domingo, 21 de fevereiro de 2010

A concentração de Bettencourt

Ficámos a saber, na semana passada, que o Sporting vai passar a ter uma estrutura mais parecida com a do FCP. Os poderes passarão a estar mais concentrados no presidente. Que o teto da minha sala de jantar me caia já em cima se tenho alguma simpatia por Pinto da Costa. Mas até o mais cego dos antiportistas reconhecerá a competência do sujeito. Sabe comprar jogadores, sabe vender jogadores, sabe de futebol. Por boas e péssimas razões tem autoridade no clube.
Muitas cabeças pensam melhor do que uma, diz-se. A dispersão de poderes por muitas cabeças dilui responsabilidades, também se sabe. Respondo com uma lapalissada: depende sempre das cabeças. Muitas cabeças mal preparadas pensam pior do que uma boa cabeça. A dispersão de poderes por gente medianamente competente é menos arriscada do que a concentração de poderes num incompetente.
Se Bettencourt tivesse dito isto há meio ano, talvez eu comprasse, por pragmatismo, o presidencialismo, apesar de ser um pouco avesso a homens autossuficientes. Mas seis meses passados da sua gestão, não é fácil explicar como a sucessão de erros a que assistimos se resolveria na concentração do poder em quem os cometeu. A não ser que Bettencourt nos esteja a querer dizer que a culpa desses erros não é sua. E isso seria, para alem de falso, feio.
A solução dos problemas do Sporting passa por uma reavaliação do projeto que nasceu na presidência de José Roquette. A começar pelo fim da tutela de instituições bancárias sobre o clube. E para este novo caminho são precisos novos protagonistas. Sendo certo que não é em figuras com nenhuma credibilidade, em que a oposição infelizmente apostou no passado, que se encontrará a alternativa.

Autor: Daniel Oliveira, "Record", 19-02-2010
Obs. - Título da responsabilidade do LEÃO DA ESTRELA

16 comentários:

Anónimo disse...

A ser assim vamos ficar bem piores.
Será que ainda não perceberam que Bettencourt é um imbecil,arrogante e vaidoso,que não sabe nde futebol e mesmo de economia é muito pobre.
Ele,no banco,só tratava de recursos humanos e mais nada.
Veio para a SAD para diminuir o déficit e o que aconteceu.AUMENTOU.

perdigão disse...

Este pasquim com textos em brasileiro é um espectáculo. Ficámos a saber que as salas têm tetos (como as vacas). lol

Boa crónica do Daniel Oliveira, como habitual.

NÃOESQUECERNUNCAMESMO disse...

NÃO ESQUEÇAM NUNCA O PIOR PERÍODO DE SEMPRE DO SPORTING.
NÃO ESQUEÇAM NUNCA O TRIO DA DERROTA, JEB, GARÇÃO E CARVALHAL PARA QUE UM DIA, QUANDO VOLTARMOS A SER GRANDES E ÀS VITÓRIAS, NÃO TENHAMOS DE LEVAR COM ESTES CANCROS OUTRA VEZ.

NÃOESQUECERNUNCAMESMO disse...

NÃO ESQUEÇAM NUNCA O PIOR PERÍODO DE SEMPRE DO SPORTING.
NÃO ESQUEÇAM NUNCA O TRIO DA DERROTA, JEB, GARÇÃO E CARVALHAL PARA QUE UM DIA, QUANDO VOLTARMOS A SER GRANDES E ÀS VITÓRIAS, NÃO TENHAMOS DE LEVAR COM ESTES CANCROS OUTRA VEZ.

NÃOESQUECERNUNCAMESMO disse...

NÃO ESQUEÇAM NUNCA O PIOR PERÍODO DE SEMPRE DO SPORTING.
NÃO ESQUEÇAM NUNCA O TRIO DA DERROTA, JEB, GARÇÃO E CARVALHAL PARA QUE UM DIA, QUANDO VOLTARMOS A SER GRANDES E ÀS VITÓRIAS, NÃO TENHAMOS DE LEVAR COM ESTES CANCROS OUTRA VEZ.

Anónimo disse...

Caros Amigos,

Acabei de ler e assinar esta petição online:

«Demissao de Jose Eduardo bettencourt»

http://www.peticaopublica.com/?pi=P2010N1305

Eu pessoalmente concordo com esta petição e acho que também podes concordar

Anónimo disse...

como sportinguista espero que o nosso clube passe a ter nos programas desportivos alguem que vá defender o clube e não serem a voz do dono(portista)como exemplo vide o da rtp n

O Anti Lampião disse...

Irá realizar-se na próxima terça-feira, dia 23 de Fevereiro, a partir das 18 horas, uma VIGÍLIA PELA VERDADE DESPORTIVA junto à sede da Liga Portuguesa de Futebol Profissional.

Pretende-se com esta iniciativa juntar todos os adeptos que pretendam manifestar, de forma pacífica e ordeira, a sua revolta pela forma como a Liga Portuguesa tem sido completamente manipulada por factores externos aos campos de futebol.

http://oantilampiao.blogspot.com/2010/02/vigilia-pela-verdade-desportiva.html

o Pedro que procura Inês disse...

Que um presidente do Sporting Clube de Portugal queira uma gestão "à porto"... diz tudo do sportinguismo do dito presidente!

Ao invés de ir buscar inspiração às raízes do clube, aos vultos e exemplos que fizeram do Sporting um clube grande tão grande como os maiores da Europa,tenta imitar o Pápa da fruta e do café com leite...

E é este homem presidente do nosso Grande Sporting... E são necessárias as quotizações de milhares de sócios para mensalmente pagar este "profissional"!

Eu já tinha lido esse texto, mas de cada vez que oiço o Bettencourt dizer que quer ser o Pinto da Costa do Sporting até me ferve o sangue:

NÓS NÃO SOMOS ANDRADES que deitam ao lixo a verdade, a ética e fair-play desportivos para ganhar mais umas taças!

Nós somo Sporting e o Sporting somos nós!

FODA-SE, BETTENCOURT! VAI-te EMBORA DE VEZ!!!!!!

o Pedro que procura Inês disse...

Aí está uma boa questão, Leão da Estrela:

Quantos milhares de sócios cujas quotas são necessárias para pagar os salários dos "profissionais" Bettencourt & Salema?

Anónimo disse...

Será que ainda há alguém na família sportinguista que leva este homem a sério cada vez que se lembra de vir para a comunicação social largar lixo?
JEB sabe tanto de futebol como eu sei de lagares de azeite!!
O melhor que temos a fazer é ignorar as suas teses e ficarmos com esperança que melhore dos seus espasmos ideológicos!!!

cherbakov disse...

Recomendo a leitura deste muito bom texto no A Norte de Alvalade:

http://anortedealvalade.blogspot.com/2010/02/e-que-tal-comecar-ja-hoje.html

É já uma imagem de marca do nosso presidente a sua admiração pelo modelo do FCP. A incredulidade dos Sportinguistas é natural. A ideia é tão estapafúrdia como um pai anunciar à família que tutela que, para resolver os seus problemas, esta deve passar a comportar-se como o seu vizinho que enriqueceu sem olhar a meios. E que nesse processo não se coibiu de o ridicularizar ou até de assaltar o seu próprio quintal.


Se JEB quer copiar o modelo presidencialista seguido pelo seu homólogo azul-e-branco, não se pode esquecer que este se legitimou à custa de muitas vitórias, mesmo que inserida numa lógica de ganhar a qualquer preço. Para se alcandorar a esse estatuto JEB tem muita côdea dura para roer e tem que demonstrar, antes de mais, que tem dentes para o efeito. Se JEB quer um modelo presidencialista para poder mandar, isto é, para poder tomar decisões, porque não começa por tomar uma que seja, ao invés de desbaratar a sua autoridade cada vez que faz uma declaração?

Anónimo disse...

Em parte estou de acordo com Daniel Oliveira mas tenho 2 repáros,1º-a dívida é elevada 2º onde está alguem credivel e que queira assumir tal desafio é que Cristovãos e outro que tais era para afundar ainda mais o clube.


AA

Anónimo disse...

Ate quando temos que aturar pessoas como Bettencourt , Dias da cunha,ect... estes individos só são sportinguistas por conveniência O SCP é grande demais para estes individos o clube vai continuar grande e estes oportunistas iram para a rua porque individos como eles são pessoas não gratas no meu clube

bicho disse...

Tenho cá em casa três(3) putos, 6, 9 e 12 anos. Os três recusam-se a apoiar o Sporting, apesar de eu e a mãe sermos Sporting, os tios são Sporting, os avós são também eles Sporting, toda a família é do Leão, mas os putos só querem saber de quem vence...

Como é que esta situação se vai traduzir no futuro? O estádio de Alvalade encontra-se no presente vazio, os poucos putos que lá vemos são arrastados pelos pais.

Daqui a uns anos seremos muito poucos para apoiar este clube gerido por fanfarrões.

Desculpem o desabafo.

joão lopes disse...

Caro Bicho.
Se os seus filhos só querem seguir os que ganham, então o FC Porto é o clube ideal para eles se tornarem adeptos, e mesmo assim, não há garantias.
Se calhar o melhor é em cada ano, verem qual é a correlação de forças e depois decidirem em conformidade

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...