Tal como tu espero que Bettencourt ainda vá a tempo de salvar a época.
Por mim, dou-lhe o benefício da dúvida até ao Natal, agora que tem o pelouro do futebol em mãos.
Espero, no entanto, que consiga libertar-se de outras amarras...

Rugidos de esperança

Cantinho do Morais disse...

Para mim remete-se tudo ao Realismo. Face ao que o Sporting é hoje, com as parcas condições que tem (não discuto aqui quem levou o Sporting a este estado), não é legítimo exigir mais. Lutar sim, sempre! Mas com Realismo e não Utopia.

http://cantinhodomorais.blogspot.com/

Pedro Nogueira disse...

Estou completa e absolutamente de acordo com o post. É a leitura mais correcta da situação, apesar de rara. É que muitos parece que enfiaram a carapuça enquanto que com os alvos dos Orgãos Sociais já existem ecos de um mal estar geral. JEB deixou-os esticar a corda, mas nunca andou a dormir. Daí que eu ache anteontem foi um dia chave e decisivo do mandato de Bettencourt.

SL

Anónimo disse...

sta ignorancia a do sr leao da estrela....ja me ri bastante com o sei blog, obrigado! :)

15672 disse...

EU também. É, de facto, para rir.

Leao de Viseu disse...

Este saiu-me cá um leao da estrela!!! O nedved e o sony eriksson e que eram bons? Por onde eles andam? Se nem na 2ª liga inglesa consegue treinar, como podia treinar o Sporting!!!! Para ter uma treinadeira iamos buscar o Jorge gabriel sempre tinha amor ao clube!!!
FORÇA PAULO BENTO!!!!!!

degas disse...

As palavras eram para a tal Associação que com a obsessão pelo linchamento do treinador de futebol arrasta os sportinguistas para a divisão num momento em que deviamos estar unidos a puxar pela equipa que está a passar por um mau início de época.
(É a merda de meter lobbys dentro da Instituição, nomeadamente no Conselho Leonino)
Paulo Bento terá a principal responsabilidade nisso? talvez.

Mas, EU ACREDITO NO DISCERNIMENTO DO NOSSO PRESIDENTE PARA AFASTAR O TREINADOR QUANDO ELE ENTENDA QUE ESSA É A MELHOR SOLUÇÃO PARA RESOLVER O PROBLEMA.

SL

Anónimo disse...

Os destinatários dos recados só podem ser de três tipos:
1 - AAS
2 - Figuras menos subservientes, como o Dr. Rogério Alves
3 - Ribeiro Telles e Pedro Barbosa

Parece claro que todas estas figuras não gozam de grande popularidade "lá dentro"...

Ribeiro Telles e Pedro Barbosa são os bodes expiatórios se "a coisa" do futebol continuar a correr mal; e um deles será o primeiro a saltar (porque Paulo Bento é forever).

Se correr mal, um deles vai saltar. E cada um deles anda a ver se dá um empurrãozinho ao outro...

Blog Sporting disse...

A Associação de Adeptos Sportinguista não representa os adeptos do Sporting. Tanto ou quanto, o que tem representado é a sua ansia de protagonismo. As suas atitudes levam-me a acreditar que têm interesse para além da inocente representatividade dos adeptos. Eu quase aposto que daqui a quatro anos vão ter o seu candidato a presidente com um slogan do género: "O Candidato dos Adeptos".
Entretanto, ora pedem a demissão de Paulo bento, ora exigem a eliminação da Fiorentina, ora fazem agora birra e dizem que se remeterão ao silêncio. Ora mudam a postura outra vez...
Se calhar julgam-se o centro do mundo sportinguista. Temo que se decepcionem, não são. Nem estão a conseguir representar adeptos nenhuns, nem os sportinguistas estão particularmente a olhar para eles...
A mim é que não me representam de certeza. Nem como sócio, nem como adepto, nem como sportinguista, nem como coisa nenhuma.

SL

Pedro Nogueira

Renman disse...

LOL este post é brutal....Stoi não foi reintegrado, apenas foi metido a treinar com plantel para ver se mantém a forma....acham q MRT e Pedro Barbosa não autorizaram??

HMiguel disse...

Claro, oh mil quinhentos e não sei quantos, leão de Viseu e anónimo anterior, a conversa do presidente era para o Paulinho dos equipamentos, para os apanha-bolas do lado sul e para os adeptos da associação, todos eles ilustres directores cheios de poder dentro do clube...Está-se mesmo a ver, não está?...

Miguel Brito Gonçalves disse...

O Leão da Estrela continua baralhado e a tirar conclusões fantásticas.
Pelo menos deixou de censurar os comentários que não lhe agrada (a ver se este aparece...).

Quanto a essa auto-denominada AAS, em vez de Sportiguistas porque não se chamam outra coisa qualquer? Sei lá, tipo AACRA (Associação de Adeptos Com Retenção Anal)...
É que Sportinguista sou eu. Sou sócio, vou aos jogos, apoio a equipa e nunca me passou pela cabeça ir ao aeroporto assobiar a nossa equipa - sobretudo depois de uma boa actuação.

SL
Mig

João Pedro B disse...

MBG,

Como é obvio, os recados não eram dirigidos á AAS, o intuito de dar a entender que assim seria diz bem acerca da conduta e frontalidade de certas pessoas que vem "dar recados" através dos jornais.

Não sei que autoridade moral possui para questionar o "Sportinguismo" dos outros, poderia eventualmente questionar o "Sportinguismo" por exemplo de quem recebeu comissões pela venda de património do clube.

Não sei também que direito tem e com que lógica associa um grupo de pessoas á AAS no sentido de denegrir a imagem da entidade em causa.

A "boa actuação" que menciona, foi tão boa ou tão má que resultou na eliminação da competição com custos financeiros consideráveis, mas talvez estes pormenores lhe tenham passado ao lado.

Miguel Brito Gonçalves disse...

Ò João Pedro B,

Na ânsia de responder, nem deves ter lido bem o meu comentário. O que eu questiono é o nome desta dita associação de adeptos, porque como sportinguista não me sinto minimamente representado por eles.
Tal como não me revejo nos 4 adeptos que foram assobiar a equipa ao aeroporto depois do jogo com a Fiorentina. Epá, desculpa lá, mas acho que estou no meu direito. Ou tu achas que só os que estão contra esta Direção têm direito a questionar tudo e a achincalhar os outros?
Olha, não vale a pena dares-te ao trabalho de responder, porque a esta hora já vou entrar em estágio para ir ao estádio apoiar o nosso Sporting contra o Paços de Ferreira.

SL
Mig

João Pedro B disse...

MBG,

Na realidade não me parece que a AAS tenha particular interesse em o representar a si.

Eu li o seu comentário, no qual associa o "episódio" do Aeroporto á AAS. Por acaso leu o comunicado oficial da AAS, o simplesmente não lhe apeteceu?


Não sei se sabe também, que a AAS é uma associação livre, e como tal não é obrigada a ser submissa a certos interesses.

1) Os fundadores da AAS,bem como os seus socios ,são todos sócios do Sporting.

2) A AAS levou uma lista ao conselho leonino, e que os 50 nomes apresentados teem que ter 30 pessoas com mais de 20 anos de socio e 20 com mais de 5 anos de sócio.

Estranho é ouvir-se apelar á união e depois ver estas atitudes pouco coerentes.

Dár-me-ei certamente ao trabalho de lhe responder, se não se importar muito, mais que não seja para lhe esclarecer "promenores" que pelos vistos desconhece.

Anónimo disse...

O homem-invisível vai ficar ainda mais invisível. Mas vai ser ele a continuar a mandar ainda mais, na sombra. Se a coisa correr mal é o JEB que se lixa. O MRT é o "maior". 10 anos a mandar e os outros, DC, FSF, PB e JEB a darem a cara por ele!Notável. E não larga.
"Viva" a impunidade para MRT, o grande responsável pelo estado desportivo e financeiro do Sporting.

degas disse...

ó João Pedro B,

Tem lá paciência.

Se a AAS tem lugar no Conselho Leonino ESSE NÃO SERÁ O LOCAL IDEAL PARA DISCORDAR DA POLÍTICA DA DIRECCÇÃO DO CLUBE?

Eu não percebo como é que têm alimentado publicamente uma guerra contra um funcionário do Sporting (o treinador do clube).

Estão no Conselho Leonino para quê?
Quiseram ir para lá para quê, para despedir um funcionário?

(Insisto no que disse atrás:
É "a merda" de colocar lobbys no Conselho Leonino).

SL

Tite disse...

O que consigo ler, nas entrelinhas, depois de toda esta discussão, é que o problema do nosso clube é muito mais profundo do que o que se quer fazer crer.

Será que o principal mafioso é mesmo MRT ou ele, também, será um testa de ferro?

Nem quero acreditar que tudo isto se passa portas adentro do meu querido clube... mas que é preocupante, lá isso é!!!!

clone canibal disse...

o verdadeiro lobby, aka cancro, está no clube há anos e chama-se BANCA. esses é q estão a minar o clube, colocando homens de mão tipo franco e bettencourt na presidência, com ricciardis por trás.

mas o pessoal acha q tá bom assim e espetalhes com 90% dos votos para eles terminarem "a obra". os maus são os adeptos, a aas, o hugo chávez, o buraco do ozono, etc...

Anestesiado disse...

Tenho apenas 2 pontos a acrescentar:

1 - A questão levantada anteriormente não é sobre a legitimidade ou não da organização, mas sim da sua nomenclatura. Ao sentirem-se no direito de se auto-nomearem Associação de Adeptos Sportinguistas, fazem passar a ideia de que representam todos ou pelo menos a maioria dos adeptos do grande Sporting Clube de Portugal, o que não corresponde minimamente à verdade, tal como se viu nas últimas eleições.

2 - O stoi foi reintegrado devido às novas directrizes da Liga de Clubes, que obriga os clubes a integrarem nos seus plantéis e no normal decorrer dos seus trabalhos todos os atletas que não tenham conseguido colocação noutros clubes. Bem sei que nem todos o clubes o estão a fazer (taxi-clube, por exemplo...), mas nós, e bem na minha opinião, optámos por acatar essas instruções.

SL

Tite disse...

Tchiiiiiii!

E eu a julgar que tinha sido uma decisão ajuizada da Direcção para promover/valorizar o jogador no mercado...

Quanto mais sei mais gostava de permanecer na ignorância.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...