terça-feira, 2 de março de 2010

Do prejuízo ao investimento

A partir de Inglaterra, onde representa o Sporting Clube de Portugal numa reunião da Associação dos Clubes Europeus (ACE), que decorre em Manchester, José Eduardo Bettencourt falou aos jornalistas para se manifestar "feliz" pelos adeptos e pelo treinador Carlos Carvalhal, pela vitória sobre o FC Porto, importante para segurar o quarto lugar apontado agora como meta da temporada. Mas não ficou por aí. Bettencourt também revelou ao mundo que "o Sporting vai ser muito forte" na próxima época, em função de "um grande investimento" na equipa leonina 2010-2011. Os sportinguistas já esfregam as mãos...
Não sei se José Eduardo Bettencourt estava bem ciente do que disse em mais este aparente assomo de incontinência verbal. Se estava, então há informação escondida que tem de ser revelada aos sportinguistas. Porque, também hoje, a imprensa revela que as sociedades anónimas desportivas do Sporting, do FC Porto e do Benfica devem, no total, algo como 632 milhões de euros. E que, só a Sporting SAD – e não o Sporting Clube de Portugal – tem uma dívida acumulada de 142,8 milhões de euros, de acordo com o último relatório de contas da sociedade, no qual a empresa liderada por Bettencourt acumulou mais 7,8 milhões de euros de prejuízo no segundo semestre de 2009.
Donde, José Eduardo Bettencourt deveria explicar muito bem de onde é que virão os milhões necessários para o tal “grande investimento” num "Sporting muito forte" na próxima época. Porque pode suceder que haja um Abramovich a caminho da Sporting SAD ou que tenha sido encontrado um poço de petróleo nos terrenos do antigo estádio e que nós não saibamos...

Obs. – Há um jornal que, citando “fontes do Sporting”, revela hoje que a SAD leonina já procura novo treinador. Se isto acontecesse no FC Porto – o tal modelo de gestão em que Bettencourt se inspira –, o presidente do clube ordenaria de imediato a renovação do contrato com o treinador que está.

44 comentários:

Mário Rui Oliveira disse...

Há sempre uma forma de criticar ...

Estevão disse...

ha que decidir, ou acompanhamos a tendencia Europeia dos ultimos anos que é gastar tudo e ficar enlatado, ou nao se investe e ficasse menos enlatado.

Anónimo disse...

Já estavamos com saudades do "palhaço rico"...!

Em Inglaterra foi armar ao "aristocrata (falido)" cheio de cagança!

É o maior cretino da história do Dirigismo Desportivo português!

Anónimo disse...

Não há pai para ti para dizer mal.

E qual é o passivo das SAD's de Benfica e Porto, já agora, já que omitiste esse pormenor no teu texto?

E Carvalhal é/era o teu treinador para o ano ou não? Da última vez, era um tipo que estava no Sporting posto por Pinto da Costa, por subserviência ao Porto. Agora que ganhou dois jogos deve ficar? Ou não presta à mesma e deve sair no fim da época?

E outra pergunta ainda: achas que o Sporting deve investir na sua equipa de futebol ou não precisa para nada e tem obrigação de ser campeão com este maravilhoso plantel? Estou curioso. Que rumo seguias tu quanto a treinador, quanto a investimento ou não no plantel, enfim, quanto a tudo.

Já sei que o Bettencourt faz tudo mal. Queria saber que tu farias no lugar dele, já que fazes tudo bem, raramente te enganas e nunca tens dúvidas.

João Moura

Gouveia disse...

João Moura,

Não és o Cavaleiro Tauromáquico pois não? É que és muito bom a desviares-te do essencial, ou seja dos cornos do touro!

E o que é o essencial?

O essencial são 3 ou 4 coisinhas que devia haver e não há nem haverá nunca com JEB:

- COMPETÊNCIA
- COERÊNCIA
- SERIEDADE
- DEFESA DOS INTERESSES DO CLUBE E SÓCIOS E NÃO DOS BANCOS E SAD!

MAIS NADA...

Anónimo disse...

GOUVEIA:

"- COMPETÊNCIA
- COERÊNCIA
- SERIEDADE
- DEFESA DOS INTERESSES DO CLUBE E SÓCIOS E NÃO DOS BANCOS E SAD!"

são tudo palavras bonitas que ficam bem aqui ou na China. mas eu pergunto por actos concretos e tu falas-me em coisas vagas (só te faltou o 'espírito vencedor', pelo amor de deus, se fosses pago ao lugar comum estavas rico):

a) qual é o passivo dos outros? b) os outros investem ou não (apesar dos seus enormes passivos)? c) nós devemos investir ou não no plantel de futebol?, estamos bem servidos ou não? d) Carvalhal é para manter ou não?

e tudo isto com humildade, para retirar ilações da imensa sabedoria do Leão da Estrela que nunca falha uma.

João Moura

sPIdEr disse...

Eis a moderna mentalidade leonina:

"Se os outros gastam e se enterram em dívidas, os devemos fazer igual."

Já se esqueceram que à pala do esbanjamento por parte da "nata" da alta-finança, já fomos despojados do nosso vasto património imobiliário e o passivo, em vez de diminuir... aumentou!

A seguir vai a academia, depois o estádio e quem vier a seguir que feche a porta.

MISERÁVEIS! CORJA NOJENTA!

Gouveia disse...

João Moura,

O teu argumento é igual ao das crianças!

Ó pai eu quero uns ténis nike porque os meus coleguinhas da escola também querem...

Os outros também estão enterrados ( mas cheios de titulos uns e de grandes jogadores os outros), então é inevitável que nós tabém estejamos...!

Nem vale a pena continuar a discutir contigo, nem mesmo com "lugares comuns"...

Podes-te juntar ao filipe fernandes! Se o futuro do Sporting passa por gente como vocês então podem mudar de clube!

Anónimo disse...

"Nem vale a pena continuar a discutir contigo"

Mas oh Gouveia, eu não quero por nada discutir contigo. Fiz perguntas ao Leão da Estrela, não a ti. Se ele me fizer o favor de responder, óptimo, gostava de lhe perceber a linha de pensamento. Estou-me nas tintas para os teus pensamentos :)

João Moura

KID disse...

Carrega jão moura...defendo alguns posts do lde...em cada 100 concordo com 2...cada texto tem sempre de vir um paragrafo ou uma linha com alguma barbaridade...

Juba disse...

Antigamente, no tempo em que os campeonatos eram só nossos e algumas migalhas eram repartidas, as certezas eram anunciadas e acabava-se.
Agora os Sportinguistas querem com antecedência saber muito direitinho de onde vem os carcanhóis. Quantos negócios já de perderam por isso e quantas criticas a despropósito já foram feitas.
Esperemos, tenhamos calma e como dizia alguém. "Deixem-nos trabalhar".
O anónimo que assina por João Moura,tem alguma razão no que diz.
É necessário investir para se tirar dividendos. O Euromilhões só sai a quem joga. Porque se quem não jogo esperar que a sorte lhe bata à porta,não passa da cepa torta. Todavia não podemos comparar os passivos dos outros com os nossos. Isso dará em desgraça.
para não me alongar, não é bonito, não é elegante e é mesmo desumano
chamaram ao presidente do nosso Clube, palhaço e todos os nomes que vem à ponta do lápis e que em nada dignifica quem os escreve. Pode o homem ser incompetente, não ter coerência, mas daí a falta de seriedade, por amor de Deus, vai uma grande diferença.
Quanto a defender o Sporting em detrimento de defender os bancos,
passa-vos pela cabeça que o Sporting tem alguma caverna ou gruta como Ali Bábá? Os dinheiros só saem dos bancos, se lhes pagarem juros,de outra forma, vamos todos com bonés sentarmos às portas das igrejas e arranjamos uma moedinhas pretas que não chegam nem para a gasolina das deslocações.
Vamos pensar direito, olhar de frente e de cabeça levantada.
Lutando pelo Sporting, tomando em consideração que o Presidente também é Sportinguista. Já agora como reparo, não conheço o homem de lado nenhum, mas pelo facto de ter a coragem de encabeçar uma lista, tem por isso a minha consideração.

Ricciardi disse...

Não foi coragem. Foi graveto na mão!

Anónimo disse...

João Moura
E o passivo das SAD's do SLB e do FCP tem de interessar ao Sporting para alguma coisa?... Face ao seu escrito, pelo menos parece que sim...
a mim, sportinguista "doente", não me interessa mesmo, mas mesmo nada!

Filipe Fernandes disse...

João Moura,

O LDE, não vai responder porque o Lde só critica.
Um exercicio simples, o que ganhamos nos ultimos 10 anos e o que ganhamos nos 20 anteriores.
Contra factos nao ha argumentos.
Fora isso fale o policia, fale o advogado, assobie o rapazinho, fale o blogger.
Há-de continuar a mandar o Bettencourt.

Anónimo disse...

e adem continuar a chular os Salemas Fernandes

Anónimo disse...

Eu sou dos que acham que não há nada que não seja criticavel, mas com critica oportuna e inteligente. Este post só demonstra que o Lde ( é só uma pessoa que escreve ou são várias?) tem um odiozinho a ésta direcção e isso tira-lhe credibilidade. Ás vezes não sei se isto é um espaço em que se fala a sério ou se é um blog comico. De qualquer forma por muitas alarvidades que se escrevam há sempre os engraxadores do costume, não é ó Gouveia? O Lde dá um peido e tu desatas a bater palmas, mas não fiques triste pois até o Hitler teve milhões a bater palmas.

AA

Anónimo disse...

kjguthnkbilt

Anónimo disse...

Tambem gostáva de saber se o LDE é 1 pessoa ou varias e se são várias os textos que escrevem passam por algum crivo ou são postos com a opinião de cada um? Espero que o LDE tenha a ombridade de responder.

Anónimo disse...

Eu gostava de saber, é se estes criticos todos do sporting e do bettencourt a começar pelo LDE no seu dia à dia dão tudo o têm que dar nos seus trabalhos para dignificarem a empresa onde trabalham ou caso sejam empresários por conta própria, conseguem meter as suas empresas num dos melhores lugares do mercado onde estas se inserem?
Concordo plenamente consigo João Moura, porque isto de estar sempre a criticar quem tenta fazer o melhor e nunca corre o risco de fazer sugestões criativas ou de correr riscos pois tem medo de errar é melhor ficar calado

andré

Anónimo disse...

De homem de homem era o Lde defender e explicar as suas posições porque isto de deitar gasolina na fogueira e por-se de lado é assim um bocadinho cobardolas

ASS
Rui Sá

Anónimo disse...

Caro Lde essa obs final é um tanto velhaca, jà no post anterior falaste no Villas-Boa, quer-me parecer que és lampião e queres semear a confusão no Sporting, é que não há outra explicação.

AA

Anónimo disse...

Vou ser duro. É assim:

O senhor LdE é um sportinguista, não tenho autoridade para dizer o contrário. Mas...
LdE continua a analizar a vida do Sporting pelos cabeça de gente que ou já foi poder, ou quer ser poder, no SCP. Seja, como exemplo, pela cabeça desse grande competente Duque - com o dinheiro dos outros - seja pela oposiçãozinha, como exemplo as últimas eleições.
LdE fez aqui a vida negra a Paulo Bento e Pedro Barbosa e gozou, tipo primeira página do Record, com Carvalhal. Para confirmar o que escrevo estão aí os arquivos.
Portanto, este post sobre JEB, saber se investe agora depois de ter dito que não havia dinheiro, vem na linha da nota de rodapé: LdE é contra a politica de JEB sobre "um Sporting à Porto", seja lá isso o que for, mas propõe que se faça à maneira de pinto da costa, no que á renovação de Carvalhal diz respeito! ié; LdE não rima com coerência.

40PostasPescada

Anónimo disse...

E´isto que me assusta!! O investimento. Tipo Pongolle?
Muitas aquisições, muitos nomes, poucos jogadores de futebol. Por a formação de parte? E depois não ganhamos, não temos ninguém para rentabilizar financeiramente, desportivamente e ficamos falidos?

heroi disse...

Eu que sou do Glorioso Benfica espero e rezo para que haja muitos joão Mouras e AAs no Sporting. E sou contra quem os critica porque sportinguistas deste quilate é que me têm dado alegrias. Porquê? Porque têm a mesma linha de pensamento dos Bettencourts dos Jorge Gonçalves. Enfim tudo gente que como benfiquista EXIJO! que fiquem lá muitos anos.

Anónimo disse...

Força Belenenses, um empatezinho e votas a levar estes gatinhos capados de volta às trevas

adelina disse...

Como verdadeira leoa, só queria dizer que o senhor Gouveia nem devia perder tempo com esses Mouras cuja capacidade de argumentação demonstra os maleficios que uma lobotomia pode provocar numa pessoa.

Mário Rui Oliveira disse...

Gouveia

deixa lá a filosofia pá !

Sempre as mesmas ideias vazias. O belo do cliché sem substracto ...

Quanto à competência... acho uma piada ... o homem era admistrador comercial de um dos maiores bancos de Portugal, mas devia ser pelos seus lindos cabelos brancos ...

Imagino que tu serias muito melhor !

E deves ser daqueles meninos que adora o politicamente correcto, mesmo se isso não leva a nada !

Cura-te !

Anónimo disse...

Ah Heroi heroi deves ser tanto lampião como eu isso já nem é psicologia barata é mais psicologia para camelos, mas no caso de seres mesmo lampião alem de estares um nadita deslocado deves ter em mente que nós nunca tinhamos ido cagar á vossa horta tantas vezes como nestes ultimos 10 anos e se vocês ganharam alguma coisita foi com muito colinho,podem agradecer ao Lucilio,ao Paraty e á liga e já agora agradeces á Manuela F. Leite por ter aceite aquele papel hegienico como garantia de pagamento.


AA

Gouveia disse...

MRO,

Sempre o mesmo idiota útil...!

Ainda esse argumento imbecil do gestor de topo????? Aonde é que os gestores de topo nos levaram?

Ah já sei: de 30M€ a 350M€ (estimativa por baixo)!

Mas JEB percebe alguma coisa de GESTÃO DE FUTEBOL, de RECURSOS HUMANOS na gestão do clube, do negócio futebol????

Epá ó Mário Rui ( tu que és uma espécie de "gajo porreiro" dos blogues leoninos)nem te dês ao incómodo de responder! A tua resposta seria provavelmente... politicamente correcta!

Um dia se eu tiver paciência eu explico-te o que é o significado de "politicamente correcto" no Sporting e quem o representa na perfeição!

Começa logo por ti...

Natálio Santos disse...

Existe uma enorme diferença nos resultados financeiros apresentados pelos jornais e que os mesmos se "esqueceram" de mencionar, é que dos três grandes apenas o Benfica faz as auditorias através de empresas estrangeiras, algo que os outros grandes não fazem, e também apresenta as contas de todas as empresas que fazem parte da SAD, algo que ao que julgo saber também os outros grandes não apresentam...!!!

Filipe Fernandes disse...

Oh Gouveia,

Já nao sei se é incompetência, ou gosto por banalidades.
"Ah já sei: de 30M€ a 350M€ (estimativa por baixo)!"

Você se comprar um carro, uma casa, e comprar umas férias para descansar essa cabecinha também se individa e passa de de 10€ a 10000€
de passivo.
Só quem tem maldadeou percebe pouco é que utiliza argumentos destes, pois tenta fazer dos demais ignorantes.

Respondam-me a uma pergunta.
Quantos títulos ganhou o Sporting nos últimos 10 anos, quantas finais europeias teves, quantas vezes foi á liga dos campeoes, quantas vezes vencemos os nossos mais directos adversários?
Agora peguem em tudo isso e comparem com os 20 anos anteriores.

Gouveia se fores um gajo porreiro respondes a isto.

Mas com argumentos váilidos.

Se nao conseguires, podes pedir ao teu amigo polícia, ou ao advogado, ou ao rapzinho do assobio que te escreve o texto.

Ou senao o LDE pode sempre fazer um post a criticar mais qlq coisinha...

cabeça-de-cal disse...

Eu dou uma ajuda ao descerebrado Filipe Fernandes:

Últimos 10 anos: 1 título (2001/2001)

20 anos anteriores: 2 títulos (81/82) e (99/00)

Taças e supertaças nem vale a pena falar, não são "títulos".

Nos últimos anos perdemos também uma final europeia em casa, feito notável.

Ficámos também várias vezes no "primeiro dos últimos", para gáudio de invertebrados do calibre do palhacito de serviço nesta caixa de comentários e dos seus deuses gestores "de topo", que adoram €uros e se estão a cagar para troféus.

cabeça-de-cal disse...

...(2001/2002)

Anónimo disse...

Eu como socio e adepto tenho MEDO destas palavras.
E tenho medo pelo simples facto de que o grande problema do meu Sporting não é o dinheiro mas sim o que se faz com esse dinheiro.

O que me adianta ter milhões e milhões para investir na equipa de futebol e depois ir gasta-los em pongolles e afins?!
A equipa fica mais forte desportivamente? Não. Mas fica mais pobre financeiramente.

O problema continua a estar centrado na incompetencia da nossa direcção e não em haver ou deixar de haver dinheiro.
O Braga com muito menos este ano fez muito mais que nós por exemplo.

Á que saber colocar as pessoas certas para assumirem as suas funções no Sporting e não arranjar tachos para se andarem a servir do clube como andam.

Uma direcção competente é meio caminho para o sucesso.

Filipe Fernandes disse...

Cabeça de cal,

Estavamos melhor com 18 anos de jejum.
Com os teus idolatrados líderes.

Alcibíades disse...

Eu sei é que o JEB tem-se fartado e viajar desde que chegou a presidente. É Brasil, é States, Inglaterra,...

Anónimo disse...

Com tanto dinheiro q prai vem querem ver que o JEB vai vender a alma para comprar mais Pongois?

Gouveia disse...

LdE,

(em relação ao personagem f.fernandes)

E não se pode defenestrá-lo?

Dá-lhe um cérebro! disse...

Alguém que explique à personagem Fernandes que foram 17 anos de "seca", e não 18, e que para repetirmos a façanha já temos 8 no buxo a ver navios (o 2º maior jejum da história).

Mas este último facto deve ser (também) culpa do João Rocha, do Cintra, do Bigodes, do Bin Laden ou da crise do subprime...

Na Geração da Dívida são todos inocentes.

Gouveia disse...

"Dá-lhe..."

Infelizmente foram 18! O titulo é de 1982 e o jejum foi quebrado em 2000(9 de Maio?)contra o Salgueiral! E eu estive lá...

Anónimo disse...

Mário Rui,

Com todo o respeito, isto é uma barbaridade!

"Quanto à competência...acho uma piada ... o homem era admistrador comercial de um dos maiores bancos de Portugal, mas devia ser pelos seus lindos cabelos brancos".

Os cabelos brancos em 6 meses já mostraram o que valem.

E a competência de Roquete e do seu séquito de gestores, mostraram alguma coisa? Não deveríamos dominar o futebol português? É que Pinto da Costa como gestor foi uma trampa enorme...

Anónimo disse...

De alguém que observa de fora

Faz confusão este passar do oito ao oitenta em poucos meses!

Primeiro não havia dinheiro e como tal contratações zero. Depois, como os resultados desportivos foram uma desilusão, lá apareceu uns milhões para 3 contratações de inverno.

Agora, anuncia-se que se vai investir muito na próxima época. Pelo meio, ia-se permitir que um jogador da classe do Izmailov, com um ordenado muito baixo, saísse por 6 milhões!!!
E o questionar/criticar dos gastos dos outros clubes...

Penso que os sportinguistas merecem mais respeito. Tem de lhes ser explicado as razões da mudança de estratégia e o porquê de, o que antes não era impossível, agora já não ser!

Pode-se discordar daqueles que criticam o que mais amamos mas isso não nos dá o direito de os acusar de má fé.

Se calhar até amam mais que nós e por isso criticam!!!

Anónimo disse...

"O SPORTING VAI SER MUITO FORTE"
Será que já fez um acordo de "cavalheiros", com FCP ?

Anónimo disse...

O Sporting Clube de Portugal, é um clube que traz muitas infelicidades aos seus adeptos. Apesar de ser um dos "três grandes" o Sporting está a perder cada vez mais prestígio em Portugal. Até o 4º lugar no campeonato está longe de estar assegurado, o que prova a horrivel fase pela qual este clube está a passar. A verdade é que a casa de banho (Alvalade XXI) está a ficar suja e já nao se aguenta aquele cheiro, já é por isso uma boa altura para contratar empregadas da limpeza novas! Sim, porque aquela Grimi só suja mais! Mas esta empregada da limpeza é só um exemplo das muitas que já deviam ter sido despedidas à muito tempo! Para começar nem se consegue encontrar uma boa chefe de limpezas, já se fez algumas tentativas, a dona Paulinha , a dona Carla, mas o problema não se resolve! há cada vez mais diarreias naquelas casas de banho.. A dona Paulinha ensinou uma lição às suas meninas das limpezas.. limpem com tranquilidade e tudo se vai resolver, mas não resolveu! Ai que a vida está dura!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...