quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Noite perfeita em Alvalade

Depois de sete jogos sem ganhar, em que o Sporting realizou exibições sofríveis e registou resultados humilhantes, a grande vitória por 3-0 sobre o Everton e o apuramento para os oitavos-de-final da Liga Europa 2009-2010 foram uma agradável surpresa para a nação leonina. Uma surpresa assente numa exibição perfeita de uma equipa bem orientada por Carlos Carvalhal, provando que o problema do futebol sportinguista não está nos seus quadros desportivos.
O Sporting desta noite soube jogar à bola, soube ser competitivo, deu espectáculo, construiu um grande resultado e cumpriu o seu objectivo. Foi uma noite perfeita em Alvalade. Mais uma vez, o destaque vai para os jogadores da formação leonina, que tão castigados têm sido por alguns críticos de serviço. Frente ao Everton, porém, deram uma resposta magnífica, a fazer lembrar outras prestações europeias em que também se exibiram em bom nível. Rui Patrício, por exemplo, voltou a ser decisivo, mostrando-se ao melhor nível quando o Everton esteve à beira de empatar e levar a eliminatória. João Moutinho encheu o campo. Daniel Carriço esteve irrepreensível no sector defensivo. Yannick Djaló, embora verde na definição de muitos lances, exibiu-se como há muito não se via. Miguel Veloso também foi preponderante, tendo sido o marcador do primeiro golo (64'), servido de forma excelente por Carlos Saleiro, acabado de entrar. Depois, há a registar mais três jogadores que deram o necessário suplemento de qualidade: Pedro Mendes (peça basilar no meio-campo defensivo e autor do segundo golo, aos 76'), Izmailov (um tremendo erro ser vendido nesta altura) e Liedson (embora tenha ficado em branco e longe do golo). Os restantes cumpriram. Matías Fernandez até foi além da expectativa do treinador, pois entrou aos 89', ainda a tempo de marcar o terceiro golo no último lance de uma partida que merecia ter sido assistida por bem mais do que os 17 mil espectadores que foram ao Estádio de Alvalade.
O Sporting que venceu o Everton por 3-0 foi um exemplo de entrega, de entreajuda, de atitude competitiva, de concentração táctica e de capacidade de sofrimento. Mais: a equipa demonstrou uma qualidade no passe e na posse de bola que há muito tempo não revelava. O Sporting banalizou a equipa inglesa (que não tem nada a ver com aquela equipa que, já esta época, tinha sido goleada pelo Benfica), teve paciência e soube esperar pelo melhor momento para desferir o golpe de misericórdia, traduzindo o domínio que evidenciava em todos os capítulos do jogo desde o minuto inicial. Em suma: com este Sporting, sim, teria sido possível lutar em todas as frentes até ao fim.
Depois de exibições e vitórias como esta, tornam-se ridículas as críticas que têm sido feitas ao futebol leonino. Mas o problema não é de quem analisa. O problema é desta equipa, que na maioria das vezes se arrasta penosamente em campo até à humilhação suprema, para nos surpreender como agora, com a melhor exibição de uma temporada para esquecer, continuando na Europa apesar da catástrofe interna. Uma equipa assim é um paradoxo. Neste caso, não faltarão paradoxos de balneário... FOTOS: Associated Press e Reuters

41 comentários:

Vila Franca disse...

Tem de se perguntar: onde andou esta equipa nos últimos 7 meses???

Anónimo disse...

e domingo é para jogar assim?

Vila Franca disse...

Sem dúvida o melhor jogo da época e ao ver esta equipa jogar (bem) como o fez hoje, ainda mais lamento toda uma época perdida...

Famaleão disse...

Grande vitória! Grande jogo do Sporting!
Tivéssemos jogado assim 10% dos jogos e as coisas não estariam como estão.
O Sporting, hoje fez mais passes certos do no resto da época.
Agora é preciso dar continuidade a esta boa exibição.
Já agora, será que os russos, por esse valor, não querem levar antes o Pongole...!?
SL

Filipe Fernandes disse...

Quando os mestres do apito e do assobio não estão de serviço este clube faz maravilhas...
Que nos sirva de lição.

Anónimo disse...

Que resposta monumental dos jogadores do Sporting ``a substituiçao de Salema Garçao por Costinha-
Afinal havia gato.

Anónimo disse...

O Anónimo dos Quarenta

- Costinha, Excelente escolha, podia ter ainda na estrutura mais um ou dois nomes serios RUI JORGE e NELSON.
- O jogo de hoje, foi bom, porque o Everton, não joga nada, quando se abriram aconteceu a nossa sorte,
- Se não fosse o "frangueiro" o que teria sido.
- Grande jogo de: Pedro Mendes, Moutinho, Carriço, Tonel e do Odiado Djaló.
- Finalmente o treinador teve coragem e tirou o Grimi, o Veloso teve que jogar onde faz falta e onde é o melhor, Defesa Esquerdo, a equipa melhorou muito.
- Finalmente o Izmailov pode ficar, essa será a grande noticia.

Virgílio disse...

Liedson??


Eh pá! Hoje não...


O Levezinho esteve desastrado.


O Tonel tb esteve mt bem.

Fartou-se de cortar bolas, principalemente pelo ar, onde costumamos facilitar.

SL!

Anónimo disse...

Ao fim de muitos meses voltámos a ver o mesmo João Moutinho que levou a equipa às costas durante três épocas e que disfarçou muita miséria e deu os segundos lugares. O problema da equipa passou também muito pelo eclipse dele durante largos meses. Tem faltado aquele pilar. Há quanto tempo o JM não jogava assim? Hoje deu gosto ver a equipa e o resultado.

Anónimo disse...

Hoje quase toda a equipa jogou muito bem e, ironia, foi o Liedson que esteve um bocado apagado, mas ainda bem que calhou no dia em que quase todos os outros se superaram largamente. Não é altura de outra coisa senão de aplausos e aos que criticam sistematicamente o Rui Patrício dedico-lhes a grande defesa que salvou o 1-1. "Sans rancune", a bem do Sporting e de um maior apoio a um guarda-redes que vai ser um grande guarda-redes.

Anónimo disse...

A vitória foi excelente numa grande noite europeia. O problema é que terá sido excepção à regra. Bora Sporting!!! Costinha?? Mas o homem tem experiência? Só porque é sportiguista já pode ser director? Porque não me chamaram a mim que tb sou!! SL

Anónimo disse...

E jogamos com menos um, o Leidson. Estragou todos os lances de ataque.

Anónimo disse...

Finalmente.
Bravo.
Será sol de pouca dura ?
Ismailov vai embora ?
Se for é porque alguem não quer resultados idênticos ao de hoje.

Anónimo disse...

SPOOOORTING!!!!

VerdadeiroSporting disse...

Parabéns Sporting, Parabéns Família Sportinguista, esta vitória e de todos, já tinha saudades de viver o Sporting tão intensamente.

http://verdadeirosporting.blogspot.com/

Anónimo disse...

A vitória a seguir ao anúncio do Costinha foi um grande azar para o todo-poderoso Salema Garção. Mas por onde andava este Sporting? Pelos vistos era o Garçon que estaria a impedir a desinibição da equipa, lol.
JEB continua a seguir as directrizes de Jorge Mendes, que é como quem diz as de PC e de JO. A personalidade forte de Costinha pode não chegar.Aguardemos.

degas disse...

Que dizer quando a equipa faz uma EXCELENTE exibição, inigualável esta época, e alguns (ditos) Sportinguistas ainda conseguem criticar jogadores quando TODOS deram o máximo?!?!!

Meus senhores....vão-se curar.

Força Sporting,
SL

Juba disse...

Tanto anónimo, meu Deus.

Deixem-nos ao mesmo viver este belo momento, já que, todos estávamos descrentes!

O pobre contenta-se com pouco e ás vezes as boas palavras, são o estimulo.

Garra e juba em pé.

o Pedro que procura Inês disse...

Finalmente deixámos de ter 11 bichanos em campo, para vermos 11 leões a comerem a relva.

Vender Izmailov e ainda para mais a preço de pechincha é um crime. Bora lá Sporting! Vamos ajustar contas com os andrades

Anónimo disse...

Ó Juba se não tens nada de interesse para dizer ,então cala-te. Devem ser muito poucos os que se identificam com nome verdadeiro, até o Lde mas afinal quem é o Lde?

Anónimo disse...

Hoje assistimos a uma noite europeia como há muito não se via,mas aqui há sempre os assobiadores do costume, que raio de lagartagem esta.


AA

Anónimo disse...

E agora...? Será que para o Sporting que temos visto esta época, o At. Madrid não será equivalente ao Bayern na época passada...?
Com todos estes altos e baixos, temo o pior!

André Leal disse...

Parabéns, lagartos!

Fiquei sinceramente contente com a passagem e a goleada, mas ficava mais se espetassem os mesmos 3 aos corruptos no Domingo.

Boa sorte também contra o Atlético. Espero mais uma vez que passem, mas também gostava que o Simãozinho vos marcasse um golito ou outro. :P

Saudações Benfiquistas

rff disse...

Magia Fernandez:

http://hipocrisiasindigenas.blogspot.com/2010/02/magia-fernandez.html

Saudações Leoninas,

Natálio Santos disse...

Os meus sinceros parabéns ao sporting e aos sportinguistas em geral por este bela e merecida vitória !!!
quanto ao meu comentário no post anterior deste blog "a esperança leonina" e em resposta a algumas respostas a esse meu comentário, permitam-me confirmar tudo o que disse com a apresentação horas depois de Costinha para director desportivo, mais um "conselho" de pinto da costa e se não acreditam o tempo será minha testemunha, e só para confirmar reparem no domingo no jogo com o porto qual vai ser o sistema táctico do sporting, e seguramente verão grandes diferenças do sistema de ontem contra o Everton...!!!em relação a alguns comentários anónimos eu só digo que me identifico com o meu nome próprio e não com nicks names ou me escondo no anonimato, porque eu assumo sem medo tudo o que digo e mesmo sendo eu de vila nova de Gaia não tenho medo de expor e denunciar todos os esquemas que se fazem cá em cima, ao contrário de alguns...!!! Saudações desportivas e mais uma vez parabéns pela magnifica e merecida passagem á eliminatória seguinte e que os nossos clubes consigam passar também a próxima eliminatória !!!

Juba disse...

Ora aqui está a resposta mais conveniente, para quem vive a desacreditar e ofender o próximo.
A falta de senso e o lado arruaceiro vem sempre à tona de água como o azeite.
Ponto final paragrafo. É pena...
Mas é o que temos...não é "amigo" anónimo?
Desejo-lhe êxitos neste tipo de comportamento

Anónimo disse...

Pronto, já somos os melhores, cumprimos a nossa obrigação de passar esta modesta equipa inglesa mas já somos os melhores.

O Principal problema do Sporting se calhar mais do que a sua incompetência interna é a falta de ambição dos seus adeptos e associados que ganham um jogo obrigatório e já se sentem tão felizes como se os impostos se lhes tivessem acabado.

Ser Sporting não é isto...não é isto!!!

Cantinho do Morais disse...

Carvalhal já começa a motivar a equipa e adeptos para domingo:

"Antes do jogo com o Braga tivemos uma semana para preparar o jogo e correu bem, antes do Leixões também tivemos uma semana e também correu bem. Depois passamos a jogar de três em três dias e as coisas complicaram-se. Também defrontámos adversários difíceis. Esta semana tivemos mais uma semana para preparar e a equipa e as coisas voltaram a correr bem. Quando tivemos uma semana para preparar um jogos fizemos boas exibições, depois disso jogos de quatro em quatro dias e aí praticamente só recuperamos, a equipa foi perdendo pilares de organização. Fizemos um bom jogo em Inglaterra, depois em Olhão estivemos um pouco fatigados, hoje pudemos trabalhar a estratégia e a táctica e a equipa voltou a corresponder» (Carvalhal, após o jogo de ontem)

Isto quer dizer o quê? Há lógica nisto? Então, visto que se joga daqui a 2 dias com o Porto... talvez não vale a pena pensarmos numa vitória. É uma ilusão.

http://cantinhodomorais.blogspot.com/

Gouveia disse...

Já tinhamos saudades de ver um verdadeiro jogo de futebol em Alvalade e já tinhamos (muitas) saudades... do SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!

Grande exibição! Os jogadores compenetraram-se que, pelas circunstâncias, este era o jogo da época e esforçaram-se, correram, vibraram e honraram a nossa camisola!

Parabéns!

Nota: O golo de Matias Fernandez é um momento de pura magia! Eu nunca tinha visto aquele drible, pelo menos ao vivo! ESPECTÁCULO! É lamentável o chileno não ser SEMPRE titular!

Agora contra o Porto...Vingança!

joao lopes disse...

Força Sporting. Ganhem lá por 3-0 no fim de semana (1-0 também serve)

Anónimo disse...

A falta de ambição que mostra o comentário do Degas é o reflexo do declive que o Sporting tem trilhado nos últimos anos, o contentar-se com pouco. Ganhámos, fizémos uma excelente exibição, mas isso é motivo para não querermos sempre mais e melhor?... Para não se poder dizer que este ou aquele jogador não esteve tão bem ou esteve mesmo mal (não foi o caso)?...Então teremos de dizer que o Abel e o Liedson estiveram ontem tão bem como os outros?... A exibição foi perfeita?...E porquê? Porque os meninos podem ficar traumatizados?...Ora, Degas, é essa cultura de mediocridade e de falta de exigência instalada há muito no Sporting (como no país em geral) que o faz nivelar por baixo e contentar-se com os lugares secundários. Não critique quem ambiciona o melhor para o Sporting, critique-se antes a si e a esse conformismo que se tem vindo a instalar no universo sportinguista, muito ajudado por conceitos como o que mostrou no seu comentário.

albano frois disse...

Fui só eu que reparei que os laterais são medíocres? E que o Djaló não sabe dominar uma bola (aconteceu várias vezes, a bola batia na esquina da tábua e ressaltava para longe)?

Ah, espera... Ganhámos. E como ganhámos, não se podem dizer verdades...

Anónimo disse...

...expostos à Europa fizeram de tudo para ganhar...kero ver qd forem jogar com, sei lá...o Leixões, ou a Naval...coitadinhos,não estão motivados.(ponto)

Anónimo disse...

O golo do Fernandez é o quê??? LOL

O gajo quer passar a bola de calcanhar, toca mal a bola bate no outro pé e vai para a frente e vocês ficam maravilhados??? LOL

Mais um cepo com sorte que vocês vão glorificar!

Anónimo disse...

resposta a um anónimo que diz que agora já somos os melhores....ERRADO...ninguém está a dizer que somos os melhores, mas tb ninguém nos pode impedir de festejar esta tão inesperada vitória. inesperada mas tão, tão saborosa...já agora era o que faltava.
Uma palavra de conforto aos azeados que vêm para aqui destilar o seu veneno.
Ass: Leoa Ferrenha que ama de paixão o seu clube: SPORTING CLUBE DE PORTUGAL

sapu raro disse...

anónimo burro;

Quer passar a bola a quem, se não está lá ninguém??

Ah, claro... O di maria é que é o mágico. LOL

ogirdoR disse...

"provando que o problema do futebol sportinguista não está nos seus quadros desportivos"

E PAULO BENTO?

"Mais uma vez, o destaque vai para os jogadores da formação leonina, que tão castigados têm sido por alguns críticos de serviço"

É PRECISO TER LATA! CRÍTICOS DE SERVIÇO? UM CRÍTICO DE SERVIÇO É O LDE

LEÃO DA ESTRELA disse...

ogirdoR:

Felizmente, os teus comentários não acrescentam nada, uma vez que preferes escrever asneiras de mau gosto.

Faz este exercício: encontra posts da autoria do LdE a criticar, por exemplo, Rui Patrício, Yannick Djaló, Carlos Saleiro, para referir alguns dos jovens jogadores mais criticados por alguns sectores da massa associativa... Vá lá... Procura... Tens quatro anos de arquivo para vasculhar...

Filipe Fernandes disse...

É necessário entender uma coisa, o LDE e aqueles a que apoia querem é a direção do Sporting, por isso só ataca desenfreadamento os dirigentes do Sporting.
Este clube quando os apitadores e assobiadores de serviço fazem gazeta é o melhor clube do mundo.

J. disse...

O toiro raivoso voltou a atacar...saia-se um coro de assobios!

Somel22 disse...

Pois é mas hoje mais uma vitória!! Já agora http://naturezaleonina.blogspot.com/ visitem e tornem-se seguidores!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...