quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Aílton Ballesteros, 1949-2009

Lembro-me perfeitamente do brasileiro Aílton Ballesteros, antigo médio leonino, que faleceu segunda-feira em S. Paulo, aos 60 anos. Sobretudo agora, que os inúmeros espaços de memória existentes na Internet (tais como o blog Armazém Leonino) nos levam a recordar nomes inesquecíveis de um futebol remoto que, curiosamente, acabam por nos ser mais familiares do que inúmeros ídolos com pés de barro muito mais recentes.
Para mim, que na década de 1970 fazia a transição da infância para a adolescência, havia jogadores mais importantes no Sporting, a começar por Manuel Fernandes, Laranjeira, Marinho, Manoel, Keita, Jordão ou Fraguito. Mas o brasileiro Ailton, que jogara no FC Porto, teve a sua utilidade no lado esquerdo do meio-campo leonino. Conquistou uma Taça de Portugal ao serviço do Sporting, em finais da agitada década de 1970. Agitada no País, por causa da revolução de 25 de Abril de 1974, e, por consequência, no Sporting, liderado por João Rocha, o último grande presidente do clube.
A notícia da sua morte foi revelada pela edição online do semanário "Grande Porto", com base em informação prestada por um amigo da família do jogador. O médio esquerdino, nascido a 20 de Outubro de 1949, chegou ao futebol português em 1975 para vestir a camisola do FC Porto, onde permaneceu durante duas temporadas, transferindo-se depois para o Sporting, onde esteve até 1979. Nas Antas, Aílton conquistou a Taça de Portugal em 1977. Em Alvalade, fez 54 jogos, marcou 4 golos e ganhou a Taça de Portugal de 1978. Depois da curta estadia em Lisboa (1977-1979), Aílton voltou ao Norte para vestir as camisolas do Boavista e do Varzim. Merece um minuto de silêncio no Sporting-Benfica do próximo fim-de-semana. IMAGEM: Capa da revista "Golo" (uma das raras publicações desportivas a cores na década de 1970)

4 comentários:

rui disse...

Recordo-me bem do Ailton, jogador muito competente e competitivo. Descanse em paz (por cada leão que cair, outro se levantará)

Universo Leonino disse...

Caro LdE, um blog que eu já sigo há bastante tempo e que acho um dos mais interessantes na blogosfera leonina.
Venho aqui dizer-lhe que o seu blog foi linkado ao 'Universo Leonino' (http://universoleonino.blogspot.com)

SL!!

NUNO RAMOS disse...

Amigo LDE,
Espectacular texto, tempos que não vivi, e mal conhecia Ailton como jogador! Devido a este texto fiquei a conhecer a importancia deste jogador nos anos 70/80 no futebol português... ele aparece em todas as colecções que tenho, passou por vários clubes e logo aí percebe-se que não era mau jogador... Ele lá em cima agradece-lhe esta homenagem e paz à sua alma!

Anónimo disse...

Bem haja LdE por recordar aqui quem foi, também, leão. O Sporting não é só o presente e por isso há que ter memória para quem serviu a causa que nos tráz aqui. Já agora a memória leva-nos a recordar que Proença é benfiquista. É só ver a "estória" do reporterx24.blogspot.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...