sexta-feira, 9 de abril de 2010

Hackers atacam "site" mais lido sobre o Sporting

O site sportingapoio.com, que apesar de não ser o "site" oficial do Sporting Clube de Portugal tem mais visitas e "pageviews" que a página oficial do clube, foi atacado por “hackers” na tarde da passada terça-feira. O domínio foi roubado e o site mantém-se indisponível desde essa altura. O criador da página, Nuno Mourão, já apresentou queixa à Polícia Judiciária, que está a investigar o caso.
Contactado pelo PÚBLICO, Nuno Mourão - ligado à mediação imobiliária e que dedica, por hobbie, uma média de seis horas diárias ao sportingapoio.com - confirmou que “há dois dias atrás, por volta das 18h00, o servidor foi atacado”. Embora o autor admita que isso aconteça quase diariamente, desta vez “o site foi deitado abaixo e não foi possível repor a página outra vez online”.
Paralelamente, o site tem igualmente uma conta no Facebook - que conta com cerca de 35 mil inscritos - que foi igualmente atacada. “Nesse dia [na terça-feira] eu comecei a receber mensagens no meu e-mail pessoal, da Netcabo, dizendo-me que eu tinha requisitado uma nova password para o perfil do Facebook, quando, efectivamente, não o tinha feito. Passado pouco tempo recebi outro e-mail a dizer ‘acabou de alterar a sua password’ e depois ainda outro dizendo ‘acabou de alterar o seu e-mail de contacto no Facebook’. Achei tudo aquilo muito estranho e tentei ir logo à rede social e já não consegui”.“Ou seja, os hackers começaram por atacar a minha caixa de e-mail e depois, a partir daí, começaram a pedir novas passwords”, resume Nuno Mourão. A partir dessa altura, o autor do site percebeu que alguma coisa de muito errada se passava e, de lá para cá, mantém-se sem acesso ao Facebook (não consegue mesmo entrar no seu perfil pessoal) e sem acesso ao site.
Depois de ter constatado o roubo do domínio, Nuno Mourão dirigiu-se, ontem, à Polícia Judiciária. “Eu fui à PJ ontem de manhã e apresentei uma queixa. A PJ considera que, com os dados fornecidos, tem informações suficientes para investigar isto”. O gestor do site assume ainda que pretende levar o caso até às últimas consequências: “Eu estou preparado para ir até ao fim, para que sirva de exemplo às pessoas que, futuramente, pensem em fazer uma coisa destas”.
De acordo com informações que lhe foram transmitidas pela PJ, Nuno Mourão considera que é possível recuperar a página: “A PJ acha que há matéria para investigar e dizem-me que é possível recuperar o domínio, o site e a conta no Facebook (...) Como a pessoa atacou uma conta minha da Netcabo, nacional, é mais fácil detectar os culpados [por oposição a uma conta alojada em servidores estrangeiros, como por exemplo uma conta do Gmail ou do Hotmail]”, disse ainda Nuno Mourão ao PÚBLICO.
“O ‘reaparecimento’ do site está dependente de duas coisas: o culpado devolver o domínio ou a PJ conseguir reavê-lo à força”, indicou o autor do site. Até que volte a estar disponível online, Nuno Mourão queixa-se dos contratos publicitários que não estão a ser cumpridos.
Questionado acerca de eventuais suspeitas da autoria do ataque, Nuno Mourão diz que, apesar de ter as suas suspeitas, prefere não alimentar polémicas: “Tenho ouvido algumas teorias que indicam que o ataque ao site poderá ter vindo do próprio Sporting”. “Há cerca de 15 dias, eu escrevi uma crónica para o site em que falo do perfil de um potencial candidato ao Sporting que está a ser preparado para as próximas eleições. Eu sei que esse texto caiu muito mal em Alvalade. O primeiro ataque ao meu site foi logo no dia seguinte à publicação dessa crónica. Se há alguma ligação, ou não, eu não sei. Não ligo a teorias da conspiração”, indicou.
Recorde-se que o site sportingapoio.com nasceu há cerca de sete meses, por ocasião das mais recentes eleições sportinguistas, que deram vitória a José Eduardo Bettencourt. O site nasceu, porém, em apoio da figura do opositor de Bettencourt, Paulo Pereira Cristóvão, e permaneceu sempre ligado a um núcleo de pessoas consideradas como “a oposição”, nas palavras de Mourão.
O site contava, inclusivamente, com o apoio de uma vintena de personalidades ligadas ao Sporting - incluindo, por exemplo, o fadista João Braga e o humorista Marco Horácio - que escreviam crónicas regulares. O site começou, gradualmente, a ter um peso “bastante grande” dentro e fora do clube, admite o seu criador. O próprio Bettencourt consultava regularmente o site, indica Mourão, que acrescenta que, dois meses depois de ter arrancado, já tinha mais visitas que o site oficial do Sporting.
“Até anteontem, o site contava com um milhão e 700 mil visitantes. A média mensal rondava os 150 mil. A nível de pageviews, tinha cerca de 4500 milhões”, estima Nuno Mourão. Apesar disso - e porque o site nasceu do apoio à “oposição” - o Sporting não tolerava com particular bonomia a existência do sportingapoio.com. “O Sporting - que nunca se pronunciou oficialmente sobre a e existência do site - não só não apoiava o site como tenho ideia que não gostava particularmente dele. Quando a opinião é demasiado livre, há muita gente que não gosta”, estimou Nuno Mourão.

9 comentários:

Tite disse...

Agora que leio isto acho que a coisa pode ser muito mais alargada.
Além de ter o meu PC lento e, por vezes até, bloqueado, lembro-me de ter aceite mudar a password de entrada no Facebook e ontem ter percebido que convidei (sem querer, ou seja não fui eu) o Nuno Mourão para o meu círculo de amigos nesta rede social.
Aqui há gato e é dos grandes!!!!!
O SportingPlanetaPortugal está fora de controlo.
Acho que vou fazer um estudo mais aprofundado dos problemas que tenho no meu PC.
Obrigada pelo aviso amigo LdE.

A Demo do Carteiro disse...

Esta história já é antiga. Há um "mestre", que anda por Alvalade, que comanda estes "ataques" para mostrar serviço e justificar o lugar de destaque que tem. O LdE, a Centúria e o Site do Sporting Apoio , 2 vezes, já provaram a "democracia" deles. Mas desta vez pode ser que se lixem. Esquecem-se que não são apenas eles que percebem destas "maquinações" informáticas. A PJ que cumpra sua obrigação.
Conseguem controlar os jornais e querem controlar a NET!!!???
É tipo: arranja aí uma democracia em que seja só eu a mandar. Ó "carteiro" já todos te toparam.

PIDE leonina disse...

A seguir é o Leão da Estrela.

Tudo o que seja plural é para ir abaixo!

Anónimo disse...

Tenho muita pena como sportinguista. Era um dos meus blogs preferidos.

Quero aproveitar para pedir ao leaodaestrela para não publicar nenhum POST a atribuir ao JEB ou ao Costinha ou à Banca... este roubo do sitedeapoio!

Obrigado

Daniel disse...

Força Nuno! Conta comigo para o que for preciso!

Natálio Santos disse...

Não vejo aonde está a admiração...??? o presidente do sporting não anunciou que ia seguir o modelo de gestão do porto...???

Nuno Rocha disse...

Belos adeptos estes... Um diz que ouviu dizer (mas depois de o afirmar, diz que na liga a teorias da conspiração, então pq raio o foi dizer), e quem o ouve/lê, pensa logo que é verdade... Hoje em dia na é preciso provas, basta acusações que se é logo culpado...

Manuel Lima disse...

é lamentável que apareçam sportinguistas a culpar outros sportinguistas pelo sucedido. não é assim que nos tornamos um clube mais forte.

Leão d'Aveiro disse...

Para quem não é adepto da teoria da conspiração, este Nuno Mourão vê muitos moinhos de vento...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...