domingo, 28 de março de 2010

Um PEC a sério para o Sporting

A SAD do Sporting adiou por seis meses a conclusão do famigerado projecto de reestruturação financeira, o caminho escolhido por Filipe Soares Franco para gerir o clube (há quem considere que esse plano visa acabar com o clube), que José Eduardo Bettencourt, como cérebro da continuidade do projecto inventado por José Roquette, se limitou a apoiar. Porém, o Sporting demora a parir esse plano.
Na campanha eleitoral, em Maio último, Bettencourt elegeu a reforma financeira como uma prioridade absoluta para os primeiros dois meses da sua presidência. Objectivo: libertar o clube do peso dos compromissos bancários e conseguir meios financeiros para apostar forte no futebol profissional. Mas, até agora, no que à gestão de Bettencourt diz respeito, só temos conhecido trapalhadas... E aquilo que era essencial para dar continuidade ao franquismo - o único objectivo da sua candidatura à presidência nas eleições de 2009... - tem sido adiado. Agora, anuncia-se para Setembro de 2010 a conclusão do dito plano. O que demonstra que, apesar de Alvalade ter agora um presidente profissional, as coisas continuam a decorrer devagar...
Entretanto, esta reestruturação financeira tem servido para o exercício da maior demagogia. É evidente que o Sporting precisa de renegociar a sua dívida aos bancos, recorrendo a todo o tipo de engenharias financeiras que os banqueiros inventam (sempre no sentido de serem eles a ganhar e nunca os clientes, sendo o Sporting um cliente como outro qualquer). Mas como o Sporting está endividado, sem receitas extraordinárias à vista, sem Liga dos Campeões no horizonte, e à beira da falência, é uma ilusão esperar grandes investimentos na equipa de futebol profissional. Como é uma ilusão fazer depender um investimento maior no futebol dessa reestruturação financeira. Mas a verdade é que já vão preparando a massa adepta leonina para o pior, dizendo que, com o adiamento da reestruturação financeira, será difícil investir mais no futebol já em 2010-2011. Não sabemos o que fará o director do futebol, Francisco da Costa, que, é bom recordar, entrou em Alvalade para conjugar o verbo ganhar em número de vezes suficiente para ser campeão. Terá meios para isso?...
Ora, nem sempre querer é poder. O Sporting precisa de abandonar promessas vãs e assentar os pés no chão, deixando de ser guiado pela loucura, que promete, com uma seriedade aparente, o possível e o impossível ao mesmo tempo. A questão é que não é possível investir na equipa de futebol para ser campeão se não há dinheiro nem para os compromissos já assumidos. É preciso lembrar que o Sporting paga em juros à banca, anualmente, uma verba equivalente ao que custa a equipa de futebol. É muito dinheiro. Se não houvesse juros a pagar aos bancos o Sporting teria meios para investir mais do que o FC Porto e mais do que o Benfica. Mas o quadro não é esse.
Infelizmente, José Eduardo Bettencourt não pode ser mais do que um gestor da dívida leonina. Está igual a José Sócrates no comando do País... Só precisa que alguém faça um PEC (Plano de Estabilidade e Crescimento) a sério para aplicar no Sporting. Ainda que esse PEC implique que o Sporting não tenha a responsabilidade de lutar pelo título durante 2 ou 3 anos. Para que os sportinguistas saibam quais são as metas do crescimento do clube e não sejam iludidos com promessas de títulos que não podem ser conquistados... Para que os sportinguistas não tenham a promessa do título nacional quando equipa mal consegue segurar o quarto lugar...

24 comentários:

Sporting até morrer disse...

Um post que espelha fielmente o que se passa no nosso clube.

Uma gestão de pára e arranca, que num dia promete muito dinheiro e no seguinte diz que não vai haver dinheiro tão cedo.

Tal como o LdE diz, também eu prefiro que de uma vez por todas se assuma que não há dinheiro e que não iremos lutar pelo título nos próximos anos.
Pelo menos sempre tinhamos uma ambição comedida, e se o titulo viesse por alguma razão a ser conquistado seria sempre um feito.


Acrescento ao post do LdE, este texto do Record:

"Quais as razões que levaram o Sporting a comunicar no sábado à CMVM a suspensão, por 6 meses, do projeto de reestruturação financeira? O documento é claro quanto aos motivos, mas pouco explícito em relação aos responsáveis.

"Pese embora o esforço desenvolvido pelo Grupo Sporting e pelas instituições financeiras, ainda não foi possível, nesta data, finalizar o plano de reestruturação financeira e, consequentemente, entre outras medidas necessárias, apresentar junto das entidades competentes o processo para a emissão dos Valores Mobiliários Obrigatoriamente Convertíveis", lê-se no comunicado, que não especifica se a culpa é do Sporting, das entidades bancárias ou da CMVM, que terá de autorizar "o contrato de abertura de crédito".

Leão do Sul disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blogue.
hjssp disse...

Portanto, o mesmo jornal que no post de 27 de Março não vale nada e está ao serviço dos benfiquistas é o que a 28 do mesmo mês e ano serve de fonte a outro posto. Quando convém, já é bom. Com isto não quero dizer que a gestão do JEB seja brilhante nem que a sua substituição não possa ser benéfica ao Sporting (sobretudo se não conseguir desencantar 15 a 20 milhões de euros para reforçar a equipa), mas o criticar por criticar é que não leva a lado nenhum.

Mas numa coisa o LdE tem razão: se com um presidente banqueiro, o Sporting mais não consegue que ser tratado como um outro cliente qualquer pelos bancos, então mais vale pôr lá um presidente que perceba de futebol.

LEÃO DA ESTRELA disse...

CARO HJSSP:

Ao contrário do que esceve, uma coisa não tem a ver com a outra. A Capa do "Record" de ontem foi um mau serviço ao jornalismo. isso não significa que essa seja a regra. Um abraço!

8 disse...

LdE

“A capa do "Record" de ontem foi um mau serviço ao jornalismo. Isso não significa que essa seja a regra.”

E a de hoje? O clube do jornal jogou contra alguém? Como jornal de clube que é, aparece o nome do adversário no resultado e em mais lado nenhum. Comentários e “bocas” são só do clube do jornal.

E os Sportinguistas continuam a acreditar no que esses porcos dizem para nos tentar dividir e minorar.

Anónimo disse...

Conclusão com este individo a frente so SCp estamos fodi..., nós sportinguistas somos muito calmos este individo está a aruinar o nosso clube, um pedaço nosso e nos calmos na paz dos anjos. Ele ainda deve dizer estes adeptos são mesmo troxas eu ponho o clube na banca rota ganho meu (que não é pouco) e estes gajos calminhos maravilha

Sócio e não cliente disse...

O sporting só me faz sofrer... são raras as alegrias que me dá.. o presidente é fraco.. o treinador não vale um chavo..

Gouveia disse...

Este post sim! É um post que deve (deveria) interessar a todos os sócios do Sporting e um excelente serviço do LdE à causa leonina.

Relativamente á decisão de adiar pela enésima vez o dito projecto de reestruturação financeira, só me lembro do Maradona quando penso nos 90% de ignorantes e "politicamente correctos" que acreditaram e votaram neste "Palhaço Rico" JEB:

Qué la chupén que la sigan mamando...

E ainda faltam 3 longos anos...!

Anónimo disse...

Eu que faço parte dos 90% de ignorantes pergunto porque é que não se apresentou para eleições ninguem dos 10% de inteligentes e clarividentes?

SL

Anónimo disse...

Sou sócio e não me revejo minimamente neste tipo de POSTS.

Acreditem, nem todos têm a mesma opinião.

Graças a DEUS

Anónimo disse...

A questão aqui é que, se bem se lembram, já á uns anos atrás, na altura de Dias da Cunha se não estou em erro, se afirmou que o Sporting teria de estar 1 ou 2 anos sem assumir a candidatura ao titulo para poder equilibrar as contas e depois ai sim partiria rumo ao sucesso.

O problema é que os anos passam, as dividas aumentam, os doutores no poder sucessem-se mas desportivamente o clube vai de mal a pior. E de quem é a culpa?! Não á responsáveis nisto?!

Alguem me consegue explicar como é que se contrata um jogador por 6,5 milhões de euros, para jogar o que joga e estando nós em falencia tecnica?!

Cada vez mais afirmo o seguinte: Com este cabelos brancos nunca iremos ganhar nada, nada!!! Depois não digam que não avisei...

Jorge Santos

Anónimo disse...

O Projecto de Estruturação Financeira só pode ser para rir.

O que é que o clube tem para garantir aos bancos?

A "carninha" que teve está neste momento a bom recato, nas dentolas dos tubarões (sempre a nobreza a abotoar-se)e o que resta?

Dois ou três activos desvalorizados
como Moutinho e Veloso, encargos estupidos em activos em fim de carreira, como Liedson ou flops como Pongolle.

Uma nova época à porta e não há tuste para aquisições, pelo que é previsivel que os monos do Jorge Mendes apareçam aos magotes na esperança duma valorização que possibilite ao empresário de sucesso
embolsar o "investimento".

O futuro é um bocado negro, pois as expectativas terão de ser piores que as da presente época e os juros
aos credores não se compadecem com
gestorzinhos da treta.

A somar a isto, que já não é pouco,
os lampiões preparam-se para atacar em força a CL, querem ganhá-la, imaginem, o que só servirá para aumentar a depressão.

Entretanto os corruptos, já há muito perceberam que o Sporting é um
parceiro fraco, que só deverá ser usado em certos momentos, como se viu este ano com o apoio que deram ao Braga.

Que futuro então para um clube sem rumo, sem aliados e profundamente deprimido pelo êxito do seu inimigo
de estimação?

Quem souber que responda, embora eu pense que é negro-escuro.

Machado disse...

Mais um ano a ver passar navios, sem dinheiro para nada... farto desta m*** toda!

Tomé disse...

Isto e a gozar com a nossa cara

Carla disse...

Entretanto o que fazemos? Nós, os adeptos, a razão de existência do clube? Esperamos enquanto eles tomam decisões? Quando? Quais? Com que base? Quem se responsabiliza por essas decisões? A única coisa garantida é que quem sofrerá com esta indecisão, inércia e incompetência somos nós. Tsmos de agir,decididamente.

João Nuno disse...

15 anos a sermos geridos por coveiros...

Lagarto disse...

Concordo em absoluto. Digo-o há anos. Pode ser que quando o Sporting for dado como falido em definitivo os Sportinguistas acordem do torpor que os parece ter invadido.
Uma tristeza dupla: o Sporting está a acabar e isso está a acontecer perante os nossos olhos e perante a indiferença da maioria.
Onde estão os Sportinguistas dos 4 costados e dos 25 votos...?

João Nuno disse...

Os Sportinguistas dos 4 costados e dos 25 votos, continuam hipnotizados por estes senhores Gestores de Topo... Que a única coisa de topo que têm é o salário que auferem mensalmente...

Gouveia disse...

"Eu que faço parte dos 90% de ignorantes pergunto porque é que não se apresentou para eleições ninguem dos 10% de inteligentes e clarividentes?"


Anónimo,

Por acaso está com azar porque eu apresentei-me nas 2 ultimas eleições a Órgãos sociais do SCP, portanto posso falar com toda a propriedade e de consciência tranquila.

E você já fez alguma coisa de útil pelo seu clube, para além de mandar bocas na Blogosfera sob a capa de anonimato?

o Pedro que procura Inês disse...

No dia em que o Sporting SAD falir e tivermos de ir para as distritais como Sporting 1906, o clube renasce, pois os oportunistas do croquette irão dar de frosques!

Não haja medo: o sportinguismo morrerá jamais!

Anónimo disse...

Espero que publiquem...

O Grupo Sporting(esqueçam a divída da SAD), tem um passivo exigível actual de 400 milhões de Euros, está na banca rota. A única solução é processar judicialmente os responsáveis que levaram o Sporting ao estado de coma, e sacar o dinheiro nas fortunas pessoais destes irresponsáveis.

Saudações Benfiquistas

Joshua disse...

O Sporting caminha muito rapidamente para a banalização (belenização), e muito tem aguentado o clube face a tanta incompetência e oportunismo dos seus dirigentes. É que sinceramente não estou a ver saída para isto, não há património, estamos atulhados de dividas, temos um plantel fraco, o treinador coitado, faz o que pode e sabe, os dirigentes são a continuidade da incompetência, oportunismo e aproveitamento que grassa no nosso clube de há pelo menos 15 anos a esta parte.
Não espero nada de bom nos próximos anos, espero estar enganado.
E também para ser sincero, estou cada vez mais distanciado do meu clube porque não acredito neste projecto do Sporting, (se pode chamar a isto projecto), estou saturado com isto tudo.
Há uns anos ponderei a possibilidade de tornar-me sócio, foi sempre um desejo meu, mas contribuir com o meu dinheiro para comprar mongóis ?!?
Saudações.

o Pedro que procura Inês disse...

oh anónimo das "saudações benfiquistas":

preocupa-te com a tua capoeira, que se o passivo do sporting é grande, o do benfas, então... Upa, upa! Trata mas é de ir resgatar umas obrigações do novo empréstimo

Carlos disse...

LOl eu convidaria o dono deste blog entao a começar a acreditar no jornal ojogo que é o unico q diz a verdade.ate porque em relacao a este assunto disse que apsaer do adiamento, o acordo com a banca ta feito, e nao iria afectar a prepa da prox epoca em reforços.....
Voces so acreditam no que vos comvem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...