terça-feira, 23 de março de 2010

A grave crise do FC Porto

O FC Porto está em crise. Em grave crise. De efeitos imprevisíveis no maior clube do Norte, cujos últimos 30 anos foram moldados pelo todo-poderoso Jorge Nuno Pinto da Costa, para muitos (incluindo o presidente sportinguista José Eduardo Bettencourt) um modelo de dirigente do futebol contemporâneo a imitar e a seguir. Só que, tal como Tomislav Ivic sentenciou uma vez para afastar o goleador Fernando Gomes da equipa portista, também Pinto da Costa é um homem de carne e osso e, portanto, também ele "é finito". Por isso, a crise que o FC Porto atravessa é a mais grave de todas.
Pela primeira vez, os adeptos portistas - que não estão habituados a perder - não põem em causa apenas o treinador ou este ou aquele jogador, como acontecia no final de um ciclo desportivo. Pela primeira vez, há dirigentes que são colocados em causa. E alguns deles confundem-se com os enormes sucessos do clube nos últimos 30 anos, que terão aburguesado o povo portista. Com ou sem fruta. Com ou sem café com leite. Pela primeira vez, há candidatos de olhos na cadeira do "Papa" portista...
Os olhares apreensivos e indefesos de Pinto da Costa e Reinaldo Teles, na noite do último domingo, quando assistiam à derrocada de uma equipa irreconhecível banalizada pelo Benfica de Jorge Jesus, diziam quase tudo: não há nada a fazer que não seja dar o lugar a outros. Quando não há capacidade de renovação, a lei natural da vida resolve as coisas. Bem ou mal. O problema é que pode não resolver à nossa maneira. FOTO: Reuters

19 comentários:

trinca-fortes disse...

Quero lá saber desse clube regional!

Juba disse...

Parabéns "Leão da Estrela". Muito bem observado. O mesmo se passou com o Sporting, que ainda hoje sente essa
crise.
Os resultados do Futebol vão tapando buracos que uma manta rota vai deixando a descoberto. Os poderosos financeiros também cansam e também encerram a torneira. Por uma lado são as finanças a estarem fracas, por outro são os adeptos, as claques, cheias de frustrados que ofendem tudo e todos, desgastando e desmotivando os dirigentes.
Tudo na vida tem o seu ciclo, mas o futebol em geral vai acabar por arder numa grande fornalha.
Prevejo que dentro de 3 ou 4 anos (será muito?) o Jesus, vai preferir residir no inferno.
saudações leoninas

UNK disse...

O FCP está em crise!... Mas não são os árbitros que levam o Benfica ao colo?... Andam a mudar o discurso agora...

Se o FCP está em crise, pior está o SCP... Estão atrás do FCP na liga e assim vão ficar, além disso não podem ganhar mais nada... Enquanto o FCP ainda tem a Taça de Portugal para ganhar...

Agora estão preocupados com a crise do FCP!!! Ou isto foi só para disfarçar o post de anteontem dedicado ao SLB?

always_scp disse...

Estou confundido..já não sei se este espaço de opinião é sobre o SPORTING ou sobre outros..

Enfim..Nao há nada para crticar/bater..fala-se dos outros!

Quer um conselho? Escreva sobre Yordanov e a festa que lhe vão realizar, apesar de atrasada, vai ser feita, contrariamente ao que se pensava..

KID disse...

Mais um post com todo o sentido em redor do SCP!!!....

Anónimo disse...

Por um lado sendo este um blog Sportinguista não compreendo porque noticias de outros clubes aparecem aqui expostas, por outro lado pode ser este o principio de "gestão á porto" que JEB quer implementar no clube começando por apresentar noticias de nós e deles.

Uma vergonha!!!

Leão do Norte disse...

Eu estava convencido que este era um sítio de convicções para assuntos relativos ao Sporting Clube de Portugal.
O que se passa?
Sobre o FCP, um dos clubes da cidade do porto, nada me interessa.
Interessam-me apenas a vida do Sporting Clube de Portugal.

Anónimo disse...

escreva sobre as modalidades!
ah!, desculpe, se calhar não mete lá os pés...

Anónimo disse...

Felizmente ninguém do FCP liga a isto. E não me refiro só ao bipolar Leão da Estrela (Carvalhal RUA!Carvalhal Forever!), mas à plêiade de juristas, economistas, músicos, poetas e escritores medíocres que conforme o último resultado se desfazem em elogios ou se consomem em maldições. Obviamente, o Pinto da Costa está-se a cagar para o Tê, o Moreira, o Tavares, o Guedes e essa tripalhada desocupada - aquilo não é o SCP, onde o "Cabelo Branco" liga a palhacitos com vassouras, blogues e cartazes. E só não se está a cagar para o Leão da Estrela porque não o conhece e nunca lhe foi apresentado. Como sócio do SCP mais digo que bem gostaria de ter o Annus Horribilis do FCP: era sinal que tinha mais 9 pontos na Liga e ainda podia aspirar à Champions, que tinha ganho não sei quantos milhões de euros na Champions, que tinha sido finalista da Taça da Liga e que era o maior candidadto, de longe, a ganhar a Taça de Portugal. Ah, e era sinal que tinha jogadores como o Hulk e o Bruno Alves para vender e recomeçar o ano que vem de uma posição muito mais forte que os rivais e sem a inevitável sobranceria que se instala em quem ganha 6 títulos em 7 anos. Sócio 15495.

Filipe Fernandes disse...

Explicaçao.
Este post é uma tentativa, mais uma por parte do LDE, de atacar a actual direçao do Sporting.
Como se sabe JEB o modelo do FCP, como um modelo a ser seguido no Sporting.
O LDE com, este post tenta demonstrar que o modelo do FCP está em fase terminal, ou seja o modelo que JEB quer seguir é um modelo em fase terminal.
Faltou simplesmente que o LDE apresenta-se uma alternativa, ou outra soluçao fosse ela qual fosse.
Algo que nunca li neste blog.
Ideias, soluçoes.
Apenas críticas oportunistas...

CORREIO LEONINO disse...

Para os tótós que dizem que isto não tem a ver com o Sporting. Basta o Porto ser um rival para que isto tenha a ver com o Sporting.
Aprendam, os que querem aprender! Curem-se, os que não sabem fazer mais nada senão criticar o trabalho dos outros.
O Filipe Fernandes, figura proeminente do universo JEBIANO, anda com aquela cabeça tão revirada que até consegue ver neste post uma crítica á direcção do Sporting!!! Sois uma corja muito difícil de aturar. Não era eu que tinha pachorra para vos aturar num blogue, cambada de não quei o quê!
Força Leão da EStrela!!!

Anónimo disse...

Todos, mas mesmo todos têm o direito de poder dar opinião. E neste caso foi até uma opinião extremamente oportuna sobre um nosso rival. Outros também a fazem sobre o nosso clube e delas podemos tirar ilações, que a serem aproveitadas tirar-se-ão
proveitos mais tarde.
Pelo que observei, alguns comentadores gostariam mais que o texto de opinião, fosse somente sobre o Sporting e de preferência, assim deste género.
"Os porcos, javardos dos lampiões, são uns merdas de filhos da puta e na primeira ocasião em que tivermos oportunidade, damos cabo deles à cabeçada.
Os portistas rabões, que se lhes dermos uma facada nas tripas, só sai merda por todos os lados, dirigidos por um louco troca-tintas
de nome Pinto da Costa, estão à beira da falência efectiva e o velho Tótó já não pode com uma gato pelo rabo". Que sejam todos enterrados vivos com a cabeça de fora e esteja um formigueiro de marabuntas junto às ditas, para que nem os olhos escapem."

Depois seguir-se-ía uns comentários a acrescentar mais uma data de cevícias, e ficavam todos contentes.
É isto que é ser Sportinguista? É isto que vos dá prazer para sossegar as frustrações?
Meus caros senhores, senso, respeito e maneiras de gente civilizada.

Saudações Leoninas
Sócio Há mais de 60 anos com quotas em dia e lugar vitalício.

hagan disse...

É verdade que o f.c.porto não apresenta sinais de boa saúde.
Mas já nos habituamos a ver recuperações inesperadas...
Não sei se tem haver mas cada vez Mestre Pinto tem uma paixoneta o club que preside e exerce função de director desportivo, ressente-se...

Parabéns pelo blog,falar de outros clubes é falar de futebol sem preconceitos descabidos

Saudações Desportivas

de um Benfiquista

Anónimo disse...

Força, Leão da Estrela!
Ignore os pobres de espírito - sejam eles de que cor forem. É também por não sabermos / termos sabido olhar para fora, com discernimento, humildade e sentido crítico, que estamos precisamente no estado calamitoso (pré-comatoso) em que nos encontramos.
Ou acham que é com 'posts' sobre o Iordanov e as modalidades amadoras que o Sporting se conseguirá reerguer? Coisas simpáticas são isso mesmo, simpáticas. O nosso desafio colectivo, infelizmente, é outro - não vamos lá com esta gente, nem com coisa simpáticas. Iremos com outra. Mais cedo ou mais tarde. Que não seja é tarde demais..

Saudações Leoninas.

P.S. O FCP, esse clube com que antipatizo todos os dias, vai corrigir a trajectória mais depressa do que nós, SCP. Esta é infelizmente uma constatação que não requer grandes dotes divinatórios. Mas que nos devia fazer pensar depressa, mais depressa, já - enquanto é tempo.

Anónimo disse...

Leão da estrela: Amanhã sugiro um post sobre o Sporting de Braga!

Ricardo disse...

Um ano sem ganhar nada é crise ? E o Sporting ? O que tem ? O FCP bem à puoco tempo teve 3 anos sem ganhar campeonato, e depois o que aconteceu..ganhou tudo. Ano seguinte: 3 treinadores, nunca dantes visto, era o fim...Tetracampeões. Um ano sem ganhar o campeonato não me parece grave crise, parece-me sim, uma excepção à regra.

Mas é sempre bom ver falar do FCP em blogs adversários.

condor disse...

O maior clube do Norte...
Sim senhor,vindo de um leãosito é delicioso!
O maior clube do Norte tem muitissimos mais titulos do que o teu clube!
Titulos Europeus até tem mais que o maior clube do mundo e arredores,quanto mais do que o teu!
Consideras que somos o maior clube do Norte com a ideia de que nos ofendes ou diminuis!Desengana-te pobre diabo não consegues pois nós somos o maior clube do norte e vós nem sequer sois o maior clube de lisboa!

seismilhoes-UM disse...

Diz o Correio Leonino,

»Sois uma corja muito difícil de aturar. Não era eu que tinha pachorra para vos aturar num blogue, cambada de não quei o quê«

Olha quem...

A liberdade de expressão tem destas coisas.

Miguel disse...

Finito é o antónimo de gordito...há quase 10 anos (como o tempo passa!) dizia-se a mesma coisa, quando o capataz Octávio estava ao serviço do FCP. Pinto da Costa está acabado, blah, blah...resultado? bicampeão, taça uefa, liga dos campeoes, mais uma ou outra taçazita qualquer... Que venham mais crises como esta, é quando reunimos a tropa toda e passamos por cima de todos outra vez durante uns bons anos!...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...