quarta-feira, 16 de setembro de 2009

A falência do Sporting

A SAD do Sporting fechou as contas do exercício 2008-2009 com um prejuízo de 13,1 milhões de euros. Isto no ano em que mais dinheiro captou da Liga dos Campeões… E, segundo relata a imprensa, ainda não estão contabilizados os prémios dos administradores. Sim, os prémios. Porque uma gestão assim é merecedora de um bom prémio. "A SAD ainda não atribuiu prémios da época 2008-2009 aos administradores, pelo que não constam das contas", informa o "Jornal de Notícias".
Deixando de lado os jargões de “economês” que tudo justificam, mas que só serve para anestesiar os papalvos, a verdade é que a SAD do Sporting, mesmo com o cinto apertado no que diz respeito ao reforço da equipa de futebol, regista o pior resultado financeiro desde 2002-2003. E ninguém se demite por incompetência e má gestão. A começar por quem justifica os maus resultados com a “inexistência de proveitos com vendas”, quando eles são os primeiros responsáveis por isso: tendo cada vez menos influência no mercado, não conseguindo vender activos excedentes, contribuindo, assim, para a sua desvalorização, ou delapidando os jogadores formados na Academia – muitos deles por terem esse grave defeito de serem extremos… -, pagando-lhes para que eles saiam do clube. O agora portista Varela, por exemplo, recebeu 11 mil euros para sair. Outros receberam muito mais.
No fundo, foi esta gestão, dita rigorosa, que mereceu 90 por cento dos votos nas últimas eleições para os órgãos directivos do Sporting Clube de Portugal. Por isso, temos a garantia de que o sinal das finanças leoninas se tornará cada vez mais vermelho à medida que o tempo avança… Até que um dia, dentro de pouco tempo, o sinal mudará de vermelho para preto... A não ser que José Eduardo Bettencourt consiga fazer algum milagre.
Como é possível que isto esteja a acontecer?... Como é possível que banqueiros tidos como insuspeitos, que entraram no Sporting e se fizeram conhecidos no Sporting porque se diziam sportinguistas, tenham deixado o clube chegar onde chegou?...

24 comentários:

Anónimo disse...

Recuso-me a alinhar pelo discurso politacamente correcto.
Nestes termos, e não obstante as contas estarem no vermelho, os administradores da SAD não poderão abdicar dos merecidos prémios a que têm direito:
Vide a emérita época desportiva 2008/2009 ( 2º lugar, supertaça nacional, finalista da taça da liga ), apesar dos condicionalismos conhecidos.
Amadeu LC

JMAST disse...

É o que dá apostar na imagem das pessoas e não no seu real valor.

LC disse...

Leão, és mesmo da Estrela ou é só uma alusão ao grande António Silva?

1º encher os próprios bolsos
2º encher os bolsos dos amigos
3º despojar o Sporting para encher os bolsos e os dos amigos
4º Que se foda ao Sporting

é isso que tem sido feito pela "geração Projecto Roquette"

degas disse...

Os dirigentes têm que apresentar respostas a estas perguntas.

Mas existe um lugar próprio para fazer estas perguntas: Nos Orgãos internos do clube.

JEB, apesar de não ser responsável pelo actual estado das finanças leoninas, tem de dar explicações sobre o passado e sobre este descalabro financeiro.

SL

Anónimo disse...

o que eu acho triste é que alguns de nós sportinguistas tenham tido prazer ao saber desta noticia. um deles voce LdE.

olho de peixe-espada disse...

Amadeu, só podes estar a brincar... Ou então deves favores a alguém lá dentro.

Dignidade e Firmeza? Yeah...right!...

aNNóNNimo disse...

"Sporting SAD agrava situação de falência técnica Negócios" - in OJE

Eu bem avisei o Zé Eduardo Betocurto, que aqueles pinchos - "e quem não salta é lampião" - fariam adornar o 'Titanic'...!

Petinga disse...

Estou só a contar até aparecer um comentário acusando o LdE de ser um mau adepto daqueles que só desestabilizam a equipa, o clube e mais nao sei o que. Daqui a 3... 2... 1...

RDS disse...

O problema do SPorting não está nos bancos, nem tão pouco nos dirigentes banqueiros - o problema chama-se futebol, porque é ele que tudo realiza, no que a proveitos diz respeito.

Ou se joga futebol vistoso, se ganham jogos, se disputa a Champions ou se vai longe na Taça Europa, ou então ninguém conhece (ou compra) os nossos jogadores.


Vejam os exemplos Cissokhos, e reflitam.

Caro JEB, por favor mude a mentalidade do clube, antes que os credores mudem o clube de vez!

SL

VaideMota disse...

O que eu sei é que goste-se ou não de Paulo Bento, se não fosse o Liedson já estava desempregado. Onde estaria o Barbosa ou o Telles isso ninguém sabe.

Henrique C disse...

Amigo LdE isto é chover no molhado, n vale a pena...

Só no dia em que as portas fecharem é que esta gente acorda para a realidade...

O Sporting definha todos os dias que passam e esta malta assobia para o lado...

...na próxima, em vez de 90% se calhar ainda ganham com 95!!

Balakov10 disse...

Só tenho pena que haja tanta gente a "ver a banda passar" e a estender a passadeira vermelha (sim, só pode ser dessa côr) para esta gente continuar a passear as suas plumas e lantejoulas e a deixar o clube à beira do "despejo"

http://balakov10.blogspot.com/ disse...

Só tenho pena que haja tanta gente a "ver a banda passar" e a estender a passadeira vermelha (sim, só pode ser dessa côr) para esta gente continuar a passear as suas plumas e lantejoulas e a deixar o clube à beira do "despejo"

boi da beira disse...

ó degas, então e os 60 milhões em que ele (JEB) agravou o passivo quando passou pela SAD??

ele é culpado como os outros, e por isso deve ser perseguido e julgado quando o pesadelo roqueteiro terminar!

sloct disse...

O que vale é que quem critica as contas sabe perfeitamente analisá-las. Quem as critica tem formação de base para saber o que está a criticar.
Eu sou economista, trabalho como consultor financeiro e fiscal de várias empresas, e sei que estou habilitado a poder criticar contas de empresas.
E critico, as explicações e os números explicam muito do que aconteceu, mas não explicam tudo, há alguma gestão descuidada, digamos assim, gestão essa que NÃO é da responsabilidade do actual presidente.
E quem estiver de boa fé sabe muito bem que isso é verdade, mas pelo que vejo o Leão da Estrela continua a sanha persecutória contra o JEB, a troco de quê é que não sei, nem quero saber.

Petinga disse...

Sloct,

Tentar ilibar JEB do estado actual do clube é a coisa mais surreal que consigo imaginar. Entao mas ele nao foi administrador da SAD durante nao sei quantos anos, gabando-se inclusivé de ter ganho o último título de campeao??

Agora, o que a mim me interessaria era a opiniao clara e fundamentada de alguém como tu, que sabe do que fala. Tocaste um bocadito no assunto, mas poderias elaborar? Isto é, do que leste quais sao os pontos que retiras em concreto?

Li algures noutro blog que a Rita Figueira ganha 165.620 Eur por ano, que a dividir por 14 meses, dá 11.830 Eur/mês. E ainda vao receber bónus?? Mas está tudo louco?

Gouveia disse...

Conclusões possíveis a retirar do post e da noticia do prejuízo de 13,1 milhões de euros em 2008-2009:

- 90% de sócios são analfabetos
- 90% de sócios são atrasados mentais
- 90% de sócios são SADo-masoquistas
- Existe um plano secreto por parte da corja roquettista para fazer do SCP um case-study mundial de "como levar um grande clube europeu à falência e lucrar com isso"!

Eu gosto muito de cinema mas este argumento ultrapassa qualquer ficção!

Temo que o "happy end" esteja próximo...

Como é que é aquela? Ah sim: Somos governados conforme merecemos!

Agora que custa mais àqueles que abriram os olhos a tempo, lá isso custa!

sloct disse...

Petinga,
se me deres o teu mail tenho todo o gosto em desenvolver esse assunto, agora aqui, na praça pública, não, para isso não contem comigo.

Sobre isso da Rita Figueira, não sei os valores que aufere, mas esse é um dos grandes problemas do Sporting, o valor (estupidamente) inflaccionado que todos os quadros intermédios ganham relativamente à mais valia que trazem ao clube.

Concordo plenamente que sejam remunerados, são profissionais tão dignos como um jogador de futebol ou uma empregada de limpeza, a questão aqui é o serem pagos (muito) acima dos valores que o mercado de trabalho paga para as suas funções.
Não cito nomes, é deselegante e corro o risco de meter todos na mesma panela, o que até nem é verdade, e disso tenho conhecimento pessoal.

Sobre o JEB apenas digo que concordo em absoluto que seja (muito bem) pago, mas diria o mesmo de qualquer outro que fosse presidente do Sporting em full-time.

A questão dos prémios de gestão é "pornográfica". Prémios de gestão, em empresas normais são atribuídos, por razões quase exclusivamente fiscais, quando existem resultados positivos. Com os resultados que foram apresentados, prémios de gestão é gozar com quem paga quotas.
Vou esperar, embora sem muitas esperanças, que o JEB altere esta situação.

No entanto reconheço uma capacidade de gestão muito grande a este presidente, muito grande mesmo, e não consigo compreender a ridícula perseguição de que é alvo, neste blogue e noutros.
Ou melhor, perceber até percebo, pelo menos da parte de alguns....

António Cabral disse...

Em Maio, quando o Sporting visitou a Académica, numa das últimas jornadas da liga 2008/2009, encontrei em Coimbra Fernando Mendes, líder da Juve leo, e reconhecendo-o, dirigi-me a ele e disse-lhe que o meu sonho era que o nosso Sporting fosse de facto uma grande equipa, comparada às maiores da Europa, e que ninguém, ninguém mesmo, colocasse em causa o bom nome, a história e o estauto do nosso clube, muito menos os Hipotecados de Carnide. E não é que neste momento, até esses têm motivos para "troçar" desta situação?!?
Ainda estou para ver uma "operação coração" qualquer, para salvar da miséria o clube que eu amo.
Entreguem o SPORTING aos verdadeiros leões de alma, não precisamos de Senhores de Cascais nem da elite bancária a destruirem o nosso sonho, a usarem a instituição para se auto-promoverem e passarem bons momentos nas zonas vips do estádio. Sintam o SPORTING... Se sentissem não teríamos chegado a isto... Querem copiar o Porto, mas jamais conseguirão, porque não temos pessoas desportivamente competentes, e quando assim é, quando num clube de futebol os dirigentes não percebem de futebol, é impossível criar uma equipa competitiva economica e desportivamente.

Saudações leoninas

pedro oliveira disse...

Mais uma vez volta a falar em Varela, um fantástico futebolista que o Sporting deixou partir... (estou a ser irónico).
O Dani, também, parecia fantástico, não parecia?
Rui Fonte será ou não fantástico?
Perguntei-lhe:
«Caro Leão da Estrela, como entendido na formação e nos jogadores que o Sporting deverá ou não utilizar no plantel principal, dos jogadores do actual plantel de juniores e dos jogadores do Real Massamá sob contrato com o Sporting qual/quais julga com qualidade para fazerem parte do plantel principal?»
... continuo a aguardar resposta.

Camilo disse...

«Somos governados conforme merecemos!...
registei, amigo Gouveia, mas, permita-me que rectifique:
Os "sportinguistas-cegos", esses sim, merecem!!!
SAUDAÇÕES LEONINAS!!!

Anónimo disse...

Já me cansei de pregar no deserto, mas não posso deixar passar em claro o comunicado que está no Site Oficial do Clube sobre o jogador Grimi. Está lá tudo sobre o que tem sido a gestão liderada por Miguel Ribeiro Teles. Pagamento de passe, prémio de assinatura, comissão de intermediação, etc, etc. Mas à CMVM só foi parar, como sempre uma parte da informação. O resto fica no segredo... dos vendilhões do templo. Dá-me vómitos só de pensar como os sportinguistas têm sido enganados por aquela gente. Mas o povo quer lá saber das contas!
Ribeiro Teles é o Maior!
MG

Petinga disse...

Sloct,

Com todo o gosto!

petinga.petinga(at)gmail(ponto)com

Saudacoes Leoninas

Nelson Vicente disse...

O Sr. Gouveia não é do Sporting! Muitos outros que aqui comentam também não o são... São uma cambada de infelizes e mal-dizentes!!!

O Bettencourt aumentou o passivo em 60 milhões quando estava na Sad? É capaz! Será que teve a ver com a construção do estádio? Importou-se de ser campeão com o JEB na Sad? Então e agora querem que o clube faça o mesmo, hipotecando o futuro a contratar jogadores de milhões que o Sporting não têm? Não lhe importa o próximo relatório de contas? Sejam coirentes e se querem falar mal, ao menos tentem dessimular o vosso falso Sportinguismo pois desta forma, ele torna-se por demais evidente!

Vocês, os mal dizentes, o verdadeiro Português pimba, são aqueles que têm o Mercedes parado à porta e comem bolachinhas e bebem àgua ao jantar!!! Tenham vergonha na vossa cara!!! Se são do Sporting, comportem-se como tal. Se são do Benfica, resumam-se ao vosso clube, deixem crescer a unha do mindinho, metam o fio de ouro de fora por cima do pelinho pubico estilo Rui Costa e larguem o Sporting de uma vez por todas que merda para limpar já lá temos muita!

Vocês, com estes discursos derrotistas, enojam-me!!!

Para que saibam, o meu avó, tornou-se sócio em 1912! O meu pai é sócio desde 1964! Eu sou sócio desde 1979. O meu filho é sócio desde 2007!
Ninguem, nenhum de vocês ama mais o Sporting que eu, por isso, dispenso respostas inócuas e coisas do genero. Sou do Sporting, vivo o Sporting, ajudo o Sporting. E vocês?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...