domingo, 15 de novembro de 2009

O que Carvalhal significa

A contratação de Carlos Carvalhal (independentemente do valor técnico do treinador) e o interesse demonstrado no novel treinador André Villas-Boas (revelação na Académica ao fim de dois ou três jogos) significam que o Sporting Clube de Portugal não tem estratégia nenhuma no futebol português e continua a reboque dos interesses do FC Porto.
Toda a gente sabe que tanto André Villas-Boas como Carlos Carvalhal são extensões “de Pinto da Costa” ou “do FC Porto”, no sentido em que fizeram carreira sob o manto tutelar do presidente portista. Carlos Carvalhal até tem um livro em que Pinto da Costa escreve o prefácio… É com essa gente espalhada nos vários clubes do País que o FC Porto tem ganho títulos sobre títulos, nas últimas três décadas.
Neste desastrado processo de escolha do sucessor de Paulo Bento, José Eduardo Bettencourt perdeu a grande oportunidade de afirmação de uma nova liderança no Sporting. E desiludiu os sportinguistas.
Houve um tempo em que o futebol do Sporting, em momentos de crise e quando não encontrava uma solução técnica julgada da dimensão do clube, recorria aos homens da casa, aos treinadores sportinguistas. É curioso verificar que o Sporting contou com o precioso trabalho desses homens na maioria dos últimos cinco títulos nacionais (e títulos são campeonatos, para que não haja confusões): Mário Lino, em 1974, Fernando Mendes, em 1980, e Augusto Inácio, em 2000.
Neste sentido, seria razoável que, neste período de grave crise em Alvalade, Paulo Bento tivesse como sucessor um treinador como Manuel Fernandes, capaz de relançar a equipa e de fazer a reconciliação com a massa associativa, à boleia da grandeza simbólica do antigo número "9" de Alvalade no seio da nação sportinguista.
Eu sei que Manuel Fernandes não tem grande imprensa, nem deve ter grande nome junto dos empresários que enchem os bolsos de muitos comissionistas. Não tem, sobretudo, quem lhe desenhe uma carreira que o seu talento e a sua dimensão mereceriam. Infelizmente, estamos num tempo em que qualquer rapazinho que trabalhe com José Mourinho fica talhado para ser mais um “special one”. E, depois, há aqueles que têm os amigos nos lugares certos, à hora certa...
Falhado André Villas-Boas, Bettencourt ficou desesperado, pois até já tinha despedido os adjuntos de Paulo Bento e estava na iminência de ter de anular o despedimento por alguns dias... Só assim se entende que o Sporting, depois de uma semana a procurar ingloriamente uma "grande surpresa", tenha optado com rapidez por outra extensão de Pinto da Costa. No fundo, o presidente do Sporting escolheu para treinador o pé que estava mais à mão…
Agora, resta esperar para ver. E, como sportinguistas, apoiar. Prejudicado por ser segunda ou terceira escolha, Carvalhal, que tem saltitado muito nos clubes portugueses, não tem currículo (à excepção do trabalho feito no Leixões), nem dimensão, mas isso nem sempre é o mais importante. Para já, o treinador leonino conta com o apoio dos analistas do "sistema". Como quando abrimos um melão, o fruto até pode ser saboroso. O problema é que isso é raríssimo.
Neste momento de grande incerteza, inclino-me muito mais para acreditar na ironia do grande sportinguista Lauro António, quando ele diz que a contratação de Carlos Carvalhal, além de não ser surpreendente, torna a equipa do Sporting mais homogénea, sobretudo depois de Bettencourt ter contratado Caicedo e Angulo no Verão... FOTO: Ricardo Jorge Carvalho - Público Online

23 comentários:

Anónimo disse...

O anonimo dos quarenta
Quando começar o jogo com o benfica em alvalade podem começar por assobiar o treinador antes de começar o jogo, assim fica logo habituado ao clima, podem aproveitar para assobiar os jogadores quando no aquecimento falharem um passe, eles ficarão muito mais confiantes.
Quando o benfica macar o primeiro levem lenços brancos e mostren-nos logo.
Sejam tão impiedosos com eles como são com voçés próprios!

jose reyes disse...

Tu deves ter pesadelos com o Pinto da Costa enquanto dormes. Na tua "ideia" todas as pessoas que algum dia contactaram com o FC Porto ou Pinto da Costa são imediatamente classificados como pestes a reboque do FC Porto. A tua inveja é tão grande que achas que a elas se devem os muitos títulos (os europeus e mundiais também?) conquistados nestes últimos 30 anos. E és tão pequenino que nem sequer sabes apoiar a tua equipa.

jose reyes disse...

Tu não te enxergas? Usas dois posts para assassinar a escolha de Carvalhal e ainda tens a lata de dizer
--
"Agora, resta esperar para ver. E, como sportinguistas, apoiar."
--
É assim que tu apoias?

Está bom de ver quem é um dos cretinos referidos pelo Bettencourt.

Sporting até morrer disse...

O que vale Carvalhal?

Para mim foi um treinador que fiquei a admirar nas suas passagens pelo Leixões e Setúbal.

No Leixões, se bem se lembram, agarrou numa equipa da 2ª B, e pela primeira vez colocou uma equipa dessa divisão na final da Taça de Portugal, contra o Sporting precisamente.
Jogavam um futebol espectacular e por pouco não levaram o troféu para casa.

Em Setúbal, mais uma vez pegou numa equipa de baixo valor e incutiu-lhes tal espírito que ganharam a Taça da Liga contra o Sporting e ainda nos derrotaram mais 2 vezes nessa época (a tal em que ficámos no 2º lugar a 20 pontos do Porto). Conseguiu andar nos lugares cimeiros do campeonato muito tempo e apurou a equipa para a Uefa.

Depois disso, vieram demasiados erros na escolha do seu futuro (Asteras da Grécia, Belenenses, Beira-Mar...).

Espero que seja o Carvalhal do Leixões e do Setúbal o que vai entrar esta segunda-feira em Alvalade, e que tenha muito sucesso.

Por mim, é o meu treinador e tem todo o meu apoio, independentemente de quem o escolheu!

SL

Anónimo disse...

Eu podia fazer o mesmo que tu e muitos, achincalhar mas não vou por ai. Ainda nem fez um treino e já achincalham o homem. Se gosto da opção ou não isso não vem ao caso, passou a ser treinador do Sporting passou a ser o meu treinador. Posso o criticar daqui a algum tempo agora é estar lesar o Sporting + uma x. Isso vocês são bons. Em vez de nos unirmos todos andamos em guerras dentro do próprio clube. Falas no MF que era uma optima escolha. vai perguntar ao clube onde está quando custa o libertar. Será 300Mil Euros ? Ou será 1M + uma paletes de jogadores ? Podias criticar a Académica que serviu + uma x o sistema, mas não, vens cascar no Sporting. Com adeptos destes quem precisa de inimigos.
[[[]]]
Rui Pedro

Camilo disse...

Amigo Leão da Estrela...
Esqueceu-se de JUCA...
CAMPEÃO EM 1962!!!
SAUDAÇÕES LEONINAS

PS
Também eu choro pelo querido Manel Fernandes!!!
Estes parasitas vão acabar com o nosso SPORTING.
Mas, nós vamos acabar com eles antes disso!!!

NUNO RAMOS disse...

Parabéns por estares de volta Leão da Estrela, mesmo sabendo que não convergimos em grande medida é um privilégio aqui comentar. Só hoje reparei que tinhas voltado às lides, força caro amigo.

Alex Silva disse...

O Sporting está há muitos anos nas mãos de incompetentes e corre risco de vida!
Faltam no clube pessoas que gostem do desporto em geral e que conheçam o futebol.
O actual presidente tem sido uma vergonha e não estou de acordo com a escolha do novo treinador.
Houve uma fase em que andei triste com o Liedson devido à sua constante pressão para renovar e não me esqueço das suas manias, nas chegadas tardias do Brasil, hoje estou rendido ao seu futebol.
Espero que J.E.B. me surpreenda e tenha estrutura para colocar a instituição que dirige na rota do sucesso, embora eu não acredite, por tudo o que não fez até agora!
O nosso plantel não tem jogadores de jeito, o guarda redes é muito verde, a defesa é uma porcaria de uma ponta à outra, o meio campo está de rastos e carente de força quanto ao ataque mais vale gastar muito dinheiro de uma só vez num companheiro para o Liedson, do que gastar muito mais em amostras de goleadores!
Fico contente com o seu regresso à escrita caro Leão, todos somos poucos para ajudar o Sporting!

Acho que este técnico não tem estofo para comandar a nossa equipa, mas pelo menos, tenho a certeza que é do Sporting desde pequenino o que já não é mau de todo!

Vamos aguardar...

Gnitrops disse...

Pessoalmente, penso que é a solução possível. Certamente não era este o treinador que os sportinguistas queriam. Mas se é Carvalhal o treinador do Sporting, temos todos que o apoiar.

P.S. O Carcalhal, no seu curriculum, também conta com uma Taça da Liga ao serviço do Vitória de Setúbal, frente ao Sporting...

Anónimo disse...

Sr. Dono do Blogue

Dado ter moderação de comentários, porque não impede que os anónimos botem palavra no blogue?

É que por detrás de anónimo existe sempre uma mão cobarde.

Camilo disse...

Então... porque "assina" anónimo?!!!

RFM disse...

BOM DIA
Noite Verde da Batalha decorre no próximo dia 20 de Novembro


Estão quase esgotados os bilhetes para mais uma edição da Noite Verde da Batalha, que decorrerá no próximo dia 20 de Novembro, na Aldeia de Santo Antão. Refira-se que os galardoados da 29ª edição dos prémios “Rugido de Leão” serão: Rui Patrício, Daniel Carriço, Edivaldo Monteiro, Deo, Miguel Almeida, Maria Antónia Vasconcelos, Mário da Cunha Rosa, Júlio Isidro, Eugénia Martins e José Barros. Dos 1200 lugares disponíveis faltam apenas vender 20 bilhetes.

Em Leiria respira-se ainda SPORTING C.PORTUGAL.
PARABENS.

Lisboa destroi o Sporting C.de PORTUGAL com os Viscondes e Betinhos

Pedro Nogueira disse...

Agora resta-nos apoiar.Apoiar incondicionalmente, é o que qualquer sportinguista que se preze e seja responsável deve fazer.
De qualquer forma, é preciso não esquecer que Bettencourt tomou aqui uma decisão muito arriscada e temerária. Se as coisas correrem bem, deve dar-se lhe todo o mérito. Mas sem querer agoirar, se as coisas correrem mal a JEB, a responsabilidade maior será dele e só dele.O bode espiatório não será Carvalhal, que certamente dará o seu melhor com todo o profissionalismo. A razão é simples: o Sporting não é laboratório de experiências de treinadores.
Agora é tempo de apoiar Carlos Carvalhal, desde agora o treinador de todos os sportinguistas. Repito, incondicionalmente. O sucesso dele será também o sucesso do Sporting.

SL

hjssp disse...

Em 7 de Novembro "também simpatizo muito com a hipótese de (...) André Vilas-Boas rumar a Alvalade (...). O estilo do mestre não lhe falta." in LdE. Nove dias depois: "Infelizmente, estamos num tempo em que qualquer rapazinho que trabalhe com José Mourinho fica talhado para ser mais um «special one»". In o mesmo LdE. A realidade cada vez anda mais dinâmica...

Quanto ao Manuel Fernandes, se bem me lembro, ele já uma vez pegou no Sporting a meio duma época (00/01, se não me engano) e foi o que se viu. Era tb um futebol paupérrimo, com derrotas em casa frente a Paços e 15 pontos de distancia do primeiro. E não me parece que o currículo do Manuel seja muito mais extenso que o do Carvalhal, se tivermos em conta que um é treinador há 20 anos e outro há 10.

Para terminar, não sei o que é pior: o estigma de ser segunda ou terceira ou quarta escolha, se estar já a ser criticado quando o contrato ainda cheira a tinta.

Saúdo o seu regresso, mas lamento que continue a não ver além do seu umbigo e a criticar as pessoas (sem lhes dar o benefício da dúvida) simplesmente porque ninguém lhe faz a vontade de pôr o Manuel Fernandes no Sporting.

Sporting de Aveiro disse...

Boas, ao pesquisar a blogosfera da concorrencia encontrei este video no principal blog lampião http://www.youtube.com/watch?v=g-aEqZmgiig&feature=player_embedded

É uma vergonha de todo o tamanho, se ainda pensam bem do nosso presidente deem uma vista de olhos....e não riam, sintam mas é vergonha.
Leiam os comentários ao vídeo...não há dúvida que o JEB é um infiltrado.

O Rei Leão disse...

Não sendo uma figura da minha simpatia, não me resta outra solução que não seja apoiar o novo treinador do meu clube.

RFM,

Na minha qualidade de lisboeta, e Sportinguista, atrevo-me a perguntar-lhe se gostaria que alguém se referisse à Noite Verde da Batalha como uma festa organizada pelos labregos e saloios duma aldeia algures em Portugal?

Pedro V. Fernandes disse...

O problema do Leão neste momento vai muito além dum mero treinador da equipa de futebol sénior. Um presidente ou direcção à altura, precisa-se muito mais.

Para contratar um individuo que tem sido despedido de vários clubes menores no passado recente... Mais valia o Paulo Bento.

José Braga disse...

Porque é que não deixam o FCP e Pinto da Costa em Paz. Já chega de desculpas esfarrapadas e assobiar para o lado. assumam-se de uma vez por todas.Já chega de serem os Calimeros. E quando falam no Manuel Fernandes só dá vontade de rir. Ele já nao esteve a treinar o sporting? E Então?

Saudações PORTISTAS

José Braga

JC disse...

"Houve um tempo em que o futebol do Sporting, em momentos de crise e quando não encontrava uma solução técnica julgada da dimensão do clube, recorria aos homens da casa, aos treinadores sportinguistas"

Não foi exactamente isso que o SCP fez quando colocou Paulo Bento a treinar a equipa principal, substituindo Peseiro?

Almeida disse...

Devem apoiar o clube nos momentos mais difíceis, Tanto o nosso presidente que foi nomeado LEGITIMAMENTE para isso e como tal tem que ter a nossa aceitação por mais que não gostemos do seu feitio ou dos seus actos. O nosso clube é o Sporting e ele é o nosso presidente. Deixem o homem trabalhar no final da época ajustam se as contas.
E dêem o beneficio da duvida ao carvalhal se fizer omeletes sem ovos vão se calar todos!
ABAIXO A TODOS OS SPORTINGUISTAS que não apoiam a equipa! Voces sao piores que os abutres!

RFM disse...

Rei Leão
Noite Verdes na BATALHA.
Agora é coisas feitas pelos labregos e saloios da provincia, éh?!
Por eles (Saloios) o SPORTING era de PORTUGAL e de todo o Mundo Lusófono.
Mas como quem decide é os Lisboetas, porque os outros estão longe dos poderes de decisão. O Voto por PC não convém muito para os Viscondes e velhos do Restelo.
O resultados estão bem na cara de todo o Mundo.
Ainda vamos ter como no Estado Novo, votos por convites por causa dos Terroristas.
Guantanamo agora vai ser em Alcochete, penso eu...
Fossem todos como eu que o JEB tinha contas para ajustar mas a sério.
Cambada de Mafiosos e ainda os parvalhões verem que esta dinastia está a destruir o SPORTING lhe dão 90% de crédito para a continuidade.

O Rei Leão disse...

RFM,

Como se verifica pelo seu último comentário, acusou o toque; e não gostou que alguém pudesse vir a proferir, a coberto da liberdade de expressão, os insultos às gentes da Aldeia de Santo Antão.

Portanto, seja crítico nos seus comentários, mas não insulte os que têm opinião diferente da sua.
Mais, sugiro que refreie o seu ímpeto e ódio, pois assim talvez consiga alinhavar melhor as suas ideias. De certeza que o Sporting precisa do seu contributo. mas certamente não com essa diarreia verbal.
Viscondes, velhos do Restelo, Estado Novo, mafiosos.
E foi JEB criticado (por mim também) por chamar terrorista a alguém...

RFM disse...

REi Leão

Lições de Sportinguismo Ninguém as dá aos Leirienses. Saiba que é o Núcleo de Leiria - Bernardo Dinis e outros mais os grandes impulsionadores do evento na Aldeia de Santo Antão perto da Batalha. É uma Festa do SPORTING C.P. abertar a todos do País.
Quanto a acusações verbais faço-as aqui ou noutro lugar da mesma forma que sou capaz de o fazer no cara-a-cara.Se não gosta de ouvir verdades porque se recente das mesma é porque é cumplice em alguma coisa. Filho de mulher séria não tem ouvidos.
Pegue que esta é de mais um saloio Sportinguista mas que paga as cotas na 1° semana de cada ano corrente sem pedir dividendos ao SCP.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...