quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Luís Duque e a incompetência

"[O principal problema do Sporting] é a incompetência. E nada leva a crer que a incompetência tenha mudado [nos últimos tempos]."

“Não posso exigir o mesmo a um presidente não profissional que exijo a um presidente profissional.”

“[Não sei] se o Sporting não estará no final da época muito pior do que está agora.”.

"[Receio que o Sporting chegue ao final da época] sem grandes alterações no plano desportivo e mais debilitado no plano financeiro.”

“O mercado de Janeiro é um mercado para retocar o plantel e colmatar uma lesão inesperada, mas para fazer uma revolução, e tendo em conta que quem dirige o clube já o dirigia em Outubro, só pode significar a falência daquilo que foi feito no início da época.”

"[Os investimentos que fiz no futebol, quando era presidente da Sporting SAD], eram necessários [e tiveram como retorno] a conquista do título e a criação das condições para se ganhar um segundo título.”

"[O meu] despesismo deu um título ao Sporting. O futebol não é uma ciência exacta, mas o objetivo essencial, que era a conquista do título, esse, foi conseguido.”

Luís Duque, presidente da Sporting SAD na conquista do título nacional em 1999-2000, Antena 1, 30-12-2009 :: FOTO: "Record"

24 comentários:

panzer disse...

E agora? não foi o LdE q disse, foi o campeão Luís Duque!

LOL

Abraço. Força LdE! Sempre com a qualidade de sempre.

hjssp disse...

Por favor, corrijam-me se tiver enganado, mas quando o Luís Duque (que para mim deixou muitas saudades) entrou no Sporting e se sagrou campeão em 2000, não comprou 4 jogadores em Janeiro desse ano, a saber: Mpenza, André Cruz, Prates e Di Franceschi?

Gouveia disse...

FINALMENTE APARECE UM “NOTÁVEL” DO SPORTING QUE FAZ JUS AO NOME E DIZ ALGO DE TÃO SIMPLES E LÓGICO!

O PROBLEMA IMEDIATO DO SPORTING É UM PROBLEMA DE COMPETÊNCIA (OU FALTA DELA) DE QUEM EXERCE CARGOS EXECUTIVOS NO CLUBE, EM ESPECIAL AQUELES LIGADOS AO FUTEBOL. LUIS DUQUE – GOSTE-SE OU NÃO DA FIGURA – FOI ALGUÉM COMPETENTE NAS FUNÇÕES QUE EXERCEU.

OS OUTROS GRAVES PROBLEMAS QUE AFECTAM PRINCIPALMENTE AS FINANÇAS DO SPORTING, ESSES, DEVEM-SE A RAZÕES QUE SE PRENDEM COM FALTA DE ÉTICA, DESONESTIDADE, PRINCÍPIOS E VALORES. O MODELO ADOPTADO POR ROQUETTE FAZIA SENTIDO NA TEORIA MAS A PRÁTICA MOSTROU-NOS A SUA VERDADEIRA FACE E A ÍNDOLE DOS OUTROS ROQUETTISTAS. TRANSFORMARAM UMA INSTITUIÇÃO DESPORTIVA NUM ENORME NEGÓCIO QUE REPARTIRAM POR UM GRUPO RESTRITO, QUE 14 ANOS DEPOIS, AINDA POR LÁ SE MANTÉM.

PARABÉNS LUIS DUQUE!

Cantinho do Morais disse...

hjssp,

O italiano Di Franceschi foi contratado no inicio dessa época, pelo, ainda, treinador Materazzi. Foi "reforço" de Inverno só porque começou a jogar já com Inácio no banco.

Luís Duque foi muito importante na conquista de 2 títulos de campeão. A sua passagem foi determinante e só uma má ligação com Dias da Cunha faz com que abandone o Sporting. A sua presença em Alvalade foi importante em contratações, mas também na forma como se mexia nos "bastidores" do futebol português (tinha sido Presidente da Associação de Futebol de Lisboa e conhecia muitos árbitros e afins).

Mas a incompetência que fala (e tem razão em grande parte das suas declarações) também tem que lhe ser imputada. Porque quem contrata Kirovski, Dimas, Horvath, Mahon, Hugo, Bruno Caires, Spehar e não contrata Di Franceschi a definitivo e vende Vidigal ao preço da "uva mijona", também pode ser conoctado como incompetente. Ou então foi para pôr algum ao bolso...

celular net disse...

Adorei o conteúdo do seu site. Aproveite e visite o meu site http://www.celularespiao.net Conheça este incrível celular batizado de Telefone Espião. A única maneira de você fazer uma escuta de celular. Funciona de modo discreto e grava todas as chamadas recebidas e efetuadas do celular alvo. Lista todas as chamadas com numero, dia, duração da ligação, e hora. Vendemos o celular em duas versões para sua escolha.

Gonçalo Sousa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gonçalo Sousa disse...

Este Duque tal como o Dias Ferreira ("não contrataria o del Horno") representam o pior que há no sporting......a vaidade de aparecer e dizer o que lhes apetece. Para quando um Sporting a uma só voz?
Passamos a vida nisto...os notáveis, os pseudo notáveis, os ex isto e os ex aquilo a mandarem bocas! Neste momento (mesmo sendo crítico de JEB e da herança roquetista) há que apoiar! O sporting está a fazer um esforço para melhorar na 2ª volta e não se ganha nada, neste momento, em criticar!

vaso disse...

Pois. Não se ganha nada, mas as verdades são para serem ditas. A quem se deve este planeamento de merda desta época, sem reforços de jeito para atacar a Champions e com 4 jogos de preparação? A quem se deve o 5º lugar e andarmos a lutar pelo acesso à UEFA? AOS INCOMPETENTES ROQUETEIROS!

Apoiar apoio sempre. A equipa, não a corja com contratações de 6,5K de gajos que aquecem o banco.

hjssp disse...

Cantinho do Morais, obrigado pela correcção. O Luís Duque foi de facto muito importante na construção da equipa campeã em 2000, mas também foi muito importante na sua destruição com a venda do seu meio-campo duma assentada só (Duscher e Vidigal). De qualquer modo dizer "o que falta é competência" é daquelas coisas que fica muito bem dizer mas cujo conteúdo bem espremidinho, bem espremidinho, é igual a... zero. É como dizer que para ter lucro ao fim do ano é só ter mais receitas que despesas. Não adianta, nem atrasa; não aquece, nem arrefece, mas sempre serve para fazer notícia num jornal e motivar um post num blog.

Pelo que fez no Sporting, o Luís Duque tem toda a minha admiração, mas não consigo deixar de pensar na forma como ele critica o recurso ao mercado de Janeiro por esta direcção, quando ele fez exactamente o mesmo há 10 anos atrás. Também deve ser adepto da teoria do dinamismo da realidade (era assim, LdE?).

degas disse...

cantinho do morais e hjssp,

Isto é que é um comentário sério a uma série de banalidades ditas por alguém que passou pelo clube e apesar de ter sido campeão também fez asneiras.
(já agora, importante seria o Dr. Duque identificar situações de imcompetência e de que forma é que as teria resolvido....isto é que interessava para todos aprendermos alguma coisa!)

SÓ NÃO ERRA QUEM NÃO FAZ NADA.

Anónimo disse...

Por muita razão que tenha Luis Duque, devia estar calado.

Ele e todos os outros, SEJAM QUEM FOR.

Fala-se demais deste clube e sobre este clube na praça pública. E a comunicação social aproveita-se disso.

QUEM PERDE É SEMPRE O SPORTING. Isto (e até tem razão) não traz nenhuma mais valia.

Edu Mart

Anónimo disse...

Duque tem alguma razão, mas ele sabe bem o que custou o título, e sabe quanto pagou a quem o ajudou, no caso Josá Veiga.Mas ganhou. Agora, o grupo liderado por Ribeiro Teles, com Carlos Freitas para os contactos com empresários e Rita Figueira para redigir os contratos que beneficiavam todos menos o Sporting, levaram o clube para um buraco sem fundo com Bettencourt a usar os métodos que melhor servem os interesses de quem recebe as respectivas comissões, uns declaradamente outros de forma encapotada. A soma de tudo isto dá: um passivo cada vez maior, agentes e outros de bolsos cheios, resultados desportivos nada condizentes com as expectativas dos adeptos e o estatuto do Sporting. Duque gastou, mas ganhou. Os outros gastam, gastam e dão a ganhar muito dinheiro que não é deles, mantendo o Sporting na esfera dos que dominam o negócio futebol. E quem são esses? Se não sabem, então escusam de falar ou comentar estas questões que são, no fundo, a razão que arrasta o Sporting para uma gestão incompetente e danosa dos seus interesses. Bettencourt arrisca-se a ser corrido a pontapé porque não soube aproveitar a confiança que os sócios nele depositaram.

PG disse...

COMPETÊNCIA ? Era bom que explicasse a "verdade" sobre os valores exorbitantes da contratação de Tello. Não terão alguma coisa a ver com a indemnização ao Mourinho ?

corja disse...

@último anónimo

Tá calado, pá, tá calado!

Camilo disse...

Ao "Cantinho do Morais"...
Sim, é verdade...
Com toda a razão que o Luis Duque tenha.... E ATÉ TEM....
Luís Duque também fez "compras" verdadeiramente escandalosas.

Anónimo disse...

este duque não tem incompetentes para criticar por onde se tem passeado ultimamente?



40PostasPescada

Camilo disse...

Mas, ATENÇÃO, Amigos:
FOI LUÍS DUQUE QUEM CONTRATOU O MOURINHO PARA O SPORTING!!!
E que os sportinguistas (!) não quiseram...!
... e que o mesmo Luís Duque foi buscar o MANUEL FERNANDES.

Gomez disse...

- Podemos concordar em parte com L Duque, mas esse Sr. em todos os negócios em que entrou saíu como entrou, com os bolsos vazios, excepto no negócio do Rodrigo Tello!!!

Anónimo disse...

Ele ainda tem que explicar em como o sporting pagou 7,5 milhoes € pelo tello e ao clube de origem nem metade lá chegou!!!

Juba disse...

Diz o Gomez, que o L. Duque, saiui como entrou no Sporting excepto no negócio do R. Tello.
Dito assim, quer dizer que o L. Duque, meteu dinheiro no bolso.
Se este blogue é de Sportinguistas para Sportinguistas, uns mais devidamente informados que outros, não seria bom que se esclarecesse definitivamente este negócio e com quanto é que o Sr. Duque de amanhou?
Um abraço e Bom Ano para todos

Anónimo disse...

Luís Duque critica direcção do Sporting de incompetência.

Vejamos quem é o Duque.

Comprou o Tello o 6 Milhões de Euros e deixou sair na altura o De Francechi (grande jogador) que jogava na mesmo posição e custava 2 Milhões, com a anuência do Sr. Augusto Inácio. Talhe de foice, trouxe ainda uma vedeta que dava pelo nome de Cáceres e Bruno Caires que ganhou uma fortuna.

Grande negócio do Sr. Duque e muchacos! Ainda hoje por explicar como entraram somente 3 Milhões de Euros nas contas do clube que vendeu Rodrigo Tello, e saíram 6 Milhões de Euros dos cofres de Alvalade.
Acho que é de grande lata, depois desta negociata à portuguesa este Sr. Duque vir falar em competência. Qualquer Sportinguista se lembra deste negócio.


Mais escandaloso ainda, vir criticar o momento das contratações do Sporting, quando na altura em que reinava (Duque), contratou André Cruz, MPenza e César Prates neste mesmo mês de Dezembro.

Para fechar em beleza a falta de vergonha na cara, vem criticar o despedimento de Paulo Bento, quando fez o mesmo ao despedir Matterazzi no inicio do campeonato para entrar Augusto Inácio que acabou por ser campeão.

Sr. Duque veja a tristeza, mesmo tendo sido campeão, não há um Sportinguista que o queira perto de Alvalade. Vá-se lá saber porquê?

Haja paciência!
Arranje uma vida Sr Duque!

http://sportingclubemundial.blogspot.com/

Anónimo disse...

Jornal a Bola a vergonha nacional
http://sportingclubemundial.blogspot.com/

Filipe Fernandes disse...

Aqui está um exemplo do grande problema do Sporting, mais um notável que só fala para obter protagonismo.

Somos Diferentes disse...

Depois de tanto tempo sem ver futebol devido à pausa natalícia, naturalmente é com alguma ansiedade que se espera o momento em que a bola começa a rolar.

Apesar do pouco interesse que a Taça da Liga desperta, sentei-me para ver o titular do troféu (o ano passado foi atribuído por oferta) enfrentar o Nacional da Madeira.

Ainda me acomodava no sofá quando me fere os olhos uma berrante camisola amarela. O incompetente, arrogante e convencido Olegário apertava a mão aos capitães, sempre com aquele sorriso ordinário como só ele sabe fazer.

O jogo iniciou-se tranquilo próprio de uma competição desinteressante. Os jogadores não criavam problemas e os minutos iam passando.
Os comentadores como é hábito roçavam o triste. O infeliz Miguel Prates, que tacho meus senhores, acompanhado à viola por Carlos Manuel, sem comentários, iam dizendo que a relva era verde e que o Benfica vestia de vermelho. As trivialidades do costume.

Até que, o normal acontece num jogo de futebol em Portugal e em que o Benfica participa. Depois do golo da vitória encarnada frente ao Futebol Clube do Porto ter sido precedido de um fora de jogo de um metro não assinalado, hoje o Nacional marcou um tento legal e o bandeirinha como sua obrigação, invalida ?! Este ano o Sport Lisboa e Benfica continua a jogar com regras próprias?

Tudo passou sem grande alarde para os comentadores como habitualmente quando o visado é o clube da luz. Quando é o Sporting é sublinhado até à exaustão o benefício do clube leonino, como no caso do golo anulado ao Leiria em Alvalade, que de 30 em 30 segundos era referido o erro, esquecendo-se obviamente a penalidade não assinalada sobre Matias.

A tranquilidade apoderava-se de mim, estava tudo na mesma. Sport Lisboa e Benfica no Andor.
O sono que teimava em fechar-me os olhos só era interrompido quando os encarnados passavam do meio campo. Aí Miguel Prates arrepiava-se e a emoção tomava conta dele, fazendo-se sentir na voz que subia de tom. Coitado do Nacional que só tinha direito, a um seco, perigoso, quando a bola rasava a barra da baliza de Quim.

Para meu espanto, Olegário passava meio despercebido, o que não é habitual, quando abriu o livro em grande.
Luisão pontapeia um atleta do Nacional. Olegário com aquele ar macho e autoritário, puxa do cartão e mostra exuberantemente um valente amarelo. Miguel Prates diz que Luisão tem de ter cuidado?! A jogada continua, Javi Garcia puxa e dá uma cachaçada no jogador do Nacional que responde. Comentário, Luisão e o atleta do Nacional deviam ter sido expulsos. Ora se Olegário expulsasse logo o Luisão tudo tinha acabado ali. É natural que Olegário não tenha visto a agressão do Luisão, tal como não viu um penalty escandaloso em Alvalade a favor do Sporting frente ao Braga quando o resultado estava 0-0. Sintomático!

Pensei, tudo na mesma, e rapidamente fui dormir pois achei ser mais proveitoso à espera do jogo do meu Sporting.
Entretanto enquanto dormia fui acordado pelo telemóvel. Era o meu pai que dizia. Olha o David Luiz fez mais um penalty que não foi marcado”. Nada de novo. Voltei a dormir.

Ps – O Sport Lisboa e Benfica ganhou o jogo num lance em que Olegário não assinala canto a favor do nacional e onde o lançamento do David Luiz (que pode tudo) é mal efectuado. Olegário… afinal esteve como sempre!

http://sportingclubemundial.blogspot.com/

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...