sexta-feira, 9 de abril de 2010

Hélder Postiga: mais um negócio leonino*

Pelas notícias que chegam, parece que o antigo avançado do FC Porto Hélder Postiga, agenciado por Jorge Mendes, está a revelar-se mais um mau negócio para o Sporting (embora, neste caso, José Eduardo Bettencourt não tenha quaisquer responsabilidades, pois tudo ocorreu no consulado de Filipe Soares Franco). Contratado em 2008 para ser campeão nacional pelo Sporting, o jogador acabou por não ganhar o título prometido. É dos mais bem pagos do plantel, mas já não marca golos desde a época passada. E ainda pode vir a custar mais 2,5 milhões, o que o tornaria num dos jogadores mais caros de sempre. A não ser que Diogo Viana, daqui a uns anos, renda muito dinheiro ao FC Porto de modo a cobrir o investimento falhado do Sporting em Postiga... Pelo menos é o que se percebe aqui e aqui.

* - Leonino é um adjectivo que, segundo o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, significa, entre outras coisas, "próprio de leão", mas também configura uma situação "em que todo o interesse é só para um". No caso da troca de Diogo Viana (um talento reconhecido da formação do Sporting) por Hélder Postiga, mais o dinheiro envolvido, o interesse foi todo do FC Porto...

7 comentários:

Adriano disse...

Caro amigo, sigo o seu blog com bastante regukaridade, mas esta é a 1ª vez que faço um comentário. A informação contida no seu artigo não é correcta. Se analisar o comunicado enviado pelo Sporting à CMVM, não existe obrigação de qualquer quantia ao Porto se o Postiga não for vendido. Um abraço e força para continuar a escrever com regularidade no blog.

LEÃO DA ESTRELA disse...

CARO ADRIANO:
Segundo diz o Sporting, Hélder Postiga pode custar mais 2,5 milhões, caso o clube recuse uma oferta pelo jogador. Ora leia:
"Notícias vindas a público recentemente davam conta da obrigatoriedade do Sporting ter de pagar 2,5 milhões de euros ao FC Porto, caso os direitos desportivos do jogador Hélder Postiga não fossem vendidos até 2011.
Nesse sentido, e por não corresponder ao que, realmente, está estipulado, a Sporting, SAD vem esclarecer que a FC Porto, SAD tem direito a receber 50 por cento do montante que resultar de uma eventual transferência do jogador para um terceiro clube ou, em alternariva, os referidos 2,5 milhões de euros, mas apenas no caso de a Sporting, SAD optar por não não aceitar a proposta para a transferência do seu futebolista, Ou seja, se Hélder Postiga se mantiver no clube, sem que surja qualquer proposta concreta, a FC Porto, SAD nada tem a haver...."

Dúvidas?...

LEÃO DA ESTRELA disse...

Adriano: Imagine que, só para chatear, aparece alguém a oferecer 1000 euros (mil euros) pelo jogador... O Sporting se recusasse teria de pagar 2,5 milhões ao FC Porto?...

Mário Rui Oliveira disse...

LdE

Como não te tenho por iliterado, acho que só mesmo por vontade pegar em tudo é que vais nisto ...

Só se o Sporting quiser rejeitar uma proposta que o Porto quisesse aceitar ! E sim essa dos 100mil euros é teoricamente possível, mas idiota na prática. Mas imaginemos que algum clube propunha por exemplo 4 milhões pelo jogador. Ou aceitávamos esses 2 que nos calhava e o Porto ficava com os seus 2 ou tinhamos de pagar os 2,5M€ ao porto.

Mas usares uma noticia do DN, que é mal informada, parece-me que querias naturalmente deixar a ideia enviesada.

Quanto ao talento reconhecido do Diogo Viana ... veremos ... para já está emprestado a um clube de fundo de tabela na Holanda ...

Para terminar podias ter colocado o link do comunicado à CMVM para que cada um tirasse as suas conclusões ...é um comunicado bem simples de ler ( mais fácil que perceber que o Pongolle não custou os 6,5M€, em termos de transferência, mas sim em transferência e ordenados para 3 anos ... )

Assim, se me permites, ponho eu :

http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/emit_fact.cfm?num_ent=%25%23%24C]%23%3D8%20%0A&ano=%24%23T_]!%20%20%20%0A

e depois está em 2008 (lado direito do ecrã ) e depois no dia 1.6.2008, é só clicar e ler por nós próprios ...

LEÃO DA ESTRELA disse...

MÁRIO RUI: Justamente por isso, coloquei o link para o site do Sporting. Não me parece que a notícia do DN esteja incorrecta.
SL

Anónimo disse...

A notícia do DN é incorrecta pela forma como expõe o negócio, fazendo crer uma coisa que não corresponde à verdade, da mesma forma que o LdE o fez! Essa dos 1000 euros é completamente absurda e realmente parece um caso igual aos jornalismos contra o Sporting que diariamente abundam na nossa comunicação social. O negócio não me satisfez por inteiro mas está longe de ter o cenário financeiro que descreveu. O Postiga infelizmente não tem merecido o salário apesar de eu lhe reconhecer boas qualidades. Talvez precise de trabalho específico e de um treinador que o saiba aproveitar. Não sei se tem tido estas duas coisas. Além do mais, com os tempos que se vivem no nosso clube, nenhum jogador pode render o máximo e disso eles não têm culpa. Mas nestas alturas os críticos aparecem a correr..Quem o quis contratar deve ter sido concerteza o PB e nao o SF..

Pedro

RG disse...

Já agora sr da Estrela....onde anda esse fantástico jogador, q mostra q realmente foi um mau negocio pro SCP a troca envolvendo jogadores, Diogo Viana?? Ainda joga futebol? Delicia bancadas? É perseguido por colossos do futebol mundial ou é titular no FCP? Acompanho pouco o futebol e gostava de saber algo mais sobre essa nova vedeta do futebol....fosse eu um entendido em futebol e se calhar diria q ainda era 2 ou 3ª opção num clubezo q e goleado constantemente na Holanda, mas certamente teria a desculpa de se estar a ambientar, acontece cm tdas as vedetas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...