terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Manoel: JEB ausente por "motivos pessoais"

O antigo futebolista do Sporting Manoel foi alvo de uma ação de solidariedade em Alvalade, durante um jantar, realizado esta segunda-feira, que juntou antigos companheiros de equipa e algumas figuras do clube, cuja receita reverteu a seu favor. Manoel, de 57 anos, sofreu um acidente vascular cerebral (AVC), há cerca de um ano, que veio agravar a débil situação financeira em que se encontrava, facto que, tendo chegado ao conhecimento do seu antigo colega de equipa José Eduardo, mobilizou um conjunto de pessoas e vontades no sentido de o ajudar nesta altura crítica da sua vida.
Estiveram presentes 140 pessoas no jantar, pelo qual, cada uma, pagou 35 euros, dos quais 30 reverteram para Manoel, a maioria das quais companheiros de profissão do seu tempo, mas também de épocas precedentes e posteriores, entre eles Manuel Fernandes, Inácio, Barão, Venâncio, Conhé, Oceano, Marinho, Carvalho, Melo, Freire, Ademar, Zezinho, Esmoriz, Cadete, Alberto, Figueiredo, Vaz e Artur Correia.
Presentes também atuais dirigentes, como Ernesto Ferreira da Silva, Dias Ferreira, Rogério Alves, Agostinho Abade e Paulo Abreu, e figuras da oposição, como Abrantes Mendes, Abílio Fernandes e Paulo Pereira Cristóvão. Ausência notada foi a do presidente José Eduardo Bettencourt, para a qual alegou "motivos pessoais".
Além do jantar, foi aberta uma conta no Banco Popular, para quem quiser ajudar Manoel poder transferir os seus donativos, e leiloados dois quadros do seu antigo companheiro de equipa Rui Jordão, que não pôde estar presente por se encontrar em Londres.
Em declarações à Agência Lusa, Manoel, cujas dificuldades em expressar-se são notórias pela sequelas do AVC, confessou-se "muito emocionado" com a iniciativa e "feliz" por "rever, conviver e matar saudades" de antigos companheiros de equipa, o que "não fazia há um século".
Um deles, o “grande” capitão Manuel Fernandes, confessou a sua satisfação por reencontrar Manoel "lúcido" e recordou um episódio quando este chegou a Alvalade: "Virei-me para o Jordão e disse-lhe: eh pá"! chegou um gajo com cabedal para levar porrada e distrair os defesas adversários da gente."
"Ele foi muito importante no sucesso daquele trio comigo, o Jordão e com o Keita, porque abria-nos muitos espaços que nós, que éramos tecnicamente mais dotados, aproveitávamos", lembrou à Lusa Manuel Fernandes, que o tratava "carinhosamente por Manoel preto".
Além das suas qualidades como jogador (“segurava a bola como poucos e era poderoso nos contactos físicos”) e profissional "sério e dedicado", Manuel Fernandes elogia as qualidades pessoais de Manoel, "sempre brincalhão, bem disposto e pronto a ajudar".
Outro companheiro dos seus tempos, Augusto Inácio, que mobilizou todo o plantel da Naval 1.º Maio, além do "staff" técnico e do próprio presidente Aprígio Santos, a contribuírem para a conta bancária de solidariedade a Manoel, também enaltece o lado humano deste.
"Como homem, quem não gostasse do Manoel não gostava de ninguém", referiu Inácio, que conta outro episódio que partilhou com ele: "Uma vez, num treino, dei um soco na coxa do Manoel e quase parti a mão. Ele, a brincar, desafiou-me a dar-lhe outro murro - era uma força da natureza”.
Quem desencadeou esta onda de solidariedade em torno de Manoel foi o seu antigo colega José Eduardo, que guarda do antigo colega uma imagem de companheirismo e boa disposição contagiante, a quem não podia virar as costas nesta altura tão complicada da sua vida. FONTE: Agência Lusa, 22-02-2010

24 comentários:

Anónimo disse...

Foi ao Brasil num ápice apanhar solinho, não? Eu parto-me a rir com o Sporting e o seu presidente. Bela vida, presidente profissional, e nunca está presente. Tenho pena dos Sportinguistas, mas a culpa é deles mesmos e da passividade com que assistem a esta «palhaçada». Isto no Porto, modelo que tanto apregoa o JEB, era resolvido à boa moda do norte. Nos próximos anos, maiores clubes de Portugal: Benfica, Porto, Braga e outro qualquer. Sporting já não entra nem vai entrar.

Anónimo disse...

Para mim cada vez me convenço mais que o meu clube morreu.
Este é mais um triste episodio para juntar a tantos outros que se passaram e outros que ainda se irão passar.
Então o primeiro presidente totalmente remunerado da historia do clube falta a este jantar de solidariedade por "motivos pessoais"?! Ainda se fosse por motivos profissionais mal o menos agora pessoais?!

Por amor de deus, tirem-me deste filme já que ninguém consegue tirar do poleiro este cabeça de cotonete que mete nojo a cada dia que passa.

FORÇA MANOEL, FOSTE UM DOS VERDADEIROS!!!

Gouveia disse...

Que pena não ter podido ir, deve ter sido uma noite inesquecivel com tantos e tão grandes Leões unidos por uma nobre causa!

FORÇA MANOEL!

Em relação à ausência de JEB, pergunta-se: mas fez lá alguma falta?

Anónimo disse...

Assinem a petição e divulguem aos vossos concatos, somos cada vez mais e ninguem poderá ficar indiferente a tanta indignação, nem mesmo esta ave rara do JEB.

Já chega de tanta desgraça e sofrimento.

http://peticaopublica.com/PeticaoListaSignatarios.aspx?pi=P2010N1305

Muitos seremos poucos para acabar com isto de uma vez por todas. Ele que vá de vez para a p|_|ta que o pariu!!!

Sporting até morrer disse...

Quem sabe se não foi pedir demissão...

Anónimo disse...

Caros Amigos,

Acabei de ler e assinar esta petição online:

«Demissao de Jose Eduardo bettencourt»

http://www.peticaopublica.com/?pi=P2010N1305

Eu pessoalmente concordo com esta petição e acho que também podes concordar.

EU NAO DESISTO JA SOMOS 400

Anónimo disse...

Teve vergonha de encarar o bófia.

Josué disse...

Ele teve vergonha e teve medo, não tenhas duvidas.........

Leão da Beira disse...

Há quem viva a quase trezentos quilómetros de Lisboa e tanto gostaria de ter podido ir e há quem vivendo ao pé da porta e sendo presidente profissional e remunerado por isso não tenha ido representar o Sporting ao mais alto nível por...motivos pessoais. Apetecia-me escrever aqui um palavrão à moda do Porto, c...

Anónimo disse...

Aposto que foi em missão especial a Paços de Ferreira, tentar mais um dos grandes negócios a que nos vem habituando... É nestas alturas que lamento a demasiada passividade dos sportinguistas! Para quando a expulsão destes parasitas??

KID disse...

O cotonete já tem medo da propia massa adepta do SPORTING....JEB CABRÃO PEDE A DEMISSÃO....queres acabar de vez com a minha paixão!!!
mas não vais conseguir sporting somos nós!!!

Filipe Fernandes disse...

Isto foi um jantar em que a oposiçao estava la toda para apupar, infelizes daqueles que utilizam o infortúnio dos outros para se promoverem...

Anónimo disse...

e se a mulher de JEB estiver internada no Hospital e ele tiver de tomar conta de 5 filhos sozinho ? Já se aceita ?

Anónimo disse...

O Anónimo dos Quarenta

1 - Hoje não votava Betencourt, não pelos resultados desportivos, mas por tudo o resto;
2 - Para ter o meu voto o proximo Presidente tem que ter como objectivos
- Melhor equipa europeia de Atletismo;
- Melhor classe de ginastica em portugal;
- Equipa de Hoquei Patins, para ganhar na Europa;
- Equipa de Andebol, para ganhar em Portugal;
- Melhor equipa nacional de Volei;
- Melhor equipa nacional de Basquetebol;
- Campeonatos de Nacionais de Luta: livre, Grego romana, Judo; ETC;
- Campeonatos nacionais de tenis de mesa;
- campeões nacionais de natacão;
- Não um nem dois Pavilhões, mas sim três, e uma piscina olimpica;
- Uma pista de atletismo;
- Uma equipa de futebol com base na formação;
- E por fim mas devia estar no Inicio, Uma Direcão, não uma administração.
Eu sou Sporting, por tudo aquilo que esta atrás, não só pelo Futebol.

djebo imbeccille disse...

Caro anónimo dos 40 e restantes amigos sportinguistas;

O Sporting está em processo de liquidação. Tudo isso que o anónimo diz é muito bonito, mas é na cabeça dos saudosistas e dos gajos do Ser Sporting, que queriam construir uma cidade desportiva.

No nosso caso, o caminho a seguir é outro. É o das mais-valias e do cash-flow.

É por isso que não vamos enterrar dinheiro em modalidades que só interessam aos miúdos. Natação, hóquei em patins, ténis de mesa... É para isso que existe o desporto escolar. O futebol é que está a dar. Olhe, a mim, por exemplo, até tem dado. Tenho 5 boquinhas para alimentar, sem contar com a Maria, e não é com salários de 20 mil euros que eu me governo.

Saudações societárias a todos.

Com o Sporting na mente,

Ass.: A Comissão Liquidatária do SCP

Vila Franca disse...

Começa a faltar a paciência para ler os vómitos desse imbecil que se auto-intitula Filipe Fernandes e a sobrar a vontade de o mandar para a ... (se calhar para a próxima não resisto a escrever mesmo para onde é que esse calhordas deve ir em vez de andar por aqui a insultar quem teve um gesto de solidariedade para com alguém que dignificou a nossa camisola e que hoje está na mó de baixo)

Anónimo disse...

Obrigadinho JEB, o Manoel agradece

Anónimo disse...

Só fez falta quem esteve.

Ser do SPORTING não é para todos.

Obrigado, JeBo.

Gouveia disse...

Só um detalhe:

O CONSELHO DIRECTIVO NÃO SE FEZ REPRESENTAR POR NENHUM DOS SEUS 7 MEMBROS NESTE JANTAR DE SOLIDARIEDADE!

HÁ COISAS FANTÁSTICAS, NÃO HÁ?

Natálio Santos disse...

Sou benfiquista mas quero juntar-me e dar o meu voto de solidariedade para com esse enorme jogador do sporting a atravessar um difícil momento de saúde, pois nestes momentos penso que não devem existir rivalidades entre que gosta de futebol, saudações desportivas !!!

Filipe Fernandes disse...

Oh Vila Franca é mentira o que disse...Ahhhhh um pouco de franquesa pelo menos.

UNK disse...

O presidente do Sporting é profissional? Pergunto-o sem maldade, mas apenas porque dá-me a sensação que mesmo o Braga tem um PR mais presente...

ogirdoR disse...

Tanta coisa boa que podia se dita e focam todos no mesmo. É tão "triste" a ausência do presidente como os vossos comantários. Vejam o post do Tesouro Leonino e vejam a diferença.

http://tesouroverde.blogspot.com/2010/02/grande-noite-do-manoel.html

Anónimo disse...

Este presidente está como o Sócrates, não sei se é culpado ou não de tanta coisa que o acusam, mas já são confusões a mais...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...