terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

"Bettencourt só abre a boca para dizer asneiras"

"Não sei o que vai acontecer à equipa depois das recentes declarações do presidente. Devia ter ficado mais tempo no Brasil. Apoiei-o e enganei-me. Só abre a boca para dizer asneiras e está a preparar-se para ser o pior presidente que o Sporting já teve."

"Não concordei com as contratações e é preciso que os jogadores se unam. Temos uma defesa muito baixa que vai enfrentar uma equipa que aposta no futebol direto e nos lances de bola parada. Nunca vi tanta asneira em tão curto período de tempo. José Eduardo Bettencourt está a prejudicar o Sporting. Eu peço desculpa aos sócios por lhe ter dado apoio nas eleições."

Bessone Basto, ex-atleta de diversas modalidades no Sporting e apoiante de José Eduardo Bettencourt nas últimas eleições internas, "Record", 16-02-2010

QUEM É BESSONE BASTO?

António Bessone Basto, nasceu em Algés, a 9 de Novembro de 1945 no seio de uma família fortemente ligada ao desporto. O avô paterno, Rodrigo Bessone Basto, um apaixonado da natação, leva o neto a diversas travessias do Tejo e funda um dos mais emblemáticos clubes da natação portuguesa, o Sport Algés e Dafundo.
O pai, também Rodrigo, já tinha herdado o gosto pela modalidade, e participa nos Jogos Olímpicos de Helsínquia, em 1952, como membro da equipa nacional de pólo aquático. A mãe, Genovesa Rosa, chega a praticar natação, e a irmã colecciona mesmo alguns títulos.
Foi assim com toda naturalidade que o pequeno António Bessone Basto, com apenas três anos, se inicia na natação do Algés e Dafundo.
Aos oito, para orgulho do avô, faz a primeira travessia do Tejo e aos 12 tem a primeira internacionalização. O pai passa a ser uma influência determinante, já que a certa altura assume o cargo de seleccionador nacional, mas para António isso não representa qualquer vantagem, muito pelo contrário. Certa vez sofre os efeitos de uma intoxicação alimentar, mas é "obrigado" pelo pai a cumprir uma prova de estafetas. O rigor e a disciplina não lhe diminuem a admiração pelo progenitor.
Nos anos 60 é figura da natação nacional, sagrando-se Campeão em quase todas as distâncias e estilos. Durante três anos é Campeão Ibérico das estafetas de 4x100 e 4x200 metros livres e vence duas vezes os Jogos Luso-Brasileiros.
Soma 37 internacionalizações, representando Portugal no Europeu de Leipzig, em 1961, e nas Olimpíadas de Tóquio, em 1964.
No pólo aquático defende as cores do Algés e Dafundo e Sporting Clube de Portugal.
É o atleta mais ecléctico e premiado do desporto português. Bessone Basto guarda mais de 1500 medalhas e troféus ganhos em provas de diversas modalidades desportivas, a par de distinções como a Medalha de Mérito Desportivo e a Medalha de Amizade do Comité Olímpico Português. Arrecada seis medalhas de ouro para nadador do ano, o troféu para o melhor atleta dos anos 60 e o Rugido do Leão, atribuído pelo Sporting.
Na mesma década de 60 passa a praticar andebol e a paixão que dedica às coisas torna-o num jogador de sucesso. Sagra-se vencedor de sete Campeonatos Nacionais e três Taças de Portugal na baliza dos «leões». Como jogador de campo, pelo Atlético de Algés e pela Liga de Algés, é o melhor marcador em várias competições. Representa a selecção de Andebol 45 vezes.
A pesca submarina é outra modalidade em que Bessone Basto se distingue, ao serviço do Sporting, Oriental e ACM. É 15 vezes internacional e ganha três Campeonatos Nacionais individuais, dois em duplas e dez por equipas. Internacionalmente, alcança o sétimo lugar no Mundial 75, no Peru, e o segundo no Mundo Submerso 76.
Em todas as modalidades que pratica nunca muda de clube, «onde começava, acabava. Não fazia sentido para mim estar inserido num grupo numa época, convivendo e partilhando determinados objectivos e depois, na época seguinte, defrontar esse mesmo grupo, agora noutra equipa...».
Da mesma forma e em defesa dos mesmo valores, repudia o "doping". Em três anos, é ainda campeão militar em todas as provas que disputa e participa numa Taça Ibérica de Raguebi, pelo Belenenses.
Judo, Karaté, Basquetebol, Ténis e Ténis de mesa são outras modalidades em que participa, numa vida inteiramente consagrada ao desporto.
António Bessone Basto tem como principal actividade a gestão de uma empresa que comercializa todo o tipo de produtos ligados às actividades náuticas, especialmente à caça submarina. Dirige a secção de actividades subaquáticas do Sporting há mais de uma quinzena de anos, cheios de sucessos (conquista de inúmeros títulos na modalidade de caça submarina), e de vez em quando ainda mergulha em aventuras que o levam a passar seis e sete horas dentro de água.

TÍTULOS CONQUISTADOS AO SERVIÇO DO SPORTING:
7 Campeonatos Nacionais de Andebol (1966, 1967, 1969, 1970, 1971, 1972 e 1973).
3 Taças de Portugal de Andebol (1972, 1973 e 1975).
Internacionalizações: 45 (Andebol), 37 (Natação) e 10 (Pólo Aquático).

FONTE: "Diário de Notícias", 21-08-2008

18 comentários:

Leão das Ilhas disse...

A ver se temos uma alegria e fazemos um jogo razoável, com querer, ambição e a dar uma imagem digna do nosso clube! Há por aqui diversos post sobre quem está a mais, quem não deve sair, o real valor dos nossos atletas, e outros afins. Para mim é simples, há muitos jogadores bons por aí, que numa equipa bem comandada, pensada pelo futuro treinador, com uma pré-época forte e bem planeada, podem encher de esperança os sportinguistas.
Receitas fáceis? Vejamos, um líder: Scolari! Reforços? Defesas altos, fortes, mandões, podem vir do Brasil, ou até mesmo de Portugal....Tomasevic e Filipe Lopes (Nacional..); Extremos de raiz, de qualidade e que alarguem o nosso jogo a todo campo, que cruzem e desequilibrem, não jogadores constantemente adaptados. E defesa esquerdo, de valor.
Saídas?
Todos os que não tiverem valor e que queriam sair. Rupturas? Caos? Insensatez? Pior do que estamos, não ficaremos, a sermos goleados, a estarmos a 21 pontos do líder...enfim, a sofrermos assim.
Receita mais óbvia, se me saísse o euromilhões, o Bettencourt ia pastar ovelhas para a Nova Zelândia de seguida!!!E vinha gente com alma, Venâncio, Manuel Fernandes, Vidigal...gente que não se prmove à custa do SCP mas que faz da vida um percurso de labuta e honradez. A ver o que nos reservam, mas não há-de ser nada de bom!

Leão das Ilhas

BANCADA SUL disse...

Ahahahha, agora o Bettencourt tambem irá chamar este de Talibã?!

Gouveia disse...

NOTA: Bessone Basto foi eleito para o Conselho Leonino na lista de JEB.

pargo mulato disse...

Não se percebe o que é que uma figura como Bessone Basto está a fazer na lista de Bettencourt para o "Clube do Croquete".

Bessone é muito superior àquela cáfila de inúteis.

saudações leoninas.

Correio Leonino disse...

Não estou a perceber. Quem disse isto? Foi o demónio do LEÃO DA ESTRELA??? Ou foi um dos maiores atletas de sempre do Sporting, símbolo do nosso eclectismo e apoiamte de JEB, eleito por ele para o Conselho Leonino? Estou desorientado. Já não sei o que pensar. O Filipe Fernandes não anda por aí para explicar o que se está a passar??? E todos os outros, os tais dos 90 por cento, onde estão?... Não, depois de Carlos Barbosa da Cruz, de Couto dos Santos (antigo ministro da Educação e antigo dirigente no tempo de José Roquette) e de Bessone Basto, já não são 90%, mas apenas 87 por cento!!!!! E a tendência é para continuar a descer, perdendo votos todos os dias...

Filipe Fernandes disse...

Nao posso falar fui amordaçado...

perdigão disse...

Falar de 90% nesta altura do "campeonato" é tapar o sol com a peneira.

Coitaditos!

Muitos já abriram os olhos e viram o erro q cometeram. Mas abrir os olhos não chega. Têm que ser eles a derrubarem-os do poleiro.

JEB e corja, RUA!!!

croquette disse...

Filipe;

Deixa-te estar que estás bem.

Sabes, tu és um bocado como o teu dono JEBardo:: calado és um poeta!

LOL

Saudações.

Anónimo disse...

Antes de falar de Bessone,vou responder a este cretino do Filipe Fernandes.
Não te enxergas como um deficiente mental,um assalariado do poder roquetista,um vassalo de Salema Garção,um porta voz desse anormal de Bettencourt,uma pequena vozita igual aos paineleiros do Dia Seguinte,Trio de Ataque e ao familiar do Mário Boxechas.
O que estás a dizer,"não posso falar estou amordaçado" é o que fazia Bettencourt e seus pares,Ribeiro Teles,Pedro Milhomens,Rita Figueira para com aqueles que divergissem deles.
Quanto a Bessone,falei com ele aquando das eleições,perguntando qual a razão que ele pertencia à lista de Bettencourt,para o Conselho Leonino,se ele sabia o que este valia.
Respondeu-me que lhe ia dar oportunidade para mudar.Como vês não mudou,antes piorou.Mas mais vale do que nunca.
Bessone vos lutar pelo nosso Sporting e correr esta corja de oportunistas.

Anónimo disse...

Nasci em 1956 no tempo da miséria,numa família de miséria,ganhei vários concursos de pião, berlinde a uma e três covas,um campeonato local de aro de metal, de lançamento de papagaio entre muitos outros que já me esqueci,e sempre com a camisola do Sporting vestida desde criança.
Não uso gravata,e sou mais Sportinguista que setes ratos todos que agora falam .
Um Farense muito Verde.

Anónimo disse...

Sem duvida que Bessone Basto foi um grandissimo atleta do Sporting,mas o Presidente não disse mentira nenhuma e o primeiro passo para uma recuperação è identificar e reconheer os nossos problemas. Não podemos continuar a dizer que somos um grande e depois investir sò metade dos outros dois, quanto a B.B.nâo podemos levar muito à letra è o coração a falar e precisamos è de razão

FutebolStorming disse...

Convido a todos os sportinguistas a ler a crónica: "Sporting: o princípio do fim?" em:

http://futebolstorming.blogspot.com

Onde o futebol é visto a quatro dimensões!

Anónimo disse...

Então é melhor estar calado.

Anónimo disse...

Porra que falta de profissionalismo , sò dà vontade de os mandar para o c........ Teem sempre as botas calçadas ao cntrario

Filipe Fernandes disse...

IDEIAS, IDEIAS...
Nada, é só criticar e insultar.

Anónimo disse...

Ideias? ELEIÇÕES ANTECIPADAS.

ogirdoR disse...

Realmente é verdade, cada vez que o presidente abre a boca ainda consegue dizer mais asneiras que o autor de O LEÃO DA ESTRELA!

Anónimo disse...

As asneiras que tenho visto neste blog estão concentradas na caixa de comentários.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...