sexta-feira, 19 de março de 2010

Izmailov, o caso que Costinha inventou

Costinha, responsável máximo pelo futebol do Sporting, está no centro daquilo que considero tratar-se de um caso desnecessário, envolvendo o jogador russo Izmailov (que, não obstante os seus problemas físicos, que são antigos, tem sido conhecido como um exemplo de entrega e profissionalismo no balneário leonino).
Acho legítimo que Costinha tenha necessidade de se afirmar rapidamente como responsável pelo futebol do Sporting. Até para não perder espaço mediático para Miguel Salema Garção, que – veremos até quando – dá a ideia de ser uma segunda cabeça a mandar no balneário. No entanto, acho que a posição de Costinha foi exagerada. Como bem salientou o médico Gomes Pereira, quando se analisa a disponibilidade de um jogador para ficar apto a jogar há sempre duas sensibilidades que têm de ser respeitadas: a do médico e a do atleta. Ora, o que se passou é que Izmailov, perante um jogo decisivo para o Sporting, implicando, por isso, o máximo de todos os jogadores, entendeu que não estaria em condições para jogar. Igualmente legítimo.
Donde, ressalta à vista que este imbróglio acabou por ser empolado por Costinha ao ter decidido afastar o jogador do estágio leonino. Porque a decisão de afastar o atleta demonstra uma clara contradição com outros momentos de dificuldade colectiva, no Sporting e em outros clubes, em que todos os jogadores são chamados para estágio, para dar a ideia de que o grupo está unido, sabendo-se à partida que alguns dos jogadores nem sequer irão para o banco dos suplentes. Ora, Izmailov não deveria ter sido afastado do grupo. Não jogaria, por estar lesionado, e ponto final.
Reconheço que Costinha revelou, pelo menos, coragem para decidir alguma coisa e para assumir publicamente a sua decisão. E isso é novo e saudável no futebol leonino. A meu ver, decidiu mal. Porque o rigor e a disciplina que Costinha recomenda para o futebol do Sporting não lhe dão margem para avaliar se um jogador está em condições físicas para jogar, nem, muito menos, para castigar um jogador que se recuse a jogar por entender que não está em condições físicas. Essa é uma esfera muito sensível, que deve caber unicamente ao médico e ao atleta, prevalecendo sempre a decisão do atleta, que é o dono do corpo que está em causa.
Em resumo, a ter decidido afastar Izmailov do estágio (como forma de castigar o atleta), Costinha deu um sinal claro de que existe (revelando capacidade de decisão), mas chamou a atenção do exterior para um caso que só aconteceu porque o dirigente decidiu inventá-lo. Agora vamos ver como tudo vai acabar, tendo em conta que, segundo notícias de hoje, o atleta faltou ao treino e ficou sob alçada disciplinar.

Obs. - É inevitável: olho para Costinha e, por muito sportinguista que ele seja, não consigo vê-lo como responsável do futebol do Sporting Clube de Portugal, mas sim, como antigo jogador do FC Porto que contribuiu, e de que maneira!, para uma série de desilusões sportinguistas. Eu sei que o defeito é de quem, como eu, tem memória e gosta do seu clube de sempre…

33 comentários:

Anónimo disse...

só vi o título... nem sequer li o conteúdo do POST.
Voltou a acontecer um resultado negativo para começarem com esre tipo de críticas.
só tenho uma coisa a dizer... FORÇA COSTINHA

Anónimo disse...

Mais uma vez o sr LDE critica sem motivo.
Palavras para q?!?
Já chega de dizer mal por dizer.
Mais vale é o sporting ficar sem dirigentes e serem só os jogadores a comandar toda a estrutura do sporting. Se existe indisciplina no balneário quem comanda tem que agir ou acha que os jogadores andaram a jogar mal a época toda porque são uns anjinhos e têm pena da equipa adversária.
Não fica cansado de tanta critica? Olhe que chega a velho num instante!!!
Porque não envia o seu curriculum para o sporting e vai lá resolver todos os problemas de comunicação, de balneário, etc...

Miguel António

Provedor de Loures disse...

Agora já vêm para aqui comentar sem ler o post? a gente já desconfiava... Comentem o post e não aquilo que vocês gostariam de ler...

Eu é que sou o provedor...

Diogo disse...

Se um jogador não esta em condições físicas ou mentais não deve jogar, porque só vai prejudicar a equipa!

Também não percebo este alarido todo em volta deste assunto!

Cumps
Diogo

Anónimo disse...

Por um lado tem que se respeitar a decisão do dep. medico e do jogador. Se o dep.medico entende que clinicamente o jogador está apto mas o mesmo entende que não se sente em condições, não joga e ponto final. O mesmo acontece quando os jogadores muitas vezes desmotivados por problemas pessoas acabam por jogar e fazer péssimas exibições. Nestes casos devem ser dadas totais liberdades para que os jogadores possam junto da equipa técnica comunicar que por este ou aquele motivo não podem/devem/querem jogar e não jogam.

Agora também se tem de ver o lado dos clubes pois são estes que lhes pagam o ordenado mensalmente. Nestes casos o clube pode muito bem acatar a decisão do jogador salientando-lhe o facto de que para alem de perder para já o lugar na equipa principal (se for esse o caso) ser-lhe também aplicada uma penalização salarial no final do mes consoante o nr de jogos que o jogador falhar, por exemplo.

Não é necessário é fazer um drama assim tão grande como Costinha fez, o que me leva a pensar que a inexperiência deste no cargo que ocupa possa ter sido a base para tal descontrolo.

E quem sofre é o Sporting....

Leão da Beira disse...

Dá-me a impressão que este assunto se resolveria melhor sem esta publicidade toda (afinal Costinha não disse que era necessário blindar o balneário?!), mas, certo ou errado, parece que vamos ter disciplina e ordem na equipa, coisa que há anos parece ninguém ter dúvidas de que tem deixado muito a desejar. A não ser que se considere disciplina e ordem os ataques de autoritarismo bacoco ainda bem recentes por parte do outro... O assunto é decerto delicado, até por se tratar de um jogador que até agora foi exemplar, mas, ainda assim, acho que no interesse do clube se deve apoiar o Costinha. Até para ver se se acaba de vez com o desprestígio que o cargo tem tido no Sporting nos últimos anos.

Anónimo disse...

Concordo com o Diogo. Estamos mal habituados com jogadores que pensam que mandam. Eu gosto muito do Izmailov e é um excelente jogador, mas temos de ter ordem no clube.

Diogo disse...

Li agora no re@c@rd uma noticia em que o empresário do izma(paulo barbosa), diz que o expulsaram da academia!?

Mas será preciso este circo todo em volta disto???
Ainda por cima com o izma que tem sido um profissional exemplar!

Ainda no jogo com o porto, ele teve a noite antes a soro no hospital, e jogou no dia a seguir!
Se não jogou com Madrid, foi mesmo porque nao se sentia bem fisicamente!

É a minha opiniao!

Cump
Diogo

Helder Medeiros disse...

Com todo o respeito por quem escreveu este post, que nao sei quem foi, o Costinha decidiu afastar o jogador do estagio e fez muito bem.
Se queremos tornar o Sporting um clube ganhador, como o tal em que o Costinha jogou, em primeiro lugar deviamos deixar de dar tiros uns aos outros.
O Costinha decide, decide muito bem.
O Presidente decide, decide muito bem.
Criticar, criticar, criticar não leva a lado nenhum.
Se queremos um clube ganhador temos de ser um clube em que se respeitam as hierarquias.
Quer criticar o Costinha? Escreva-lhe que ele, se for caso disso, explica-lhe o que fez e o porque.
Saudações Leoninas

Jota disse...

Gomes Pereira disse que, para ele, Izmailov estava apto para jogar. Mas alguém pode levar a mal ao russo por não confiar na opinião do médico do Sporting? Sobretudo depois do escândalo que foi a lesão que o afastou dos relvados durante sete meses?

O Sporting está entregue à bicharada. Não há qualquer conceito de gestão para o clube. Vai-se experimentando, para ver no que dá. Pelo meio, como convém, inventam-se problemas com os poucos jogadores decentes do plantel. Tantos erros em tão pouco tempo levam-me a pensar que não pode ser só incompetência. Tem de haver também má-fé.

Anónimo disse...

Realmente, isto mais parece uma atitude exibicionista do Costinha, como tomada de força no seio do plantel, que outra coisa. Costinha, «alto» do seu novo estatuto, «aproveita-se» de um jogador que se encontra frágil, psicológica e fisicamente, e impõe a sua lei no balneário: aqui, quem manda, sou eu. Isto pode ser uma faca de dois gumes. Pode unir ou separar, ainda mais, o plantel. Vamos ver no que dá. Mas isto de tornar o SCP numa espécie de Fêcêpê, não vai dar bons resultados. Se Costinha vai agir assim para todos - gostaria de saber, por exemplo, o que aconteceria se fosse Liedson -, então, mais depressa o grupo vira-se contra ele, que sei lá o quê.

Anónimo disse...

Por outro lado, também parece ser uma forma de «despachar» o jogador, ganhando, desse modo, o dinheiro que ele deveria ter rendido há semanas, mas que ele optou por não sair do SCP. Bate tudo certo, se for analisado por esse prisma. É uma jogada um bocado reles, diga-se. Mas enfim, quando se tem como paradigma de gestão o FCP, e se vai buscar jogadores «símbolo» daquilo que o FCP tanto gosta, é no que dá.

Anónimo disse...

Bem o que não falta aqui são teorias da conspiração, e que tal por uma única vez dar o benefício da dúvida a quem lidera?
Não serão as fugas de informação do sporting feitas pelos próprios jogadores indisciplinados e empresários. Se somos disciplinadores é porque os jogadores são santos e não merecem, se não são disciplinadores é porque deviamos ser??!? Então afinal onde ficamos??!
Deve-se disciplinar ou não?
Haja coerência!!!
Quem deve liderar o balneário os jogadores ou o director desportivo??
Acabem com estas teorias todas só fazem mal ou sporting.
Não querem que o balneário esteja blindado e que não se saiba nada do que se passa lá dentro?
Não sejam alcoviteiras a inventar intrigas! O Ismailov foi castigado por algum bom motivo de certeza e não nos cabe a nós estar a lançar mais intrigas e a inventar histórias que só prejudicam os sporting. Por um lado não querem que se saiba nada mas por outro ficam sedentos pela intriga e por saber o que se passa!!
No porto com o caso Bruno Alves, como os sócios apoiam a direcção já não se falou mais no assunto. No sporting tem que sempre existir alguém do contra!!

Temos que começar uma onda positiva para a próxima época e acabar com histéricas, bem sei LDE que se estiver a falar bem do sporting as suas noticias não saem nos jornais, mas por favor pare de dizer mal de tudo o que mexe, ou então daqui a 3 a 4 anos faça uma lista para a presidência do sporting e prove que consegue fazer melhor!
Se as suas ideias forem boas e mudar essa atitude derrotista eu votarei em si!

Cumprimentos André C

Anónimo disse...

O Anonimo dos Quarenta
1 - O Salema Garção Escreve aqui?, leiam alguns comentários ante de ele ter falado, sobre o Porco do Simão.
2 - O Costinha agiu mal?, Quem se recusou a jogar foi o Izma, se calhar se fosse resolvido á estalada teria sido muito melhor.
3 - Quem é o Bufo?, durante o intervalo do jogo ontem já havia muita expeculação.
4 - Que tal apoiar o Sporting, independemente de quem é o Presidente o Treinador ou o Director Desportivo, ou até mesmo os Jogadores.
Para terminar, não percebo tanta polémica, estamos como há 20 anos, Jogamos bom futebol, temos o estádio cheio, ficamos sedo demais pelo caminho em todas as competições, e esbanjamos dinheiro em jogadores de quinta categoria, não é este o sporting de que falavam!

Anónimo disse...

Vejam : "No entanto admito que esta situação do jogador ter faltado ao treino não me surpreende, pois o empresário Paulo Barbosa já nos habituou ao longo dos anos a este tipo de casos de indisciplina relacionados com os seus jogadores, como por exemplo a época passada com as polémicas em torno de Veloso, e mesmo a saída à força de Miguel do Benfica para o Valência, entre muitos outros casos."
http://visaodemercado.blogspot.com/

Cumprimentos André C

n_sardas disse...

Sinceramente, não estou muito convencido com a historia que está a ser "vendida"... se existe jogador que já deu provas de ser profissional, foi este mesmo Izmailov... por isso, espero que não esteja a ser montada uma manobra de diversão para venderem o jogador, como pelos vistos é o desejo de muitos em Alvalade... ou já exista um nº7 na carteira de Jorge Mendes para ser colocado em Alvalade...

Juca disse...

"Se há jogador que nada pode ser apontado em termos profissionais (antes pelo contrário, deu mais que uma vez provas do seu profissionalismo: a época passada jogou muito tempo sem estar a 100% o que originou o agravamento da lesão e posterior aumento do período de recuperação; a sua afirmação que não queria receber enquanto não pudesse dar o real contributo à equipa; o jogo que esta época fez contra o Porto depois de na véspera ter estado internado e a sôro devido a uma virose: entre outras situções pelas quais se torna num elemento extremamente apreciado por todo o grupo de trabalho) esse jogador chama-se Marat Izmailov. Se ele disse que não se sentia em condições é porque realmente não se sentia (e faz todo o sentido que um jogador que teve mais de 6 meses de ausência devido a uma lesão grave tenha receio de arriscar quando sente dôres onde foi operado e esteja de alguma forma em equação a sua própria carreira). Mais, tenho a certeza que Marat gostaria de jogar esta partida tanto ou mais que os seus companheiros. Por isso não acho de maneira nenhuma correcta a forma como foi tratado pelo (recém-chegado) Costinha. Pareceu-me arrogante, com laivos de ditador implacável numa errada "sede" de mostrar serviço e passando até (mais uma vez, coitado..) por cima da opinião do treinador. Não é assim que se gere um grupo de trabalho (primeiro está o homem e seu bem-estar depois o futebolista, vide o caso do Carriço que também estava apto mas que se resolveu não arriscar na respectiva utilização por a mesma colocar em causa a inerente condição do jogador), não é assim que se ganha o respeito dos jogadores (certamente nenhum deles gostou de ver um dos seus colegas mais respeitados posto nesta humilhante e injusta situação).


Por último, sabe-se que Izmailov faltou ao treino de hoje, pois bem, se fosse comigo, depois do que se passou, faria exactamente a mesma coisa." in Balakov 10. E eu acrescento; depois de ser expulso da Academia o que é que o homem ia lá fazer????

Anónimo disse...

Enquanto ganham... esquecem a desorganização, a falta de profissionalismo, o mau plantel, etc... etc...

Mas para estar na Europa, é preciso saber jogar futebol à sério... e isso vocês não sabem!

Anónimo disse...

força costinha.... arruma outro jogador AHAHAHAHAHA

SÓ EU SEI.... PORQUE A LIGA EUROPA ARDEU!

Sporting Primeiro disse...

Concordo com o post. Este caso nunca devia ter vindo a público. Dizia-se somente que o jogador tinha problemas físicos e ponto final. No FCPorto isto não sucedia.
Costinha quis ter protagonismo e com isso só vem empolar e dificultar a resolução de algo que não sendo público teria célere resolução. Mais uma vez quem perde é o Sporting.

Francisco disse...

Costinha tem tomates grandes e pretos.
Até prova em contrário acredito na boa fé de Ismailov.
Porquê?. Porque todo o seu passado é credivel, porque acredito que o jogador sabe com clareza qual a sua missão e tem concerteza a noção de quanto seria importante para o clube a sua presença no jogo.
Agora o Costinha que tem vindo a blindar o balneário “resolveu” a situação cruxificando o jogador, com a sua expulsão da Academia e com o que disse após o jogo. Foi uma decisão de sargento criando logo condições à priori para a perda da eliminatória ainda antes do jogo começar.
O que mostrou este nosso novo director:
_Que tem tomates e que assume a responsabilidade dos seus actos.
_ Que não tem cabeça (tacto). Quis mostrar autoridade e agiu como um sargento. Não percebe que as coisas não são só brancas e pretas. Também existe o cinzento.
Os homens não são máquinas e se é este o tipo de cultura que se pretende implementar no SCP, eu não me revejo nela. Organização, claro ; Regras, óbvio, mas como dizia Sun Tzu falando sobre forças e fraquezas: Mais importante que a estação do ano é o estado do terreno, mas mais importante são as relações humanas harmoniosas.
Deixei de acreditar em Costinha.

Sócio 74837-0

jg1906 disse...

Andas completamente a leste. Total apoio a Costinha. Chega de bricarem com o nome do Sporting!

Anónimo disse...

Agora já veio também o empresário mandar sentenças. Sempre que aquele artista aparece metido num caso, há merda para o lado do Sporting...

Gonçalo Vasques de Carvalho disse...

VEJAM ISTO!

http://www.ojogo.pt/Directo/NoticiaHora_futscpcostinhadizqueizmailovnaovoltaajogarpeloclub_240238.asp

Entre Costinha e Izmailov?

IZMAILOV

Adriano disse...

Boa Costinha tens todo o meu apoio, manda o Izamailov para o nosso F. C. do Porto que bem precisamos de um médio como ele.

José Brás disse...

Caro Francisco Sócio 74837-0, concordo perfeitamente contigo, vejo que és uma pessoa com cultura, mas infelizmente há 1 ano a esta parte temos o nosso clube tomado por mentecapos como os Bettencas, Salemas e mais recentemente Costinhas que para ajudar a dar alegrias aos nossos rivais são apoiados por debiloides como por exemplo jg 1906. Por isso só nos resta esperar que todos estes Morram.

Dragão Eterno disse...

Espero ver o grande Izmailov rapidamente no meu Futebol Clube do Porto, para começarmos desde já a planear a nova época.
E porque era dos que sempre nos fod... e agora vai é fod...os lagartos.
Ps. Costinha, já agora não haverá maneira de nos mandares o moutinho.

Adriano disse...

Com quem vai jogar amanhã o Sporting?
AH AH AH AH AH AH!

Anónimo disse...

Quem é que saiu no sorteio da Liga Europa ao Sporting?
Dantes duravam até ao Natal, agora ainda chegam à Quaresma.

Anónimo disse...

Mas um jogador, e um que sempre foi exemplo, é EXPULSO do clube porque fez esta cena? Ou é para o Sr Director manter o seu ego?

Então onde já estaria o Liedson?! Não pelo que fez ao Sá Pinto... essa não foi a 1a...

O clube está mal de euros e o plantel é fraco, mas toca a embirrar com um dos principais activos, financeiros ou desportivos!!

O que fez foi assim tao grave para nunca mais jogar?! Poupe-nos Sr Director e o seu ego gigante!!

Mais um jogador para a fortalecer a concorrencia.

Cada vez mais pequeninos :(

Heroi disse...

Aguma vez foram GRANDES?

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blogue.
Anónimo disse...

http://peticaopublica.com/PeticaoListaSignatarios.aspx?pi=Marina7 - APOIEM O IZMAILOV. ASSINEM E DIVULGUEM, POR FAVOR.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...