sábado, 9 de janeiro de 2010

Uma vitória em Alvalade, mais de 3 meses depois

SPORTING-LEIXÕES, 1-0 (Golo de Tonel, 84'). I Liga Portuguesa, 15ª jornada. O Sporting confirmou os bons sinais deixados anteriormente na partida com o Braga, para a Taça da Liga, vencendo o Leixões com um golo marcado por Tonel, na sequência de um pontapé de canto, já nos minutos finais do encontro. Foi o regresso do Sporting às vitórias em Alvalade, mais de três meses depois. A última tinha sido obtida frente ao Olhanense (3-2), em 21 de Setembro de 2009.
De qualquer modo, foi uma vitória justa do conjunto leonino, que não viu traduzido em golos o domínio exercido ao longo do encontro, porque a equipa (sem Miguel Veloso e Liedson) revelou uma enorme falta de eficácia, não só dentro da área, como ao nível dos remates de meia-distância. Além disso, os avançados do Sporting encontraram pela frente um guarda-redes Diego cuja inspiração tornou a baliza leixonense muito pequena...
Este Sporting de Carlos Carvalhal está cada vez mais distante (para melhor) daquele Sporting triste, abúlico, monocórdico e sem ideias inovadoras dentro do campo que vigorou dos tempos de Paulo Bento. Os jogadores mostram-se mais desinibidos, com mais liberdade de movimentos, o que gera uma boa dinâmica colectiva. A equipa melhorou a qualidade do passe, procura jogar no campo todo, exibindo-se, em alguns momentos, com brilhantismo. Faltam mais vitórias que aumentem os níveis de confiança. E falta também um relvado com qualidade mínima. Na verdade (e quem já jogou futebol sabe do que estamos a falar...), não é justo avaliar uma equipa que actua num relvado tão mau. Porque não sabemos até que ponto falhanços incríveis como os de Izmailov ou Hélder Postiga tiveram ou não a ver com o piso de jogo.
Referência para a excelente estreia de João Pereira. Vai pegar de estaca. Traz qualidade e experiência à ala direita. Finalmente, o Sporting encontrou uma boa solução para o sector. O francês Pongolle (que, num mau alívio, esteve mais perto de marcar na própria baliza do que na baliza contrária...) entrou na segunda parte. Mostrou boa movimentação, mas não deu para ver muito mais.
Em bom nível estiveram também jogadores da escola leonina como Rui Patrício, Daniel Carriço, Adrien Silva, João Moutinho e Carlos Saleiro. Isto é algo de que nenhum dos adversários directos do Sporting se pode orgulhar... A exibição do guarda-redes Rui Patrício foi excelente porque evitou o pior. Fez duas defesas enormes. Se o guarda-redes não estivesse lá com a qualidade evidenciada, certamente não estaríamos agora a falar sobre uma vitória que será muito importante para empurrar a equipa leonina para patamares futebolísticos bem superiores.
Pelo contrário, Hélder Postiga continua a revelar-se um peso morto dentro do campo. E Vukcevic precisa de aprender a partilhar um pouco mais a bola com os colegas. Sobretudo, precisa de aprender a largá-la no momento certo. Todos ganhariam com isso. A começar pelo próprio. O Sporting está no bom caminho e ainda está a tempo de rugir nesta temporada... FOTO: Nacho Doce (Reuters)

30 comentários:

degas disse...

João Pereira - Grande exibição.
Para já, a melhor aquisição da época.

Pongolle - pouco tempo, falta de ritmo competitivo.

Rui Patrício - perfeito sempre que teve que intervir.

Grimi - fraco

Postiga - fraquissimo.

SL

Sporting Eterno disse...

Excelente vitória. Viva o Sporting.

Gostava que se possível acedessem ao meu Blog. É mais um espaço que espero que seja do agrado de todos.

Muito Obrigado.

http://sportingeterno.blogspot.com/

Anónimo disse...

de acordo com a análise de LE mas com os elogios a Patricio (justos) vai perder leitores/visitantes !



40PostasPescada

C. Mendes disse...

Concordo totalmente com a análise. A equipa movimenta-se muito melhor do que com Paulo Bento (também acho que pior era difícil e nem era preciso muito para melhorar...), apenas a concretização está muito abaixo do exigível. No entanto, não posso deixar de sublinhar a nulidade de Hélder Postiga. Jogar com aquele peso morto é realmente jogar com um homem a menos. À minha volta parece que não deve ter havido ninguém que não dissesse umas coisas feias a propósito...Não sei se o Pongolle será bom ou não, mas senhor Carvalhal, pior não pode ser, aquele Postiga não merece mesmo ser titular naquela equipa...

Sporting até morrer disse...

Concordo com tudo LdE, excepto qsobre João Moutinho.
A seguir a Postiga, foi o jogador de rendimento mais fraco, e isto já vem em seguimento de outros jogos.
Não sei se é um jogador indefenido pelo abuso que Paulo Bento fez da sua polivalência, mas a verdade é que não constroi jogadas de ataque e falha inúmeros passes.
Fazia-lhe bem ficar de fora por uns tempos e Miguel Veloso fazia bem o seu lugar.

SL

el matador disse...

parece que pelo estilo o texto de hoje foi escrito por outra pessoa.

O JP justificou plenamente a aquisição, e foi muito importante nas melhorias em termos ofensivos.
o Pongolle apsar de nao ser grande, aperceu-me ser forte. A junta á velocidae, acho que temos aqui um bom avançado

http:\\SportingSectorA12.blogspot.ocm

Cantinho do Morais disse...

Ontem gostei do Sporting. Gostei, especialmente, do Sporting da 1ª parte. Um Sporting dinâmico, com alternância de flanco, com diferentes opções de criação de jogo ofensivo e, acima de tudo, com uma intensidade que já não se via em Alvalade desde do jogo com a Fiorentina.

A razão para tal sucesso deve-se a múltiplos factores. E isto de múltiplos factores também é algo novo. Até então, o sucesso resumia-se à inspiração de um ou dois jogadores, da sorte de uma jogada ou ao azar de uma defesa contrária. Mas ontem não. Ontem, a vitória passou por muitos jogadores, pelo treinador, pelos adeptos, resumindo, a vitória deveu-se a uma Equipa.
João Pereira, Adrien, Izmailov, Vukcevic, Tonel e Patrício foram os esteios da equipa. Se uns fizeram o que se esperava e desejava (João Pereira mostrou o deserto que tem sido o Sporting no que diz respeito ao ataque pelas alas, pela intensidade e coragem colocada no jogo, e pela ausência de umas boas "caralhadas" dentro do campo; Rui Patrício foi um guarda-redes grande e de um Grande. Atento e seguro, mesmo quando só tem de "jogar" em dois únicos momentos, num jogo com quase 96 minutos), outros mostraram o quanto são importantes e como foram dolorosas as suas ausências (Izmailov é algo que só a inactividade e a falta de concretização do futebol que produz, justifica a sua permanência em Alvalade. É um jogador fora da nossa realidade, de outra dimensão. Paulo Barbosa nunca imaginou que um dia ajudaria o Sporting).
Por outro lado, surgiram três jogadores que já estiveram nos antípodas dos sentimentos e irracionalidade dos adeptos (e também treinadores). Tonel, Adrien e Vukcevic foram aquilo que há muito não o conseguiam ser. Tonel irrepreensível a defender e a atacar (o golo porque sim, mas até os passes em profundidade muitas vezes fizeram sentido), Adrien exímio na recuperação, pela primeira vez senti-o realizado numa posição. Ganhou muitas bolas à frente do normal e teve no meio-campo de ataque quem o ajudasse na fácil entrega da bola e no inicio da construção. O seu papel, reduzido em dimensão, tornou-o mais eficaz e demonstrou que tem lugar neste Sporting, como teria um qualquer jogador com as suas características (desde Paulo Bento e Ducher que não existe tal jogador). E Vukcevic. Um Vukcevic tão criticado por mim. Ele apareceu. Excelente na 1ª parte, assumindo a finta, deambulando pelo campo, disponível para atacar o adversário, para largar a bola no momento certo, para servir e para ser servido quando ninguém o espera. Este Vuk tem lugar no Sporting. Este Vuk pode beijar o símbolo e ser feliz em Alvalade. Oxalá continue, para nosso bem, mas também por ele.

Não foi um Sporting perfeito, mas foi um Sporting bom e que merecia muito mais deste jogo. Mas estas vitórias, suadas, difíceis, por vezes fornecem mais do que (simples) três pontos. O caminho é em frente. É dar seguimento, é não parar e fazer cada vez mais e melhor. Mais confiante e seguro. A Retoma é possível. A Retoma é essencial.

Quarta-feira tem que se mostrar que isto não é acaso. É tempo de colocar outros em campo para sentirem que são importantes e para se saber se querem andar neste barco. Quarta-feira é para ver se Veloso faz falta ao Sporting de ontem.

ps: Creio que cada vez faz mais sentido o Pedro Mendes (e não o Meira). E era excelente (deixem-me sonhar) o Nani. E um central, qualquer um que salte primeiro que o avançado e que coloque a bola no quintal, quando assim o exige. É que este Adrien e Vukcevic não vão durar sempre (pela intensidade que colocam em campo e porque ainda são "verdes"). Carriço e Tonel não chegam para o que ainda está para vir.



http://cantinhodomorais.blogspot.com/

Anónimo disse...

... pois,
- Grimi, esteve tb bem apesar de tudo...

Anónimo disse...

... pois,
- Grimi, esteve tb bem apesar de tudo...

RFM disse...

Parabens ao SPORTING. Fez uma exibição muito conseguida, pena tão sofrida.Encheu o Olho e crença aos adeptos.
Todo o Mundo reconhece. POSTIGA grande barrete. Chega.RUA.
Rui Patricio...ENORME

Mas isto foi uma vitória pontual, espero por mais e muito mais.
CC teve o que PB não teve. Reforços. E este JP foi mesmo reforço e de que maneira.
Isto para falar do melhor médio do SPORTING...Izmaylov.
Este é o chefe da orquesta. Uma Maravilha.
Mal empregado os ($$$$) que dão ao J. Moutinho.
Fazia-lhe bem era ir para o banco e a seguir vende-lo se encontarem alguém que o queira. Tenho dúvidas.
Quem não faz uma jogada de ataque nem sabe rematar ou bater livres e cantos...pode seguir viagem que ele a mim não me engana. Está visto e esprimido.

Anónimo disse...

Ganhámos com um golo do Tonel que foi trazido pelo José Peseiro! O João Pereira esteve bem, é reforço. Quanto ao Sinama, ele tem que idade? 26 anos, diz o BI! Aparenta ser um bocado mais velho e daí o homem era uma estrela aos 17 que é como quem diz aos 21, 22 penso eu de que e já está com um entorse num joelho. A PDI não perdoa.

Anónimo disse...

Cantinho do Morais

- O Vuk Jogou bem?, não vimos o mesmo jogo de certeza.
- Finalmente Elogios ao Rui Patricio, parece que começamos a ver os mesmo jogos.
- O postiga?, jogou pouco!, mas o Pongolle é melhor? acrescentou alguma coisa ao jogo, o problema é esse o jogador que substitui o postiga, ´não prova nunca que traz melhorias ao jogo.
- Moutinho, muito embaixo.
- Izmailov, falhou muiros passes, falhou golos, de resto esteve bem, mas esta muito longe de se considerar outra vez um fora de série.
- Grimi, jogou melhor e ponto, de resto venha outro.
- Carriço, Tonel e Adrien, o melhor trio defensivo do sporting, mas precisamos de um central com experiencia.
- Saleiro, deixem-no aprender e ganhar ritmo, para mim tem futuro.
- Pongolle, ou melhora muito ou mais vale o caicedo era de borla. Porque não entrou o melhor marcador do Sporting - Djaló.
- Matias, muita garra, muito jeito, mas pouco futebol.
- Perreirinha, só para queimar tempo.
- Por fim a galinha, tenho que reconhecer, um Workshop com o resto dos laterais para aprenderem alguma coisa, umas explicações ao VUK, para saber o momento certo do passe, e relembrar o moutinho sobre o que é ter GARRA.

Por muito que goste do Paulo Bento, foi melhor jogo desta época, á maneira do Paulo Bento em Janeiro começamos a jogar melhor, ou será o efeito João Pereira.

O anónimo dos quarenta.

Anónimo disse...

O Postiga é algum jogador?

hjssp disse...

Anónimo dos 40, o Pongolle jogou meia hora. Queria o quê? Um hat-trick, 4 assistências para golo e duas expulsões arrancadas? Não entendo como se pode comparar este jogador nestas circunstancias com o Caiceedo que sempre que jogou só mostrou que tem jeito para tudo menos jogar à bola.

Ao outro anónimo que pôs em causa a idade do Pongoolle relembro que ele é natural de França. Lá como cá não se costuma brincar com esses dados pessoais.

Enfim, é o criticar por criticar...

Cantinho do Morais disse...

Anónimo dos quarenta,

não sei se vimos o mesmo jogo. na minha avaliação a Vuk salvaguardei-me dizendo que muitas vezes o critiquei. mas perante a sua melhoria exibicional, ontem tive que virar o discurso. para mim, jogou bem. não foi perfeito (tal como a equipa, talvez só o Patrício), mas foi bom. tomara o Sporting ter mais vezes este Vuk e tomara o Vuk exibir-se mais vezes a este nível.
Para mim o Postiga precisa de um golo, concordo. Mas esse golo tarda em vir e ocasiões como as de ontem não surgem sempre. O adversário era fraco e a dinamica de vitória que se pretende implantar não pode "empancar" em alguém que (ainda) procura o golo. Por mim, teria o seu espaço quando o Sporting se consolidar e tiver mais confiante, conseguindo transmitir essa confiança ao Postiga, também.

Quanto às criticas ao Pongolle não percebi. Ainda mais que eu nem falei nele. Não sei se será melhor ou pior que Caicedo. Veremos. Não são 30 minutos que podem definir isso. Pelo menos teve sorte. Imagine se o auto-golo entra? Depois de um jogo daqueles era fatal para uma equipa e jogador.

Anónimo disse...

com experts como "O anónimo dos quarenta", nem sei como andamos a gastar $$$ com treinadores!
quando alguém não vê a qualidade do jogo de Vuck ...

Anónimo disse...

Postiga é um grande jogador.
O que precisa é ser apoiado.

RFM disse...

Comparar Pongole com o Caicedo é de muito mau gosto. Sem ver (porque não deu para mais)este tem mais velocidade numa perna que o Caicedo nas duas.
Pena o Saleiro não ter mais velocidade. Se calhar era bom levar uma injecção de sangue de coelho bravo para esticar as pernas mais rápido.Digo eu...

Quanto ao Postiga..nem vale a pena acrescentar mais NADA. Está visto e esprimido.

Saleiro tem o benefico da dúvida e de lhe darem oportunidades.
Este Postiga já CHEGA.RUA.
1° volta nem um Golo.

Tiago S. disse...

O Postiga que venha ganhar confiança para o Mafra que também anda malzinho de golos... Um zero completo que não cria oportunidades, falha as que lhe pôem à frente e ainda consegue atrapalhar um colega com hipótese de marcar...Porra que é demais!!! Entre ele, o Tiui e o Caicedo, que venha o diabo e escolha...Sempre enfiamos cada barrete (caro)...

Anónimo disse...

Ao Anónimo que fala de França por causa da idade, esquece-se que o Sinama veio da Reunião, que é um pouco diferente do que Paris. Não é estranho o jogador ter sido o máximo aos 17 e depois ter vindo a perder fôlego. Há qualquer coisa que não bate certo.

Filipe Fernandes disse...

Ui desde que o Rogério Alves anda caladinho, e a oposiçao anda contente, os revoltosos deixaram de mandar bitaites.
E pasmem-se agora a equipa do Sporting já joga bem, e o jogadores já sao quase todos eles os melhores do mundo.
Isto vá, conseguimos ganhar contra o Leixoes em casa por 1-0.
Sofremos mesmo de bipolaridade esquizofrénica.

Anónimo disse...

http://www.peticaopublica.com/PeticaoVer.aspx?pi=claques

Por favor assinem!

André76

Josué disse...

O Postiga precisa de confiança? Essa é para rir, o Postiga precisa é de jeito e muito mas já o meu pai dizia que cada um dá o que tem e a mais não é obrigado, e como o rapaz não sabe mais o que fazer?
Incluam-no num eventual negócio para aquisição de um central que estamos a precisar.
A culpa não é dele, a culpa foi de quem o trouxe para Alvalade.

Anónimo disse...

Filipe,

Tá calado, pá! Tá calado!

O Sporting está muito melhor desde que corremos com o sargentinho e sus muchachos.

Filipe Fernandes disse...

Uma mentira por mais vezes que repetida nao faz dela uma verdade.
Vamos ver o que ganhamos até final de época.

Paulo disse...

gostei imenso do joao pereira, mas ainda não me esqueci do que ele é....desde que jogue bem está perdoado.
o pongolle para mim agarrou lugar também, porque o postiga nem no banco está bem.
Eu quero tambem acho que o moutinho devia ir po banco.....o matias ta la e o joao pelo nome joga. chega

Anónimo disse...

O ANONIMO DOS QUARENTA
- VUK Qualidade de Jogo, eu vejo no estádio não é na televisão, fez um jogo melhor do que os outros jogos, mas sinceramente só jogou bem quando fez birrinha, é craque, onde só na tua terra, deves ser um dos apoiantes do grande Guarda redes Stoi, que vai para suplente numa equipa que joga para não descer, há sim é em inglaterra, pais onde as galinhas goleiam equipas de meio da tabela.
- Todos sabemos quem são os meninos bonitos deste bloq, é pena é que aqui não se veja nada, qunato ao Pongolle, trinta minutos é pouco, mas houve jogadores em Alvalade que em menos tempo tiveram que mostrar muito mais, se calahr que apoia este Pongolle, são os mesmos que queriam o saleiro de fora e o caicedo a jogar. Mas eu volto a perguntar, o Pongolle trousse o quê de novo?, correr para a baliza e falhar em frente ao guarda redes, passar a bola para o lado, isto não é adaptação ao futebol português, é adaptação ao futebol, já agora quantos golos marcou esse senhor nos ultimos 3 anos. O meu sonho é eu estar completamente enganado quanto a este craque, ma seis milhoes e meio é muito euro para falhar um golo em frente ao guarda redes.
Para saberem de adaptação ao futebol de outros paises alguns exemplos:
- Figo
- Cristiano Ronaldo
- Futre
- Ricardo carvalho
- Deco
Quem é bom é bom ponto final.

Anónimo disse...

Filipe,

Ser primeiro dos últimos como o sargentinho será difícil, pois o trio da frente é mais forte e o forever deixou a equipa em 7º. Talvez ganhemos a taça que interessa, pois a taça Lucílio devia servir para rodar juniores.

O Sporting está muito melhor, já se vê uma amostra de futebol, e até a imprensa vermelha começa a vender-nos os jogadores (Veloso, Izmailov...)

Anónimo disse...

O sportinguista é ingrato, sempre foi. Bento é passado, que seja passado, e daí gosto pouco que o insultem e tenham memória curta.

Bento fez milagres com plantéis de m****, sem nunca se investir como Benfica e Porto. E sim, fez erros. E sim, Varela foi um erro.

Chateia-me é esta memória curta e esta mania de atribuir todos os insucessos desportivos do Sporting a Bento e a Barbosa quando competíamos com armas completamente diferentes das dos outros. E a boa entrada de João Pereira que pegou logo de estaca, e o investimento que agora foi e vai ser feito, isso comprovam.

E dito tudo isto, é favor esquecer Bento, é favor deixá-lo em paz e deixá-lo seguir com a sua vida, e é favor apoiar Carvalhal ou pelo menos deixá-lo trabalhar em paz.

E os mesmos que hoje muito elogiam Carvalhal e ofendem ignobilmente Paulo Bento, são os mesmo que ontem batiam palmas a Bento e às suas Taças de Portugal, e os mesmo que amanhã, se a coisa correr mal, vão pedir a cabeça a Carvalhal.

João Moura

degas disse...

João Moura:

Mai nada....

SL

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...