segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Manuel Fernandes dá táctica para vencer o Benfica

Para um sportinguista marcado pela derrota com a Académica, em Lisboa, o momento mais feliz do último sábado foi aquele em que Cardozo falhou o penálti em Setúbal. Isto não se escreve, é conversa de café, a não ser que se fale de Manuel Fernandes. É certo, aquela bola na trave deu-lhe um empate e qualquer coisa de vitória. Sim, porque isto de mostrar que o Benfica nem sempre é um papão, mas também uma equipa que perde pontos com um dos clubes mais remendados da Liga, satisfaz muita gente, desde o treinador modesto ao adepto desiludido. Lá está, só mesmo o leão Manuel Fernandes pode viver as duas situações, mesmo que na hora de falar de Alvalade a conversa vá parar ao politicamente correcto. "Pois é, aquele resultado em Alvalade não deu jeito nenhum... é que a Académica é do nosso campeonato!"
Muito bem. Apanhado no meio de um domingo chuvoso, depois de ter ido a Peniche ver o filho Tiago marcar pelo Alcochetense - "também é avançado, está a fazer uns golos" -, o treinador do Vitória explica como conseguiu enganar Jorge Jesus. A partir de agora, o antigo futebolista que marcou doze golos ao Benfica só fala de futebol puro.

1. Tristezas não pagam dívidas "Digo sempre a verdade aos meus jogadores e a mensagem que lhes tenho passado é que esta equipa não tem nada a ver com a da primeira volta. O Vitória de Setúbal está melhor e a crescer, é preciso acreditar nisso. Ao longo da semana não percebi os jogadores muito afectados com a goleada de 8-1 sofrida no Estádio da Luz e, ao Mário Felgueiras, o guarda-redes que sofreu os oito golos, disse-lhe apenas uma coisa: 'Esquece.' Tínhamos de acreditar nas nossas capacidades, isso é meio caminho andado para se conseguir alguma coisa."

2. Cardozo não pode ter livres directos "Foi uma das preocupações ao longo da semana: não entrar a matar à frente da área, não podíamos cometer muitas faltas naquela zona porque o Benfica resolve jogos a partir dali, especialmente com os livres do Cardozo. Estivemos bem nesse aspecto.

3. A manha dos bloqueios "Também toda a gente sabe que o Benfica faz muitos golos de bola parada, são conhecidos os bloqueios feitos por jogadores como Luisão e Javi García, nos cantos, para libertarem um terceiro elemento que muitas vezes é o David Luiz. Estávamos avisados para isso mas falhámos, no lance do golo que sofremos, não fomos suficientemente rápidos na marcação ao David Luiz. Estivemos geralmente bem mas aquele lance também podia ter sido evitado."

4. Proibido romper "O problema do Saviola - a facilidade com que ele sai da marcação para ir receber a bola à linha lateral - tentámos resolvê-lo com a utilização de três centrais. Assim, se o Saviola fosse embora, a marcação era dividida entre o central e o lateral, mas sempre com a preocupação de nunca abrir um buraco no meio. O Benfica, por outro lado, rompe o jogo muito à base de três jogadores (ou quatro, quando está o Fábio Coentrão). Não podíamos deixar o Saviola, o Aimar e o Di María pegarem na bola e avançarem em velocidade; aceleram a equipa, tornam-se perigosos; aquelas zonas do campo tinham de estar tapadas."

5. Neca e Barbosa fora do sítio "O Neca é um número 10 mas quisemos desviá-lo sempre do centro do terreno, para não ter de levar com a marcação do Javi García e estar à vontade assim que pegasse na bola. Ao mesmo tempo, o Hélder Barbosa sabia que devia cair sempre nas costas do defesa lateral do Benfica que subisse, aproveitando esse espaço vazio concedido pelo adversário. Se o conseguisse fazer, receberia a bola e iria arrastar um central do Benfica com ele, desequilibrando a defesa. Isto é normal, no fundo é um pouco o que o Saviola também faz muito bem no ataque do Benfica."

6. Espaço: o que o Benfica oferece "Queríamos uma defesa compacta mas o Neca, o Hélder Barbosa e o Keita tinham de estar na frente, prontos para aproveitar aquilo que o Benfica oferece: o facto de pôr muitos jogadores no ataque e conceder algum espaço. Foram sempre incómodos."

7. Regula a saltar do banco "Não estou nada de acordo com algumas crónicas, especialmente aquelas que dizem que o Benfica empatou porque jogou mal; empataram também por mérito nosso. O ascendente que o Benfica teve nos últimos 15 minutos deveu-se muito à quebra física da nossa equipa. Aí, soubemos sofrer mas também conseguimos recuperar algum equilíbrio com a entrada do Regula - substituiu o Neca, que estava muito cansado e foi importante para continuarmos a ter a bola no lado direito do ataque."

E assim Manuel Fernandes enganou Jorge Jesus. "Também tive a vantagem de já ter jogado esta época contra o Benfica, pela União de Leiria. Tentei pedir mais ou menos o mesmo", disse. O jogo até foi parecido - David Luiz voltou a fazer um autogolo; a grande diferença é que desta vez Cardozo não resolveu.

FOTO: Mário Cruz (Lusa)

24 comentários:

Leão do Sado disse...

Um excelente treinador para qualquer equipa portuguesa! Pinto da Costa está atento ao homem que mais dissabores dá ao Benfica!... Eu sei do que estou a falar...

Anónimo disse...

Considero o Jorge Sousa um dos poucos árbitros portugueses com alguma categoria e honestidade, mas foi mais um a querer levar o Benfica à vitória. Terá perdoado um penalti contra o Vitória sobre o Di Maria, mas para compensar, invalidou um golo limpíssimo ao Vitória, perdoou a expulsão do Coentrão por agressão e inventou um penalti no último minuto com todo o ar de ser a compensação pelo outro...enfim, mais uma arbitragem à maneira de um novo Estorilgate.

Anónimo disse...

Não se percebe a razão dos sportinguistas estarem mais preocupados com outros do que com a época desastrosa do seu próprio clube. Ou até será que que consiga entender porquê?

levados ao colo disse...

Eu explico: é porque estamos perante (mais) uma pouca-vergonha, semelhante à de 2005. O golo limpo anulado ao SLMerda é disso prova evidente. Mas mais roubos de catedral irão suceder, sempre em favor do clube do "povão".

Anónimo disse...

Levados ao colo, estás preocupado com o Benfica porquê?

Devias estar preocupado com o Leiria, Marítimo, Nacional, Guimarães, Rio Ave, etc...

Estás a 13 pontos da descida e preocupaste com o líder que está a 19???

Rídicula esta OSGA!!!!

Anónimo disse...

Esperemos que o Pedro Silva jogue amanhã a defesa-direito. Dava-nos um jeitinho.

Anónimo disse...

Oh Levados ao Colo, esperávamos que pelo menos o mesmo ódio que sentem por esse tal SLMerda sentissem por aqueles que, em conversas telefónicas, vos ofenderam e tentaram tramar. No entanto, quanto a isso, está tudo bem, não há problema nenhum. Preferem entreter-se com outras coisas. Não se percebe mas estão no seu direito.

Sporting Eterno disse...

Será que o Manuel Fernades não teria que estar no Sporting?

Sporting afinal foi apanhado numa escuta telefonica entre JEB e Dias Ferreira!

Escuta na integra em:

http://sportingeterno.blogspot.com/

o Pedro que procura Inês disse...

UMA SÓ SOLUÇÃO:
BETTENCOURT, DEMISSÃO!

O Sporting somos nós!

E o Manuel Fernandes dava um grande, mas muito grande e sportinguista treinador do Soprting Clube de Portugal...

Anónimo disse...

Amanha será a hora de dizer BASTA!!!

Sporting aos Verdadeiros.

Pedro Miguel disse...

O Manuel Fernandes dá a táctica para EMPATAR com o Benfica e não para ganhar.
O Vilas Boas dá a táctica para o Benfica GANHAR.
Mas que raio de sportinguista é um individuo que considera o momento mais feliz do último sábado, o falhanço do Cardoso na marcação do penalti. Isto é complexo de inferioridade em relação ao Benfica. E há muitos Sportinguistas que não se conseguem libertar disto. Quero lá saber que o Cardozo falhe, que o Xico falhe, que o Tonho falhe, etc. Eu quero é saber do MEU SPORTING. Não são as derrotas ou empates dos outros que me dão alegrias quando nós perdemos.

Sporting Eterno disse...

Caros Amigos,

O blogue Sporting Eterno fez um mês. Queríamos agradecer a todos os que nos visitaram, sem excepção, a quem devemos sem dúvida todo o sucesso que possamos ter tido até agora.

Esperamos ter sido, até ao momento, um espaço de debate, com respeito por todos os envolvidos e igualmente um local com qualidade e interesse, onde os temas sejam colocados com pertinência.

Não podíamos deixar de ter uma palavra de profundo agradecimento para todos os blogues que nos deixaram publicitar o nosso blogue, sem nenhum tipo de azedume ou receio de qualquer concorrência. Esse nunca foi o nosso objectivo. Gostaríamos somente fazer parte deste núcleo que mantém o vigor Sportinguista bem vivo. No fundo temos todos algo em comum. O amor pelo Sporting.

Para os que não gostam do Sporting Eterno, gostaríamos que nos dessem sugestões, para que, possamos melhorar, para que, mais soluções apareçam, e mais discussão exista.

Um abraço para todos sem excepção. Porque a crítica nos faz crescer.
Mais uma vez um obrigado verdadeiro!

http://sportingeterno.blogspot.com/

Sporting Eterno disse...

Passei por blogue Sportinguista e não consegui ficar indiferente a estas palavras plenas de dor e desilusão, de alguém que escreve sobre o Sporting de forma apaixonada, não vendo reconhecida a sua dedicação. Falo de uma Leoa...Verde!

Como acho que devemos ser uns para os outros , venho aqui pedir que visitem o Blogue da nossa Leoa, manifestando-lhe a solideriedade que existe no nosso reino, mostrando-lhe que não está correcta e que não queremos que deixe de escrever. Postem um comentário e digam-lhe para não desistir.

Aqui fica o texto!

"Ser mulher e gostar dum desporto onde os homens são reis...não é fácil.
Raramente nos dão crédito quando emitimos opinião. Poucos homens se dão ao trabalho de nos dar resposta. Quase todos nos "olham/tratam" com condescendência como quem diz..." o que é que tu percebes disto?"
Realmente ser mulher e ter uma paixão tão grande pelo futebol como qualquer homem...não é fácil.
Basta ver o número de blogues de mulheres em que o tema seja o futebol ou um clube. Muito poucos quando comparados com os blogues assinados por homens.
Dos blogues assinados por mulheres quantos merecem a atenção dos homens?
Muito poucos...
Normalmente não escrevo sobre aspectos técnicos ou tácticos, é verdade, mas que os únicos comentários que mereça o que escrevo seja de bloguistas homens a fazerem propaganda do que escreveram nos seus blogues...tira-me do sério.
Sinto-me reduzida a uma insignificância tão grande que só me apetece acabar já com o blogue e deixar de visitar e comentar qualquer espaço que fale de futebol.
Ser mulher e ter um blogue onde o tema é o futebol do clube que adoramos, num mundo machista e ainda tão fechado como é o do futebol, desporto onde os homens são reis... é estar a remar contra a maré. Mas eu até pratiquei remo nos meus tempos de juventude e por isso mesmo já estou habituada.
Só não me habituo a ser tratada como um simples veículo de propaganda de outros blogues...isso é que não e por isso mesmo, já tinha ameaçado e a partir deste post vai ser uma realidade...comentário que não faça referência ao que escrevi...vai direitinho ao caixote do lixo, vulgo reciclagem."

http://leoa-verde.blogspot.com/

nuno disse...

no meio disto tudo, quem se deve estar a rir á grande é o Paulo Bento!!!

Olarápio disse...

Eu quero que o benfica perca sempre. Aqui em qualquer parte, benfica é SEMPRE merda!

O colinho continua, agora mais um golo limpo anulado e um penalti no último minuto (quando o Vitória ficaria impossibilitado de recuperar) para tapar outro que ficou por marcar. Vergonha!!!

Anónimo disse...

Pois a mim dá-me sempre um grande gozo quando o SL Carnide e Damaia perde, seja no futebol, no chinquilho ou no berlinde...e se o Sporting também perde, isso não tem nada a ver, por mim fico sempre feliz que eles percam, quer o Sporting ganhe ou perca. E eles dizem que nós pensamos neles, eu assumo que penso neles sim senhor, penso sempre porque sou adepto de todos os que jogam contra eles, mas esta caixa de comentários é a prova que eles também passam muito por cá...

Anónimo disse...

O Paulo Bento a rir-se de quê??? Da grande merda que ele cá deixou, só se fôr...ou será dos 8 golos que um dos que ele mandou porta fora porque não serviam já marcou este ano pelos corruptos?...

Juba disse...

Os comentários dos benfiquistas que por aqui passam é só para confirmarem que muitos dos sportinguistas continuam a não ter massa encefálica.
Tem o Tino e o Teco e dão-se por contente. Houve aqui alguém que já disse que isso é complexo de inferioridade em relação ao Benfica e é capaz de ter razão. Aliás basta assistir a um jogo Sporting x Porto em que uma das claques grita: - SLB, SLB, e a outra responde : - Filhos da Puta SLB. Porra, que o jogo é um Sporting x Porto. Nem aí nos conseguimos libertar desse complexo. Eu sei que muitos sportinguistas não conseguem perceber o que deixo aqui escrito. Mas, aí já nada posso fazer.

Jalex disse...

Um senhor.

Sporting até morrer disse...

Para os lampiões que tanto gostam de vir opinar a este blogue, tenham atenção que este jogo de amanhã tem tendência a ser o jogo da época, tanto para nós como para vocês...

Piedoso disse...

A táctica parece perfeita, porque resultou. Mais por inépcia de uns do que por mérito de outros.

Apesar disto, para a pôr em prática é preciso jogadores possantes lá atrás, o que não é seguramente o caso do Sporting.

Assim, estamos perante a possibilidade de assistirmos a uma
nova demonstração do autocarlos
carvalhal que tanto êxito e sorte
tiveram na Luz.

Em tese, se o Sporting jogar assim
arrisca-se a duas coisas: aos 60 minutos não poder com uma gata pelo rabo e a ser (uma vez mais) goleado.

Também é verdade que o Sporting não tem arcaboiço para jogar o jogo pelo jogo, pelo que um cruel dilema se depara a Carvalhal.

Se joga à retranca, para lá de desvirtuar a sua equipa, corre o risco de ser goleado, se tentar jogar aberto, esse risco é exponenciado.

Embora se trate dum Sporting-Benfica, com toda a incerteza que isto significa, parece-me que, desta vez, tudo dependerá da inspiração do Benfica.

Se o Benfica entrar bem e marcar cedo, face à condição psicológica do Sporting, o terror que esteve
latente em vós no jogo do campeonato, materializar-se-á e pode transformar-se num holocausto.

Se calhar era o melhor que vos poderia acontecer nesta altura, pois permitir-vos-ia limpar a casa
o que não acontecerá se se verificar um resultado "mentiroso"

É pouco provável que vocês, neste
momento, sejam melhores que o Vitória.

Gouveia disse...

Se ainda duvidas houvessem, este artigo do excelente diário "I" felizmente transcrido pelo LdE prova que o Manel tem mais do que condições para ser o Treinador principal do Sporting CP!

Mas a corja pós-Roquettista preferiu o Paulo Bento e essa luminária do Carvalhal...

Manel és um dos nossos!

Sporting Sempre!

unabomber disse...

Manel no Sporting? Só depois da corja sair.

Anónimo disse...

Estou a ver o jogo sporting /benfica na TV, o benfica já ganha por 1-0 continua a bandalheira

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...